Saiba como funciona a produção do seu livro

Saiba como funciona a produção do seu livro

Está pensando em publicar seu livro? Confira como funciona nosso processo de produção de livros. Neste artigo, vamos explicar todas as etapas desde o envio dos originais até o lançamento do seu livro.

Após a aprovação do livro pelo Conselho Editorial e a assinatura do contrato, o arquivo original do autor será enviado para a produção, onde passará por um processo editorial.

 

Processo editorial

Esse processo editorial garante que seu livro seja produzido com excelência e para que isso seja possível, ele passará por algumas etapas, confira a seguir:

 

1) Análise de conteúdo: Ao recebermos o original do livro, é feita uma avaliação para garantir que o conteúdo esteja íntegro, imparcial, atualizado e relevante.

 

2) Registros: Assim que o original é recebido e analisado, nós solicitamos os dados iniciais dos autores e referente a obra, para fazer três registros importantes que são o ISBN, a ficha catalográfica e DOI.

 

2) Edição do livro: Após o livro ser avaliado, ele está pronto para passar por um processo de edição, que envolve uma adequação da ortografia ao novo acordo ortográfico e adequação ao modelo de citação, como a ABNT, além de possíveis ajustes na estrutura do texto e na organização do conteúdo.

 

3) Projeto visual: Em seguida, quando todas as edições ortográficas e de estilo estão concluídas, seu livro estará na etapa que envolve a criação de uma capa atraente e a formatação do texto para garantir que ele seja fácil de ler e acessível ao leitor.

 

4) Projeto gráfico e Diagramação: Quando é definida a capa do seu livro, a próxima etapa é o processo de organização do texto, das imagens e de outros elementos gráficos na página do livro. Isso inclui a definição de margens, fontes e tamanho do texto.

Além disso, sua obra passa por uma adequação dos textos ao projeto gráfico desenvolvido no passo anterior, a adaptação dos títulos, a geração do sumário, a formatação de tabelas, o tratamento de imagens, a criação do índice remissivo, a organização da ordem dos capítulos, a padronização das normas.

 

Registros importantes

Para que seu livro esteja disponível no mercado e para que sejam garantidos os seus direitos, além da relevância da obra no meio científico ou literário, além da garantia de pontuação do livro científico junto às instituições, é preciso que contenha três registros importantes, confira abaixo:

 

O que é ISBN?

O ISBN é o "Internacional Standard Book Number", um código numérico que identifica o livro, sua edição e a editora. É usado em todo o mundo como uma forma de padronizar a identificação de livros, facilitando sua venda e distribuição em diferentes países e idiomas.

 

O que é Ficha Catalográfica?

A Ficha Catalográfica é um registro bibliográfico que contém informações essenciais sobre o livro, como nome dos autores, título, edição, local de publicação, editora, ano de publicação, número de páginas, assuntos abordados, entre outras informações relevantes.

Essa ficha é elaborada seguindo normas e padrões internacionais de catalogação, e tem como objetivo facilitar a organização e a busca do livro em bibliotecas e sistemas de informação.

 

O que é DOI?

O DOI é o "Digital Object Identifier", um número exclusivo e permanente atribuído ao livro digital, que permite sua identificação de forma única na internet e é essencial para sua atribuição à plataforma Lattes.

 

Publicação e Impressão

Depois que o livro é aprovado para publicação, ele é impresso e distribuído para o público. Isso será feito em formato impresso e digital, dependendo das demandas do mercado.

 

Lançamento e divulgação

Após o livro ser publicado e estar disponível em nosso site, ele será encaminhado para nossa equipe responsável pelo Lançamento, onde serão confirmadas as questões de evento de lançamento.

Em seguida, após todas as informações, como a data, horário e local de lançamento forem confirmadas, seu livro será encaminhado para nossa equipe de Marketing que será responsável por produzir as artes de acordo com a necessidade do autor.

Por fim, nós da Editora CRV estamos presentes em todo o processo de publicação e garantimos a qualidade desde o envio dos originais até o lançamento do seu livro!

Karina Zanyck
Karina Zanyck

Jornalista e Analista de Marketing da Editora CRV

Comentários