Capa do livro: Currículo integrado em diferentes contextos

Currículo integrado em diferentes contextos

Autores: Adão Caron Cambraia - Clarinês Hames - Maria Cristina Pansera de Araújo - Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher (Orgs.)

A questão referente ao Currículo Integrado (CI) perpassa o coletivo de professores que integra o Ciclo de Estudos do Currículo Integrado (CECI) desde 2012. Os estudos desenvolvidos proporcionaram um adensamento da compreensão dessa questão e culminaram com a proposta do Livro intitulado Currículo Integrado em Diferentes Contextos. Nele são tematizadas as pesquisas e problematizações da Educação Profissional e Tecnológica, que vincula Trabalho, Educação e CI. Muitos desafios referentes à compreensão, organização, legislação e movimentos legais de implantação e questionamento do tema são abordados desde diferentes referenciais, que se traduzem na perspectiva do materialismo histórico-dialético. Entendimentos da pesquisa como princípio pedagógico e trabalho como princípio educativo perpassam o texto, desde as reflexões sobre as atividades práticas até os fundamentos teórico-metodológicos que embasam os estudos realizados. A obra contribui para o aperfeiçoamento dos professores em formação e atuação na Educação Profissional e Tecnológica, no desenvolvimento de currículos e na formação docente, em geral, bem como daqueles que desejam uma educação transformadora da realidade social.

Impresso
de R$ 68,70 por
R$ 52,80
Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7553-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-7554-6
DOI: 10.24824/978652517553.9
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 11
  • CAPÍTULO 1 DESAFIOS TEÓRICO-PRÁTICOS NA DISPUTA PELA FORMAÇÃO INTEGRADA - 13
  • CAPÍTULO 2 PESQUISA-AÇÃO EM PERSPECTIVA DIALÉTICA COM UMA REFLEXÃO REFERENTE AO CICLO DE ESTUDOS SOBRE CURRÍCULO INTEGRADO - 27
  • CAPÍTULO 3 TRABALHO-EDUCAÇÃO, CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: o currículo integrado e a formação humana profi ssional - 51
  • CAPÍTULO 4 REPERCUSSÕES E MEMÓRIA DOS ENCONTROS SOBRE TRABALHO, EDUCAÇÃO E CURRÍCULO INTEGRADO NA FORMAÇÃO DOS SERVIDORES IFFAR - 67
  • CAPÍTULO 5 A DEFINIÇÃO DE TRABALHO NOS DOCUMENTOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO EIXO DE GESTÃO E NEGÓCIOS DO IFFAR CAMPUS JAGUARI - 85
  • CAPÍTULO 6 A DIMENSÃO TECNOLÓGICA NO TRABALHO PEDAGÓGICO DO CURRÍCULO INTEGRADO NA EPT: a tecnologia para além do fetiche da mercadoria - 105
  • CAPÍTULO 7 CURRÍCULO INTEGRADO: movimentos legais, organizacionais e pedagógicos - 119
  • CAPÍTULO 8 CURRÍCULO INTEGRADO E GESTÃO ESCOLAR: desafi os na educação profi ssional e tecnológica - 137
  • CAPÍTULO 9 CURRÍCULO INTEGRADO NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO: desafi os e possibilidades - 153
  • CAPÍTULO 10 ENSINO MÉDIO INTEGRADO: articulação da formação básica e profi ssional no curso técnico em edifi cações (PROEJA) por meio da química dos impermeabilizantes - 165
  • CAPÍTULO 11 FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: fundamentos e perspectivas com foco no currículo integrado - 175
  • CAPÍTULO 12 A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO INTEGRADA - 187
  • CAPÍTULO 13 ESCREVIVÊNCIAS E AFETOS NA PERSPECTIVA DECOLONIAL NO IFFAR CAMPUS SANTO ÂNGELO - 203
  • CAPÍTULO 14 CURRÍCULO INTEGRADO E INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: praxiologias possíveis - 215
  • ÍNDICE REMISSIVO - 229

ORGANIZADORES

ADÃO CARON CAMBRAIA

Graduado em Computação (UNIJUÍ) e Pedagogia (UFSM); Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Professor do IFFar.  Professor e orientador no ProfEPT – Programa de Educação Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Membro da Rede Gaúcha de Pesquisadores em Educação Profissional e Tecnológica. Coordenador do Ciclo de Estudos sobre o Currículo Integrado.

CLARINÊS HAMES 

Licenciada em Ciências Biológicas e Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Professora do IFFar – Campus Santo Augusto.

MARIA CRISTINA PANSERA DE ARAÚJO

Licenciada em Ciências Biológicas (Unisinos); Mestre e Doutora em Genética e Biologia Molecular (UFRGS); Professora Titular UNIJUÍ.

SANDRA ELISABET BAZANA NONENMACHER

Licenciada em Física. Doutora em Educação em Ciências (UFRGS); Mestra em Educação nas Ciências (UNIJUÍ).

AUTORES

AMANDA SOARES ORTIZ DE ALMEIDA

Graduanda em Tecnologia de Processos Químicos no Instituto Federal Farroupilha – campus Panambi. Técnica em Química pelo Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias – Cruz Alta.

CÁTIA KESKE

Doutora em Educação nas Ciências. Docente da Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi.

DENIS DA SILVA GARCIA

Docente de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Frederico Westphalen (IFFar-FW). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

EDUARDA INÊS KLEIN FREITAS

Graduanda em Licenciatura em Computação – IFFar Santo Augusto.

EVELIZE DORNELES MINUZZI

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – UFSM. Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

FÁBIO JÚNIOR DORNELES DOS SANTOS

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Licenciado em Química pelo Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi e em Pedagogia e Letras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci.

FERNANDA HART GARCIA

Docente de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Frederico Westphalen (IFFar – FW). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

JAIME JOSÉ ZITKOSKI

Professor do PPGEDU/UFRGS/LP: Educação, Culturas e Humanidades.

KARINE BUENO DO NASCIMENTO

Licenciada em Educação Física (2012) e Pedagogia (2020) – UNICRUZ. Especialista em Gestão Educacional (2018) – UFSM e Mestre em Educação em Ciências (2015) – UFSM.

LENIR BASSO ZANON

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professora da Unijuí.

MÁRCIA ADRIANA ROSMANN

Docente EBTT, IFFar – Campus Santo Augusto. Licenciada em Pedagogia/Unicruz. Mestre em Educação/UPF. Doutoranda em Educação/UFRGS/LP: Educação, Culturas e Humanidades.

MARCOS JOSÉ ANDRIGHETTO

Doutor em Educação. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Especialista em Práticas Assertivas na Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos. Licenciado em Sociologia e Pedagogia. Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto.

MARIA APARECIDA LUCCA PARANHOS

Docente da Área de Letras do Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Ângelo. Mestre em Linguística.

MARIA CLARA BUENO FISCHER

Professora do PPGEDU/UFRGS/LP: Trabalho, Movimentos Sociais e Educação.

MARIA ESTER RIBEIRO REY

Aluna do Curso de Licenciatura em Física; Bolsista de Iniciação Cientifica – PIBIC/CNPq, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus São Borja.

MARISE RAMOS

Doutora em Educação (UFF) com pós-doutorado em Etnossociologia do Conhecimento Profissional (UTAD/Portugal). Mestre em Educação (UFF). Licenciada em Química (UERJ). Professora Associada da Faculdade de Educação da UERJ. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Fiocruz (aposentada), onde coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. É uma das coordenadoras do Grupo These – Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde UFF/UERJ/EPSJV-Fiocruz. Foi Diretora do Ensino Médio do Ministério da Educação (2003-2004). Coordenou o GT-09 Trabalho e Educação da ANPEd e foi representante do mesmo GT no Comitê Científico. Bolsista de Produtividade do CNPq. Cientista do Nosso Estado da Faperj.

OSMAR LOTTERMANN

Doutor em Educação nas Ciências pela Unijuí. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

RAQUEL FERNANDA GHELLAR CANOVA

Doutoranda do PPG de Educação em Ciências (UFSM). Mestra em Geografia (UFSM). Especialista em Gestão Ambiental (Unijuí). Bacharela em Química Industrial de Alimentos (Unijuí-UERGS). Licenciada em Ciências – Habilitação em Química (Unijuí). Docente do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa.

RENATO XAVIER COUTINHO

Doutor e Mestre em Educação em Ciências (UFSM). Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde. Graduado em Educação Física. Docente do Colégio Politécnico da UFSM.

RICARDO ANTONIO RODRIGUES

Licenciado em Filosofia. Especialista em Metodologia do Ensino. Mestre em Filosofia na área de Ética e Filosofia Social (UNISINOS). Doutor em Filosofia na área de Metafísica e Epistemologia pela PUCRS. Pós-Doutor em Filosofia na área de Ética e Filosofia Política pela UFPEL. Líder do Grupo de Pesquisa Ética, Epistemologia e Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica. Docente do Quadro Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica.

ROZILENE VIZZOTTO

Licenciada em Filosofia e em Letras, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Jaguari.

SABRINA CAETANO LOURENÇO

Discente do Curso de Administração de Empresas. Bolsista do projeto: “Concepções de Currículo Integrado na Prática Profissional Docente desde a problematização de situações reais”.

SILVANA DUARTE VEIGA

Aluna do Curso de Licenciatura em Física; Bolsista de Iniciação Científica – PAIC/IFFar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus São Borja.

TAMARA ANGÉLICA BRUDNA DA ROSA

Docente no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), em Santo Augusto, RS. Licenciada em Letras Língua Portuguesa/Inglesa; mestre e doutora em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ; pós-doutora em Linguística pela UnB.

TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES

Licenciada em Física, Mestre e Doutora em Educação, Docente de EBPTT, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus São Borja.

VANISE LUCIANE BRUNHAUSER BILSTEIN

Graduada em Física-Licenciatura pela UNIJUI, e Acadêmica de Licenciatura Química pelo IFFar- Campus Panambi-RS.