Capa do livro: Quais histórias conhecemos da África?:<BR>Literatura e arte

Quais histórias conhecemos da África?:
Literatura e arte

Autores: Alba Patricia Passos de Sousa - Solimar Oliveira Lima - Francisco Aristides de Oliveira Santos Filho (Orgs.)

Africanidades e conhecimentos sobre territórios negros e seus povos se avolumam nas universidades. A África gradativamente se revela em estudos, pesquisas e textos em variados formatos. Mas ainda sabemos poucos sobre as nações negras de antes e depois da colonização. Suas raízes culturais, entretanto, têm nos permitido mergulhar nas trajetórias da sociedade brasileira e nos valores civilizatórios das sociedades africanas. Temos aprendido a nos (re)conhecer e nos esforçamos para ensinar nossas histórias.
A produção sobre africanidades e a difusão de conhecimentos sistematizados em eventos científicos parecem ganhar maior relevância quando nascem na periferia acadêmica, como um centro da multi-campia da Universidade Federal do Piauí, o Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano.  Há, na experiência, múltiplas significações. Como ato coletivo, o evento “Quais histórias conhecemos da África: literatura e arte?” e o livro agora publicado são, sem dúvidas, repletos de resistências.
O livro é uma oportunidade de inserir quem o ler nesse ato de resistir pelo conhecimento. É também um convite para o animus da transformação. As escolas e a sociedade brasileira precisam avançar em equidade e igualdade.

Solimar Oliveira Lima (Organizador)

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7826-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-7823-3
DOI: 10.24824/978652517826.4
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 134
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • CAPOEIRA, TERRITORIALIDADE E IDENTIDADE: construção de territórios de pertença afrodescendente - 11
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS AOS DIREITOS E VALORIZAÇÃO DOS POVOS AFRO-BRASILEIROS - 25
  • ELA É FEIA: o silêncio do racismo, preconceito e discriminação no cotidiano da sociedade - 35
  • INFÂNCIA DA CRIANÇA DO TERREIRO/INFÂNCIA AFRODESCENDENTE: o terreiro como espaço educador e cuidador - 43
  • “CABELO É IDENTIDADE”: resgate da ancestralidade e aceitação dos cabelos naturais, desafios de professoras e crianças em uma turma de educação infantil - 59
  • EDUCAÇÃO EM DEBATE: a inclusão da literatura afro-brasileira no currículo escolar - 75
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA: mãe, eu amo meus traços que se assemelham a você - 85
  • ESTA TERRA MORA EM MIM”: tensões sociais no campo em tortoarado - 93
  • RACISMO E SEXISMO NAS EPÍSTOLAS DE “A COR PÚRPURA”  - 103
  • ENTREVISTA: conversando sobre corporeidades afrodiaspóricas com Túlio Henrique - 113
  • ÍNDICE REMISSIVO - 123
  • SOBRE OS AUTORES - 125

LUCINEIDE DE SOUSA SILVA

Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia e Meio Ambiente (FACUMINAS); Mestranda no Programa Interdisciplinar em Sociedade e Cultura (UESPI). Integrante do Núcleo de Pesquisa em História Cultural, Sociedade e História da Educação Brasileira (NUPHEB). Atua principalmente na área da Geografia Cultural, com ênfase em temáticas relacionadas a Território, Capoeira, Afropertencimento e Negritude.

ROBSON CARLOS DA SILVA

Professor Associado III da UESPI; Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) Brasil, com aperfeiçoamento em Estágio de Pós-Doutoramento em História da Educação Brasileira pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordena o NUPHEB (Núcleo de pesquisas em História Cultural, Sociedades e História da Educação Brasileira).

MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES VASCONCELOS FERNANDES

Licenciada em Pedagogia – (UESPI). Especialista em: Docência do Ensino Superior – (FAR). Educação Global, Inteligências Humanas e Construção da Cidadania – (FESN). Psicopedagogia Institucional e Clínica – (FAEVE). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional (PPGE-UEMA). Membro do Grupo de Pesquisa SAFE: Saúde, Atividade Física e Educação (SAFE/UEMA/CNPq) Professora do Ensino Superior (UEMA). Experiência profissional na Educação Básica. No Ensino Superior, na Educação a Distância. Áreas de estudos: Africanidades; Educação especial/ Inclusiva, Formação de professores; Ludicidade; Estágio Supervisionado; Práticas pedagógicas.

REGINA CÉLIA VILANOVA-CAMPELO

Doutora em Ciências, programa Saúde Coletiva, (FMUSP). Mestre em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Educação Física Escolar – (UESPI). Possui Graduação em Educação Física (UESPI). Professora Adjunta do Departamento de Educação Física(UFPI). Docente permanente do Mestrado Profissional em Saúde da Família PROFSAÚDE/FIOCRUZ/UEMA e do Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado Profissional em Educação (PPGE)/UEMA. Pesquisadora na área de educação física escolar, ensino-aprendizagem em práticas corporais e de lazer, corporeidade, ginástica, manifestações culturais, epidemiologia e saúde.. Líder do Grupo de Pesquisa SAFE.Integrante do OBCORPO (CNPq/UFPI): Observatório do Corpo: mídia, educação e movimento.

MARCOS MENDES DA SILVA

Marcos Mendes da Silva, graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2024). Possui experiência em educação básica, com ênfase em práticas pedagógicas inclusivas. Atua com foco na aprendizagem significativa e no desenvolvimento integral dos alunos. Interessado em políticas públicas educacionais e gestão escolar. Participa de cursos e pesquisas voltados à melhoria da qualidade do ensino. Comprometido com a inovação e a equidade na educação.

GLÁUCIA SILVA FERREIRA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2010). especialista em Docência do Ensino Superior (ISEPRO, 2010), especialista em Educação Especial e Inclusiva (IFPI, 2023), atuou como professora substituta na UESPI/Floriano por 4 anos, atualmente é professora substituta da UFPI/Floriano e trabalhou como professora da educação infantil na rede pública e privada de ensino.

ALBA PATRICIA PASSOS DE SOUSA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC

Professora efetiva do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí – UFP, Campus Amilcar Ferreira Sobral – CAFS

EDUARDO QUINTANA

Doutor em Educação com Pós-Doutorado em Relações Étnicas. Professor Associado do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense. Ogã do Ilê Axé Iyá Nassô Oká. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade e Religião. Conselheiro Municipal de Educação do município de Santo Antônio de Pádua, RJ.

JAQUELINE DE FATIMA RIBEIRO

Pedagoga, Mestre em educação (PPGE-FEUFF), e Especialista em Educação Infantil (PUC-Rio). Professora substituta de Educação Infantil da Universidade Federal Fluminense – INFES/UFF. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade e Religião.

ELIETE MARCELINO DIAS ANDRADE

É uma mulher-negra-mãe-professora-pesquisadora-narradora-autora-artesã apaixonada pelas artes e pelas infâncias. Bordadeira de sonhos, crocheteira de esperanças, parteira de histórias tem aprendido a escreviver e esperançar diariamente, em companhia dos pesquisadores do Grupo Interinstitucional de pesquisaformação Polifonia, do qual faz parte. Mestre em Educação (2024) pelo PPGEdu da FFP-UERJ, professora na Rede Municipal de Educação de Niterói.

ALINE TEIXEIRA DOS SANTOS

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Faculdade de Comunicação na Universidade Federal Fluminense – PPGMC/UFF. Formada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professora de Apoio Especializado na Rede Municipal de Educação de Niterói.

IANA DUARTE DA SILVA ANDRADE

Atuou como bolsista CNPq no Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT) no Colégio Técnico de Floriano (CTF) no período de junho-2015 á junho-2017. Graduada do curso de licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS) na cidade de Floriano-PI. Foi bolsista residente no Programa Residência Pedagógica (PRP) no período de junho-2023 á abril-2024, atuou também como bolsista no Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) como monitora especializada em LIBRAS. Possui experiência prática em planejamento e execução de atividades pedagógicas, habilidades de comunicação eficaz com alunos e equipe educacional, capacidade de adaptar estratégias de ensino para atender às necessidades individuais dos alunos por meio de práticas básicas na LIBRAS. Amante da Educação Inclusiva.

KAROLINE ARAÚJO PEREIRA

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Área de Pedagogia, Biênio 2022-2024. Tem interesse na área de Educação Infantil, Leitura, Oralidade e Escrita, Formação de Professores.

MELLYSSA MARIA MARTINS DE OLIVEIRA CARVALHO

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi Bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP), Área de Pedagogia, Biênio 2023-2024. Tem interesse nas áreas da Neurologia, Psicolinguística, Formação de Professores, Neurociência, Psicologia e Administração.

JEFERSON GOMES DE SOUSA

Professor, preto. Pedagogo (UFPI – 2019), Especialista em Neuropsicopedagogia (UNIALPHAVILLE- 2023). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira (FSV-2020). Docente efetivo no curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Piauí (UESPI – Campus Dom José Vázquez Diaz, em Bom Jesus-PI). Atualmente coordenador do C.L. em Pedagogia da UESPI no Campus Dom José Vázquez Diaz. Membro da comissão de heteroidentificação do CAFS-UFPI. Coordenador da APRIMORAR “Soluções educacionais que transformam” (Floriano-PI). Prof. voluntário da CÁRITAS Diocesana de Oeiras-PI. Interesse na pesquisa na área de Relações Étnico-raciais, formação de professores.

GRASIELA MARIA DE SOUSA COELHO

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Membra do GEPEDI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente. Membra do Grupo de Pesquisa e Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Direitos Humanos (NEIDH), da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho docente, formação docente, docência universitária, Atividade Pedagógica, gênero, raça e equidade. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. É graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação em Magistério pela Universidade Federal do Piauí. É professora na Área de Linguagem e Educação da Universidade Federal do Piauí, no Campus Amílcar Ferreira Sobral (Floriano – PI), atualmente na Vice-coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia.

ISABELA DE SOUZA CAMPOS

Isabela de Souza Campos, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2024). Possui experiência em educação básica, com ênfase em práticas pedagógicas inclusivas. Preza por uma aprendizagem significativa com objetivo no desenvolvimento integral dos alunos. Interessado em políticas públicas educacionais e em uma educação inclusiva. Participa de cursos e pesquisas voltados à melhoria da qualidade do ensino inclusivo em busca de um avanço na educação de todos os alunos.

CARLA DAIANY RIBEIRO DOS SANTOS

Graduando em Licenciatura Plena em Pedagogia – UESPI.

JANAINA MARIA DUARTE DA SILVA

Graduando em Licenciatura Plena em Pedagogia – UESPI.

LEONARDO DA SILVA SANTANA

Graduado em Licenciatura Plena em História – UESPI e Graduando em Bacharelado em Direito – UESPI.

ROBISON RAIMUNDO SILVA PEREIRA

Mestre em Ciências Sociais – UFSCAR, professor da UESPI e membro do NEPA – Núcleo de Estudos e Pesquisa Afro.

SABRINA DE SOUSA BARROS LIMA

Acadêmica do curso bacharelado em Direito pela Universidade Estadual do Piauí, orientada por Robison Raimundo Silva Pereira.

FRANCISCO ARISTIDES DE OLIVEIRA SANTOS FILHO

Professor de História, pesquisador independente e editor da Revista Acrobata.

CARMEN LÚCIA OLIVEIRA COSTA

Acadêmica formanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí, Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia clínica, institucional e hospitalar pela Faculdade Malta, Pesquisadora na área de atuação da psicopedagogia na rede municipal de Floriano-PI, e ex-monitora do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (PIBID).