Autoras que inspiram

Autoras que inspiram

No Dia Internacional da Mulher, a Editora CRV homenageia todas as mulheres e convida você a conhecer algumas das grandes autoras de obras presentes em nosso acervo. Elas contam sobre sua trajetória profissional, ambiente acadêmico, além dos principais desafios sobre ser mulher e autora.

 

Histórias de mulheres inspiradoras e grandes autoras

Em nossa entrevista especial de Dia Internacional da Mulher, conversamos com Ana Leticia Covre Odorizzi Marquezan, professora do curso de Psicologia da Universidade Luterana de Palmas - ULBRA/Palmas, autora do livro "Emoções na Perspectiva do Psicólogo em Formação", que apresenta uma nova abordagem da psicologia que reconhece as emoções como chave para o bem-estar. Argumenta que o processamento inadequado de emoções pode levar ao sofrimento e que experiências em um ambiente seguro e acolhedor, como a terapia, pode ser transformador.

Durante a entrevista, Ana Letícia contou que até mesmo no curso de Psicologia ainda existe um estigma em que muitos acreditam que a maioria dos autores são homens e não mulheres, "na Psicologia nós temos muitos homens né... Existem mulheres incríveis que quase nunca são lembradas, mencionadas. ” A autora também ressaltou "Mulheres que trazem uma representatividade incrível no Brasil que acabam ficando por trás de homens."

Ana Letícia ainda deixa uma mensagem para todas as mulheres que gostariam de contribuir para a área científica com suas obras, "não construam uma ideia muito imediatista... (...) Pense que é uma construção a longo prazo, é preciso ter dedicação e persistência. Se é o que você quer, faça."

Também entrevistamos Rose Mary Fraga Pereira, professora de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de Vitória e professora de graduação e pós-graduação da Faculdade Capixaba de Negócios – FACAN, autora do livro "O processo de alfabetização da criança com deficiência intelectual: Conhecimentos, concepções e práticas de professores", uma análise dos conhecimentos e as concepções e as práticas de professores do Município de Vitória, Espírito Santo sobre o processo de alfabetização da criança com Deficiência Intelectual. A abordagem histórico-cultural constitui a base teórica do estudo, tendo Vigotski e colaboradores como principais interlocutores. 

 

 

Ela conta que as mulheres que a inspiraram a seguir no ambiente acadêmico foram sua tia, sua mãe e principalmente sua orientadora. A autora também conta sobre as dificuldades que enfrentou em sua trajetória profissional "Muitos desafios, em casa era muito difícil estudar, aprender as disciplinas e eu, numa família grande, mulheres só poderiam cuidar da casa... Eu fui desafiando, aprendendo, ocupando espaços, desafiando barreiras. Eu casei, tive filhos, mas trabalhava também e sempre estudava, fiz mestrado, voltei para faculdade. Com muita resistência consegui ultrapassar barreiras."

Rose também dá um conselho às mulheres que gostariam de publicar livros e ingressar no ambiente acadêmico, "Lutem, porque a nossa jornada como mulher não é fácil, a gente tem jornada dupla, tripla... Estudem, leiam grandes autores, assistam entrevistas, grandes programas de literatura. Tenham resistência, eu fui assim, de um sonho que virou realidade... (...) eu abri mão de muita coisa para esse livro acontecer, com muita luta e vontade de vencer."

Por fim, entrevistamos a autora Paloma Santos Lemos, Psicóloga Clínica, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e em Transtorno do Espectro Autista, responsável pelo livro "AUTISMO: Uma família atípica – relato de uma mãe/psicóloga", que relata a história da profissional em seu atendimento com crianças e adultos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), além do dia a dia como mãe, vivendo a experiência de ter um filho inserido no TEA, desmistificando os estereótipos.

Ela também deixou um recado para as mulheres que gostariam de publicar livros sobre sua área profissional, "As mulheres estão cada vez mais ganhando espaço e em relação a publicação de livros, também não seria diferente, por isso, eu digo, se você tem o desejo de escrever um livro, voa e não desista."

 

A Editora CRV parabeniza todas as mulheres!

Nós da Editora CRV desejamos a todas as nossas autoras e colaboradoras um Feliz Dia da Mulher! Sua força, determinação e criatividade são fundamentais para o nosso crescimento.

Parabéns às mulheres que fazem parte da nossa equipe e também nossas admiráveis autoras.

Karina Zanyck
Karina Zanyck

Jornalista e Analista de Marketing da Editora CRV

Comentários