Capa do livro: ENSINO, TEXTO E DISCURSO

ENSINO, TEXTO E DISCURSO

Autores: Isabela do Rêgo Barros - Karl Heinz Efken - Moab Acioli - Nadia Azevedo - Renata da Fonte - Roberta Caiado - Wanilda Cavalcanti

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Sinopse

Esta coletânea, fomentada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNICAP, reúne capítulos de diferentes pesquisadores do Brasil, que discutem ensino, texto, discurso e identidade social, a partir de lugares teóricos diferentes.

A obra interessa a estudiosos e profissionais das áreas de Letras e Linguística, Educação, Ciências Sociais, Fonoaudiologia, Psicanálise e outros campos afins, por oferecer uma discussão primorosa dos processos de organização linguístico-discursiva e identidade social.

Desse modo, os textos desta obra propõem uma análise de diferentes gestos de interpretação, que se constituem em “diferentes linguagens”, e se inscrevem em materialidades distintas. É um convite a você, leitor, aos estudos interdisciplinares que contemplam a linguagem.

                                                                        Os Organizadores

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-949-7
DOI: 10.24824/978858042949.7
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 208
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

ENSINO, TEXTO E DISCURSO

Autores

Elaine Pereira Daróz

Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras-MG. Graduada em Letras - Português-Inglês pela Associação Educacional Dom Bosco. Docente nas redes pública e privada, atuando desde o ensino fundamental até o ensino médio, tem experiência na educação de jovens e adultos e no nível superior de ensino. Tutora a Distância no Instituto Federal de Pernambuco-IFPE. Suas pesquisas envolvem os seguintes temas: ensino de línguas e educação, ensino a distância, avaliação.

 

Francisco Madeiro

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Suas atividades de pesquisa concentram-se em processamento de sinais de voz e imagem, teoria das comunicações e aplicações de inteligência computacional, áreas em que tem mais de 150 publicações. É Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE), onde atua desde 2006. É professor da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), onde atua desde 2002.

 

Gutemberg Lima da Silva

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade Frassinetti do Recife e Linguística e Ensino do Português pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem na Universidade Católica de Pernambuco – bolsista Capes. É consultor e revisor de texto em Língua Portuguesa. Atua como professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Alagoas – IFAL.

 

Isabela Barbosa do Rêgo Barros

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, especialista em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes e graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco. É professora assistente II da Universidade Católica de Pernambuco e professora convidada do curso de especialização em Educação Especial da Faculdade Frassinetti do Recife. A autora desenvolve pesquisas fundamentadas no estruturalismo saussureano e na teoria enunciativa de Émile Benveniste, procurando relacioná-las com os aspectos linguísticos desviantes, com destaque para as áreas aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e escrita, e ênfase nos temas: autismo e déficit cognitivo.

 

Jamyle Sabino Freire

Graduada em Letras - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão – FAINTVISA. Especialista em Linguística e Ensino do Português pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem na Universidade Católica de Pernambuco. Realiza pesquisas relacionadas ao letramento digital na educação de jovens e adultos. Atua como professora do ensino fundamental nos municípios de Gravatá (PE) e Chã Grande (PE).

 

Janine Magaly Arruda Tavares

Fonoaudióloga pela Universidade Católica de Pernambuco e Enfermeira pela Faculdade Vale do Ipojuca. Pós-graduada em Saúde Pública e em Enfermagem do Trabalho. Coordenadora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho e Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE-PE). Mestranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco.

 

José Batista de Barros

É pedagogo pela Universidade Estadual Vale do Acaraú / CE. Especialista em Gestão Educacional por essa mesma Universidade e também em Coordenação Pedagógica pela Faculdade Europeia de Administração de Marketing. Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Atuou como professor da educação básica nas redes municipais de Recife e Olinda. É coordenador pedagógico da Faculdade SENAC. Desenvolve pesquisas na área da educação e linguística nos seguintes temas: coordenação pedagógica, gestão educacional, ensino e aprendizagem de língua materna na educação básica e na educação profissional.

 

José Reginaldo Gomes de Santana

Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialista em Programação de Ensino da Matemática pela FAINTVISA. Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco e Licenciado em Música pela mesma instituição.

 

Karina Falcone de Azevedo

Professora do Departamento de Letras e Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora e mestre em Linguística. Bacharel em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco. Realiza trabalhos sobre a relação discurso-cognição-sociedade, destacando fenômenos como deslegitimação, estereótipos e preconceitos de grupos em situação de exclusão social. Integra o Núcleo de Estudos Linguísticos da Fala e da Escrita (Nelfe).

 

Karl Heinz Efken 

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco e graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, curso de Filosofia Pura - Philosophisch-Theologische Hochschule St. Georgen/Alemanha (1979), graduado em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife. É professor Adjunto III da Universidade Católica de Pernambuco. Exerceu a função de professor gestor do American College of Brasilian Studies. Foi coordenador do curso de filosofia da Universidade Católica de Pernambuco. É avaliador do MEC/INEP de cursos de graduação em filosofia. Ensina no curso de filosofia e no mestrado de Ciências da Linguagem da UNICAP. Atua como pesquisador e é membro do Comité de Ética da Universidade Católica. Suas atividades de ensino, pesquisa e extensão giram em torno de temas ligados à filosofia (filosofia política, filosofia da linguagem), ao pensamento de Jürgen Habermas e à educação (formação profissional, avaliação, projetos pedagógicos, inter e transdisciplinaridade), à ética e direito (ética geral, ética do discurso, direitos humanos, justiça, ética na administração, filosofia do direito). Outros temas de interesse especial são: teoria da ação comunicativa e Análise do Discurso.

 

Marcelo Sampaio de Alencar  

Professor titular da UFCG, fez Engenharia Elétrica na UFPE, mestrado na UFPB e Ph.D.  na University of Waterloo, Canada. Ele é fundador e presidente do Iecom e membro emérito da SBrT, da qual foi diretor, conselheiro e é vice-presidente. Publicou 15 livros, oito capítulos de livros, mais de 350 artigos científicos e assina a coluna Difusão, no NE10, do Jornal do Commercio. É membro da SBEB, IEICE, SBMO, SBPC, membro sênior do IEEE. Representante brasileiro da área de Comunicações na URSI.

 

Maria das Dores de Morais

Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialista em Supervisão Escolar e Licenciada em Matemática também pela UNICAP. É membro do grupo de pesquisa Pró-grandeza: Ensino-aprendizagem das grandezas e medidas – UFPE. É professora efetiva do ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Ipojuca e da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes, e professora do curso de Pedagogia da Faculdade Anchieta do Recife. Tem experiência na área de Matemática com ênfase em educação matemática. Atua nas áreas de Matemática, Linguística Textual e Educação.

 

Marígia Ana de Moura Aguiar

Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco, mestre (Master of Science) pela Georgetown University-USA, doutora em Psicolinguistica - University Of Reading-UK e pós-doutora pela Universidade de Birmingham-UK. Professora aposentada, adjunto IV, da Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística, atuando nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, linguagem, discurso, fonologia e aquisição. Pesquisadora do CNPq.

  

Moab Duarte Acioli

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Psiquiatria pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Antropologia Cultural pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Campinas. Atua como Professor Adjunto II da Universidade Católica de Pernambuco, no Departamento de Psicologia e no Mestrado em Ciências da Linguagem. Professor, orientador e preceptor da Residência em Saúde Mental da Universidade de Pernambuco. Desenvolve pesquisas em torno de um campo interdisciplinar entre Antropologia da Saúde, Saúde Pública, Saúde Mental, Psicopatologia e Linguagem.

 

Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), fonoaudióloga pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR, Rio de Janeiro), especialista em Patologias da Linguagem (UNICAP), especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professora adjunto II da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação e no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências da Linguagem. Compõe o Banco Nacional de Avaliadores Institucionais e de Curso (MEC) desde 2006. É líder, juntamente com a Profª Fátima Vilar de Melo, de um grupo de pesquisa do CNPq.

 

Raíssa Bezerra Rocha

Graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande na ênfase de Eletrônica e Telecomunicações, professora da Universidade Federal de Sergipe e pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados em Comunicações (Iecom).

 

Renata Fonseca Lima da Fonte

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e em Saúde Pública pela Universidade de Pernambuco. Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco. É professora assistente II da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação e na Pós-graduação. Pesquisa os temas: multimodalidade, aquisição da linguagem, interação, cegueira e distúrbios da linguagem.

 

Roberta Varginha Ramos Caiado

É doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco; Mestre em Letras/Linguística pela mesma instituição; Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira/campus Goiânia; Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É professora/pesquisadora da Universidade Católica de Pernambuco, atuando no Programa de Pós-graduação e graduação. Membro-colaboradora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL - da UFPE. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional - NEHTE - UFPE. Entre seus interesses de pesquisa, incluem-se as questões relacionadas aos letramentos e multiletramentos, tecnologia digital, escrita digital, práticas pedagógicas aliadas às TDICs.

 

Silmara Cristina Dela da Silva

Graduada em Comunicação Social Jornalismo, pela UNESP-Bauru, mestre em Estudos Linguísticos pela UNESP-São José do Rio Preto e doutora em Linguística pela UNICAMP. Fez estágio de pós-doutorado no Departamento de Ciências da Linguagem, na UFF. É professora Adjunta da UFF, no Departamento de Ciências da Linguagem, Setor Linguística, e pesquisadora do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS). É docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, do Instituto de Letras da UFF, e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, do Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF. Tem experiência como docente nas áreas de Linguística e Comunicação Social, e os seus estudos têm como foco a análise dos discursos da/sobre a mídia.

 

Wagner Teobaldo Lopes de Andrade

Fonoaudiólogo. Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Adjunto I do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB. Especialista em Audiologia pela Universidade Católica de Pernambuco e pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Representante local (Paraíba) da Academia Brasileira de Audiologia (ABA). Chefe da Divisão de Fonoaudiologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/UFPB). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPB) e do Hospital Universitário Lauro Wanderley. Líder do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Humano e Saúde (NEDHUS/UFPB), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Suas atividades de pesquisa concentram-se em audiologia clínica e educacional, surdez e linguagem (oral, escrita e de sinais), áreas em que tem mais de 150 publicações, na forma de capítulos de livro, artigos em periódicos no Brasil e no exterior, e trabalhos em eventos nacionais e internacionais. Revisor científico e metodológico de livros nas áreas de Fonoaudiologia, Linguística e Educação. Tem experiência nas áreas de Audiologia, Linguagem e Metodologia Científica.