Capa do livro: Pedagogia Freireana na educação física:<BR>Enunciações para a ação crítico-libertadora

Pedagogia Freireana na educação física:
Enunciações para a ação crítico-libertadora

Autores: Maria Eleni Henrique da Silva - Raphaell Moreira Martins (Orgs.)

Esta obra, que agora chega às suas mãos, é fruto de um processo coletivo das mais diversas regiões do país e com um brilho singular, advindo das contribuições internacionais de pesquisadores da UniLucungo de Moçambique e da UVigo na Espanha. Os textos aqui apresentados são marcados pelo rigor acadêmico e pelo compromisso político-pedagógico. Cada capítulo foi escrito com a convicção de que a Educação Física, quando pautada nos princípios freireanos, pode ser espaço privilegiado de resistência, transformação e humanização. Desejamos que estas páginas inspirem novas reflexões e ações comprometidas com a construção de uma educação verdadeiramente libertadora.
Não se trata de nossa primeira incursão na organização de trabalhos onde Paulo Freire não figura como mero apêndice na Educação Física, mas, sim, como autor de base, alicerce teórico-metodológico que tem potencializado ações transformadoras no âmbito da grande área pedagógica da Educação Física. Uma área que compreendemos não ter na Educação Física escolar seu objetivo único, mas, sim, um contexto privilegiado que transversaliza a formação inicial, a atuação profissional, a formação continuada e tantos outros temas fundamentais deste campo de conhecimento.

Impresso
de R$ 78,10 por
R$ 60,10
Digital
de R$ 78,10 por
R$ 54,67

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-8007-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-8008-3
DOI: 10.24824/978652518007.6
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 272
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 15
  • UMA CARTA SOBRE A TEORIA PEDAGÓGICA CRÍTICOLIBERTADORA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PRONUNCIADA PELA/NA EXPERIÊNCIA AUTOETNOGRÁFICA DA “PEDAGOGIA DA OPRIMIDA” - 21
  • HISTÓRIAS DE VIDA E EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICO-LIBERTADORA: diálogos sobre educação como ato político, utopia e conscientização - 35
  • REFLEXÕES SOBRE A ENTRADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - 53
  • “NINGUÉM SOLTA A MÃO DE NINGUÉM. ATÉ DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA?!”: da busca eterna pelo reconhecimento ao cansaço existencial - 65
  • DEU PRA TI BAIXO ASTRAL, “FUI” DE PORTO ALEGRE, TCHAU: Educação Física escolar e as formas de resistência à educação bancária instituída na Rede municipal de Ensino de Porto Alegre - 81
  • ENCONTRO COM A AMOROSIDADE: os diálogos com Freire nas aulas de Educação Física Escolar - 95
  • PROCESSOS EDUCATIVOS EMERGENTES DE EXPERIÊNCIAS DIALÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Pedagogia da Rua e Olimpíada da Escola - 109
  • CONTEXTUALIZANDO O ESPORTE À LUZ DA PEDAGOGIA FREIREANA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - 127
  • GINÁSTICA PARA TODOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: uma experiência produzida à luz da perspectiva crítico-libertadora da Educação Física - 143
  • ABORDAGEM DA SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: uma intervenção dialógica - 159
  • O TIME DO NOSSO CORAÇÃO: uma jornada crítica, amorosa e transformadora no voleibol escolar  - 173
  • O CÍRCULO DE CULTURA DE PAULO FREIRE COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - 199
  • APROXIMAÇÕES ENTRE TEATRO POBRE, TEATRO DO OPRIMIDO E PAULO FREIRE: projeto “Escola Brincante” em uma Escola Estadual - 217
  • ENUNCIAÇÕES FREIREANAS EM AÇÕES EMANCIPADORAS PARA UMA EDUCAÇÃO (FÍSICA) LIBERTADORA - 235
  • ÍNDICE REMISSIVO - 259
  • SOBRE OS ORGANIZADORES E AUTORES - 265
ORGANIZADORES

MARIA ELENI HENRIQUE DA SILVA

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Professora Associada do Instituto de Educação Física e Esportes – IEFES, da Universidade Federal do Ceará – UFC, desde 1999. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. Fundadora, pesquisadora e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Saberes em Ação – IEFES/UFC.

RAPHAELL MOREIRA MARTINS

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp – Rio Claro (2017). Professor do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Ceará (IFCE). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Exercício Físico (IFCE). Professor do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF/IFCE.

AUTORES

AGUINALDO CÉSAR SURDI

ANA KARLA DE PAULA SILVA

Possui formação técnica em Comércio pelo IFCE – Campus Baturité.
ANTONIO JANSEN FERNANDES DA SILVA 
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e da Secretaria Estadual de Educação do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – SABERES EM AÇÃO, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará IEFES/UFC e do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos em Educação Física Esporte e Mídia LEFEM/UFRN

ARI FERNANDO BORSETTI JUNIOR

CLARA LIMA MOREIRA

Possui formação técnica em Comércio pelo IFCE – Campus Baturité.

DANIEL TEIXEIRA MALDONADO

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Pós-Doutor em Educação pela USP. Docente de Educação Física do Instituto Federal de São Paulo. 

ELISABETE DOS SANTOS FREIRE

ESTERLANDIA SOUZA CASTRO

Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2024). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (2021) e em Gastronomia pela Faculdade de Tecnologia Intensiva (2016). Atualmente é professora de Educação Física da Prefeitura Municipal de Fortaleza, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física escolar e os princípios de Paulo Freire. Pesquisadora no Grupo de estudos Saberes em Ação na Educação Física.

FABIANO BOSSLE

Professor e Coordenador dos Cursos de Graduação em Educação Física – Licenciatura e Bacharelado – da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH ESEFID UFRGS. Professor das disciplinas “Fundamentos da Educação Física no Ensino de Jovens e Adultos”, “Estágio de Docência da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos” e “Esporte Surf”. Pesquisador da Educação Física Escolar, da Educação Popular e da Educação Libertadora de Paulo Freire.

IÊDA OLIVEIRA MOTA

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2025). Professora no Instituto Federal do Pará – Campus Paragominas. Membro do grupo de pesquisa RessignificaR – Experiências Inovadoras na Formação de Professores e Prática Pedagógica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em práticas pedagógicas interculturais. Investiga principalmente os temas: práticas pedagógicas, educação física escolar e educação intercultural. 

IRANIRA GEMINIANO DE MELO  

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama e do Programa de Mestrado em Rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Membro dos grupos de pesquisa Desenvolvimento e Cultural Corporal (GEDCC – UNIR) e Saúde, Sociedade e Tecnologia (GESSTEC – IFRO). 

JACQUELINE ZILBERSTEIN 

Professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Mestra em Ciências do Movimento Humano – PPGCMH/UFRGS.

JOÃO MÁRCIO FIALHO SAMPAIO

JOSE MARIA PAZOS COUTO

Doutor em Ciencias de la Actividad Física y deporto pela Universidad de Santiago de Compostela – Campus Santiago(2010). Professor efetivo da Universidad de Vigo-Espanha. Membro pesquisador do Grupo Kon-traste. Sua pesquisa se concentra em inovação lúdica e pedagógica, relacionada às habilidades motoras humanas. Membro da Rede de Pesquisa Internacional COMOVI – Coletivo Motricidade Vital . Desde 2022, realiza pesquisas relacionadas à Motricidade Vital. 

KELLY BOTELHO ASSIS MATTOS

LAÍS ALMEIDA MASCARENHAS 

LUCAS LUAN DE BRITO CORDEIRO

Formado no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde foi bolsista de Residencia Pedagógica, Iniciação Cientifica e Iniciação a Docência. Hoje, é docente pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF). Atualmente trabalha na Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais. Pós-graduado em Educação Infantil pela Faculdade Focus e mestrando em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes (GEPEFERS) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Exercício Físico do IFCE. 

LUCIANA DE OLIVEIRA NUNES

Professora da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre. Mestra e doutora pelo PPGCMH ESEFID UFRGS. Pesquisadora da Educação Física Escolar e da Educação Libertadora de Paulo Freire. Autora da tese de doutorado (2024) e do livro “Pedagogia da oprimida: o aprender da professora de Educação Física pela experiência autoetnográfica inspirada em Paulo Freire”, editado pela EADes Envolvimento Humano, em 2025 – eades.com.br/livros.

MÁRCIO CARDOSO COELHO 

Professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Doutor em Ciências do Movimento Humano – PPGCMH/UFRGS.

MARIA ISABELLY SAMPAIO RICARDO

Possui formação técnica em Comércio pelo IFCE – Campus Baturité.

MARTA GENÚ SOARES

Pós-doutora pela Université de Montpellier/França e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014-2015). Doutora em Educação. Professora Titular da Universidade do Estado do Pará, lotada no Programa de Pós-Graduação em Educação/UEPA, na graduação em Educação Física. Líder do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores e Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Ressignificar –  Experiências inovadoras na formação de professores e prática pedagógica. Temáticas de estudo: formação de professores, currículo e prática pedagógica. 

OSMAR MOREIRA DE SOUZA JÚNIOR

RAPHAELL MOREIRA MARTINS

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp – Rio Claro (2017). Professor do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professor do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF/IFCE. 

RENÉE DE SIQUEIRA MACHADO FARIA

RODRIGO DO VALE DOS SANTOS

Possui graduação em Educação Física – Claretiano Centro Universitário (2019) e especialização em Educação Física com ênfase na inclusão – Intervale (2023). Atualmente é professor de Educação Física da Prefeitura Municipal de Fortaleza e mestrando em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física.

ROSA MALENA DE ARAÚJO CARVALHO 

TIAGO TENDAI CHINGORE

Doutor em Filosofia. Professor da Universidade Licungo-Moçambique no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação/Ensino de Filosofia. Mestre em Ciência Política e Estudos Africanos. Membro do Grupo de Pesquisa Sociedade, Política e Ética do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento Comunitário e Ambiente-CEDECA (Moçambique) e do Grupo de Pesquisa Formação de Professores (UEPA).

VALDILENE ALINE NOGUEIRA