Dia do Pedagogo: Educação como Semente de Transformação Social

Dia do Pedagogo: Educação como Semente de Transformação Social

No dia 20 de maio, celebramos o Dia Nacional do Pedagogo, data que homenageia os profissionais responsáveis por pensar, criar e transformar a educação em experiências significativas. Muitos além da sala de aula, pedagogos e pedagogas atuam em diversos espaços sociais, cultivando conhecimento, promovendo inclusão e contribuindo para uma sociedade mais justa, crítica e humanizada.

Para marcar essa data, destacamos obras que dialogam com a prática pedagógica em múltiplas dimensões, revelando o poder formador da educação quando aliada à escuta, à memória, à diversidade e ao compromisso com os sujeitos historicamente silenciados.

 

A Pedagogia Social como Experiência Humana Transformadora

O livro "Complexus: A Pedagogia Social como uma experiência humana", trata de forma sensível e potente, Margareth Martins de Araújo apresenta um relato autobiográfico profundamente pedagógico. A autora reflete sobre sua trajetória como educadora social em constante processo de formação e transformação, tocada pela vulnerabilidade humana e movida pela opção pelos excluídos. A pedagogia social, segundo Araújo, “toca a alma, transforma a vida, estabelece pactos e instaura poder”. Uma leitura inspiradora para quem acredita na educação como prática de liberdade e justiça.

 

Ensino de História e Identidade Quilombola: Oficinas para uma Educação Antirracista

Na obra "Ensino de História e Pedagogia Griô", o autor Marques Ferreira Barbosa traz um caderno de oficinas pedagógicas voltadas à educação escolar quilombola, baseadas na pedagogia griô e nas diretrizes da Lei 10.639/03. Com foco nos anos iniciais, o autor propõe um ensino de história que valoriza saberes ancestrais, vivências comunitárias e a construção da consciência crítica. É um convite à prática de uma pedagogia antirracista, que reconhece e respeita a pluralidade cultural dos territórios quilombolas e suas narrativas.

 

Avaliação e Projeto Político-Pedagógico: Articulação para a Transformação Educacional

O livro "Lugar da Avaliação em Projetos Político-Pedagógicos", foi criado a partir de uma pesquisa desenvolvida pelo GEPA, este livro analisa como a avaliação se insere nos Projetos Político-Pedagógicos de escolas públicas do Distrito Federal. Longe de uma abordagem meramente técnica, o estudo revela a importância da avaliação como elemento estruturante da ação pedagógica. A obra aponta para os desafios de articular avaliação formativa e diagnóstica de forma coerente e comprometida com a aprendizagem de todos os estudantes, sem práticas excludentes.

 

Histórias de Vida como Fonte de Saberes na Formação Docente

 

A obra "Retalhos de Memórias: Histórias de vida de professores em formação", organizado por Karla Patrícia Palmeira Frota, este livro é uma coletânea de relatos de estudantes de pedagogia que, por meio da disciplina Neurociência e Aprendizagem, revisitam suas memórias e experiências pessoais. Ao narrar suas trajetórias, os futuros docentes revelam saberes que emergem do cotidiano, das emoções e das relações, ressaltando a importância do autoconhecimento e da empatia no processo de ensinar e aprender.

 

Currículo e Formação: Com Professoras(es), Não Sobre Elas(es)

Na obra "Currículo e Formação com professoras(es)", Roberto Sidnei Macedo, Herbert Gomes da Silva e Denise Guerra abordam o currículo como um espaço de ação política e formativa, que deve ser construído com os professores em seus contextos reais. A partir da Teoria Etnoconstitutiva de Currículo, o livro defende práticas pedagógicas que respeitam os pertencimentos e protagonismos dos docentes, valorizando a escuta e a autoria como pilares da formação crítica e emancipadora.

 

PARFOR e a Formação Docente no Maranhão: Educação que Transforma

O livro "Formação Inicial de Professores em Serviço" do autor José Carlos de Melo apresenta as experiências vividas ao longo dos 15 anos do PARFOR no Maranhão, revelando o impacto da formação inicial de professores que já atuam na educação básica. A obra mostra como a qualificação docente pode transformar práticas pedagógicas e, por consequência, as realidades escolares e sociais. Um testemunho valioso sobre a importância das políticas públicas de valorização e formação docente.

 

Educar é Cuidar do Presente e Cultivar o Futuro

No Dia do Pedagogo, celebramos aqueles que fazem da educação um projeto de mundo possível. Os livros destacados neste artigo mostram que a pedagogia não é uma ciência neutra, mas um campo de lutas, sonhos, memórias, resistências e reinvenções. Cada pedagogo e pedagoga, ao planejar uma aula, ouvir um estudante ou propor uma mudança no currículo, atua como semeador de humanidade.

A Editora CRV parabeniza todos os profissionais da pedagogia e convida você a explorar essas obras que reafirmam o poder transformador da educação.

Karina Zanyck
Karina Zanyck

Jornalista e Analista de Marketing da Editora CRV

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