Capa do livro: PIBID/MATEMÁTICA/FOZ:<br>refletindo sobre a construção de ambientes de aprendizagem

PIBID/MATEMÁTICA/FOZ:
refletindo sobre a construção de ambientes de aprendizagem

Autores: José Ricardo Souza - Kelly R. Mazzutti Lübeck

Os desafios da profissão docente advêm antes mesmo dos profissionais assumirem seus lugares em sala de aula, eles já se encontram presentes em sua formação inicial, em virtude de inúmeros fatores sociais, políticos e econômicos. Dessa forma, uma preocupação constante nos cursos de licenciatura se refere à qualidade da formação oferecida aos licenciandos e, nesta linha, destacamos as atividades desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto de Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu – PIBID/MAT/FOZ. Assim, com este livro, pretendemos discutir sobre diferentes formas e ambientes favoráveis para o ensino e a aprendizagem da matemática, pautados nas atividades desenvolvidas pelo grupo PIBID/MAT/FOZ e nas reflexões suscitadas por suas ações. Salientamos, entretanto, que devido à natureza do projeto, que busca aliar conhecimentos teóricos, oriundos das universidades, com a prática docente, através da vivência escolar dos acadêmicos participantes do projeto, além de reflexões importantes sobre a formação inicial do professor, também apresentamos um rol de atividades que foram pensadas/formuladas, aplicadas nos colégios, avaliadas e, quando necessárias, reformuladas. Este material tem o objetivo de auxiliar tanto na formação dos acadêmicos como aos professores em serviço, como um recurso pedagógico que venha a facilitar o trabalho docente. Portanto, com esta leitura desejamos contribuir para a construção de novos ambientes de aprendizagem, mesmo que em nossas antigas salas de aula.

Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-827-8
DOI: 10.24824/978858042827.8
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 62
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PIBID/MATEMÁTICA/FOZ:<br>refletindo sobre a construção de ambientes de aprendizagem

ELENICE ANA DA SILVA DE ALENCAR
É licenciada em Ciências Exatas (Matemática e Ciências) pela UNIPAR - Universidade Paranaense, situada em Umuarama - Paraná. Possui Pós Graduação em Ensino da Matemática e Docência do Ensino Superior e trabalha na educação desde 2002. Atualmente é Professora no Colégio Estadual Ipê Roxo em Foz do Iguaçu.

JOSÉ RICARDO SOUZA
É licenciado em ciências - habilitação matemática – pela UEPG, Mestre em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro e doutor em Educação pela UFPR. Atualmente é docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professor, Metodologias para o Ensino de Matemática, Avaliação e Interdisciplinaridade.

JULIANA MANICA
Possui bacharelado em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestrado em Física também pela UFPR. Nos últimos três anos atuou na atividade de docência em instituições de ensino médio, técnico profissionalizante e superior. Atualmente é professora assistente temporária da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu. Tem experiência na docência em Física e áreas afins.

KELLY ROBERTA MAZZUTTI LÜBECK
É licenciada em Matemática pela UFSM, Mestre em Matemática pela UFSCar e doutora em Matemática pela UNICAMP. Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Topologia e Geometria Diferencial, e com a Formação Matemática do Professor.

RENATA CAMACHO BEZERRA
É licenciada em Matemática pela UNESP de Presidente Prudente, Mestre em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro, Doutoranda  em Educação pela UNESP de Presidente Prudente e docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu desde 2001. Atua preferencialmente nas áreas de Formação de Professor, Metodologias para o Ensino de Matemática e Tendências em Educação Matemática.

ROSANA GAGLIOTTI DE DIO
É professora da rede pública do estado do Paraná há 27 anos. Lotada no Colégio Estadual Barão do Rio Branco, Ensino Fundamental, Médio e Normal. Graduada no curso de Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Arapongas – FAFICLA em 1985. Possui especialização em Matemática Lato Sensu pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, com monografia titulada: Usando As Equações Do Primeiro Grau Como Linguagem Para Resoluções De Problemas. Em 2012, concluiu sua segunda pós-graduação Lato Sensu pelo Centro Universitário Barão de Mauá com o curso Educação de Jovens e Adultos. Em 2008 fez parte da 1ª turma concluinte do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/SEED- PR.