Autores: Sálvio de Castro e Costa Rizzato
Os motivos que levam uma pessoa a manifestar comportamentos diferenciados em suas empreitadas profissionais são decorrentes de suas motivações, seus traços de personalidade e seu sistema de crenças.
Neste livro, o autor apresenta os resultados obtidos em uma pesquisa feita e apresentada em sua tese de doutorado, na qual aborda a questão do empreendedorismo a partir da perspectiva psicológica.
Utilizando os fundamentos da constituição da personalidade humana (traços, crenças e motivação), o professor Dr. Sálvio Rizzato, disserta sobre os diferentes tipos de empreendedores que atuam nas organizações, propondo três estilos distintos de pessoas: as seguidoras, as sonhadoras e as propulsoras.
O conteúdo aborda, de forma didática, os elementos constitutivos da personalidade humana, utilizando as seguintes variáveis: traços de personalidade sob a ótica do modelo Big-five; as crenças desenvolvidas e reforçadas pela sociedade e as motivações que direcionam o empreendedor no alcance se suas metas.
A obra aprofunda o modelo de necessidades aprendidas proposto por David Mcllelland, incluindo a necessidade de evitação, muitas vezes negligenciada em outros estudos correlatos.
O estudo contribuiu para uma visão mais ampla da personalidade do empreendedor, permitindo um diagnóstico e possíveis maneiras de ajustar condutas no intuito tornar o indivíduo propulsor de seus empreendimentos.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-966-4
DOI: 10.24824/978858042966.4
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 100
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Sálvio de Castro e Costa Rizzato
O autor é Administrador de Empresas, Psicólogo, MBA em desenvolvimento de competências Gerenciais e Doutor em Psicologia e compartilha nesta obra o resultado analítico obtido em suas pesquisas para o doutoramento na área de Comportamento Humano.
Com uma vasta experiência como empresário, professor Universitário e consultor de empresas, propõe uma análise diferenciada do estudo do empreendedorismo, permitindo a compreensão de diferentes estilos de comportamento dos profissionais que atuam no mercado, classificando-os em: seguidores, sonhadores e propulsores.