Autores: Évelin Dias Reis dos Santos - Jaciara Oliveira Leite
Este livro é resultado da pesquisa de mestrado intitulada “Cultura Corporal e Educação Antirracista”, realizada no Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) da Universidade de Brasília (UnB). O estudo visa analisar as potencialidades e limites da educação física na promoção de uma educação antirracista, focando em crianças do quinto ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do Distrito Federal.
A pesquisa culminou na elaboração de uma Unidade Didática (UD) que aborda danças de matriz africana, um tema ainda pouco explorado no contexto escolar. Com base na Pedagogia Histórico-Crítica, na Abordagem Crítico-Superadora e nos Fundamentos Ontológicos Africanos, a UD integra princípios que buscam a transformação social.
O material apresenta 12 aulas sequenciais, enfocando danças como Jongo, Samba de Roda e Sussa. Também inclui sugestões para a formação continuada de professores, visando fortalecer suas práticas pedagógicas. A proposta busca não apenas enriquecer o ensino das danças, mas também contribuir para uma educação física mais inclusiva e antirracista, promovendo uma reflexão crítica sobre a cultura corporal e suas implicações sociais.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7246-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-7243-9
DOI: 10.24824/978652517246.0
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 72
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
ÉVELIN DIAS REIS DOS SANTOS
É mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília, por meio do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF/UnB). Possui especialização em Educação Física Escolar e Lazer pela Faculdade Alvorada (2012) e é Licenciada em Educação Física, pela Universidade Paulista (UNIP). Atua como professora efetiva na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e é membro do Sínteses – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (FEF/UnB).
JACIARA OLIVEIRA LEITE
É mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Desde 2008, tem dirigido seus estudos para a infância, corpo e educação, especialmente na intersecção com classe social e contextos culturais. Trabalha com formação de professores/as na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. É orientadora no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) e Membro do Sínteses – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (FEF/UnB).