Capa do livro: Ainda e sempre Bourdieu: <BR>Reflexões sobre o papel da educação no combate à desigualdade social

Ainda e sempre Bourdieu:
Reflexões sobre o papel da educação no combate à desigualdade social

Autores: Raquel Villardi - Cláudia Capello - Guilherme Caldas de Castro (Orgs.)

Este livro nasce de um grupo de pesquisa sobre o pensamento do sociólogo francês Pierre Bourdieu, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ, congregando estudantes e professores tanto da UERJ quanto da UFRRJ, da UFRJ, da UFF e da FIOCRUZ. Nosso propósito era estudar as reais possibilidades da educação, no que tange ao enfrentamento das desigualdades sociais. Ao longo de meses nos reunimos em seminários, tendo por base textos do teórico, a partir dos quais escrevemos cada um dos capítulos deste livro.
Buscando refletir de que maneira a educação poderia vir a ser, efetivamente, um motor no combate aos intoleráveis níveis de desigualdade, naturalizados em nossa sociedade ao longo dos séculos, apresentamos nossa visão sobre diferentes perspectivas do trabalho pedagógico, em diferentes ambientes e a partir de diferentes políticas – uma reflexão que, em sua diversidade, sempre conta com o olhar perspicaz e a inteligência viva de Pierre Bourdieu.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7813-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-7809-7
DOI: 10.24824/978652517813.4
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 166
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • CAPÍTULO 1 FUTURO DE CLASSE E CAUSALIDADE DO PROVÁVEL: uma reflexão sobre os Escritos de Educação - 17
  • CAPÍTULO 2 MARCAS DE DISTINÇÃO: um olhar sobre o ENEM - 29
  • CAPÍTULO 3 APROPRIAÇÃO DO CAPITAL CULTURAL: desafios da extensão - 41
  • CAPÍTULO 4 OLHARES PELA JANELA: reflexões sobre produções autorais na Extensão - 59
  • CAPÍTULO 5 HABITUS, A EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS CULTURAIS - 81
  • CAPÍTULO 6 EDUCAÇÃO MUSEAL: a subversão do capital cultural hegemônico  - 95
  • CAPÍTULO 7 DIPLOMA: moeda de mercado para o trabalho - 109
  • CAPÍTULO 8 CAPITAL CULTURAL E MOBILIDADE SOCIAL - 119
  • CAPÍTULO 9 O DERRETIMENTO DOS DIPLOMAS: derrubando mitos - 133
  • SOBRE OS AUTORES - 159
  • ÍNDICE REMISSIVO - 163

BRENDA SILVA

Bacharel em Serviço Social pela UFRRJ. Mestranda em Educação pela UFRRJ. Bolsista de extensão nos projetos “De linhas, outras histórias e novas memórias: espaços, temas e sujeitos possíveis à contação e à criação de livros em literatura infantojuvenil” e no Projeto de Extensão “Narrativas sociais em outras histórias e novas memórias: espaços, temas e sujeitos revisitados em literatura infantojuvenil”. Atualmente estou como aluna voluntária do Projeto de Pesquisa “Núcleo de Pesquisa em Linguagem, Educação e Sociedade”.

CAMILA CORRÊA DA COSTA

Produtora Cultural na Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotada no Fórum de Ciência e Cultura, órgão vinculado à Reitoria da instituição e responsável pela articulação da política cultural da universidade. Possui graduação em Direito e é mestre e doutoranda em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde realiza pesquisa sobre direitos culturais, direito de acesso à cultura e as possibilidades de sua concretização pelas universidades públicas brasileiras.

CLÁUDIA CAPELLO

Doutora em Literatura Comparada pela UFF, mestre em Literatura Portuguesa pela UFRJ e licenciada em Letras pela UERJ. É professora associada do IFHT, da UERJ, onde leciona desde 1991, tenso sido professora da Faculdade de Letras e da Faculdade de Educação. É autora de disciplinas do curso a distância do consórcio CECIERJ, onde atuou como coordenadora de tutoria e coordenadora de curso. Trabalha com EAD desde 2001. Possui publicações relacionadas a educação, ensino a distância, comunicação empresarial e processos de construção textual.

FABRÍCIA VELLASQUEZ PAIVA

Doutora em Educação pela UFRRJ. Professora associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Coordenadora de Prática de Ensino 1 e de Tutoria no Consórcio CEDERJ/UFRRJ. Tem experiência em narrativas de formação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, linguagem e sociedade, memória e envelhecimento, práticas culturais. Pesquisadora do NEPEESS e do N’PELES, integrando a REDES dos dois Núcleos: Reunião para Estudos e Diálogos em Educação e Sociedade. Pós-doutoranda pelo Programa de Políticas Públicas e Formação Humana na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

GUILHERME CALDAS DE CASTRO

Possui graduação em Estatística pela UERJ (1985), mestrado em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ (1993), especialização em Design and Innovation Thinking por Stantford – USA (2012), doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ (2014) e pós-doutorado pela Universidade do Porto (Portugal – 2018). Professor da UERJ, na área de Pesquisa de Mercado e Demografia, desenvolve trabalhos na área de marketing, pesquisa de opinião, comportamento do consumidor e montagem de cenários futuros, com especial atenção à questão da mobilidade social.

LARA CRISTINA SPÍNDOLA

Graduanda em Letras (UFRJ). Docente no ensino fundamental e médio e revisora de textos. Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação no Pré-Vestibular Social (RE)Existir (FEBF). Experiência em projetos de natureza social com ênfase na promoção da autonomia e educação. Interesse no ensino crítico da Língua Portuguesa e na conscientização sobre o uso da língua como mecanismo de opressão colonial. Interesse no estudo de Pierre Bourdieu e da cultura como alvo da disputa entre classes.

MARCELO CAMACHO SILVA

Analista de Gestão em Saúde na Fundação Oswaldo Cruz, onde coordena a área de Gestão de Pessoas do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS). É Docente em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu na Fiocruz, Professor Adjunto no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e Professor Substituto no Instituto de Formação Humana com Tecnologia (IFHT) da UERJ. Doutor e Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é graduado em Gestão de Recursos Humanos, Ciências Sociais e Letras. Desenvolve trabalhos nas áreas de políticas públicas, inclusão social, democracia e participação local.

MÁRCIA SPÍNDOLA

Mestre e Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação à distância, prática docente, educação inclusiva e prática pedagógica. É aposentada do Colégio Militar do Rio de Janeiro, onde coordenou o projeto de apoio pedagógico, agraciado com a medalha de “Melhor Prática do Brasil”, entre os colégios militares.

É autora do livro “Docência em Educação a Distância: o professor por um fio”, publicado pela CRV.

MÁRCIA AGUIAR

Doutoranda em Políticas Públicas e Formação Humana na UERJ, com mestrado em Tecnologia pelo CEFET/RJ e MBA em Gestão Universitária. Possui especialização em EAD e graduação em Pedagogia pela UFRJ. Atualmente, é Gerente de Produção Acadêmica no IDE/FGV. Professora no curso de Pedagogia na Cesgranrio. Tem experiência como tutora, coordenadora de MBA, além de ser desenhista instrucional, autora de obras relacionadas à educação. Atuou na Universidade Aberta do Brasil e na avaliação de instituições pelo INEP/MEC. Foi conselheira científica da ABT.

PRISCILA BORGES

Doutora e Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Especialista em Ensino de História e Cultura Afro-brasileira. Licenciada e Bacharel em História (UERJ). Atua como professora-tutora das Licenciaturas da UNISUAM, professora de História da SME-RJ e coordenadora do Pré-Vestibular Social (RE)Existir. Possui experiência no campo do Ensino de História em ambientes não escolares, com ênfase em museus e suas práticas educativas.

RAFAEL MELLO

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana na UERJ, com mestrado em História Social pela UERJ. Possui especialização em História do Brasil pela UFF. É Professor de História do Ensino Médio no estado do Rio de Janeiro pela SEEDUC. Tem experiência como tutor bolsista Capes do Projeto AMBENAP (UNISUAM) entre 2015 e 2017.

RAQUEL VILLARDI

Possui Licenciatura em Letras (UERJ, 1980), Bacharelado em Música Popular Brasileira (UNIRIO, 2015), Mestrado e Doutorado em Letras Vernáculas (UFRJ, 1986 e 1992). Foi Pró-reitora de Graduação da UERJ (2004-2007), e coordenadora executiva dos cursos de graduação tecnológica da Fundação Getulio Vargas. Foi Cientista do Nosso Estado (FAPERJ, 1999 e 2000), Pesquisadora do CNPq e Procientista da UERJ (1998-2006). Atualmente é professora titular da UERJ, atuando no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana. Trabalha com políticas públicas de educação superior; educação, cultura e tecnologia; formação docente

ROSANA S. BERG

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ) e Mestra em Desenvolvimento Local (UNISUAM). Tem experiência na área de Linguagens. Atua como docente no ensino superior e no ensino médio. Os temas de interesse são ensino de língua portuguesa, leitura e produção de textos e avaliações em larga escala. Autora do livro ENEM e ENADE: Análise de Capital Cultural e coautora de Orientações para a escrita acadêmica: memorial de conclusão de curso.