Capa do livro: Pedagogia na pandemia:<BR>A reinvenção da Escola da Infância

Pedagogia na pandemia:
A reinvenção da Escola da Infância

Autores: Leonilda Cabrera Pagoto

Este livro narra as experiências de uma Coordenadora Pedagógica apaixonada pela educação das crianças da primeira infância que se viu desafiada a reinventar seu trabalho juntamente com a equipe escolar durante a pandemia da Covid-19. Como fazer com que a escola permanecesse presente na vida das crianças e das famílias sem a possibilidade do contato físico, das conversas, do olho no olho num longo período de fechamento dos prédios escolares? Por onde começar? Que caminhos trilhar? Como acolher os medos e preocupações de todos naquele momento? Como realizar um trabalho potente e que deixasse marcas positivas na vida das crianças diante de um cenário tão assustador? Aqui você poderá acompanhar todo esse percurso, resultado do resgate dos registros feitos na época. Sinta-se convidado(a) a conhecê-lo!

Impresso
de R$ 172,50 por
R$ 132,60
Digital
de R$ 172,50 por
R$ 120,75

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7651-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-7652-9
DOI: 10.24824/978652517651.2
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 268
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 17
  • INTRODUÇÃO - 19
  • CAPÍTULO 1 SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA - 23
  • CAPÍTULO 2 O APARECIMENTO DO VÍRUS DA COVID-19 E O IMPACTO NA VIDA DAS PESSOAS E NA ESCOLA - 27
  • CAPÍTULO 3 O ANO LETIVO DE 2020 - 35
  • CAPÍTULO 4 AS LIVES - 45
  • CAPÍTULO 5 PERCURSO DA EQUIPE ESCOLAR PARA “ALCANÇAR” AS FAMÍLIAS E AS CRIANÇAS NA PANDEMIA - 81
  • CAPÍTULO 6 “POEMA NA CERCA”, UMA AÇÃO COLETIVA - 95
  • CAPÍTULO 7 MEDIDAS ESTRUTURAIS DE PREVENÇÃO A PARTIR DO RETORNO AO TRABALHO PRESENCIAL NÃO OBRIGATÓRIO - 101
  • CAPÍTULO 8 ENTRELAÇAMENTO FORMATIVO  - 107
  • CAPÍTULO 9 PROPOSTAS PLANEJADAS PELAS PROFESSORAS PARA AS TURMAS - 135
  • CAPÍTULO 10 DEVOLUTIVA PARA AS FAMÍLIAS COM AS PROPOSTAS REALIZADAS COM AS TURMAS - 155
  • CAPÍTULO 11 ALGUNS EXEMPLOS DE PLANEJAMENTOS DE TRABALHO ORGANIZADOS PELA COORDENADORA E ENCAMINHADOS ÀS PROFESSORAS - 163
  • CAPÍTULO 12 ALGUMAS AÇÕES REALIZADAS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO - 175
  • CAPÍTULO 13 DUAS DEVOLUTIVAS DA COORDENADORA PARA AS PROFESSORAS - 177
  • CAPÍTULO 14 REUNIÃO DE ALINHAMENTO E SOCIALIZAÇÃO NO TRABALHO - 185
  • CAPÍTULO 15 TERTÚLIA ARTÍSTICA EM REUNIÃO PEDAGÓGICA - 193
  • CAPÍTULO 16 OS ESPAÇOS ESCOLARES - 195
  • CAPÍTULO 17 ORGANIZAÇÃO SEMANAL X ROTINA DOS EDUCADORES E DA GESTÃO ESCOLAR - 217
  • CAPÍTULO 18 EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NA ESCOLA NO RETORNO DAS CRIANÇAS ÀS “AULAS” PRESENCIAIS - 221
  • CAPÍTULO 19 PROPOSTAS REALIZADAS PELAS PROFESSORAS EM MOMENTOS DE HTPCS COMO PARTE DO PROCESSO FORMATIVO - 231
  • CAPÍTULO 20 A BRINCADEIRA SIMBÓLICA - 239
  • CAPÍTULO 21 EXPERIÊNCIAS MARCANTES NO FINALZINHO DA PANDEMIA - 249
  • CAPÍTULO 22 SAINDO DE CENA - 257
  • REFERÊNCIAS - 261
  • ÍNDICE REMISSIVO - 263

LEONILDA CABRERA PAGOTO

Professora e pedagoga por mais de 37 anos, a maior parte na rede pública de São Bernardo do Campo (SP). Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos na Educação e Psicomotricidade. Coordenadora Pedagógica entre os anos de 2010 e 2022, dez deles na Educação Infantil. Aposentada desde 2022, mas com a mesma paixão e interesse pelas pesquisas e estudos que vêm sendo realizados acerca da primeira infância.