Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7696-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-7694-9
DOI: 10.24824/978652517696.3
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- APRESENTAÇÃO “FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO: desafi os e perspectivas” - 9
- PREFÁCIO - 13
- CAPÍTULO 1 EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: um caminho em construção - 17
- CAPÍTULO 2 DESAFÍOS Y PERSPECTIVAS EN EDUCACIÓN SUPERIOR EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES: refl exiones sobre el caso Honduras y Brasil - 37
- CAPÍTULO 3 NARRATIVAS DOCENTES SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA INTERCULTURAL DA FAINDI/UNEMAT - 55
- CAPÍTULO 4 O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA UFMT (CAMPUS CUIABÁ): um estudo do subprojeto de Matemática dos anos de 2008 e 2018 - 75
- CAPÍTULO 5 A CONSTRUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PEDAGOGAS TÉCNICAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO (IFMT) A PARTIR DA ATUAÇÃO COM OS DOCENTES - 89
- CAPÍTULO 6 POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA E A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO - 103
- CAPÍTULO 7 FORMAÇÃO, DOCÊNCIA INVESTIGATIVA E PESQUISA NARRATIVA: interseccionalidades críticas para uma transformação social - 119
- CAPÍTULO 8 PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA - 137
- ÍNDICE REMISSIVO - 157
- SOBRE OS AUTORES - 161
AMANDA PEREIRA DA SILVA AZINARI
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora da Educação Básica na rede Estadual de Mato Grosso (Seduc) e Professora substituta do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Juara.
CLAUDIO AFONSO PERES
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas.
FABIANA DE CASTRO SILVA
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso.
FILOMENA MARIA DE ARRUDA MONTEIRO
Doutora em Educação pela Universidade de São Carlos. Docente titular e permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.
JOSÉ GONZÁLEZ-MONTEAGUDO
Doutor pela Universidad de Sevilha/Espanha. Docente titular da Faculdade de Ciências de Educação da Universidad de Sevilha.
JOSEMEIRE NASCIMENTO FERREIRA
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá - MT.
JOSUÉ JAVIER CRUZ ESCOTO
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenador Acadêmico de Pós-Graduação da Universidad Metropolitana de Honduras.
LÍDIA ANTONIA DE SIQUEIRA SAN MARTÍN DE SOUZA
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá - MT.
MAURO JOSÉ DE SOUSA
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia.
SILVANA ALENCAR SILVA
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Técnica Administrativa em Educação do Instituto Federal de Mato Grosso.
SUELI FANIZZI
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.