Capa do livro: O estágio supervisionado em educação física na relação entre universidade e escola - Vol. 08

O estágio supervisionado em educação física na relação entre universidade e escola - Vol. 08

Autores: Dijnane Vedovatto - Paula Batista - Elisângela Venâncio Ananias - Gelcemar Oliveira Farias - Samuel de Souza Neto (Orgs.)

Este livro reúne um conjunto de nove textos, dos quais quatro estão diretamente relacionados com a pesquisa denominada “A relação entre a universidade e a escola no estágio supervisionado em Educação Física: estudo de casos múltiplos” e os outros cinco se relacionam a estudiosos sobre a temática do estágio. Assim, este livro está organizado em três eixos: 1. Um quadro sobre o estágio supervisionado; 2. Os desafios do campo do estágio supervisionado; 3. Perspectivas na relação entre a universidade e a escola no estágio supervisionado. O primeiro eixo oferece um panorama geral sobre os estágios em Educação Física. No segundo, exploram-se os desafios desse campo, destacando aqueles relevantes a serem enfrentados. Por fim, o terceiro eixo apresenta perspectivas e possíveis encaminhamentos para fortalecer a relação entre a universidade e a escola no contexto do estágio supervisionado. Concluindo, a obra representa uma contribuição significativa para os estudos sobre estágios supervisionados em Educação Física, promovendo a ampliação das discussões sobre a formação de professores no Brasil.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7599-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-7596-6
DOI: 10.24824/978652517599.7
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 238
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA - 13
  • PREFÁCIO - 19
  • ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: uma revisão sistemática - 23
  • RELAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA: iniciativas a partir dos estágios supervisionados em Educação Física - 45
  • O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: compreensões e significados a partir do seu cotidiano - 65
  • PERCEPÇÕES SOBRE A AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ANTES E APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE ENSINO CENTRADO NO ALUNO - 89
  • PROBLEMATIZANDO INJUSTIÇAS SOCIAIS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: processos formativos colaborativos com professor?s-pesquisadores - 117
  • APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 131
  • O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A AVALIAÇÃO DA PRÁTICA: a nova exigência do Enade 2024 - 155
  • A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL EM CONTEXTO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: um estudo no Brasil e em Portugal - 175
  • ELEMENTOS PARA UMA PEDAGOGIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DA PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE – REDE ESCOLAR – ESCOLA - 199
  • POSFÁCIO - 225
  • ÍNDICE REMISSIVO - 227
  • ÍNDICE REMISSIVO - 231
CAMILA FERREIRA DE CASTRO

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL (2020). Atualmente é professora na rede pública de ensino (Secretaria da Educação do RS – SEDUC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, formação de professores, estágio supervisionado, jogos, recreação, atividade física e escola.

CAROLINA MACHADO DE OLIVEIRA

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano na Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGCMH – UDESC), pesquisando o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado. Mestra em Educação e graduada em Educação Física Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professora dos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) e Pedagogia no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI) e orientadora dos estágios do curso de Educação Física.

DIJNANE VEDOVATTO

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos. É pesquisadora internacional do Centre interuniversitaire de recherche sur la formation et la profession d’enseignants. Líder do grupo Docência, Estágio Supervisionado e Formação de Professores em Educação Física. Editora Associada da Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC). Desenvolve pesquisas sobre formação de professores, profissão docente, inserção profissional, estágio supervisionado.

ELISÂNGELA VENÂNCIO ANANIAS

Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Doutora em Pedagogia da Motricidade Humana pela Unesp-Rio Claro. Estuda e pesquisa as temáticas: Formação de Professores com ênfase no Estágio Supervisionado, Profissionalização do Ensino, Organização Curricular, Prática docente, Programas de Indução e Educação para as Relações étnico-raciais. Pesquisadora dos grupos de pesquisa NEPEF – UNESP/RC; membro do F3p-efice/UFRGS; membro do CRIFPE/Brasil.

ELSA RIBEIRO-SILVA

Doutora em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade de Coimbra, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, e Professora Auxiliar na mesma instituição. Coordenadora do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, Coordenadora dos Estágios Pedagógicos em Educação Física e Coordenadora do Curso de Doutoramento em Ciências do Desporto – Ramo Educação Física. As suas linhas de investigação situam-se no âmbito da formação de professores, supervisão pedagógica e competências e identidade profissionais.

EMILIE ERBETTA MAHAS KAWAMOTO

Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Licenciada em Educação Física pela UFSCar. Professora de educação física da rede privada de ensino no município de São Paulo. Foi integrante do grupo de estudos DEFEF/UFSCar.

FRANCIELE ROOS DA SILVA ILHA

Professora Adjunta da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). As temáticas de maior interesse são: Educação Física Escolar,Trabalho Docente e questões interligadas a tais temáticas, principalmente com ênfase no Currículo, Didática e perspectivas foucaultianas.

GELCEMAR OLIVEIRA FARIAS

Doutora em Educação Física, professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina, vinculada ao Curso de Educação Física, permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano, coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física, atualmente é Coordenadora de Ensino de Graduação.

JANAÍNA DA SILVA FERREIRA

Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), lotada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Doutora pelo programa de pós-graduação em ciências do movimento (UNESP/ Rio Claro). Mestre em Educação pelo programa de pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc- UFRRJ). Graduação em Educação Física (UFRRJ). Pesquisadora dos grupos de pesquisa NEPEF-FPCT/UNESP, DOFPPEN/UNESP e do CRIFPE-Brasil.

JOÃO AZEVEDO

Doutorando em Ciências do Desporto, na Universidade da Maia, em Portugal, investigador colaborador do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano. Atualmente é professor de Educação Física no Colégio Júlio Dinis – International School, lecionando aulas contemplando o currículo de Cambridge. Como investigador atua nas áreas de inovação pedagógica com foco na formação de professores, desenvolvimento profissional, ensino, aprendizagem e avaliação. 

JOÃO FARIA

Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Universidade da Maia, em Portugal. Atualmente, é professor da Academia de Atividade Física no programa Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), desenvolvido pela Câmara Municipal de Gaia, na Escola Básica de 1.º CEB de Laborim de Baixo. Tem estado envolvido na dinamização do projeto de verão GaiaAprende+. Os seus interesses de investigação incluem ensino, aprendizagem e avaliação em Educação Física. 

JOSÉ ANTONIO BICCA RIBEIRO

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente é bolsista de pós-doutorado CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPel (PPGEF/UFPel), atuando na área de concentração Movimento Humano, Educação e Sociedade, dentro das linhas de “Estudos Socioculturais do Esporte e da Saúde” e “Formação Profissional e prática pedagógica da Educação Física”.

JOSUÉ JOSÉ CARVALHO FILHO

Doutor em Educação (UNESP, 2021); Mestre em Educação (UNIR, 2015); Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Inovações Curriculares (AESA/FARO, 2005); Graduado em Pedagogia (UNINTER, 2017); Educação Física (UNIR, 1997) e Direito (FARO, 2005). Atualmente é Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Porto Velho -RO. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UNIR).  É Vice-líder do Grupo de Pesquisa Práxis, vinculado à UNIR; Pesquisador do CRIFPE-Brasil; NEPEF-FPCT/UNESP e DOFPPEN (UNESP).

LARISSA CERIGNONI BENITES

Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC vinculada ao Centro de Ciências da saúde e do esporte – CEFID e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Educação – FAED/UDESC na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação. É membro de grupos de pesquisa vinculados à UDESC, à UNESP/RC e ao CRIFPE-Brasil.

LILIANE DIAS HERINGER CASOTTE

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na linha de pesquisa Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais. Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro do Grupo de Pesquisa Docência, Estágio Supervisionado e Formação de Professores em Educação Física – DEFEF. Servidora – Técnica em Assuntos Educacionais – UFES.  

LUCIANA VENÂNCIO

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (IEFEs-UFC). Professora-pesquisadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF-UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEF-UFRN). Coordenadora do GT Interseccionalidades na Rede Internacional da Relação com o Saber (RIRSA). 

LUIZ SANCHES NETO

Doutor em Pedagogia da Motricidade Humana pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) no Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (IEFEs-UFC). Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEF-UFRN). Coordenador de países distantes do Norte Global da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT Outreach Coordinator). 

MARIANA DE SENA AMARAL DA CUNHA

Professora Auxiliar na Universidade da Maia, em Portugal. Foi coordenadora do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Atualmente, coordena a Prática de Ensino Supervisionada. Desde 2010, tem estado envolvida no ensino, na orientação e colaboração em projetos de investigação (IC&DT; Erasmus+), focando-se no desenvolvimento/identidade profissional, práticas de supervisão, dual careers, ensino, aprendizagem e avaliação. 

MARIÂNGELA DA ROSA AFONSO

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), atuando como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da mesma instituição. Lidera o Grupo de Pesquisa Educação Física e Educação (GPEFE) e membro do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat/UFMT).

PAULA BATISTA

Professora Auxiliar da área da Pedagogia do Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, membro integrado do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto e colaboradora no Centro de Investigação e Intervenção Educativas. Vasta experiência em projetos de investigação e autora de múltiplos artigos e capítulos de livros. Editora Associada do Journal of Sport Pedagogy & Research. A sua investigação gravita em torno da formação de professores, competências e identidade profissionais, supervisão pedagógica e desenvolvimento curricular em Educação Física.

ROQUE LUIZ BIKEL

Doutorando em Educação do PPGE/UDESC, na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação. Mestre em educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina; Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF) e do Centre de recherche international sur la formation et la profession enseignante (CRIFPE-Brasil).

SAMUEL DE SOUZA NETO

Professor Livre Docente do Depto. de Educação do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Chercheur International du Centre de recherche interuniversitárie sur la Formation et Profission Enseignante (CRIFPE-Quebec); Diretor do CRIFPE-Brasil e Lider do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física: Formação Profisisonal e Campo de Trabalho (NEPEF: FPCT). Tem vasta experiência em projetos de investigação, sendo autor de multiplos artigos e capitulos de livro. Editor Associado de Educação: Teoria e Prática. Tem como campo de investigação: formação de professores, inserção profissional, profissão docente e estágio supervisionado (análise da prática).

SOFIA COUTO

Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Universidade da Maia, em Portugal. Atualmente, é professora da Academia de Atividade Física no programa Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), desenvolvido pela Câmara Municipal de Gaia, para alunos do 1º ciclo do ensino básico. Há oito anos ligada ao futebol, tendo já passado pela liderança de vários escalões da formação, como treinadora (UEFA-C). Na área da investigação, tem interesse em diversos temas ligados à prática pedagógica da Educação Física, nomeadamente, o ensino, a aprendizagem e a avaliação.

TRACY MONTEIRO

Assistente Convidada na Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, e doutoranda em Ciências do Desporto com projeto financiado pela FCT (“2023.04401.BD”). Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Desporto, Universidade do Porto e Mestre em Ciências do Desporto, especialização em Desportos Coletivos, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Investiga a conceção de jogos para promover a justiça social e comportamentos democráticos nas escolas.