Capa do livro: PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Autores: Anselmo Pereira de Lima

livro impresso
de R$ 40,21 por
livro digital
de R$ 40,21 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Práticas de iniciação à docência

Trata de temáticas fundamentais relativas ao processo de desenvolvimento de Professores de Língua Portuguesa para a Educação Básica na Universidade e na Escola. Para isso, reúne e articula os seguintes ensaios: Práticas de iniciação à docência: um relato e uma reflexão sobre outras experiências com o PIBID na formação de professores; Iniciação à docência em colégios estaduais de Pato Branco: incentivando a formação crítico-reflexiva de futuros professores de Língua Portuguesa; Utilização de diagnósticos para análise ortográfica da produção textual de alunos das séries finais do ensino fundamental; A ortografia e seus desafios para o aluno e para o professor: como realizar o processo de ensino-aprendizagem?; Interpretação e produção textual com alunos do terceiro ano do ensino médio: avanços e obstáculos; Gerando conhecimento por meio da leitura e produção de diferentes gêneros textuais: desenvolvimento mútuo aluno-professor; Aulas preparatórias para o ENEM e vestibulares: mais que uma prática de ensino e aprendizagem; Novas culturas em um antigo espaço: experiência de concepção e implementação de um jornal-mural na escola; A arte como veículo afetivo: experiências transformadoras dentro e fora da sala de aula. Tendo como fundamentação teórica principal os escritos de Bakhtin e Vigotski, os textos da obra buscam divulgar e aperfeiçoar outras ações inovadoras de formação docente implementadas durante os anos de 2012 e 2013, em continuidade ao trabalho realizado nos anos de 2010 e 2011, em instituições públicas de Educação Básica, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, financiado pela CAPES e executado, dentre outras, na Área de Língua Portuguesa do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês da UTFPR, Campus Pato Branco.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-822-3
DOI: 10.24824/978858042822.3
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 114
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Autores

Anselmo Pereira de Lima

Doutor e Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, com estágio de Doutorado no Departamento de Psicologia do Trabalho do Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM) de Paris-França; Licenciado em Letras Português-Inglês pelas Faculdades Oswaldo Cruz (FOC-SP); Professor do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês e do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UTFPR, Campus Pato Branco; foi Chefe do Departamento de Educação da UTFPR, Campus Pato Branco, 2010-2012; Coordenador de Área de Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES-UTFPR, Campus Pato Branco); Autor dos livros “Visitas técnicas: interação escola-empresa” e “Vozes da iniciação à docência”, além do Blog Lousa & Giz: www.lousaegiz.blogspot.com

 

Awdry Miquelin

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); é Professor Adjunto II no Departamento Acadêmico de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Curitiba, e atua no Programa de Pós-Graduação em Formação Educacional, Científica e Tecnológica; é Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES-UTFPR).