ORGANIZADORES
MARIA ELENI HENRIQUE DA SILVA
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Professora Associada do Instituto de Educação Física e Esportes – IEFES, da Universidade Federal do Ceará – UFC, desde 1999. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. Fundadora, pesquisadora e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Saberes em Ação – IEFES/UFC.
RAPHAELL MOREIRA MARTINS
Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp – Rio Claro (2017). Professor do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Ceará (IFCE). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Exercício Físico (IFCE). Professor do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF/IFCE.
AUTORES
AGUINALDO CÉSAR SURDI
ANA KARLA DE PAULA SILVA
Possui formação técnica em Comércio pelo IFCE – Campus Baturité.
ANTONIO JANSEN FERNANDES DA SILVA
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e da Secretaria Estadual de Educação do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – SABERES EM AÇÃO, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará IEFES/UFC e do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos em Educação Física Esporte e Mídia LEFEM/UFRN
ARI FERNANDO BORSETTI JUNIOR
CLARA LIMA MOREIRA
Possui formação técnica em Comércio pelo IFCE – Campus Baturité.
DANIEL TEIXEIRA MALDONADO
Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Pós-Doutor em Educação pela USP. Docente de Educação Física do Instituto Federal de São Paulo.
ELISABETE DOS SANTOS FREIRE
ESTERLANDIA SOUZA CASTRO
Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2024). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (2021) e em Gastronomia pela Faculdade de Tecnologia Intensiva (2016). Atualmente é professora de Educação Física da Prefeitura Municipal de Fortaleza, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física escolar e os princípios de Paulo Freire. Pesquisadora no Grupo de estudos Saberes em Ação na Educação Física.
FABIANO BOSSLE
Professor e Coordenador dos Cursos de Graduação em Educação Física – Licenciatura e Bacharelado – da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH ESEFID UFRGS. Professor das disciplinas “Fundamentos da Educação Física no Ensino de Jovens e Adultos”, “Estágio de Docência da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos” e “Esporte Surf”. Pesquisador da Educação Física Escolar, da Educação Popular e da Educação Libertadora de Paulo Freire.
IÊDA OLIVEIRA MOTA
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2025). Professora no Instituto Federal do Pará – Campus Paragominas. Membro do grupo de pesquisa RessignificaR – Experiências Inovadoras na Formação de Professores e Prática Pedagógica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em práticas pedagógicas interculturais. Investiga principalmente os temas: práticas pedagógicas, educação física escolar e educação intercultural.
IRANIRA GEMINIANO DE MELO
Doutora em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama e do Programa de Mestrado em Rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Membro dos grupos de pesquisa Desenvolvimento e Cultural Corporal (GEDCC – UNIR) e Saúde, Sociedade e Tecnologia (GESSTEC – IFRO).
JACQUELINE ZILBERSTEIN
Professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Mestra em Ciências do Movimento Humano – PPGCMH/UFRGS.
JOÃO MÁRCIO FIALHO SAMPAIO
JOSE MARIA PAZOS COUTO
Doutor em Ciencias de la Actividad Física y deporto pela Universidad de Santiago de Compostela – Campus Santiago(2010). Professor efetivo da Universidad de Vigo-Espanha. Membro pesquisador do Grupo Kon-traste. Sua pesquisa se concentra em inovação lúdica e pedagógica, relacionada às habilidades motoras humanas. Membro da Rede de Pesquisa Internacional COMOVI – Coletivo Motricidade Vital . Desde 2022, realiza pesquisas relacionadas à Motricidade Vital.
KELLY BOTELHO ASSIS MATTOS
LAÍS ALMEIDA MASCARENHAS
LUCAS LUAN DE BRITO CORDEIRO
Formado no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde foi bolsista de Residencia Pedagógica, Iniciação Cientifica e Iniciação a Docência. Hoje, é docente pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF). Atualmente trabalha na Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais. Pós-graduado em Educação Infantil pela Faculdade Focus e mestrando em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes (GEPEFERS) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Exercício Físico do IFCE.
LUCIANA DE OLIVEIRA NUNES
Professora da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre. Mestra e doutora pelo PPGCMH ESEFID UFRGS. Pesquisadora da Educação Física Escolar e da Educação Libertadora de Paulo Freire. Autora da tese de doutorado (2024) e do livro “Pedagogia da oprimida: o aprender da professora de Educação Física pela experiência autoetnográfica inspirada em Paulo Freire”, editado pela EADes Envolvimento Humano, em 2025 – eades.com.br/livros.
MÁRCIO CARDOSO COELHO
Professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Doutor em Ciências do Movimento Humano – PPGCMH/UFRGS.
MARIA ISABELLY SAMPAIO RICARDO
Possui formação técnica em Comércio pelo IFCE – Campus Baturité.
MARTA GENÚ SOARES
Pós-doutora pela Université de Montpellier/França e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014-2015). Doutora em Educação. Professora Titular da Universidade do Estado do Pará, lotada no Programa de Pós-Graduação em Educação/UEPA, na graduação em Educação Física. Líder do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores e Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Ressignificar – Experiências inovadoras na formação de professores e prática pedagógica. Temáticas de estudo: formação de professores, currículo e prática pedagógica.
OSMAR MOREIRA DE SOUZA JÚNIOR
RAPHAELL MOREIRA MARTINS
Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp – Rio Claro (2017). Professor do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professor do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF/IFCE.
RENÉE DE SIQUEIRA MACHADO FARIA
RODRIGO DO VALE DOS SANTOS
Possui graduação em Educação Física – Claretiano Centro Universitário (2019) e especialização em Educação Física com ênfase na inclusão – Intervale (2023). Atualmente é professor de Educação Física da Prefeitura Municipal de Fortaleza e mestrando em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física.
ROSA MALENA DE ARAÚJO CARVALHO
TIAGO TENDAI CHINGORE
Doutor em Filosofia. Professor da Universidade Licungo-Moçambique no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação/Ensino de Filosofia. Mestre em Ciência Política e Estudos Africanos. Membro do Grupo de Pesquisa Sociedade, Política e Ética do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento Comunitário e Ambiente-CEDECA (Moçambique) e do Grupo de Pesquisa Formação de Professores (UEPA).
VALDILENE ALINE NOGUEIRA