Autores: Raquel Villardi - Cláudia Capello - Guilherme Caldas de Castro (Orgs.)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7813-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-7809-7
DOI: 10.24824/978652517813.4
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 166
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
BRENDA SILVA
Bacharel em Serviço Social pela UFRRJ. Mestranda em Educação pela UFRRJ. Bolsista de extensão nos projetos “De linhas, outras histórias e novas memórias: espaços, temas e sujeitos possíveis à contação e à criação de livros em literatura infantojuvenil” e no Projeto de Extensão “Narrativas sociais em outras histórias e novas memórias: espaços, temas e sujeitos revisitados em literatura infantojuvenil”. Atualmente estou como aluna voluntária do Projeto de Pesquisa “Núcleo de Pesquisa em Linguagem, Educação e Sociedade”.
CAMILA CORRÊA DA COSTA
Produtora Cultural na Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotada no Fórum de Ciência e Cultura, órgão vinculado à Reitoria da instituição e responsável pela articulação da política cultural da universidade. Possui graduação em Direito e é mestre e doutoranda em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde realiza pesquisa sobre direitos culturais, direito de acesso à cultura e as possibilidades de sua concretização pelas universidades públicas brasileiras.
CLÁUDIA CAPELLO
Doutora em Literatura Comparada pela UFF, mestre em Literatura Portuguesa pela UFRJ e licenciada em Letras pela UERJ. É professora associada do IFHT, da UERJ, onde leciona desde 1991, tenso sido professora da Faculdade de Letras e da Faculdade de Educação. É autora de disciplinas do curso a distância do consórcio CECIERJ, onde atuou como coordenadora de tutoria e coordenadora de curso. Trabalha com EAD desde 2001. Possui publicações relacionadas a educação, ensino a distância, comunicação empresarial e processos de construção textual.
FABRÍCIA VELLASQUEZ PAIVA
Doutora em Educação pela UFRRJ. Professora associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Coordenadora de Prática de Ensino 1 e de Tutoria no Consórcio CEDERJ/UFRRJ. Tem experiência em narrativas de formação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, linguagem e sociedade, memória e envelhecimento, práticas culturais. Pesquisadora do NEPEESS e do N’PELES, integrando a REDES dos dois Núcleos: Reunião para Estudos e Diálogos em Educação e Sociedade. Pós-doutoranda pelo Programa de Políticas Públicas e Formação Humana na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
GUILHERME CALDAS DE CASTRO
Possui graduação em Estatística pela UERJ (1985), mestrado em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ (1993), especialização em Design and Innovation Thinking por Stantford – USA (2012), doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ (2014) e pós-doutorado pela Universidade do Porto (Portugal – 2018). Professor da UERJ, na área de Pesquisa de Mercado e Demografia, desenvolve trabalhos na área de marketing, pesquisa de opinião, comportamento do consumidor e montagem de cenários futuros, com especial atenção à questão da mobilidade social.
LARA CRISTINA SPÍNDOLA
Graduanda em Letras (UFRJ). Docente no ensino fundamental e médio e revisora de textos. Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação no Pré-Vestibular Social (RE)Existir (FEBF). Experiência em projetos de natureza social com ênfase na promoção da autonomia e educação. Interesse no ensino crítico da Língua Portuguesa e na conscientização sobre o uso da língua como mecanismo de opressão colonial. Interesse no estudo de Pierre Bourdieu e da cultura como alvo da disputa entre classes.
MARCELO CAMACHO SILVA
Analista de Gestão em Saúde na Fundação Oswaldo Cruz, onde coordena a área de Gestão de Pessoas do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS). É Docente em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu na Fiocruz, Professor Adjunto no Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e Professor Substituto no Instituto de Formação Humana com Tecnologia (IFHT) da UERJ. Doutor e Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é graduado em Gestão de Recursos Humanos, Ciências Sociais e Letras. Desenvolve trabalhos nas áreas de políticas públicas, inclusão social, democracia e participação local.
MÁRCIA SPÍNDOLA
Mestre e Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação à distância, prática docente, educação inclusiva e prática pedagógica. É aposentada do Colégio Militar do Rio de Janeiro, onde coordenou o projeto de apoio pedagógico, agraciado com a medalha de “Melhor Prática do Brasil”, entre os colégios militares.
É autora do livro “Docência em Educação a Distância: o professor por um fio”, publicado pela CRV.
MÁRCIA AGUIAR
Doutoranda em Políticas Públicas e Formação Humana na UERJ, com mestrado em Tecnologia pelo CEFET/RJ e MBA em Gestão Universitária. Possui especialização em EAD e graduação em Pedagogia pela UFRJ. Atualmente, é Gerente de Produção Acadêmica no IDE/FGV. Professora no curso de Pedagogia na Cesgranrio. Tem experiência como tutora, coordenadora de MBA, além de ser desenhista instrucional, autora de obras relacionadas à educação. Atuou na Universidade Aberta do Brasil e na avaliação de instituições pelo INEP/MEC. Foi conselheira científica da ABT.
PRISCILA BORGES
Doutora e Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Especialista em Ensino de História e Cultura Afro-brasileira. Licenciada e Bacharel em História (UERJ). Atua como professora-tutora das Licenciaturas da UNISUAM, professora de História da SME-RJ e coordenadora do Pré-Vestibular Social (RE)Existir. Possui experiência no campo do Ensino de História em ambientes não escolares, com ênfase em museus e suas práticas educativas.
RAFAEL MELLO
Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana na UERJ, com mestrado em História Social pela UERJ. Possui especialização em História do Brasil pela UFF. É Professor de História do Ensino Médio no estado do Rio de Janeiro pela SEEDUC. Tem experiência como tutor bolsista Capes do Projeto AMBENAP (UNISUAM) entre 2015 e 2017.
RAQUEL VILLARDI
Possui Licenciatura em Letras (UERJ, 1980), Bacharelado em Música Popular Brasileira (UNIRIO, 2015), Mestrado e Doutorado em Letras Vernáculas (UFRJ, 1986 e 1992). Foi Pró-reitora de Graduação da UERJ (2004-2007), e coordenadora executiva dos cursos de graduação tecnológica da Fundação Getulio Vargas. Foi Cientista do Nosso Estado (FAPERJ, 1999 e 2000), Pesquisadora do CNPq e Procientista da UERJ (1998-2006). Atualmente é professora titular da UERJ, atuando no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana. Trabalha com políticas públicas de educação superior; educação, cultura e tecnologia; formação docente
ROSANA S. BERG
Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ) e Mestra em Desenvolvimento Local (UNISUAM). Tem experiência na área de Linguagens. Atua como docente no ensino superior e no ensino médio. Os temas de interesse são ensino de língua portuguesa, leitura e produção de textos e avaliações em larga escala. Autora do livro ENEM e ENADE: Análise de Capital Cultural e coautora de Orientações para a escrita acadêmica: memorial de conclusão de curso.