Lançamento e divulgação do livro

Lançamento e divulgação do livro

Após seu livro passar pelo processo de produção, a próxima etapa é o lançamento dele nas plataformas de e-commerce e também nas redes sociais.

Confira a seguir mais informações sobre como podemos te ajudar a promover seu livro nas redes sociais!

 

Como funcionam os lançamentos da Editora CRV?

Antes de mais nada, é importante lembrar que o valor pago para publicação concede ao autor(a) o direito de solicitar o pacote de artes, previsto no contrato e sem custo adicional, que contém itens como: arte de feed, stories e arte de banner, bem como quaisquer materiais gráficos que o(a) autor(a) necessite para divulgar a sua obra, seja ela impressa ou digital.

Entretanto, enviaremos somente as artes finalizadas, não disponibilizando o envio de materiais editáveis em nenhum formato. Isso é porque os arquivos confeccionados seguem o nosso estilo criativo de produção e não podem ser alterados por terceiros.

Também é importante lembrar que a editora envia somente os materiais digitais, seja para uso digital ou para impressão, não fazendo a impressão desses materiais (salvo itens acordados na negociação do contrato).

 

Como funcionam os lançamentos?

 

A Editora CRV possui parceria com diversas livrarias e livreiros de todo o Brasil. Por isso, intermedia esses eventos de lançamento de acordo com a disponibilidade do autor e parceiros.

Geralmente, os eventos de lançamento acontecem na própria cidade do autor, onde reservamos o direito de indicar somente livrarias parceiras.

Caso o autor escolha fazer o lançamento contando com nossa ajuda, existem 3 formas diferentes para organizar o evento e as vendas desses livros.

 

Lançamentos presenciais

 

  • Organizada pela CRV (Com envio de exemplares)

Organizamos o evento diretamente com a livraria, enviando um determinado número de exemplares para que sejam vendidos no dia do evento, sem a necessidade do autor se preocupar. Ele(a) apenas escolhe a data desejada (e disponível) para seu evento.

 

  • Organizada pela CRV (Sem envio de exemplares)

Nesta modalidade, a CRV organiza o evento diretamente com a livraria, mas não envia os exemplares para a venda, sendo vendidos apenas os livros da cota, ou seja, a quantidade de livros que serão disponibilizados para o autor mediante contrato.

 

  • Organizada pelo autor (Com envio de exemplares)

Neste caso, o autor organiza o evento por conta, sem o auxílio da editora. Nesta opção, não fazemos parte das negociações entre o autor e o local e não enviamos exemplares, mas ainda podemos disponibilizar as artes para o evento.

 

Lançamento Online

 

O autor pode realizar o lançamento de maneira on-line por meio de lives em plataformas como Youtube, Instagram, Facebook e outros. Ou então, realizar uma reunião de lançamento por meio do Google Meet com a temática da obra.


Porém, a editora não se responsabiliza pela organização dos lançamentos on-line, ficando à critério do autor escolher o melhor plataforma, horário e data.


Pacote de Artes

Os pacotes de artes são materiais previstos no contrato e sem custo adicional que auxiliam o autor a divulgar seu livro nas redes sociais. Geralmente, são divididos em 3 itens:

 

  • Redes Sociais

Nossa equipe fica responsável por criar os materiais para divulgação do livro nas redes sociais. Esses materiais contam com ilustrações e elementos que fazem referência à obra, além de contarem com o link do nosso site para que o leitor possa comprar o livro.

 

  • Convite de Lançamento

O convite é uma arte para divulgação do evento de lançamento e é feita somente após todas as informações do evento serem confirmadas. Disponibilizamos 2 opções: formato digital e arquivo para impressão.

 

  • Arte do banner

Também produzimos um banner que é uma arte para divulgação do livro, geralmente utilizado em eventos de divulgação e lançamentos presenciais. Ele contém a capa e um QR Code que direciona para o site de compras do livro.

 

Distribuição do livro no e-commerce

Após o lançamento do livro em nosso site, a obra é disponibilizada nos maiores sites de e-commerce e livrarias de todo o país. Algumas plataformas que contam com nossos livros são:

 

Porém, o tempo que leva para o livro estar disponível nessas plataformas varia de acordo com a política de cada empresa, podendo demorar desde algumas horas e até mesmo alguns dias.

Além disso, é importante ressaltar que a Editora CRV disponibiliza o livro para as livrarias, mas é necessário que a livraria aceite o livro como parte do catálogo.

Em alguns casos, o livro pode aparecer como indisponível por alguns dias. Isso porque as plataformas de compra e venda de livros, como a Amazon, adquirem exemplares conforme a demanda.

Por esse motivo, se não houver exemplares no estoque desses sites, o livro pode ficar temporariamente indisponível, mas logo voltará a aparecer no catálogo. Isso acontece porque o envio dos livros já está em andamento e você pode entrar em contato conosco para saber o prazo aproximado para a disponibilização.

 

Acompanhe nossos lançamentos nas redes sociais

Gostou do nosso processo de lançamento e divulgação dos livros? Então siga nas redes sociais e fique por dentro de todos os nossos lançamentos:

 

Karina Zanyck
Karina Zanyck

Jornalista e Analista de Marketing da Editora CRV

Comentários