Capa do livro: Experiências formativas de pesquisa em educação, saúde e ambiente:<br> 10 anos do PPGFPPI UPE Campus Petrolina

Experiências formativas de pesquisa em educação, saúde e ambiente:
10 anos do PPGFPPI UPE Campus Petrolina

Autores: Iracema Campos Cusati - Marianne Louise Marinho Mendes - Raimunda Aurea Dias de Sousa (Orgs.)

Na atualidade, o domínio da tecnologia se torna imprescindível para as diferentes finalidades (sobrevivência humana, trabalho, entretenimento, serviços públicos, saúde, educação etc.) para que o indivíduo possa ampliar suas possibilidades de ação, bem como entender as relações de produção no sistema vigente. A concepção de mundo e de sociedade deriva das relações que o homem estabelece com a natureza e com ele próprio ao longo da história. Nesse processo mútuo das relações, a interdisciplinaridade leva à contextualização e articulação do conhecimento produzido e vivenciado pelo homem. Assim, a obra objetiva refletir a respeito dos diversos conteúdos que influenciam o universo escolar e interfere no direito garantido de um ensino-aprendizagem com significado, particularmente, durante a caminhada de 10 anos do PPGFPPI.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7828-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-7825-7
DOI: 10.24824/978652517828.8
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 220
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 15
  • PREFÁCIO - 21
  • CAPÍTULO 1 “NOVO” ENSINO MÉDIO – AS CIÊNCIAS HUMANAS NO CONTEXTO DA EXPANSÃO CAPITALISTA NA EDUCAÇÃO - 27
  • CAPÍTULO 2 EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO: resistindo à homogeneização curricular neoliberal - 41
  • CAPÍTULO 3 FORMAÇÃO DOCENTE E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: reflexões sobre o ofício de ensinar - 55
  • CAPÍTULO 4 DESAFIOS À INTEGRAÇÃO DE “NOVAS TECNOLOGIAS” NA PRÁXIS DOCENTE DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO - 67
  • CAPÍTULO 5 A FORMAÇÃO PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – CAMPUS PETROLINA: reflexões prementes - 83
  • CAPÍTULO 6 A HISTÓRIA DAS MULHERES E A HISTÓRIA DA ÁFRICA A PARTIR DA PERSPECTIVA MEDIEVAL E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ATUALIDADE - 99
  • CAPÍTULO 7 FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: meandros da docência - 111
  • CAPÍTULO 8 PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS POR MEIO DA ALIMENTAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: uma revisão bibliográfica - 129
  • CAPÍTULO 9 PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O CONHECIMENTO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA - 141
  • CAPÍTULO 10 IMPACTO DA LEI LUCAS NA PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NAS ESCOLAS: uma revisão integrativa - 153
  • CAPÍTULO 11 NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ACADÊMICOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO PIAUÍ - 165
  • CAPÍTULO 12 O TRABALHO DE CONCLUSÃO DO FUNDAMENTAL: os desdobramentos de uma proposta de iniciação científica - 179
  • CAPÍTULO 13 RETRATO DA FOME E QUESTÕES ACERCA DA INSEGURANÇA ALIMENTAR EM QUARTO DE DESPEJO: diário de uma favelada - 189
  • POSFÁCIO - 203
  • ÍNDICE REMISSIVO - 207
  • SOBRE AS ORGANIZADORAS AUTORAS E OS AUTORES - 211

ORGANIZADORAS

IRACEMA CAMPOS CUSATI

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa. Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP. Pós-doutora em Investigação e Docência Universitária. Professora Adjunta do Colegiado de Matemática da UPE e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da UPE Campus Petrolina. Pesquisadora associadas às redes internacionais REDFEIAL e RIJIIDC.

MARIANNE LOUISE MARINHO MENDES

Doutora e mestra em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui graduação em Nutrição pela mesma instituição. Atualmente, exerce o cargo de Professora Adjunta na Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Petrolina, onde atua no curso de graduação em Nutrição e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), nos níveis de Doutorado e Mestrado Profissionais. Sua atuação profissional se concentra na área de Nutrição, com ênfase em Educação em Saúde, Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Qualidade de Vida.

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA

Doutora pela UFS na área de Concentração: Dinâmica dos Espaços Agrário e Regional pela Universidade Federal de Sergipe (2013), com doutorado sanduiche na Universidade de Lisboa-Portugal (2012). Professora Associada III-G/Livre docente da UPE – Campus Petrolina, Colegiado de Geografia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação – Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI).

AUTORES

ALESSANDRA GONÇALVES CORREIA

Fisioterapeuta pela Faculdade São Francisco de Juazeiro (2017). Pós-graduada em Fisioterapia Neurofuncional Adulto e Pediátrica, pela Faculdade Inspirar (2019). Experiência em Atendimento Público. Atual Docente e Coordenadora do Curso de Fisioterapia Faculdade UniBras Juazeiro – Bahia. Mestranda PPGFPPI UPE Campus Petrolina.

ANDREA MARQUES SOTERO

Nutricionista formada pela UFAL. Mestrado e Doutorado em Nutrição e Saúde Pública/UFPE. Professora Adjunta na UPE na área de Nutrição Clínica. Realiza ensino-pesquisa e extensão com ênfase nos seguintes temas: doenças crônicas não transmissíveis (Obesidade, dislipidemias, doenças cardiovasculares, diabetes) com abordagem no diagnóstico e conduta nutricional nos diferentes ciclos da vida (gestante, criança, adolescente, adulto e idoso).

ACAZ PETRUS SOARES

Mestre em Educação pelo PPGFPPI/UPE. Graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário dr. Leão Sampaio – Unileão (2018). Professor no colegiado de Fisioterapia da UNIFTC de Juazeiro-BA. Tem experiência na área de PICs na atenção básica; Educação em Saúde. Pós-graduado em Gestão Saúde Pública – IPMIG (2019). Atuou como fisioterapeuta, preceptor de estágio supervisionado do curso de graduação em fisioterapia da Universidade de Pernambuco – UPE, na disciplina de saúde coletiva, participou como preceptor do Programa Pet-Saúde interprofissionalidade – UNIVASF. Pós-graduado em Fisioterapia em terapia intensiva – FBMG (2022). Foi fisioterapeuta responsável técnico do hospital de campanha covid-19 em Petrolina-PE.

ANTONIO CARRILLO AVELAR

Doutor em Ciências Antropológicas pela Universidade Autónoma Metropolitana – UAM (2005). Mestre em Ciências Antropológicas pela UAM (2000). Pós-Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP (2010). Atualmente é professor associado da Universidade Nacional Autónoma de México – UNAM e professor titular na Universidade Pedagógica Nacional UPN – México UPN. Suas pesquisas estão voltadas para formação de professores indígenas e investigação em sala de aula. Membro fundador da Rede de Formadores em Educação e Interculturalidade na América Latina (REDFEIAL) e da Rede Internacional de Jovens Investigadores Interculturais em Diversidade Cultural (RIJIIDC).

BRUNA SOARES DE JESUS SOUZA

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina, com especializações em UTI Neonatal e Pediátrica (CGESP), Qualidade e Segurança (Hospital Sírio Libanês) e Oncologia (Inesp). Graduada em Enfermagem (UPE). Atualmente, é docente de enfermagem da Unibras/Juazeiro-BA. Professora convidada da Especialização em Pediatria e UTI Neonatal e da Especialização em Enfermagem Obstétrica do MA Instituto Educacional e enfermeira na UTI Neonatal do Hospital Regional de Juazeiro, com foco em pediatria e neonatologia.

CLÉRISTON JOSÉ DA SILVA ANDRADE

Doutorando e Mestre em Educação pela UPE. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Engenharia e Agrimensura da Bahia (SCEEEMB) e licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Entre 2011 e 2016, foi secretário municipal de Educação e Esportes de Juazeiro-Bahia. Antes disto, ocupou o cargo de Gerente de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro, entre 2009 e 2011, ocasião em que coordenou a criação da Escola de Formação dos Educadores de Juazeiro (EFEJ). Ocupou o cargo de secretário de Governo da Prefeitura de Juazeiro entre janeiro de 2017 e agosto de 2019, sendo o responsável pelo planejamento estratégico da administração municipal, articulação com o poder legislativo e interlocução com as entidades de classe. É coordenador pedagógico na Rede Estadual de Educação da Bahia desde 1998.

CRISLAINE DA SILVA XAVIER

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI). Graduada em Geografia pela Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. Especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Facinter. Professora da Educação Básica rede estadual e municipal. Integrante do Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco (GPVASF).

CRISTHIANE MARIA BAZÍLIO DE OMENA MESSIAS

Professora Associada/Livre-Docente da Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Petrolina. Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Doutorado em Ciências pela mesma instituição. Atualmente, atua no curso de graduação em Nutrição e é docente permanente do Programa de Pós-Graduação (PPGFPPI) da UPE. Sua experiência se concentra na área de Nutrição, com ênfase em Química dos Alimentos, Bromatologia e Educação e Saúde.

DIEGO FELIPE DOS SANTOS SILVA

Graduado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Centro Acadêmico de Vitória (2010). Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFRGS (2018). Professor Adjunto do Colegiado de Nutrição da Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Petrolina. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI). Atualmente é coordenador do curso de bacharelado em Nutrição da Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina. Tem experiência em pesquisa na área de Nutrição, com ênfase em Saúde Pública e Educação Alimentar e Nutricional nos diferentes ciclos.

EDÊNIA RAQUEL BARROS BEZERRA DE MOURA

Doutoranda e mestra em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) pela Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina. Bacharela em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí e Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí. Atualmente, exerce o cargo de Professora com Dedicação Exclusiva (DE) no Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí – Campus Professor Barros Araújo, onde também coordena o Curso de Licenciatura em Educação Física UESPI/Picos. É membro do grupo de pesquisa “Dinâmicas socioambientais, cultura e desenvolvimento no semiárido”, vinculado à linha de pesquisa “Condição de vida e saúde, políticas públicas da meia idade e do idoso de comunidades quilombolas”.

FLÁVIA EMÍLIA CAVALCANTE VALENÇA FERNANDES

Professora Associada/Livre-Docente da UPE – Campus Petrolina. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (UPE). Especialização em Saúde Pública com ênfase em Gestão de Serviços e Saúde da Família (UPE). Mestrado em Gestão e Economia da Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutorado em Inovação Terapêutica (PPGIT/UFPE). Atualmente, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI). Sua experiência se concentra na área de Saúde Coletiva e Economia da Saúde, com pesquisas em acidentes e violências utilizando métodos quantitativos.

GENILDA MARIA DA SILVA

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação e Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Petrolina-PE (2019). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Escolar e Não Escolar do Sertão Pernambucano (GEPESPE). Tem Especialização em Psicopedagogia pela UPE e Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2011). Atualmente, é professora efetiva da Rede Municipal de Petrolina Pernambuco e atua como docente na Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, avaliação da aprendizagem, inclusão e formação docente.

IRACEMA HERMES PIRES DE MELO MONTENEGRO

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Pernambuco – (UFPE, 2004). Mestra em Patologia (Morfologia Aplicada) pela UFPE (2008) e doutora em Nutrição pela UFPE (2012). É professora adjunta da Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina. Professora formadora do curso de Pedagogia EAD da UPE e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas interdisciplinares da UPE.

JAILSON FERREIRA DA SILVA

Licenciado em Pedagogia – Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina (2021). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares – (UPE, 2024). Especialista em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Atendimento Educacional Especializado (Fagran, 2025). Especialista em Neuropsicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar (Fagran, 2025). Professor Ensino Básico Tecnológico-Substituto – IFSertão-PE (Atual). Professor da Educação Básica na rede municipal de ensino de Petrolina-PE (2023-2024). Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e do Programa Residência Pedagógica.

JEFFERSON DAVID FONSECA ALVES

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco (UPE). Graduado em História pela UPE (2022). Membro do Spatio Serti – Grupo de Estudos e Pesquisa em Medievalística, coordenado pelo Prof. Dr. Luciano José Vianna (UPE/Petrolina). Durante os anos de 2021 e 2022 realizou sua pesquisa de Iniciação Científica como bolsista remunerada do CNPq, sob a orientação do prof. Dr. Luciano José Vianna, com a seguinte pesquisa: “O contexto feminino nas Leis dos Francos Sálios – século VI: situações, espaços e comportamentos”.

JOANA DARK AMORIM SOUZA E CASTRO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Pernambuco – UPE (2000). Pós-graduada em Psicopedagogia pela UPE (2002). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas interdisciplinares da UPE. Coordenadora Escolar da Rede Estadual de Pernambuco, EREFEM Joaquim André Cavalcanti e Analista Judiciária-Pedagoga do Tribunal de Justiça de Pernambuco, lotada na Vara Regional da Infância e Juventude de Pernambuco.

JOSÉ ALMIR DO NASCIMENTO

Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE), vinculado ao Colegiado de Pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) no Campus Petrolina. Fez estágio pós-doutoral, doutorado e mestrado no Programa de Pós-Graduação de Educação da Universidade Federal e Pernambuco (UFPE). Possui título de especialista em Ciência Política pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (Fafica) e bacharelado em Teologia. Foi professor da Educação Básica na rede pública de ensino de Riacho das Almas-PE, onde também exerceu o cargo de coordenação e supervisão escolar (2000-2021). É pesquisador associado à Rede Internacional de Pesquisas em Gestão Educacional (REIPEGE), à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e à Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE).

LUCIANO JOSÉ VIANNA

Professor Associado/Livre Docente da Universidade de Pernambuco (UPE)/Campus Petrolina. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da UPE – Campus Petrolina (Mestrado/Doutorado). Professor de História Medieval do Colegiado de História da Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Petrolina. Doutor em “Cultures en contacte a la Mediterrània” (com menção “Doctor Internacional”) pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) – com estágio de Doutorado pelo The Warburg Institute/ University of London, School of Advanced Study. Pós-doutorado em História como bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Capes na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre en Ciencias de la Antigüedad y de la Edad Media pela UAB. Mestre em História Social das Relações Políticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Licenciado em História pela UFES.

LUCÍLIA BATISTA DANTAS PEREIRA

Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (1992). Mestra em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Embora tenha formação na área de Engenharia, sempre lecionou disciplinas na área de matemática. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade de Pernambuco – UPE do curso de Licenciatura em Matemática, lecionando disciplinas também na área de matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Matemáticos e suas tendências. Professora e Orientadora do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT-UNIVASF.

MARCOS PAULO VIANA CAMPOS DA CRUZ

Doutorando do PPGFPPI da UPE – Campus Petrolina. Graduado em História pelo Centro Universitário de Brasília (2006). Atualmente, é professor de História na Escola Municipal Eraldo Tinoco Melo e de Filosofia e Sociologia na Escola Girassol, ambas na cidade de Remanso/BA. Tem especialização em História do Brasil, Ensino de História, História da cultura afro-brasileira, Relações Étnico-raciais e Ensino de Filosofia. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Ademais, possui formação profissional em Psicanálise Clínica.

MARIANNE LOUISE MARINHO MENDES

Doutora e mestra em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui graduação em Nutrição pela mesma instituição. Atualmente, exerce o cargo de Professora Adjunta na Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Petrolina, onde atua no curso de graduação em Nutrição e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), nos níveis de Doutorado e Mestrado Profissionais. Sua atuação profissional se concentra na área de Nutrição, com ênfase em Educação em Saúde, Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Qualidade de Vida.

PAULO CÉSAR MARQUES DE ANDRADE SANTOS

Professor Livre-Docente da Universidade de Pernambuco. Pós-doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docteur en Sciences de lÉducation. Mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) e pós-graduado em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela UNEB. Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Dom Pedro II e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É professor permanente do Programa de Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (UPE/PPGFPPI), onde coordena a linha de Políticas Educacionais, Formação Docente e Práxis Pedagógica.

ROBERTO BARBOSA COSTA FILHO

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco (UPE). Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Possui graduação em Letras: Língua Portuguesa. É Professor Assistente e Vice-coordenador do Curso de Letras Português/Espanhol da UPE – Campus Petrolina. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas da Linguagem no Contexto Educacional (GEPELCE) e do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Linguagens (GEPEL). Coordenador do Grupo de Estudos em Diálogos sobre Aprendizagem da Docência.

RONES COELHO DE CASTRO

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco (UPE). Graduado em Letras-Português pela Universidade de Pernambuco-UPE. Pós-graduado em Língua Portuguesa e Literatura brasileira pela Faculdade Única de Ipatinga (UNICA) e em Metodologias Ativas da Aprendizagem pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Subprojeto interdisciplinar – pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) entre 2016 e 2017. Em 2019, lecionou na rede municipal de Dormentes-PE. Atualmente, é professor efetivo da rede estadual da Bahia e integrante do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde e Educação – GRUPISE.

SILEIDE MENDES DA SILVA

Mestra em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares pela Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. Especialista em Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Ensino de Matemática, Coordenação Pedagógica, Docência do Ensino Superior, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Universidade Cândido Mendes. Especialização em Gestão e Planejamento Educacional, Faculdade Anísio Teixeira. Graduada em Pedagogia – Instituto Superior de Educação Programus, Matemática, Universidade Estadual da Bahia. Atua como coordenadora Pedagógica na rede estadual de ensino. Professora formadora da rede municipal de Remanso Bahia na área de Matemática (Avaliações externas Sabe, Saeb e CNCA). Coordenadora dos cursos de Pedagogia e Matemática da Faculdade Alfredo Nasser, Remanso Bahia. Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Pedagogia e Matemática da Faculdade Alfredo Nasser. Professora da Faculdade Alfredo Nasser, Remanso – BA, atuando nos cursos de Pedagogia e de Matemática. Tutora no curso de Pedagogia (UNIVASF).

UANDERSON JURANDIR DA SILVA

Mestre em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares pela Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina. Graduado em Matemática pela Universidade de Pernambuco (2018). Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu (2017) e está se especializando em Ensino de Matemática pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade do Vale do São Francisco – UNIVASF. Atualmente é professor de Matemática pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia e tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias Digitais para o processo de ensino e aprendizagem da matemática.