Autores: Adão Caron Cambraia - Clarinês Hames - Maria Cristina Pansera de Araújo - Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher (Orgs.)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7553-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-7554-6
DOI: 10.24824/978652517553.9
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ORGANIZADORES
ADÃO CARON CAMBRAIA
Graduado em Computação (UNIJUÍ) e Pedagogia (UFSM); Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Professor do IFFar. Professor e orientador no ProfEPT – Programa de Educação Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Membro da Rede Gaúcha de Pesquisadores em Educação Profissional e Tecnológica. Coordenador do Ciclo de Estudos sobre o Currículo Integrado.
CLARINÊS HAMES
Licenciada em Ciências Biológicas e Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Professora do IFFar – Campus Santo Augusto.
MARIA CRISTINA PANSERA DE ARAÚJO
Licenciada em Ciências Biológicas (Unisinos); Mestre e Doutora em Genética e Biologia Molecular (UFRGS); Professora Titular UNIJUÍ.
SANDRA ELISABET BAZANA NONENMACHER
Licenciada em Física. Doutora em Educação em Ciências (UFRGS); Mestra em Educação nas Ciências (UNIJUÍ).
AUTORES
AMANDA SOARES ORTIZ DE ALMEIDA
Graduanda em Tecnologia de Processos Químicos no Instituto Federal Farroupilha – campus Panambi. Técnica em Química pelo Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias – Cruz Alta.
CÁTIA KESKE
Doutora em Educação nas Ciências. Docente da Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi.
DENIS DA SILVA GARCIA
Docente de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Frederico Westphalen (IFFar-FW). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).
EDUARDA INÊS KLEIN FREITAS
Graduanda em Licenciatura em Computação – IFFar Santo Augusto.
EVELIZE DORNELES MINUZZI
Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – UFSM. Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.
FÁBIO JÚNIOR DORNELES DOS SANTOS
Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Licenciado em Química pelo Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi e em Pedagogia e Letras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci.
FERNANDA HART GARCIA
Docente de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Frederico Westphalen (IFFar – FW). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).
JAIME JOSÉ ZITKOSKI
Professor do PPGEDU/UFRGS/LP: Educação, Culturas e Humanidades.
KARINE BUENO DO NASCIMENTO
Licenciada em Educação Física (2012) e Pedagogia (2020) – UNICRUZ. Especialista em Gestão Educacional (2018) – UFSM e Mestre em Educação em Ciências (2015) – UFSM.
LENIR BASSO ZANON
Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professora da Unijuí.
MÁRCIA ADRIANA ROSMANN
Docente EBTT, IFFar – Campus Santo Augusto. Licenciada em Pedagogia/Unicruz. Mestre em Educação/UPF. Doutoranda em Educação/UFRGS/LP: Educação, Culturas e Humanidades.
MARCOS JOSÉ ANDRIGHETTO
Doutor em Educação. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Especialista em Práticas Assertivas na Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos. Licenciado em Sociologia e Pedagogia. Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto.
MARIA APARECIDA LUCCA PARANHOS
Docente da Área de Letras do Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Ângelo. Mestre em Linguística.
MARIA CLARA BUENO FISCHER
Professora do PPGEDU/UFRGS/LP: Trabalho, Movimentos Sociais e Educação.
MARIA ESTER RIBEIRO REY
Aluna do Curso de Licenciatura em Física; Bolsista de Iniciação Cientifica – PIBIC/CNPq, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus São Borja.
MARISE RAMOS
Doutora em Educação (UFF) com pós-doutorado em Etnossociologia do Conhecimento Profissional (UTAD/Portugal). Mestre em Educação (UFF). Licenciada em Química (UERJ). Professora Associada da Faculdade de Educação da UERJ. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Fiocruz (aposentada), onde coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. É uma das coordenadoras do Grupo These – Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde UFF/UERJ/EPSJV-Fiocruz. Foi Diretora do Ensino Médio do Ministério da Educação (2003-2004). Coordenou o GT-09 Trabalho e Educação da ANPEd e foi representante do mesmo GT no Comitê Científico. Bolsista de Produtividade do CNPq. Cientista do Nosso Estado da Faperj.
OSMAR LOTTERMANN
Doutor em Educação nas Ciências pela Unijuí. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
RAQUEL FERNANDA GHELLAR CANOVA
Doutoranda do PPG de Educação em Ciências (UFSM). Mestra em Geografia (UFSM). Especialista em Gestão Ambiental (Unijuí). Bacharela em Química Industrial de Alimentos (Unijuí-UERGS). Licenciada em Ciências – Habilitação em Química (Unijuí). Docente do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa.
RENATO XAVIER COUTINHO
Doutor e Mestre em Educação em Ciências (UFSM). Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde. Graduado em Educação Física. Docente do Colégio Politécnico da UFSM.
RICARDO ANTONIO RODRIGUES
Licenciado em Filosofia. Especialista em Metodologia do Ensino. Mestre em Filosofia na área de Ética e Filosofia Social (UNISINOS). Doutor em Filosofia na área de Metafísica e Epistemologia pela PUCRS. Pós-Doutor em Filosofia na área de Ética e Filosofia Política pela UFPEL. Líder do Grupo de Pesquisa Ética, Epistemologia e Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica. Docente do Quadro Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica.
ROZILENE VIZZOTTO
Licenciada em Filosofia e em Letras, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Jaguari.
SABRINA CAETANO LOURENÇO
Discente do Curso de Administração de Empresas. Bolsista do projeto: “Concepções de Currículo Integrado na Prática Profissional Docente desde a problematização de situações reais”.
SILVANA DUARTE VEIGA
Aluna do Curso de Licenciatura em Física; Bolsista de Iniciação Científica – PAIC/IFFar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus São Borja.
TAMARA ANGÉLICA BRUDNA DA ROSA
Docente no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), em Santo Augusto, RS. Licenciada em Letras Língua Portuguesa/Inglesa; mestre e doutora em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ; pós-doutora em Linguística pela UnB.
TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES
Licenciada em Física, Mestre e Doutora em Educação, Docente de EBPTT, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus São Borja.
VANISE LUCIANE BRUNHAUSER BILSTEIN
Graduada em Física-Licenciatura pela UNIJUI, e Acadêmica de Licenciatura Química pelo IFFar- Campus Panambi-RS.