Capa do livro: EDUCAÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO <br> Práticas e Processos Educacionais em Diferentes Cenários

EDUCAÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO
Práticas e Processos Educacionais em Diferentes Cenários

Autores: Klinger Teodoro Cirí­aco
Giovani Ferreira Bezerra

Esta é uma coletânea que envolve experiências profissionais e estudos realizados em quatro universidades públicas brasileiras (UFMS, UEMS, UFGD e UNESP). As discussões abordadas contemplam distintos recortes temáticos relacionados às múltiplas facetas de temas inter-relacionados, a saber: Educação Básica, Formação de Professores e Inclusão Escolar. Nesse contexto, o leitor encontrará aqui um panorama de diversos cenários e práticas que englobam ensino, pesquisa e extensão já realizadas e/ou em desenvolvimento nessas instituições de ensino superior. Acreditamos que a produção colaborativa e interinstitucional ora apresentada pode contribuir para o avanço das discussões nas áreas enfocadas, bem como esperamos suscitar tantas outras dúvidas, pois este não é um trabalho que se pretenda definitivo, mas, sim, formativo para leitores, organizadores e (co)autores Convidamos todos e todas a conhecer as reflexões e (pro)posições esboçadas nesta coletânea, interagindo dialeticamente com os saberes e fazeres da educação ora socializados. Acreditamos que é nessa relação colaborativa e dialógica que nos tornamos pesquisadores, autores de nossa história e leitores não só da palavra, mas, sobretudo, leitores do mundo. Desejamos, pois, juntarmo-nos aos esforços dos demais estudiosos e pesquisadores, compartilhando nossos próprios itinerários de vida e formação. Assim, entendemos que esta coletânea cumprirá seu propósito à medida que, por estas páginas, o leitor nos acompanhar, concordando, discordando, (re)fazendo trajetórias, enfim, pronunciando, também, a sua palavra.  

 

Impresso
de R$ 76,05 por
R$ 58,50
Digital
de R$ 63,48 por
R$ 43,88

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-850-6
DOI: 10.24824/978858042850.6
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 264
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO <br> Práticas e Processos Educacionais em Diferentes Cenários

ANGÉLICA ZANETTI GRATÃO

Pedagoga formada pelas Faculdades Integradas de Três Lagoas – AEMS. Atualmente é membro do Grupo de Estudos “Prática  Leitura''Letramento Literário”, e do Projeto de Extensão “Asas da Leitura”, ambos ligados ao curso de Pedagogia da AEMS.

CAROLINE TOURO BELUQUE EGER

Professora e Coordenadora do Curso de Letras das Faculdades Integradas de Naviraí. Mestra em Letras, área de concentração Literatura e Práticas Culturais pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente desenvolve projetos de Formação Continuada para professores da rede Municipal de Ensino. Atua nas áreas de Literatura e Linguística com ênfase nos seguintes temas: Literatura Brasileira, Literatura Comparada e Letramento.

EDUARDO CAPUTE

Licenciado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas - UFMS/CPTL. Suas pesquisas, realizadas ainda na graduação, focam as áreas de História Cultural e Identidade com aprofundamentos em Ensino de História.

EVANDRO TORTORA

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2013) e em Pedagogia pela Universidade Paulista - UNIP (2009). Possui experiência profissional como professor das séries iniciais do Ensino Fundamental e professor da Educação Infantil. Atualmente é aluno de mestrado do programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru e participa do Grupo de Estudos em Psicologia da Educação Matemática, no qual desenvolve pesquisas relacionadas às resolução de problemas e geometria, atitudes em relação à matemática, gênero e desempenho em resolução de problemas e atribuição de sucesso e fracasso escolar, com ênfase nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA

Assistente Social pelas Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Três Lagoas/MS. Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, Polo de Agua Clara/MS. Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, cidade universitária de Paranaíba/MS. Docente do Curso de Serviço Social das Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS), Três Lagoas/MS. Atua como Assistente Social da Psiquiatria Infantil do município de Três Lagoas/MS. Realiza estudos sobre os seguintes temas: Políticas Públicas, Educação, Diversidade sexual e Violência.

GEILIANE APARECIDA SALLES TEIXEIRA

Mestra em Educação pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Professor José Carlos da Silva em Naviraí/MS. Coordenadora e docente do Curso de Pedagogia FINAV/UNIESP. Orientadora Municipal do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Atua na área de Educação com ênfase na Alfabetização.

GILZA MARIA ZAUHY GARMS

Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp. Possui graduação em Pedagogia pela mesma instituição, Mestrado (1993) e Doutorado (1998) em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp campus de Marília e Pós – Doutorado pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp campus de Assis. É líder do grupo de pesquisa FOPREI – Formação de Professores e Educação Infantil.

GIOVANI FERREIRA BEZERRA

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Unidade Universitária de Paranaíba). Pedagogo, licenciado pela UEMS/Unidade Universitária de Paranaíba. Professor Assistente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Naviraí, nos cursos de Ciências Sociais e Pedagogia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Desenvolvimento Humano e Inclusão (GEPEDHI). Atua na área da Educação Especial, com ênfase na Psicologia Histórico-Cultural, Marxismo e Pedagogia Histórico-Crítica.

GIOVANA PEREIRA SANDER

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da mesma universidade. Participa do Grupo de Estudos em Psicologia da Educação Matemática, no qual desenvolve pesquisa sobre resolução de problemas e atitudes em relação à Matemática.

IZOLINA DIONIZIA DE OLIVEIRA

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

JEHU VIEIRA SERRADO JÚNIOR

Pedagogo formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas-MS. Mestre em Educação na linha de pesquisa de Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCT/UNESP - campus de Presidente Prudente-SP. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas “Formação Docente e Fundamentos da Educação”. Atualmente é professor e Coordenador do Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Três Lagoas - AEMS, e Diretor da Faculdade Paulista / Instituto Piaget, Polo de Três Lagoas-MS.

JOSÉ EDUARDO DE OLIVEIRA EVANGELISTA LANUTI

Mestrando em Educação pela FCT - UNESP de Presidente Prudente (2013-2015) com financiamento da FAPESP. Licenciado em Matemática (2009) e em Pedagogia (2012). Colaborador do CPIDES (Centro de Inclusão, Digital e Social) e membro do grupo de pesquisa API (Ambientes Potencializadores para Inclusão), ambos da FCT - UNESP (Presidente Prudente). Foi professor de Matemática, Física, Informática Educacional e Experiências Matemáticas (atuação com o Game Superação Já! do Instituto Airton Senna) da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo (2010-2012). Tem experiência na área de Educação e Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem de Conceitos Matemáticos; Educação Especial; Inclusão Escolar; Atividades Práticas/Experimentais no Ensino de Matemática.

KLAUS SCHLUNZEN JUNIOR

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Professor livre-docente em Informática e Educação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (2007), e estágio de Pós-doutoramento na Universitat de Barcelona (2009). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, informática na educação, tecnologias de informação e comunicação, educação a distância e aprendizagem organizacional.

KELLY CRISTINA COSTA MARTINS

Pedagoga formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas-MS. Mestre em Educação na pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCT/UNESP - campus de Presidente Prudente-SP. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Três Lagoas – AEMS, e da Faculdade Paulista / Instituto Piaget, Polo de Três Lagoas-MS. Coordena o Grupo de Estudos “Práticas de Leitura e Letramento Literário”, e o Projeto de Extensão “Asas da Leitura”, ambos ligados ao curso de Pedagogia da AEMS.

KLINGER TEODORO CIRÍACO

Professor Assistente e Coordenador do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Câmpus de Naviraí). Doutorando em Educação pela FCT/UNESP. Mestre em Educação pela FCT/UNESP. Pedagogo pela UFMS/Câmpus Três Lagoas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Início da Docência e Ensino de Matemática – GEPIDEM/UFMS/CNPq. Atua na área de Educação e Educação Matemática com ênfase nos seguintes temas: Infância e Educação Infantil, Ensino e Aprendizagem de Conceitos Matemáticos, Formação de Professores, Início da Docência e Desenvolvimento Profissional.

LENI APARECIDA SOUTO MIZIARA

Doutoranda no Programa de pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB/MS). Coordenadora Pedagógica da rede Estadual de Mato Grosso do Sul. Docente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pesquisadora do grupo de Estudos Incubadora de gestores e lideranças educacionais (IGLE) da UNESP- Araraquara-SP e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE) da UEMS/Paranaíba.

LUCELIA TAVARES GUIMARÃES

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS-Paranaíba). Pesquisadora do Grupo de Políticas Educacionais e Curriculares da PUC-SP e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE) da UEMES/Paranaíba.

MARIA RAQUEL MIOTTO MORELATTI

Doutora em Educação (Currículo) pela PUC/SP (2001) e mestre em Matemática pela UFSCar (1992). É professora assistente doutora e a atual Chefe do Departamento de Matemática e Computação (DMC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), UNESP, Campus de Presidente Prudente. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática no período 2006-2010. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da FCT/Unesp, na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos em Educação, orientando trabalhos na temática ensino e aprendizagem de matemática, formação de professores de matemática e novas tecnologias educacionais. É coordenadora do Grupo de Pesquisa "Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores" desde 2002.

MARCOS PEREIRA COELHO

Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre em Educação pela mesma universidade e, atualmente, doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

MÔNICA VASCONCELLOS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense e líder do GED/CNPq (Grupo de Estudos ligados à Docência). Tem experiência nas áreas da Educação e Educação Matemática e tem desenvolvido pesquisas com o apoio da CAPES, do CNPq e da FUNDECT, relacionadas aos seguintes temas: formação docente e práticas pedagógicas, saberes docentes, desenvolvimento profissional, início da docência e ensino de Matemática.

NELSON PIROLA

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em Educação (área de Concentração em Psicologia Educacional) pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educação (área de Concentração em Educação Matemática), pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Possui livre-docência em Educação Matemática pela UNESP. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Conceitos e Solução de Problemas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, solução de problemas, educação continuada e ensino de matemática. É diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo - Triênio 2008-2010 e 2011-2013 Atualmente é coordenador do curso de Pedagogia PARFOR (UNESP/CAPES). Docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP - Bauru.

ROSELI MARIA ROSA DE ALMEIDA

Licenciada em Pedagogia, Pós Graduada em Educação Infantil e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é professora Assistente da UFMS no Campus de Naviraí - CPNV, coordena o Projeto de Extensão ‘Formação de professores em leitura e literatura infantil’ e é líder do GEPPETE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Prática Educativa e Tecnologia Educacional, na linha de pesquisa ‘Leitura, escrita e literatura’. Estuda principalmente os seguintes temas: Alfabetização e Letramento; Fundamentos e métodos de alfabetização; práticas de leitura e escrita na educação básica; práticas de leitura em bibliotecas escolares; Letramento em meios.

SHEILA DENIZE GUIMARÃES BARBOSA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998), mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB/2005) , doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Professora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Participa do grupo de pesquisa GED/CNPq - Grupo de Estudos Ligados à Docência. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

TARCÍSIO LUIZ PEREIRA

Doutorando em Educação (Linha de Pesquisa: História, Políticas e Educação) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Câmpus de Campo Grande-MS). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP, Câmpus de Presidente Prudente-SP). Pedagogo, licenciado pela UFMS/Três Lagoas-MS. Professor de Séries Iniciais habilitado pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério – CEFAM/Andradina-SP.

VALDECI LUIZ FONTOURA DOS SANTOS

Habilitado para o Magistério da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pelo CEFAM Prof. Argemiro Machado Filho (Andradina -SP), Graduado em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Rui Barbosa - FIRB (Andradina - SP), Especialista em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (Três Lagoas - MS) e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista -UNESP (Presidente Prudente - SP). Professor da área de Didática junto a UFMS, Campus de Três Lagoas - MS. Possui experiência profissional nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil nas áreas de Formação e desenvolvimento profissional do pedagogo, Formação contínua em serviço de professores, Pedagogia de projetos, Avaliação da Aprendizagem, Planejamento Educacional e demais temas da área da Didática.

VANESSA ALVES BERTOLLETI

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre em Educação pela mesma universidade. Professora assistente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí.

VIVIANE APARECIDA FERREIRA FAVARETO CACHEFFO

Pedagoga e Mestre em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/Unesp. Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico pela Facinter. Doutoranda em Educação pela FCT/Unesp e bolsista Capes. Membro do grupo de pesquisa FOPREI – Formação de Professores e Educação Infantil.