Capa do livro: GESTÃO DO ESPORTE COMO PRODUTO E SERVIÇO:<BR>entretenimento, espetáculo, mí­dia e negócio

GESTÃO DO ESPORTE COMO PRODUTO E SERVIÇO:
entretenimento, espetáculo, mí­dia e negócio

Autores: Francisco Paulo de Melo Neto

O livro apresenta um novo foco de análise no âmbito da gestão e do marketing esportivo: o esporte como produto, negócio e entretenimento. Como produto, o esporte vem ampliando cada vez mais o seu portfólio de subprodutos. São novas modalidades que surgem a cada dia. Nos primeiros capítulos do livro, são analisadas diversas estratégias de gerenciamento do esporte como produto, suas estratégias de mercado, segmentação e posicionamento. Em especial no campo dos eventos esportivos, a gestão do esporte vem ganhando maior relevância nos contextos sociais, econômicos, culturais, políticos e cívicos em diversos países e regiões. Através de seus legados, o produto esportivo, que tem nos eventos o seu principal núcleo, gera externalidades e adquire valor no mercado. Quando bem gerenciado, o produto esportivo produz um elenco variado de subprodutos e amplia a sua estratégia de extensão. São eventos diversos, títulos de associação, camisas, calções, meias, agasalhos, calçados, vídeos, jogos eletrônicos, cards e muitos outros. Tudo vende no esporte, para o esporte e através do esporte. Ainda temos as novas instalações esportivas que vendem ingressos, serviços diversos e produtos alimentícios, bebidas, artigos esportivos para o público presente. Atentos ao valor de seus ativos e propriedades, as entidades esportivas focam a sua gestão do esporte na maximização dos valores de exposição, associação, filiação, relacionamento, hospitalidade, conveniência, diversão e entretenimento, performance, memória e outros. Vistos como plataformas de venda e comunicação, nossos clubes e entidades de administração esportiva ensaiam os primeiros passos na vasta e complexa indústria dos negócios esportivos e do entretenimento esportivo.

As novas oportunidades de negócios na indústria do esporte são objetos de análise em outro capítulo do livro. São negócios de diversos tipos. De venda de ativos à intermediação na venda de ativos, de serviços de entretenimento a serviços de apoio a eventos de entretenimento, de projeto e construção de arenas esportivas a serviços de administração e operação dessas arenas esportivas. Conhecer bem tais negócios é tarefa de qualquer gestor esportivo.

A espetacularização do esporte como produto é fruto de um intenso trabalho da mídia, em especial a televisão. Portanto, conhecer as estratégias da mídia na promoção e venda do esporte é um conhecimento indispensável para qualquer gestor esportivo. Em um outro capítulo do livro, a relação mídia-esporte é objeto de análise.

Com tal visão do esporte como produto e serviço imerso no universo da mídia e do entretenimento, o gestor esportivo deve definir suas estratégias, tomar suas decisões e desenvolver seus projetos e alcançar seus resultados.

Esse é o objetivo final do livro: contribuir para a formação profissional do gestor esportivo no século XXI. Um profissional com uma formação ampla e diversificada, dotado de habilidades múltiplas e conhecimentos diversos e com muitos desafios à frente. Pois sabemos da grande força do esporte no mundo de hoje. Para nós brasileiros, o futuro é promissor nesse aspecto.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-770-7
DOI: 10.24824/978858042770.7
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 158
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

GESTÃO DO ESPORTE COMO PRODUTO E SERVIÇO:<BR>entretenimento, espetáculo, mí­dia e negócio

Francisco Paulo de Melo Neto

Professor e vice-diretor da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ). É autor de diversos livros sobre gestão e Marketing Esportivo, tendo ministrado cursos e palestras no Brasil e no exterior. Obteve o seu título de Mestrado em Management pela Webster University (Viena, Áustria) e de Doutorado em Ciência do Movimento Humano com especialização em Marketing Esportivo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS). Trabalhou na Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) em Viena, Áustria e foi consultor de projetos do Banco Mundial. Elaborou projetos para empresas e entidades esportivas e exerceu cargos de direção e gerência em diversas empresas públicas e privadas