Capa do livro: Constelações virtuais

Constelações virtuais

Autores: Luiz Soares Júnior (Autor) - Roberto Markenson (Organizador)

Constelações virtuais é o fruto de um trabalho tenaz, embora não sistemático, que empreendo na sarjeta do actualités hebdomadárias das redes sociais há alguns anos, fazendo crítica e exegese ensaística em nanico formato em um lugar a princípio não adequado para esse gênero de especulações ruminantes. Mas dado que, para mim, crítica é tudo e está em tudo; é tudo o que posso fazer para experienciar melhor os tempos caóticos que correm. Com exceção de um texto sobre Brocka, Oliveira e Arrieta para blog e a revista Cinética, tudo obedeceu a uma lógica de flash fulminante, dado a pequenez do espaço e da paciência do leitor. Este é um livro para gostos e tempos diversos, que tenta ser sintético sem abdicar da profundeza genealógica que, permitam-me, parece ser uma injunção da minha escrita: um esforço, mas também um prazer de vilegiatura. É uma coletânea e, portanto, acidentada e irregular, mas o gosto que me deu de organizar estas páginas consistiu precisamente em sua rugosidade de rascunho.

Impresso
de R$ 123,40 por
R$ 94,90
Digital
de R$ 123,40 por
R$ 86,38

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7705-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-7703-8
DOI: 10.24824/978652517705.2
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PREFÁCIO ..................................................................................................... 11

 

Rubens Fabricio Anzolin

 

VERA BAXTER (MARGUERITE DURAS, 1977) .........................................14

 

MORTE EM VENEZA (LUCHINO VISCONTI, 1970)...................................15

 

GOSTO DE SANGUE (JOEL COEN E ETHAN COEN, 1984)....................17

 

LONGE DO PARAÍSO (TODD HAYNES, 2002)...........................................18

 

A ESPOSA DE UM ESPIÃO (KIYOSHI KUROSAWA, 2020)......................20

 

HALLOWEEN (JOHN CARPENTER, 1978).................................................21

 

MANDABI (OUSMANE SEMBÈNE, 1968) ...................................................22

 

BELÍSSIMA (LUCHINO VISCONTI, 1951) ...................................................23

 

HOTEL MEKONG (APICHATPONG WEERASETHAKUL , 2012)..............24

 

HARD EIGHT (JOGADA DE RISCO) (PAUL THOMAS ANDERSON, 1996) ...25

 

TARGETS (NA MIRA DA MORTE) (PETER BOGDANOVICH, 1968) ........26

 

AMOR À FLOR DA PELE (WONG KAR WAI, 2000)....................................28

 

JEZEBEL (WILLIAM WYLER, 1938).............................................................30

 

GAROTOS DE PROGRAMA (GUS VAN SANT , 1991)...............................31

 

OSSOS (PEDRO COSTA 1997)....................................................................32

 

JEANNE, LA PUCELLE (JACQUES RIVETTE, 1994) ................................33

 

O TRAIDOR (MARCO BELLOCCHIO, 2019)...............................................34

 

NO QUARTO DA VANDA (PEDRO COSTA, 2000)......................................35

 

ERA UMA VEZ EM HOLLYWOOD (QUENTIN TARANTINO, 2019) ..........37

 

DRAGGED ACROSS CONCRETE (JUSTIÇA BRUTAL)

 

(S. CRAIG ZAHLER, 2018) .................................................................................39

 

OLD JOY (KELLY REICHARDT, 2006).........................................................40

 

PASSAGEIRO, PROFISSÃO REPÓRTER (MICHELANGELO

 

ANTONIONI, 1975) ........................................................................................41

 

O ANO DO DRAGÃO (MICHAEL CIMINO, 1985)........................................42

 

DOR E GLÓRIA (PEDRO ALMODÓVAR, 2019)..........................................43

 

O SOL ALEGRIA (TAVINHO TEIXEIRA, 2018)............................................44

 

GOTO, A ILHA DO AMOR (WALERIAN BOROWCZYK , 1969) .................45

 

O ESTRANHO QUE NÓS AMAMOS (SOFIA COPPOLA, 2017)................46

 

EM TRÂNSITO (CHRISTIAN PETZOLD, 2018) ..........................................47

 

SEDUÇÃO DA CARNE (JÚLIO BRESSANE, 2018)....................................49

 

A CÂMERA DE CLAIRE (HONG SANG SOO, 2017) ..................................51

 

AQUELE SENTIMENTO DE VERÃO (MIKHAËL HERS , 2015) ................52

 

THE OTHER SIDE OF THE WIND (ORSON WELLES, 1970) ...................53

 

A BELA ADORMECIDA (ADOLFO ARRIETA, 2016) ...................................54

 

O ORNITÓLOGO (JOÃO PEDRO RODRIGUES, 2016).............................56

 

GAROTO (JÚLIO BRESSANE, 2015) ..........................................................58

 

RESTER VERTICALE (NA VERTICAL) (ALAIN GUIRAUDIE, 2016).........60

 

NUM ANO DE TREZE LUAS (FASSBINDER, 1978)...................................62

 

BRANCO SAI, PRETO FICA (ADIRLEY QUEIRÓS, 2014).........................63

 

LA BELLE NOISEUSE (JACQUES RIVETTE, 1990) ..................................64

 

O DIREITO DO MAIS FORTE É A LIBERDADE (FASSBINDER, 1975)....66

 

MAL DOS TRÓPICOS (APICHATPONG WEERASETHAKUL, 2004) .......67

 

A MORTE DE LUÍS XIV (ALBERT SERRA, 2016).......................................68

 

AQUARIUS (KLÉBER MENDONÇA FILHO, 2015) .....................................70

 

AS BOAS MANEIRAS (JULIANA ROJAS E MARCO DUTRA, 2017) ........73

 

BENILDE, A VIRGEM MÃE (MANEL DE OLIVEIRA, 1975)........................75

 

KOMMUNISTEN (JEAN MARIE STRAUB E DANIÈLE HUILLET, 2014).....77

 

CHAMAS (ADOLFO ARRIETA, 1978) ..........................................................78

 

A VINGANÇA DE UMA MULHER (RITA AZEVEDO GOMES, 2012)..........79

 

MÁSCARAS (NOEMIA DELGADO, 1976)....................................................81

 

SERIAL KILLER (MASAO ADACHI, 1969)...................................................82

 

HOLY MOTORS (LEO CARAX, 2012) ..........................................................83

 

DAISY MILLER (PETER BOGDANOVICH, 1974).......................................85

 

OS TERRORISTAS (EDWARD YANG, 1986)..............................................87

 

MORE (BARNET SCHROEDER, 1969) .......................................................88

 

A QUEDA DA CASA DE USHER (JEAN EPSTEIN, 1928)..........................89

 

OPENING NIGHT (JOHN CASSAVETES, 1977).........................................91

 

O ASSASSINATO DE UM BOOKMAKER CHINÊS

 

(JOHN CASSAVETES, 1976)........................................................................92

 

O ESTRANGULADOR (PAUL VECCHIALI, 1970).......................................93

 

JACQUES RIVETTE......................................................................................94

 

VISTO OTHON PELA PRIMEIRA VEZ (EM CASA) E... FILME PUNK......95

 

DESIGN FOR LIVING (ERNST LUBITSCH, 1933) .....................................96

 

DOIS DESTINOS (VALERIO ZURLINI, 1963) .............................................97

 

CATENE (RAFFAELLO MATARAZZO),

 

O INCOMPREENDIDO (LUIGI COMENCINI) .............................................98

 

AU HASARD BALTHAZAR (A GRANDE TESTEMUNHA)

 

(ROBERT BRESSON, 1966).........................................................................99

 

O ROSTO (INGMAR BERGMAN, 1958).....................................................100

 

BELLE TOUJOURS (MANOEL DE OLIVEIRA, 2006)...............................101

 

O IDIOTA (AKIRA KUROSAWA, 1951).......................................................103

 

O NOVO MUNDO (TERRENCE MALICK, 2005).......................................104

 

CLASH BY NIGHT (SÓ A MULHER PECA) (FRITZ LANG, 1952) ...........105

 

TOM, TOM, THE PIPER’S SON (KEN JACOBS, 1969) ............................106

 

O POÇO E O PÊNDULO (ALEXANDRE ASTRUC, 1964) ........................107

 

OS OLHOS SEM FACE (GEORGES FRANJU, 1960) ..............................108

 

BERLIN ALEXANDERPLATZ (FASSBINDER, 1980)................................109

 

BLIND HUSBANDS (ERIC VON STROHEIM, 1922)................................. 110

 

LES SAVATES DU BON DIEU (OS INDIGENTES DO BOM DEUS)

 

(JEAN CLAUDE BRISSEAU, 2000).............................................................111

 

ANJO NEGRO (JEAN CLAUDE BRISSEAU, 1994).................................. 112

 

UM JOGO BRUTAL (JEAN CLAUDE BRISSEAU, 1982).......................... 114

 

A VIDA É ASSIM (LA VIE EST COMME ÇA)

 

(JEAN-CLAUDE BRISSEAU, 1978)............................................................ 115

 

ADEUS PHILIPPINE (JACQUES ROZIER, 1962)..................................... 116

 

NOITE E DIA (HONG SANG SOO, 2008) .................................................. 118

 

ALEXANDER DOVZHENKO....................................................................... 119

 

MANILA, NAS GARRAS DA LUZ (LINO BROCKA, 1975) ........................120

 

RESSURREIÇÕES (FRANK BORZAGE E CARL THEODOR DREYER)124

 

O MUNDO POR UM FIO (FASSBINDER, 1973)........................................126

 

STEPHEN DWOSKIN..................................................................................128

 

JOÃO CÉSAR MONTEIRO.........................................................................130

 

LÍRIO PARTIDO (D. W. GRIFIFTH, 1919)..................................................131

 

ESPELHO MÁGICO (MANOEL DE OLIVEIRA , 2005) .............................132

 

TERRENCE MALICK...................................................................................135

 

O PRÍNCIPE DAS TREVAS (JOHN CARPENTER, 1986)........................136

 

WANDA (BARBARA LODEN, 1970)............................................................137

 

BEATRICE CENCI (RICCARDO FREDA, 1956)........................................139

 

O RIO DE OURO (PAULO ROCHA, 1998).................................................140

 

O CÂNTICO DAS CRIATURAS (MIGUEL GOMES, 2006) .......................141

 

ROMANCE (CATHERINE BREILLAT, 1999)..............................................142

 

RAPADO (MARTIN REJTMAN, 1992) ........................................................143

 

QUERELLE (FASSBINDER, 1982).............................................................144

 

LES NOCES ROUGES (CLAUDE CHABROL, 1973)................................145

 

DE CERTA MANEIRA (SARA GÓMEZ, 1977)............................................146

 

LE JOUR DES ROIS (MARIE CLAUDE TREILLOU, 1991) ......................147

 

OS RITOS DE MAIO (MIKE DE LEON 1976) ............................................148

 

DEFESA SECRETA (JACQUES RIVETTE, 1998).....................................149

 

UMA CONFUSÃO CONFUCIANA (EDWARD YANG, 1994).....................150

 

ELEPHANT (GUS VANS SANT, 2003) .......................................................151

 

KNOCK AT THE CABIN (M. NIGHT SHYAMALAN 2023) .........................152

 

MATO SECO EM CHAMAS (ADIRLEY QUEIRÓS E

 

JOANA PIMENTA, 2022) .............................................................................154

 

NOSFERATU, O VAMPIRO DA NOITE (WERNER HERZOG, 1979) ......155

 

STARS AT NOON (CLAIRE DENIS 2022)..................................................156

 

HISTÓRIA DE TAIPEI (EDWARD YANG, 1985) ........................................157

 

LITTLE ODESSA (JAMES GRAY, 1994) ....................................................158

 

AMOR SOB O CRUCIFIXO (KINUYO TANAKA, 1962).............................159

 

EO (JERZY SKOLIMOWSKI, 2022)............................................................160

 

LACOMBE LUCIEN (LOUIS MALLE, 1974)...............................................162

LUIZ SOARES JÚNIOR

Nascido em Recife, em 1976, licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco com pesquisa em Heidegger, Verdade e Arte. Professor, crítico de cinema com artigos publicados em revistas especializadas (Cinética, Lumière e outras) e catálogos, tradutor de crítica francesa de cinema, autor do livro De forças e de fantasmas: o demoníaco no cinema clássico e de um opúsculo sobre o cineasta Kiyoshi Kurosawa: Mediunidade e ressentimento, A revanche do fantasma.