Capa do livro: PESQUISAS EM LINGUAGEM E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS:<BR>Research on Language and Education in the Context of Digital Technologies

PESQUISAS EM LINGUAGEM E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS:
Research on Language and Education in the Context of Digital Technologies

Autores: Cristina Jasbinschek Haguenauer - Luciana Guimarães Rodrigues de Lima - Vania Ribas Ulbricht

livro impresso
de R$ 54,90 por
livro digital
de R$ 54,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro apresenta uma coletânea de artigos sobre pesquisas em linguagem e educação no contexto das novas tecnologias digitais. Em todas as revoluções cognitivas a linguagem sofreu mudanças sem perder sua essência. As visões de mundo construídas pelo homem refletem-se diretamente na linguagem. A convergência da imagem verbal com a imagética e a sonora criou a chamada linguagem multimídia e a flexibilidade da sua utilização evoluiu para a hipermídia interativa. O ambiente web 2.0 impõe-se como o novo ambiente de leitura hipertextual estimulando a participação e a contribuição do usuário com os novos conteúdos, perspectivas e a articulação em rede, sinalizando para uma ampliação exponencial deste processo. O lastro histórico a humanidade cresceu significativamente coma a doção da linguagem hipermídia.

 A presença das redes sociais na educação tornou-se uma realidade, abrindo caminhos nas instituições para o desenvolvimento de atividades de colaboração, interação e partilha de informações, permitindo assim, uma aprendizagem mais individualizada e mais autônoma dos alunos. A democratização das tecnologias a informação e da comunicação, apesar da sua já real existência enfrenta diversos desafios, como o tempo de inserção das inovações, a superação das dificuldades físicas e da escassez de recursos necessários à sua implantação e ainda a decisão sobre a escolha de metodologias de trabalho adequadas às demandas do processo de ensino aprendizagem. Acredita-se, portanto, que é imprescindível um tempo de construção de uma cultura colaborativa que potencialize o uso e o acesso às ferramentas disponíveis nas plataformas e sistemas de forma a compatibilizá-las com os objetivos educacionais.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-905-3
DOI: 10.24824/978858042905.3
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 242
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PESQUISAS EM LINGUAGEM E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS:<BR>Research on Language and Education in the Context of Digital Technologies

Autores

Vânia Marins Nobre

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1982), Mestre em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), com dissertação sobre interfaces para Educação a Distância. Atualmente é coordenadora da disciplina de Introdução à Informática dos cursos de graduação a distância oferecidos pelo Consórcio CEDERJ, das disciplinas de Informática Educativa I e II do curso de pós-graducação em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática e da disciplina de Mídias e Ambientes Virtuais do curso de pós-graduação em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância oferecidos pela UFF/UAB/CEDERJ. Possui experiência em design instrucional para Educação a Distância atuando nesta área desde 2004.

  

Luciana Guimarães Rodrigues de Lima

Doutoranda e Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da UFRJ. Especialista em Psicologia da Propaganda e Marketing) e Arteterapia em Educação e Saúde pela FAHUPE. Graduada em Licenciatura em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela UFRJ. Professora da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do GERGAV/EBA/UFRJ e do LATEC/UFRJ.


Rainer Kelch

Diplom-Mathematiker , University of Karlsruhe, 1986; Doctor of Science, 1989; SAP-certified Solution Architect for SAP ERP in 2009 and erpSIM in 2010. Professor at University of Applied Scien¬ces, Augsburg, since 2000. Working in the Faculty of Compute Science, focus on Wirtschaftsinformatik, subject area Commercial Applications. Since 2001, responsible for foreign affairs of the Fa¬culty of Computer Science. Guest Professor at the HSW (University of business Ad¬ministration) Lucerne, Switzerland, for the whole Summer semester 2004 in the study cours business Administration and Wirtschaftsinformatik. Since 2007 Guest Lecturer at the University of Liechtenstein, Vaduz in the Institute of Wirtschaftsinformatik for the Course Objektorientierter Softwareentwickler, in the Master of ScienceCourse in Business Process Engineering (English-Lessons) for the courses Object Oriented Software Development and Business Process Implementation.

Harald-Rudolf Kisch

Has studied computer science at the University of Applied Scienc¬es Augsburg, Germany. After his graduation he worked almost 7 years in the industry as software developer. After 5 years as chief software developer at Cost Xpert AG, a global player in IT-Project Estimation, he decided to go back to university for research. The main field in his research as web technology expert is the combi¬nation of E-Learning, Data Mining and Knowledge Management for education. In his spare time he likes to go swimming, mountain hiking and jogging.

Lídia Oliveira

Graduada Filosofia pela Universidade de Coimbra (1990), Mestre em Tecnologia Educativa pela Universidade de Aveiro, em parce¬ria com as Universidades de Valenciennes/França e Mons/Bélgica (1995) e doutorada em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro (2002) onde é professora com agre¬gação, no Departamento de Comunicação e Arte. Investigadora e Coordenadora Científica do Polo de Aveiro do CETAC.MEDIA – Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (http://www.cetacmedia.org/). Dedica-se a investigar as implicações das tecnologias da informação e da comunicação em rede nas rotinas cognitivas e sociais dos indivíduos, dos grupos e das organizações, estan¬do a sua investigação situada nos estudos de Cibercultura. Leciona na graduação em Novas Tecnologias da Comunicação, no mestrado em Comunicação Multimídia e no Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas.

Richard Perassi Luiz de Sousa

É Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC/SP, 2001), Mestre em Educação (UFMS, 1995) e Graduado em Educação Artística, com licenciatura em Artes Plásticas (UFJF, 1984) e bacharelado em Desenho de Propaganda (UFJF, 1986), atua como artista, de-signer e pesquisador. Foi professor do departamento de Comuni¬cação e Arte (DAC/UFMS, 1986/2006) e, atualmente, é profes¬sor do departamento de Expressão Gráfica (EGR/UFSC), lecionando nos cursos de graduação em Design (EGR/UFSC), de pós-graduação em Design (Pós-Design/ UFSC) e no programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC).

Raul Inácio Busarello

é Doutorando e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC – área de pesquisa Mídia e Conhecimento. Possui Pós-graduação em Design Gráfico e Estratégia Corporativa e é Bacha¬rel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, além de ter estudado Cinema em Nova Iorque, EUA. Faz parte do Comitê Editorial Científico da Editora Pimenta Cultural. É integrante do Grupo de Pesquisa “Educação inclusiva: ambiente web com objetos de aprendiza¬gem para representação gráfica” na UFSC. Tem experiência na área de Comunica¬ção com ênfase em Arte, Cinema e Design, atuando principalmente nos seguintes temas: Narrativa, hipermídia, artes visuais, animação gráfica e audiovisual, cinema, história em quadrinhos, design gráfico e publicidade. Em 2009 recebeu prêmio pela criação da marca comemorativa do 60º aniversário do Museu de Arte de Santa Cata¬rina. Em 2012 teve curta metragem selecionado para mostra oficial em importantes festivais no Brasil e México. Atualmente é docente da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo-SP.

Patricia Margarida Farias Coelho

Mestra em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universi¬dade Católica de São Paulo desde 2010. Atualmente faz Pós-Dou¬torado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inte¬ligência e Design Digital da PUC-SP sob a supervisão de Maria Lúcia Santaella Braga e cossupervisão de Waldir Beividas da USP. Realizou uma estância de seu Pós-Doutorado como professora visitante na Univer¬sidade de Vic - Espanha com o auxilio de fomenta da FAPESP-BEPE.

Oscar Leal dos Santos

Docente de quadro do grupo 550 (Informática). Licenciado em In¬formática, ramo Informática de Gestão (2003), Pós Graduado em Gestão e Estratégia (2004), profissionalizou-se em 2008 pela ESE de Setúbal, Mestre em Educação, ramo TIC na Educação (2012). Doutorando em Educação, ramo TIC na Educação, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Formador de docentes em Portugal desde 2006 e fora de Portugal desde 2011.

Steven Lopes Abrantes

Professor Adjunto, Instituto Politécnico de Viseu, Viseu. Portugal. Doutorado em Ciências de Informação, especialidade Sistemas e Tecnologias de Informação pela Universidade Fernando Pessoa (2011). Possui o Mestrado em Gestão de Informação pela Univer¬sidade de Aveiro (2007) e a Licenciatura em Ciências dos Compu¬tadores, pela Universidade de Coimbra (2004). Os seus interesses são a aplicação de tecnologias de computador na educação e, em particular, o uso de dispositivos móveis no ensino a distância.

Luis Borges Gouveia

Professor Associado com Agregação, Universidade Fernando Pes¬soa, Porto, Portugal. Agregado em Gestão Industrial (Gestão do Conhecimento) pela Universidade de Aveiro (2010). Doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster (UK, 2002). Possui o Mestrado em Engenharia Electrónica e de Com¬putadores, pela Universidade do Porto (1995) e com Licenciatura em Matemáticas Aplicadas / Informática (1989) pela Universidade Portucalense. Os seus interesses incluem o impacto da Sociedade da Informação e o uso do digital na educação e nos negócios.

Luis Simões

Estudante de Doutoramento, Universidade Fernando Pessoa (Por¬to, Portugal). Licenciado em Psicologia, Universidade do Porto (Portugal). Psicólogo (Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portuguesa). Os seus interesses incluem o estudo dos impactos humanos e sociais das tecnologias de informação.

Iúta Lerche Vieira

Doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (PU¬C-SP), com Pós-Doutorado em Linguagem, Tecnologia e Le¬tramento Digital (IEL-UNICAMP), líder do Grupo de Pesquisa “Leitura-Escrita: Do verbal ao visual (LEV-CNPq). É docente e pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará/UECE, atua na Linha de Pesquisa Leitura, Escrita e Multiletramentos, investigando Internet (Web 2.0) no ensino da escrita e letramentos digitais.

Rozania Maria Alves de Moraes

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade Grenoble III. Professora do Curso de Letras e do Programa de Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará/UECE, atuando, respectivamente, nos estágios supervisio¬nados em Língua Francesa e na linha de pesquisa Leitura, Escrita e Multiletramentos.

Paula Peres

Doutorada e pós-doutorada na área das tecnologias educativas, Mestre em Informática e Licenciada em Informática-Matemáticas Aplicadas. Docente, na área de informática, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto/Instituto Politécnico do Porto, ISCAP/IPP e na área do e-Learning na Universidade Católica Portuguesa. É membro da unidade de coordenação do PAOL – Unidade de Inovação em Educação do ISCAP/IPP, é diretora do curso de pós-graduação em Tecnologias para a comunicação e Inovação Empresarial e coor¬dena o centro de educação corporativa do ISCAP/IPP. Tem alguns livros publicados na área de informática e na área do e-Learning. Desenvolve pesquisas no contexto da integração das Tecnologias WEB no Ensino Superior.

Regina Carmela

Produz e dirige documentários desde 2001, com os temas de pes¬quisa memória, identidade e linguagem. É curadora e organizado¬ra de exposições. Possui graduação em Português/Literatura. Atua como professora do ensino Médio, na rede Estadual de ensino des¬de 2005 e, na rede particular de ensino, desde 1995. Pesquisadora do Laboratório de Tecnologia e Comunicação - LATEC da UFRJ desde março de 2012. Realiza oficinas e palestras sobre linguagem cinematográfica, memória e identidade.

Cíntia Regina Lacerda Rabello

Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Fe¬deral do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Tecnologia Educa¬cional nas Ciências da Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educa¬cional para a Saúde (NUTES-UFRJ). Doutoranda no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA-UFRJ) e pesquisadora visitante no Knowledge Media Institute (KMi) - Open University - Reino Unido. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas em Tecnologias da Informação e Comunicação (LATEC-UFRJ) nas áreas de educação a distância, e-learning, ambientes virtuais de aprendizagem, si¬tes de redes sociais, redes de aprendizagem e tecnologia educacional. Atualmente investiga competências docentes para uso de novas tecnologias na educação con¬temporânea e redes de coaprendizagem na formação de professores.

Jessica Regina Hass

Studies of Communication in Social and Business Contexts in Berlin, Germany and Burgos, Spain. Graduation in 2010. Re¬search fellow at Berlin University of the Arts since 2013. Re¬search and teaching areas: Intercultural Communication, Cultu¬ral Stereotypes, Political Communication.

Sylvia Wächter

Ph.D. in Applied Linguistics; research and work in the U.S. and Japan; Professor at Kanazawa University Japan; since 2006 Assistant Professor and since 2012 Associate Professor at Berlin University of the Arts; College of Architecture, Media and Design, Institute of Communication Theory and Practice. Research and teaching areas: Applied Linguistics, Intercultural Communication, Business Communication.

Evaldo Carneiro de Mello Sobrinho

Graduado em Letras - UFRJ (1999), Especialista em Gerência de Redes pelo Programa MoT CN – NCE/UFRJ (2005) e Mestrando do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada – PIPGLA/UFRJ. Atua como Gerente do CPD da Câ¬mara Municipal do Rio de Janeiro, tendo participando de proje¬tos interdisciplinares de desenvolvimento de hipermídias e EaD