Capa do livro: Formação de professores em foco: <br>Desafios e perspectivas

Formação de professores em foco:
Desafios e perspectivas

Autores: Filomena Maria de Arruda Monteiro - Sueli Fanizzi (Orgs.)

A presente obra (Formação de Professores em Foco: desafios e perspectivas) reúne resultados significativos de pesquisas em destaque de mestres e doutores em Educação, egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE-UFMT), sobre a “Formação de Professores da Educação Básica e Superior”. Os estudos revelam a importância de ampliarmos a discussão sobre o tema, considerando a complexidade de contextos e dimensões que ele abarca. As formações inicial e continuada de professores e a repercussão de ações formativas nos contextos escolar e acadêmico, bem como a presença do tema em diferentes contextos culturais, serão abordadas nos capítulos que aqui se apresentam, com o propósito de lançar reflexões e novas questões para futuras investigações da área educacional e áreas afins. A idealização da obra decorre do aprofundamento das discussões realizadas no Seminário de Educação 2024, evento promovido pelo PPGE-UFMT, que reuniu cerca de 1000 participantes, entre pesquisadores e professores da Educação Básica, em torno da temática “Formação de Professores em Foco: desafios e perspectivas” e da necessidade de visibilizar pesquisas do Programa diretamente relacionadas aos temas abordados no evento.

Impresso
de R$ 51,40 por
R$ 39,50
Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7696-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-7694-9
DOI: 10.24824/978652517696.3
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO “FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO: desafi os e perspectivas” - 9
  • PREFÁCIO - 13
  • CAPÍTULO 1 EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: um caminho em construção - 17
  • CAPÍTULO 2 DESAFÍOS Y PERSPECTIVAS EN EDUCACIÓN SUPERIOR EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES: refl exiones sobre el caso Honduras y Brasil - 37
  • CAPÍTULO 3 NARRATIVAS DOCENTES SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA INTERCULTURAL DA FAINDI/UNEMAT - 55
  • CAPÍTULO 4 O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA UFMT (CAMPUS CUIABÁ): um estudo do subprojeto de Matemática dos anos de 2008 e 2018 - 75
  • CAPÍTULO 5 A CONSTRUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PEDAGOGAS TÉCNICAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO (IFMT) A PARTIR DA ATUAÇÃO COM OS DOCENTES - 89
  • CAPÍTULO 6 POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA E A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO - 103
  • CAPÍTULO 7 FORMAÇÃO, DOCÊNCIA INVESTIGATIVA E PESQUISA NARRATIVA: interseccionalidades críticas para uma transformação social - 119
  • CAPÍTULO 8 PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA - 137
  • ÍNDICE REMISSIVO - 157
  • SOBRE OS AUTORES - 161
AMANDA PEREIRA DA SILVA AZINARI

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora da Educação Básica na rede Estadual de Mato Grosso (Seduc) e Professora substituta do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Juara.

CLAUDIO AFONSO PERES

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas.

FABIANA DE CASTRO SILVA

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso.

FILOMENA MARIA DE ARRUDA MONTEIRO

Doutora em Educação pela Universidade de São Carlos. Docente titular e permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.

JOSÉ GONZÁLEZ-MONTEAGUDO

Doutor pela Universidad de Sevilha/Espanha. Docente titular da Faculdade de Ciências de Educação da Universidad de Sevilha.

JOSEMEIRE NASCIMENTO FERREIRA

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá - MT.

JOSUÉ JAVIER CRUZ ESCOTO

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenador Acadêmico de Pós-Graduação da Universidad Metropolitana de Honduras.

LÍDIA ANTONIA DE SIQUEIRA SAN MARTÍN DE SOUZA

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá - MT.

MAURO JOSÉ DE SOUSA

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia.

SILVANA ALENCAR SILVA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Técnica Administrativa em Educação do Instituto Federal de Mato Grosso.

SUELI FANIZZI

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.