Capa do livro: Docência universitária em perspectiva

Docência universitária em perspectiva

Autores: Altair Alberto Fávero - Carina Tonieto - Daniê Regina Mikolaiczik (Orgs.)

A presente coletânea é a continuidade de um amplo e qualificado processo de estudos, pesquisas e práticas docentes que tem ocorrido em torno da disciplina de Estágio Docência I: Pedagogia Universitária, ministrada pelo Docente Permanente Dr. Altair Alberto Fávero, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, articulado com o projeto de Pesquisa “Docência Universitária e Políticas Educacionais” desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (Gepes/PPGEdu/UPF). A proposta do Estágio de Docência como tempo e espaço formativo é uma das tônicas importantes e fundamentais para estruturar o trabalho teórico-didático com os mestrandos e doutorandos dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de Passo Fundo e que perpassa os capítulos esta coletânea. Composta de 19 capítulos, articula as seguintes temáticas: improvisação docente, criatividade, desenvolvimento profissional, perspectivas didáticas, interdisciplinaridade, metodologias ativas, práticas reflexivas, resolução de problemas, práticas desruptivas, saberes docentes, tecnologias digitais, dentre outros.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7924-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-7925-4
DOI: 10.24824/978652517924.7
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 326
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM PERSPECTIVA - 11
  • PREFÁCIO - 21
  • A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: POTENCIALIDADES A PARTIR DO ESTÁGIO DA PÓS GRADUAÇÃO - 25
  • IMPROVISAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: FORMAÇÃO E CONHECIMENTO PARA O EXERCÍCIO COMO BASE SÓLIDA - 41
  • IMPROVISAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR VOLTADO À CRIATIVIDADE - 57
  • DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: UM PROCESSO CUIDADOSO DO SER E DA PRÁTICA - 69
  • FORMAÇÃO STRICTO SENSU: REFLEXÕES ACERCA DA ELETIVIDADE DE DISCIPLINAS ESPECÍFICAS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA - 83
  • DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM FOCO: SABERES, NÃO SABERES E EPISTEMOLOGIAS EMERGENTE - 97
  •  A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO UMA METODOLOGIA FUNCIONAL E PARTICIPATIVA DE ENSINO - 109
  • METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE  - 121
  • A PESQUISA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: DA LÓGICA REPRODUTIVISTA À PERSPECTIVA CRÍTICO-REFLEXIVA - 139
  • A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS E INTEGRAÇÃO ENTRE PESQUISA E ENSINO - 155
  • PRÁTICAS DISRUPTIVAS E SABERES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: FUNDAMENTOS PARA NOVAS PERSPECTIVAS NO ENSINO SUPERIOR - 171
  • O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS CRÍTICAS NO ENSINO DE FILOSOFIA - 187
  • INTERAÇÃO HUMANA E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES - 203
  • A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM ENGENHARIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA - 221
  • ÉTICA DOCENTE: O COMPROMISSO MORAL QUE TRANSFORMA VIDAS E A SOCIEDADE - 233
  • INTERDISCIPLINARIDADE, OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA - 249
  • INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: VANTAGENS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES - 259
  • A INTERDISCIPLINARIDADE E OS ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS DO ENVELHECIMENTO HUMANO - 271
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA E HIBRIDIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: dilemas e desafi os para professores no “descortinar” da sociedade da informação - 283
  • ÍNDICE REMISSIVO - 307
  • CURRÍCULOS DOS ORGANIZADORES - 313
  • CURRÍCULOS DOS AUTORES - 315

ALTAIR ALBERTO FÁVERO - UPF

É Pesquisador Produtividade do CNPq, possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Professor e pesquisador no Curso de Filosofia, Mestrado e Doutorado em Educação da UPF. Desenvolver os projetos de Pesquisa Docência Universitária e políticas educacionais (em andamento desde março de 2012) e Políticas Curriculares para o Ensino Médio (em andamento desde outubro de 2020). É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/PPGEduUPF) e Integra o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (?GIEPES/Unicamp). Membro do Grupo Interinstitucional EMpesquisa e pesquisador do projeto “A reforma Ensino Médio com a Lei 13415/2017: percursos da implementação nas redes estaduais e da rede federal de Ensino Médio”.

CARINA TONIETO – IFRS/UPF

Pós-doutora em Educação (UPF). Doutora em Educação (UPF), Mestre em Educação (UPF/Bolsista Capes), especialista em Gestão Educacional (UFSM), graduada em Filosofia (UPF), pesquisadora e vice-coordenadora no Projeto de Pesquisa Docência Universitária e políticas educacionais. Professora do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS/Campus de Ibirubá). Vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior - GIEPES, ligado à Unicamp. Membro do Grupo Interinstitucional EMpesquisa e pesquisador do projeto “A reforma Ensino Médio com a Lei 13415/2017: percursos da implementação nas redes estaduais e da rede federal de Ensino Médio”.

DANIÊ REGINA MIKOLAICZIK – UPF

Doutoranda em Educação no PPGEdu/UPF (ingresso em agosto de 2022), Mestre em Educação pela UPF. Especialização em Teorias e Metodologias da Educação pelo IFRS - Campus Sertão. Graduação em Pedagogia pela UFFS - Campus Erechim. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF/RS).

ALINE BIELAK DOS SANTOS – UPF

Mestranda em Bioexperimentação Animal pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Patologia Animal pela UPF, graduada em Medicina Veterinária pela UCEFF (Unidade Central de Educação FAI Faculdades). Atua com temas relacionados à inspeção de produtos de origem animal e patologia animal.

ALINE WAGNER MENEGHETTI – UPF

Mestranda (Bolsista Capes) em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Especialista em Liderança Estratégica (ULBRA), Especialista em Liderança e Comportamento Organizacional (ATITUS), Especialista em Psicologia Organizacional: Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (UNOESC), Graduada em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Professora da Educação Infantil e Anos Iniciais pelo Centro de Educação Básica Conde D’eu. 

ANA PAULA DA CRUZ SCHULTZ – UPF

Mestranda em Envelhecimento Humano (Bolsista Capes) pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Enfermagem do Trabalho (UPF) e Graduada em Enfermagem (UPF/RS/Brasil).

ANA PAULA NICOLODI TONIAL – UPF

Mestranda em Envelhecimento Humano (Bolsista Capes) pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Direito Penal e Processo Penal (Atitus) e Graduada em Direito e Psicologia (UPF/RS/Brasil).

ANDRESSA ROSSATTO – UPF

Doutoranda em Engenharia Civil e Ambiental (Bolsista Capes) pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Especialista em Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos promovido pelo Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

BRUNO CENA MACEDO – UPF

Especialista em Psicopedagogia (FAMART); em Educação (IFSUL); em Linguagens e suas tecnologias (UFPI); em Ciência da Literatura (FAD) e em Orientação Educacional e Supervisão Escolar (F. LÍBANO). Graduado em Letras/Espanhol (UESPI) e em Letras/Português (UNINASSAU). Mestrando em Letras (PPGL/UPF).

BRUNO GABRIEL GOMES CARDOSO – UPF

Mestrando em Educação na Universidade de Passo Fundo, pelo Programa de Pós-graduação Em Educação/UPF. Tem especialização em Gestão Escolar pela Faculdade de Administração, Ciência e Educação (FAMART), polo Porto Alegre. Graduado em Pedagogia pelo Centro universitário Leonardo da Vinci, polo Alvorada. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (UPF/RS). Membro do grupo de estudo Café com Paulo Freire Alvorada (IFRS – Campus Alvorada).

CATARINA PERSICI RIBEIRO – UPF

Mestranda em Educação, bolsista CAPES pelo PPGEdu/UPF. Especialização em Neuropsicopedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI). Graduação em Pedagogia (L) pelo Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Humana (UPF/RS). Professora da educação básica.

DANIELA DE LINHARES GARBIN HIGUCHI – UPF

Mestra em Envelhecimento Humano no PPGEH/UPF. Doutoranda em Envelhecimento Humano no PPGEH/UPF. Especialização em Oftalmologia e subespecialização em Retina e Vítreo pelo Instituto Penido Burnier (IPB), Campinas/SP. Médica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC)/RS. É docente no curso de graduação em Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Passo Fundo. Sócia da Garbinoftalmoclínica, Passo Fundo - RS.

DEISE ELEN ABREU DO BOM CONSELHO – UPF

Doutoranda em Educação no PPGEdu/UPF (Bolsista Capes Prosuc), Mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais pela Fundação Educacional de Divinópolis / Universidade do Estado de Minas Gerais. Especialização em Gestão de Processos Educativos, Avaliação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Newton Paiva. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Movimentos Sociais Populares, Estado e Políticas Públicas, no qual participa do projeto políticas educacionais, Estado e movimentos sociais: diversidade, desigualdade e democracia.

EDNA RODRIGUES DE S. BRUGNOLI – UPF

Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras/UPF, Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Especialização em Literatura pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – RO; e Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura. Graduação em Letras e suas Literaturas pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura.

EDUARDA POSSEBON KUHN - UPF

Mestranda em Educação no PPGEdu/UPF. Graduação em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (Campus Carazinho). É participante do Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação da UPF. Professora na educação infantil da rede privada de ensino na cidade de Carazinho - RS.

EDUARDO LUIS MARCON- UPF

Mestrando em Agronomia no PPGAgro pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduação em Bacharel em Agronomia pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Sertão.

EDUARDO NOVELLO - UPF

Mestrando em Ciências Veterinárias no Programa de Pós-graduação em Bioexperimentação - UPF. É especialista em Medicina Veterinária do Coletivo pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e especialista em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal pela Faculdade Unyleya (UNYLEYA). É graduado em Medicina veterinária pelo Centro de Ensino Superior Riograndense (CESURG), campus Sarandi/RS. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Fisiologia, Comportamento, Bem-Estar e Cultivo de Peixes (UPF/CNPq).

ELISABETH HAFNER FACIN - UNOESC

Mestre em Ciência e Biotecnologia Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Especialista em Gestão Ambiental e Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), e em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente dos cursos de Graduação da Unoesc. Diretora de Ensino da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), campus Joaçaba.

ÉVERTON MARQUES DA SILVA – UPF

Doutorando em Educação no PPGEdu da Universidade de Passo Fundo, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Manaus. Especialização em O Ensino da Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Campus Parintins. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Campus Parintins. É pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Cultura Digital (GEPID-UPF/RS).

FRANCISCO JARDILSON BARROSO FERREIRA – UPF

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Passo Fundo (UPF) e Mestre em Ensino e Formação Docente pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) em parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Possui graduação em Direito (Centro Universitário Estácio do Ceará, 2020), Pedagogia (Universidade Paulista, 2015) e Administração (Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2015). É especialista em Gestão e Coordenação Escolar, Educação Inclusiva, Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Advocacia Cível, Direito Público e possui MBA em Direito do Trabalho Acidentário com foco em acidentes de trabalho. Atua como professor efetivo da Educação Básica no município de Caucaia (CE), onde também exerceu a função de Diretor da Diretoria de Avaliação da Secretaria Municipal de Educação, Diretor Escolar e Superintendente Escolar. Advogado com registro na OAB-CE (nº 44970). É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e membro do Grupo de Pesquisa sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gestão da Educação Básica. Possui experiência em Gestão Escolar, Avaliação Educacional e formação de professores. Tem interesse em pesquisas voltadas para a Gestão da Educação Básica, Formação Docente, Inclusão e Avaliação Educacional.

GIOVANA MARIA DI DOMENICO SILVA - UNOESC

Mestre em Educação pelo Instituto Pedagógico Latino Americano e Caribeño (Iplac/Cuba) – revalidado pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ouro Fino (FFCLOF) e em Pré-Escola e Séries Iniciais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Docente da Graduação e membro do Núcleo de Apoio Pedagógico – NAP da Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste/SC.

GIOVANNA DALQUIAVON – UPF

Mestranda em Educação, bolsista CAPES pelo PPGEdu/UPF. Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduação em Pedagogia (L) pela Universidade de Passo Fundo. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (GEPES-UPF/RS). Professora de Educação Especial.

HUMBERTO FREITAS BAMBINI – UPF

Mestrando em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Professor de Filosofia. Licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo.

JACQUELINE SILVA DA SILVA – UNIVATES

Doutora em Educação (UFRGS). Mestre em Educação (PUCRS). Graduada em Pedagogia (UNISC). Professora titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Atua nos cursos de Pedagogia, no mestrado e doutorado em Ensino e no mestrado e doutorado profissional em Ensino de Ciências Exatas. É pesquisadora na área das Infâncias e Formação de Professores e membro nos projetos de pesquisa “A participação das crianças no cotidiano da Escola de Educação Infantil e da Cidade (FAPERGS/Univates)” e “Ensinando, aprendendo e desenvolvendo produtos educacionais nas Ciências (Univates)”.

JEFERSON DOS SANTOS SCHILLING – UPF

Mestrando em Educação pelo PPGEdu da Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduado em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Participa do Grupo de Pesquisa Fundamentos da Educação (PPGEdu - UPF/RS). Tem interesse em pesquisas sobre Hermenêutica em Educação e a relação das Redes Sociais com a Desinformação e Anticiência na Educação Básica.

JOSYAN WESLLEY DA SILVA SOARES - UPF

Mestre em Linguística Aplicada (UFPA). Especialista em Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e suas Literaturas (UFPA). Graduação em Licenciatura plena Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). É membro do Projeto de Pesquisa “As práticas de linguagem a partir da concepção dialógica de língua(gem) e sua abordagem sociológica, valorativa (UFPA). Doutorando em Letras (UPF).

JULIANA LANFREDI – UPF

Mestranda em Envelhecimento Humano no PPGEH/Universidade de Passo Fundo. Especialização em Estética e Cosmetologia com Ênfase em Raciocínio Clínico pela Universidade do Vale do Taquari. Especialização em Cosmetologia Clínica com Expertise em Estética pela Universidade do Vale do Taquari. Graduação em Estética e Cosmética pelo Centro Universitário IDEAU. Graduação em Agronomia pelo Centro Universitário IDEAU.

KAMILA VIEIRA – UPF

Mestranda em Letras (PPGL/UPF). Graduada em Letras Português/Inglês (UPF).

LARISSA MECCA CHAGAS – UPF

Mestranda em Envelhecimento Humano no PPGEH/Universidade de Passo Fundo. Especialização em Preceptoria em Saúde pelo Hospital Moinhos de Vento. Especialização em Atenção ao Câncer pela Residência Multiprofissional Integrada pela Universidade de Passo Fundo. Graduação em Nutrição pela Universidade de Passo Fundo.

LAUREN HANEL LANG TABOLKA – UPF

Doutoranda em Envelhecimento Humano no PPGEH/Universidade de Passo Fundo. Mestre Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Especialização em Direito Previdenciário pela Universidade de Passo Fundo. Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Graduação em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

LETÍCIA MARCHETTO – UPF

Mestranda em Ciências Veterinárias no Programa de Pós - graduação em Bioexperimentação - PPGbioexp/UPF. Faz residência em clínica médica de pequenos animais da mesma instituição. É graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e especialista em Pneumologia de pequenos animais (UFAPE – intercursos).

LIA HAUSEN – UPF

Doutoranda em Envelhecimento Humano no Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH) da Universidade de Passo Fundo (UPF) – bolsista CAPES. Mestre em Envelhecimento Humano pela UPF. Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Graduação em Educação Física-LP pela UPF. Pesquisadora, com ênfase na área de exercícios físicos, suplementação e epigenética. Membro do Grupo de Pesquisas Laprobic (Laboratório interdisciplinar de produção e análise biológica de compostos) da UPF.

LIDIANE DECONTO BALDASSO – UPF

Mestranda em Ciências Veterinárias pelo Programa de Pós-graduação em Bioexperimentação/UPF. É especialista em Gestão da Qualidade, Higiene e Tecnologia de Produtos de Origem Animal, pela Ifope Educacional. É graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

LILIANE AGUIAR ROSSI – UPF

Mestranda em Educação, bolsista CAPES pelo PPGEdu/UPF. Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Graduação em Geografia (L) pela Universidade de Passo Fundo. Graduação em Pedagogia (L) pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR)). Professora da educação básica.

LILIANE PINTO DA SILVA – UPF

Mestranda em Educação no PPGEdu/UPF. Especialização em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Saúde e Educação em uma Perspectiva Integradora pela Fundação Oswaldo Cruz. Graduação em Psicologia pela Universidade do Planalto Catarinense do município de Lages e em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Campus Lages). É participante do Grupo de Pesquisa sobre Movimentos Sociais Populares, Estado e Políticas Públicas. Psicóloga na Política de Assistência Social e Professora na rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina.

MARCIO GIUSTI TREVISOL – UNOESC

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atualmente é docente da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), atuando como professor da Graduação e pesquisador permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) na linha de pesquisa, Educação, Políticas Públicas e Cidadania. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Pedagógicos e Políticas de Educação Superior em Santa Catarina (Geppppes/SC). Pesquisador da Rede Ibero-Americana de Estudos e Pesquisas em Políticas, Processos de Educação Superior Rieppes Unoesc/Unicamp, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior Gepes-UPF/RS e vice-líder do grupo de pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade. Membro da Rede de Pesquisa Internacional Nexus Scientia. Editor-adjunto da Revista Roteiro (Qualis A2).

MARCOS DE ASSIS SERAFINI

Mestrando em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade de Passo Fundo (UPF) – bolsista CAPES. Especialista em Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduação em Letras: português, inglês e respectivas literaturas pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

MARISETE TRAMONTINA BELTRAME - UPF

Doutoranda em Educação; Mestre em Educação - 2024 -pela Universidade de Passo Fundo (UPF) Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade UNINA (2023) Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade UNINA (2023). Especialista em Língua Portuguesa - Novos Horizontes Teóricos e Práticos (2014). Especialista em Psicopedagogia, pela Universidade de Passo Fundo (2018) Especialista em metodologia da Língua Espanhola, pela Faculdade UNINA(2022). Graduada em Letras, Português - Espanhol e Respectivas Literaturas, pela Universidade de Passo Fundo(2012). Graduada em Letras, Português - Espanhol e Respectivas Literaturas, pela Universidade de Passo Fundo(2012).

MATEUS LORENZON - UPF

Doutorando em Educação (UPF), Mestre em Ensino (Univates), Graduado em Pedagogia (Univates). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior - CAPES.

MYELE PAIM CHIARENTIN – UPF

Mestranda em Educação no PPGEdu/UPF (bolsista CAPES). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo, em 2023, no campus Lagoa Vermelha. É membro do grupo de pesquisa Formação Humana coordenado por Claudio Almir Dalbosco. Atua como Coordenadora pedagógica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Aleixo (educação em tempo integral), na cidade Ibiraiaras-RS.

NAYARA KARINA FERREIRA PEREIRA TATSCH – UPF

Doutoranda em Envelhecimento Humano (Bolsista Capes), pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ciências da Reabilitação (UFRN). Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ODALEA CARLA ANDREIS – UPF

Mestranda em Educação no PPGEdu/UPF (Linha de Pesquisa: Fundamentos da educação). Especialização Gestão Ambiental pela Universidade de Passo Fundo (2009). Especialização em Mídias na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (2015). Especialização em Ensino Religioso (CENSUPEG - 2021). Graduação em Ciências Biológicas - LP pela Universidade de Passo Fundo (2007). Graduação em Artes Visuais (UNIASSELVI - 2021). Professora da rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Sul e da rede Municipal de Vila Maria, ministrando aulas nas áreas Ciências da Natureza.

RAFAEL ANTONIO BARBOSA DO VALE – UPF

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás em 2015, mestrando em Bioexperimentação pela Universidade de Passo Fundo. Atua como Especialista de Produção de suínos na BRF em Curitiba-PR.

REGINA ONEDA MELLO - UNOESC

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Especialista em Letras Português, em Ciências da Educação, em Psicopedagogia e em Formação de Professores e Tutores para atuar no Ensino Superior. Graduação em Letras pela Faculdade de Pedagogia, Ciências e Letras (Fearpe). Docente dos cursos de Graduação presencial e EaD da Unoesc, membro do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Unoesc, membro dos grupos de pesquisa Gestão Organizacional, Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul – Geppes Unoesc/Sul e da Rede Iberoamericana de Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior da Unoesc.

SAMARAH GRACIOLA - UPF

Mestranda em Engenharia Civil e Ambiental pelo PPGEng da Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Data Science pela Universidade Cesumar (Unicesumar). Graduada em Engenharia Química pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atualmente é Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É pesquisadora na área de membranas para tratamento de águas e efluentes.

SUELEN CRISTINE ZANCO – UPF

Mestranda em Bioexperimentação pelo PPGBioexp da Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduada em Gestão de Recursos Humanos (Universidade de Passo Fundo, 2013) e Medicina Veterinária (Universidade de Passo Fundo, 2019). Participou de grupos de pesquisa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq e PIBIC/UPF entre os anos 2016 a 2019. Atualmente é Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

VAGNER JOSE DE ALBUQUERQUE – UPF

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Mestre em Ciências e Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), doutorando em Bioexperimentação pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

VERÔNICA CRISTINA DA SILVEIRA – UPF

Farmacêutica formada pela Universidade de Passo Fundo, Mestranda em Envelhecimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano / UPF. Membro do grupo de pesquisa Laprobic - UPF, no qual participa dos projetos de pesquisa em “Desenvolvimento, produção e controle de qualidade de matérias-primas e produtos farmacêuticos”.

VINICÍUS MAZUI COSTA – UPF

Mestrando em Bioexperimentação (Microbiologia e Imunologia) no programa de pós-graduação em Bioexperimentação (PPGBioexp) da Universidade de Passo Fundo (UPF), bolsista CAPES II. Especialização em inspeção, tecnologia e ciência dos alimentos de origem animal (UPF). Especializando em gestão comercial e vendas (FGV). Graduação em Medicina veterinária (URCAMP). Pesquisador, com ênfase em microbiologia e imunologia, além de atuação na área de Produção animal. Membro do grupo de pesquisas Reprogene (Laboratório de reprodução animal e biotecnologia) (UPF).

VITOR HUGO GOMES PASSOS – UPF

Mestrando (Bolsista Capes) em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Especialista em Gestão e Sustentabilidade Ambiental pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), graduado em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Atualmente trabalha com temas relacionado a comportamento organizacional, Diversidade e Inclusão nas organizações, liderança organizacional, membro do grupo de pesquisa GEGEP – Diversidades.

WIBISON MENEZES SILVA - UPF

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com ênfase na História da Filosofia Antiga. Também é Mestrando em Linguística, com foco em Estudos Clássicos, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com ênfase na História da Filosofia Antiga. É especialista em Metodologia do Ensino Superior e Linguística Aplicada à Produção de Textos pela Faculdade Interamericana de Porto Velho (UNIRON) e em Filosofia e o Ensino de Filosofia pela Faculdade Católica de Rondônia (FCR). Atualmente, está em processo de conclusão de duas especializações: Mídia e Educação, pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), e Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Pedagogia e Letras - Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Atua nas áreas de Educação, Linguística e Filosofia, com ênfase em Estudos Clássicos, Literatura Clássica, Filosofia Antiga, Ensino de Filosofia e Formação de Professores. Dedica-se especialmente à História da Filosofia Antiga, aos estudos sobre Platão, Ética e Alteridade na Antiguidade Clássica.