Autores: Luiz Soares Júnior (Autor) - Roberto Markenson (Organizador)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7705-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-7703-8
DOI: 10.24824/978652517705.2
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
PREFÁCIO ..................................................................................................... 11
Rubens Fabricio Anzolin
VERA BAXTER (MARGUERITE DURAS, 1977) .........................................14
MORTE EM VENEZA (LUCHINO VISCONTI, 1970)...................................15
GOSTO DE SANGUE (JOEL COEN E ETHAN COEN, 1984)....................17
LONGE DO PARAÍSO (TODD HAYNES, 2002)...........................................18
A ESPOSA DE UM ESPIÃO (KIYOSHI KUROSAWA, 2020)......................20
HALLOWEEN (JOHN CARPENTER, 1978).................................................21
MANDABI (OUSMANE SEMBÈNE, 1968) ...................................................22
BELÍSSIMA (LUCHINO VISCONTI, 1951) ...................................................23
HOTEL MEKONG (APICHATPONG WEERASETHAKUL , 2012)..............24
HARD EIGHT (JOGADA DE RISCO) (PAUL THOMAS ANDERSON, 1996) ...25
TARGETS (NA MIRA DA MORTE) (PETER BOGDANOVICH, 1968) ........26
AMOR À FLOR DA PELE (WONG KAR WAI, 2000)....................................28
JEZEBEL (WILLIAM WYLER, 1938).............................................................30
GAROTOS DE PROGRAMA (GUS VAN SANT , 1991)...............................31
OSSOS (PEDRO COSTA 1997)....................................................................32
JEANNE, LA PUCELLE (JACQUES RIVETTE, 1994) ................................33
O TRAIDOR (MARCO BELLOCCHIO, 2019)...............................................34
NO QUARTO DA VANDA (PEDRO COSTA, 2000)......................................35
ERA UMA VEZ EM HOLLYWOOD (QUENTIN TARANTINO, 2019) ..........37
DRAGGED ACROSS CONCRETE (JUSTIÇA BRUTAL)
(S. CRAIG ZAHLER, 2018) .................................................................................39
OLD JOY (KELLY REICHARDT, 2006).........................................................40
PASSAGEIRO, PROFISSÃO REPÓRTER (MICHELANGELO
ANTONIONI, 1975) ........................................................................................41
O ANO DO DRAGÃO (MICHAEL CIMINO, 1985)........................................42
DOR E GLÓRIA (PEDRO ALMODÓVAR, 2019)..........................................43
O SOL ALEGRIA (TAVINHO TEIXEIRA, 2018)............................................44
GOTO, A ILHA DO AMOR (WALERIAN BOROWCZYK , 1969) .................45
O ESTRANHO QUE NÓS AMAMOS (SOFIA COPPOLA, 2017)................46
EM TRÂNSITO (CHRISTIAN PETZOLD, 2018) ..........................................47
SEDUÇÃO DA CARNE (JÚLIO BRESSANE, 2018)....................................49
A CÂMERA DE CLAIRE (HONG SANG SOO, 2017) ..................................51
AQUELE SENTIMENTO DE VERÃO (MIKHAËL HERS , 2015) ................52
THE OTHER SIDE OF THE WIND (ORSON WELLES, 1970) ...................53
A BELA ADORMECIDA (ADOLFO ARRIETA, 2016) ...................................54
O ORNITÓLOGO (JOÃO PEDRO RODRIGUES, 2016).............................56
GAROTO (JÚLIO BRESSANE, 2015) ..........................................................58
RESTER VERTICALE (NA VERTICAL) (ALAIN GUIRAUDIE, 2016).........60
NUM ANO DE TREZE LUAS (FASSBINDER, 1978)...................................62
BRANCO SAI, PRETO FICA (ADIRLEY QUEIRÓS, 2014).........................63
LA BELLE NOISEUSE (JACQUES RIVETTE, 1990) ..................................64
O DIREITO DO MAIS FORTE É A LIBERDADE (FASSBINDER, 1975)....66
MAL DOS TRÓPICOS (APICHATPONG WEERASETHAKUL, 2004) .......67
A MORTE DE LUÍS XIV (ALBERT SERRA, 2016).......................................68
AQUARIUS (KLÉBER MENDONÇA FILHO, 2015) .....................................70
AS BOAS MANEIRAS (JULIANA ROJAS E MARCO DUTRA, 2017) ........73
BENILDE, A VIRGEM MÃE (MANEL DE OLIVEIRA, 1975)........................75
KOMMUNISTEN (JEAN MARIE STRAUB E DANIÈLE HUILLET, 2014).....77
CHAMAS (ADOLFO ARRIETA, 1978) ..........................................................78
A VINGANÇA DE UMA MULHER (RITA AZEVEDO GOMES, 2012)..........79
MÁSCARAS (NOEMIA DELGADO, 1976)....................................................81
SERIAL KILLER (MASAO ADACHI, 1969)...................................................82
HOLY MOTORS (LEO CARAX, 2012) ..........................................................83
DAISY MILLER (PETER BOGDANOVICH, 1974).......................................85
OS TERRORISTAS (EDWARD YANG, 1986)..............................................87
MORE (BARNET SCHROEDER, 1969) .......................................................88
A QUEDA DA CASA DE USHER (JEAN EPSTEIN, 1928)..........................89
OPENING NIGHT (JOHN CASSAVETES, 1977).........................................91
O ASSASSINATO DE UM BOOKMAKER CHINÊS
(JOHN CASSAVETES, 1976)........................................................................92
O ESTRANGULADOR (PAUL VECCHIALI, 1970).......................................93
JACQUES RIVETTE......................................................................................94
VISTO OTHON PELA PRIMEIRA VEZ (EM CASA) E... FILME PUNK......95
DESIGN FOR LIVING (ERNST LUBITSCH, 1933) .....................................96
DOIS DESTINOS (VALERIO ZURLINI, 1963) .............................................97
CATENE (RAFFAELLO MATARAZZO),
O INCOMPREENDIDO (LUIGI COMENCINI) .............................................98
AU HASARD BALTHAZAR (A GRANDE TESTEMUNHA)
(ROBERT BRESSON, 1966).........................................................................99
O ROSTO (INGMAR BERGMAN, 1958).....................................................100
BELLE TOUJOURS (MANOEL DE OLIVEIRA, 2006)...............................101
O IDIOTA (AKIRA KUROSAWA, 1951).......................................................103
O NOVO MUNDO (TERRENCE MALICK, 2005).......................................104
CLASH BY NIGHT (SÓ A MULHER PECA) (FRITZ LANG, 1952) ...........105
TOM, TOM, THE PIPER’S SON (KEN JACOBS, 1969) ............................106
O POÇO E O PÊNDULO (ALEXANDRE ASTRUC, 1964) ........................107
OS OLHOS SEM FACE (GEORGES FRANJU, 1960) ..............................108
BERLIN ALEXANDERPLATZ (FASSBINDER, 1980)................................109
BLIND HUSBANDS (ERIC VON STROHEIM, 1922)................................. 110
LES SAVATES DU BON DIEU (OS INDIGENTES DO BOM DEUS)
(JEAN CLAUDE BRISSEAU, 2000).............................................................111
ANJO NEGRO (JEAN CLAUDE BRISSEAU, 1994).................................. 112
UM JOGO BRUTAL (JEAN CLAUDE BRISSEAU, 1982).......................... 114
A VIDA É ASSIM (LA VIE EST COMME ÇA)
(JEAN-CLAUDE BRISSEAU, 1978)............................................................ 115
ADEUS PHILIPPINE (JACQUES ROZIER, 1962)..................................... 116
NOITE E DIA (HONG SANG SOO, 2008) .................................................. 118
ALEXANDER DOVZHENKO....................................................................... 119
MANILA, NAS GARRAS DA LUZ (LINO BROCKA, 1975) ........................120
RESSURREIÇÕES (FRANK BORZAGE E CARL THEODOR DREYER)124
O MUNDO POR UM FIO (FASSBINDER, 1973)........................................126
STEPHEN DWOSKIN..................................................................................128
JOÃO CÉSAR MONTEIRO.........................................................................130
LÍRIO PARTIDO (D. W. GRIFIFTH, 1919)..................................................131
ESPELHO MÁGICO (MANOEL DE OLIVEIRA , 2005) .............................132
TERRENCE MALICK...................................................................................135
O PRÍNCIPE DAS TREVAS (JOHN CARPENTER, 1986)........................136
WANDA (BARBARA LODEN, 1970)............................................................137
BEATRICE CENCI (RICCARDO FREDA, 1956)........................................139
O RIO DE OURO (PAULO ROCHA, 1998).................................................140
O CÂNTICO DAS CRIATURAS (MIGUEL GOMES, 2006) .......................141
ROMANCE (CATHERINE BREILLAT, 1999)..............................................142
RAPADO (MARTIN REJTMAN, 1992) ........................................................143
QUERELLE (FASSBINDER, 1982).............................................................144
LES NOCES ROUGES (CLAUDE CHABROL, 1973)................................145
DE CERTA MANEIRA (SARA GÓMEZ, 1977)............................................146
LE JOUR DES ROIS (MARIE CLAUDE TREILLOU, 1991) ......................147
OS RITOS DE MAIO (MIKE DE LEON 1976) ............................................148
DEFESA SECRETA (JACQUES RIVETTE, 1998).....................................149
UMA CONFUSÃO CONFUCIANA (EDWARD YANG, 1994).....................150
ELEPHANT (GUS VANS SANT, 2003) .......................................................151
KNOCK AT THE CABIN (M. NIGHT SHYAMALAN 2023) .........................152
MATO SECO EM CHAMAS (ADIRLEY QUEIRÓS E
JOANA PIMENTA, 2022) .............................................................................154
NOSFERATU, O VAMPIRO DA NOITE (WERNER HERZOG, 1979) ......155
STARS AT NOON (CLAIRE DENIS 2022)..................................................156
HISTÓRIA DE TAIPEI (EDWARD YANG, 1985) ........................................157
LITTLE ODESSA (JAMES GRAY, 1994) ....................................................158
AMOR SOB O CRUCIFIXO (KINUYO TANAKA, 1962).............................159
EO (JERZY SKOLIMOWSKI, 2022)............................................................160
LACOMBE LUCIEN (LOUIS MALLE, 1974)...............................................162