Autores: Francisco Silva Cavalcante Junior (Orgs.)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7993-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-7988-9
DOI: 10.24824/978652517993.3
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 160
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ADRIANA INÊS DE PAULA
Licenciada em Educação Física pela UNESP-Bauru. Especialista em Educação Física Adaptada pela UNICAMP. Mestre e Doutora em Ciências da Motricidade Humana pela UNESP-Rio Claro. Docente do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua nas áreas de Educação e Diversidade Humana. Coordena os projetos de extensão: “Atividade Física Adaptada” e “Coletivo STIM: o movimento autista na UFPR”.
ANDRÉ FEITOSA DE SOUSA
Militante de Direitos Humanos. Doutor em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (Portugal). Artista visual que desenvolve pesquisa na interface da ancestralidade, das instalações e das performances artísticas.
ÁUREA SILVA DE HOLANDA
Professora titular do Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, diretora adjunta de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI) do CT/UFC e conselheira da Editora UFC. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará, mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
FRANCISCO CARLOS MOURÃO NETO
Advogado com atuação nacional em políticas públicas de proteção a pessoas ameaçadas, consultor jurídico e escritor. Trabalhou por oito anos no Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas no Ceará, tendo exercido as funções de advogado e, posteriormente, de coordenador geral. No estado de Mato Grosso, foi responsável pela implementação do Programa e atuou como supervisor durante dois anos. Atua há quase uma década como assessor jurídico da Escola Waldorf de Fortaleza e já prestou serviços jurídicos ao MST-CE e a outras organizações da sociedade civil. Sua trajetória profissional articula Direito, políticas de cuidado e inovação institucional, com ênfase em escuta qualificada, memória social e reparação simbólica. Como escritor, investiga os atravessamentos entre linguagem, escuta, espiritualidade e poder. Suas crônicas e ensaios costuram experiências de memória, afeto e reinvenção institucional.
FRANCISCO SILVA CAVALCANTE JUNIOR
Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Instituto de Cultura e Arte (ICA) e no PPG em Avaliação de Políticas Públicas (PPGAPP), com interesse em políticas públicas de promoção da saúde mental e nos estudos da felicidade. Atualmente é presidente do Conselho Editorial da Universidade Federal do Ceará e diretor da Editora UFC. Tem pós-doutorado em Comunicação e Produção Literária na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), doutorado (bolsista do CNPq) em Ensino de Leitura e Escrita na Universidade de New Hampshire (EUA), mestrado (bolsista Companheiros das Américas) em Educação Especial na Universidade de New Hampshire (EUA) e graduação em Psicologia (Formação do Psicólogo) na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Coordena o projeto de extensão Editora Escola na Editora da Universidade Federal do Ceará, o projeto de pesquisa Fortaleza 300 anos: biografia e afetos da cidade e o projeto voluntário Comunidade de Ações para Redesenho dos Modos de Existência e Prevenção do Suicídio (CARMENS). Autor de 30 livros, as suas mais recentes publicações são Fortaleza, poéticas do passado: antologia (Editora UFC, 2025) e Repetições (CRV, 2025).
MARCOS VINÍCIUS RIBEIRO DE ARAÚJO
Psicólogo e logoterapeuta, trabalha no contexto clínico e psicossocial voltado ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, Mestre em Avaliação de Políticas Públicas (UFC), com estudos focados no suicídio e no sofrimento psíquico. Vice-coordenador da Comunidade de Ações para Redesenho dos Modos de Existência e Prevenção do Suicídio (CARMENS).
PAOLA TÔRRES COSTA
Atua como médica hematologista e professora de Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Universidade de Fortaleza (Unifor). Sua qualificação acadêmica inclui um pós-doutorado em Biologia Cultural com Humberto Maturana e a formação como Fellow em Medicina Integrativa pela Universidade do Arizona. Além de sua dedicação à ciência, cultiva uma profunda conexão com as artes. Como escritora, poeta, cordelista, compositora e musicista, transita por esses universos com naturalidade, enxergando neles a intersecção entre a precisão científica e a expressão humana. Sua prática é guiada por um compromisso claro: oferecer uma medicina compassiva, inclusiva e integral, isso significa um cuidado que honra a vida, a ciência e o Sistema Único de Saúde (SUS). Acredita no poder da escuta, na delicadeza do olhar clínico e na força transformadora do conhecimento compartilhado. Com o lema “Medicina, Cordel e Cantoria, é remédio que veio pra curar”, ela integra sua expertise médica com a criatividade. Por meio de livros, cordéis e canções, desenvolve uma abordagem centrada na pessoa, combinando simplicidade com tecnologia para promover vidas com sentido, afeto e coerência.
RENATA GIAXA
Psicóloga clínica, com mestrado e doutorado em Psicologia. pós-doutorado em Educação e Saúde. Professora do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Pesquisadora e professora no Centro de Desenvolvimento em Educação Médica (CEDEM) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde atua como pesquisadora e professora do curso de especialização em Educação para as Profissões da Saúde, abordando os temas personalidade, saúde mental, cultura, narrativas literárias e educação.
SARAH MONTEZUMA PINHEIRO CABRAL
Psicóloga clínica e esportiva, atuações e pesquisas no contexto psicossocial voltado para prevenção e posvenção do suicídio. Especialista em Saúde Mental e Coletiva (UECE). Pós-Graduação em Psicologia do Esporte (UNYLEYA). Atualmente mestranda em Avaliação de Políticas Públicas (UFC). Membro da comissão de psicologia do esporte do Conselho Regional de Psicologia (CRP11).
TATIANA PASSOS ZYLBERBERG
Licenciada, bacharel, mestre e doutora em Educação Física pela UNICAMP. Em 2000-2001 foi professora substituta na Unifei em Itajubá-MG, depois atuou em São Paulo, Campinas, Jundiaí e Santo André. Foi consultora do Instituto Sidarta para o projeto Real Beleza-DOVE. Colabora com o Instituto Rodrigo Mendes na área da inclusão desde 2003. Desde agosto de 2011 é docente da Universidade Federal do Ceará (UFC). Como professora, artista e escritora, fundou o projeto “Mulheres e Novelos” para promover educação em saúde para pacientes com endometriose; coordena a Companhia de Dança da UFC, realizando performances com temas de urgência social. Como artista criou a exposição “De Corpos no Mundo” proposta em que os visitantes entram vendados para refletir sobre a existência humana e a complexidade da vida. Desde 1995 é membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) no qual participa do comitê científico do Grupo de Comunicação e Mídia, tendo sido a primeira mulher a coordenar e, a única, a ser duas vezes eleita. Orienta pesquisas na graduação, dedica-se a ações acadêmicas e artísticas interdisciplinares que promovem outros jeitos de ver, ensinar, aprender, pesquisar e criar. É Membro da Academia Itajubense de Letras (AIL) desde 2003. Publicou as seguintes obras literárias: 30 Momentos (2005), A menina do sobrenome complicado (2013), Mulheres e novelos (2013), Gente se reinventa (2014), Gente precisa aprender a se amar (2018), O menino que desenhava o invisível (2019), A gente no outro (2022), Vermelho antigo (2024). Participa das coletâneas do Coletivo Insopitáveis desde 2014. E, depois de anos de espera e luta, tornou-se Mãe, conquista que ressignificou completamente tudo que veio antes.
TEREZINHA TEIXEIRA JOCA
Doutora em Psicologia pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), com pesquisa desenvolvida com surdos. Mestre em Psicologia, com pesquisa desenvolvida com estudantes dissidentes, oriundos de escola tradicional. Psicóloga formada pela Faculdade de Filosofia do Recife (FAFIRE), dedicada à Psicologia e à Educação Inclusiva há 40 anos. Professora do Curso de Psicologia e Coordenadora do Programa de Apoio Psicopedagógico da Universidade de Fortaleza (PAP/UNIFOR). Mãe de duas filhas, avó de dois netos e três netas. Aprendiz da vida, engatinha pela literatura.