A diversidade e pluralidade do Rio de Janeiro

A diversidade e pluralidade do Rio de Janeiro

A Cidade Maravilhosa, conhecida por suas paisagens exuberantes e seu Cristo Redentor de braços abertos, é também retratada no livro Rio de Janeiro: Pluralidade e Inclusão.

Uma coletânea de artigos organizada por Bayard Boiteux e Matheus Oliveira, que mergulha nesse universo rico e complexo, explorando as diversas nuances que definem a identidade carioca.

A diversidade como força motriz

O livro destaca como a diversidade étnica, cultural, biológica, turística e geográfica se entrelaçam na formação da cultura carioca. Essa multiplicidade, presente desde a origem da cidade, se manifesta em diferentes aspectos da vida social, da culinária até as tradições religiosas.

Uma reflexão sobre a inclusão

Mais do que celebrar a diversidade, a coletânea propõe uma reflexão profunda sobre a inclusão. Os autores abordam temas como a democratização da cirurgia plástica, o acesso à cultura por meio de projetos como o "Música no Museu" e a luta contra a discriminação em suas diversas formas.

Ao abordar a pluralidade e a inclusão de forma sensível e abrangente, o livro de Bayard Boiteux e Matheus Oliveira nos convida a repensar a sociedade carioca e os desafios que ela enfrenta.

A leitura nos leva a questionar como podemos garantir que todos os cidadãos se sintam incluídos e tenham acesso às mesmas oportunidades, independentemente de suas origens ou características individuais.

Um livro para todos

Rio de Janeiro: Pluralidade e diversidade é uma obra essencial para quem busca entender a alma da Cidade Maravilhosa. Através de diferentes perspectivas, o livro nos oferece um olhar crítico e inspirador sobre a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Recentemente, o lançamento do novo livro de Bayard Boiteux e Matheus Oliveira foi citado no Portal Eventos.

Outras obras que retratam o Rio de Janeiro

O autor Bayard Boiteux possui diversas obras publicadas na Editora CRV, uma delas é Experiência do Rio de Janeiro (2022), destinado aqueles que querem descobrir um Rio diferente, genuíno, repleto de maravilhas e coincidências culturais.

Conclamo a todos que nos leem a mergulhar numa viagem de sentidos e de riquezas, que motivam a curiosidade e a vontade de aprender sobre a cidade.

Também as duas obras Memórias da pandemia de um carioca (2020) e Os 3 Fragmentos de um Boiteux (2023), que contam a história do autor que já escreveu mais de 35 livros e relembra momentos importantes de sua vida. 

BAYARD DO COUTTO BOITEUX
BAYARD DO COUTTO BOITEUX

Professor universitário, escritor, pesquisador e funcionário público. Conhece inúmeros países em todos os continentes e adora viajar e fotografar. Trabalha voluntariamente no Instituto Preservale e na Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ. Já escreveu 47 livros.

Comentários