Capa do livro: Histórias de vida: <BR>Pesquisa-formação em múltiplos contextos formativos

Histórias de vida:
Pesquisa-formação em múltiplos contextos formativos

Autores: Alba Patricia Passos de Sousa - Clarissa Moura Quintanilha - Eliete Marcelino Dias Andrade (Orgs.)

A coletânea apresenta histórias de vida e pesquisa-formação realizadas em múltiplos contextos formativos. Os/as autores/a, de diferentes estados do Brasil como Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Pará, partilham suas experiências cotidianas do movimento dinâmico de tornar-se professores/a pelas práticas discursivas e ação com os outros.
A leitura nos conduz a refletir sobre os processos educativos de formas plurais em contextos que são atravessados implicitamente por questões culturais, sociais e econômicas no movimento de quem ensina e aprende.

Impresso
de R$ 89,90 por
R$ 69,20
Digital
de R$ 89,90 por
R$ 62,93

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7838-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-7839-4
DOI: 10.24824/978652517838.7
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 320
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 11
  • AFETIVIDADE E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o quê se ensina/aprende na escola? - 17
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: narrativas de processos de nos tornarmos professoras  - 29
  • HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E REFLEXÕES COM/NOS/DOS COTIDIANOS DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: que sentidos são produzidos? - 41
  • OLHAR, ESCUTAR E INTERPRETAR: princípios alteritários para a construção de diálogos com as infâncias - 55
  • “SONHOS, ALMAS, MIGRAÇÃO, AMORES PERDIDOS”: os itinerários de vidaformação de um jovem amazônida - 69
  • HISTÓRIAS DESIMPORTANTES, POR QUE CONTÁ-LAS?  - 91
  • COLCHA DE RETALHOS DO QUE SE DIZ AO QUE SE VIVE EM VERSOS COTIDIANOS - 105
  • ENCRUZILHADAS INTERSECCIONAIS: slam entre estudantes negras surdas - 117
  • TESSITURAS DE RESISTENCIA: os fios que bordam a luta antirracista - 131
  • INTERLOCUÇÕES COM A COSMOGONIA GUARANI MYBÁ PARA SE (RE)PENSAR A TEMPORALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE - 143
  • EXPERIÊNCIAS-FORMADORAS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: narrativas, histórias de vida, pesquisas e inclusão - 157
  • ATUAÇÃO DE AUXILIARES ACADÊMICOS NO CAFS: coparticipação na inclusão no ensino superior - 169
  • SER DOCENTE: um encontro profundo entre o eu, o outro e o tempo/espaço cultural - 185
  • “O QUE PODE UM DIÁRIO?” DAS PÁGINAS MISTERIOSAS DO DIÁRIO DE UMA PARTEIRA À DISSERTAÇÃO-DIÁRIO DE UMA PROFESSORA DAS INFÂNCIAS - 197
  • TRAJETÓRIAS: uma pesquisa das experiências periféricas nas instituições de ensino superior - 209
  • DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO E NO ENSINO SUPERIOR: a didática multidimensional crítico-emancipatória na pesquisa-formação - 221
  • A VIDAFORMAÇÃO TECIDA NO TEMPO ENTRE OUTROS TEMPOS - 233
  • O NARRADOR DE BARRO: conectando o prólogo da infância à trajetória docente de um professor alfabetizador da escola pública carioca - 243
  • MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E TRAJETÓRIAS: uma jornada de aprendizado e inclusão - 255
  • ONDE OS CAMINHOS SE ENCONTRAM: a costura da história a partir de narrativas de professoras do município de Maricá, RJ - 271
  • PESQUISAFORMAÇÃO E HISTÓRIA DE VIDA NA ESCRITA DO MEMORIAL DE FORMAÇÃO  - 289
  • SOBRE OS AUTORES - 301
  • ÍNDICE REMISSIVO - 315
VIRGINIA GEORG SCHINDHELM

Psicóloga, Mestre e Doutora em Educação.
Professora Adjunta do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DES/IM/UFRRJ), nos campos da Psicologia da Educação, Educação Infantil e Estágio Supervisionado.

HELOISA JOSIELE SANTOS CARREIRO

Doutora em Educação, professora da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) e Coordenadora do Coletivo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (COLEI).

MARIA LUISA FURLIN BAMPI

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem Humana pela USP. Professora Adjunta e Procientista da FFP-UERJ e do PPGEdu - Processos Formativos e Desigualdades Sociais - UERJ. Coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisas e Formação Docente para e com as infâncias, na perspectiva das Narrativas de Experiências; GFDINE; integra o Vozes da Educação.

ROSINEIDE DOS SANTOS FIRMINO

Rose Firmino, “cria” da favela da Rocinha, cofundadora do Museu Sankofa, voluntária de grupos sociais como contadora de história. É poeta, ensaísta, contadora de história, atriz nas horas vagas, professora e pedagoga. Pedagoga formada pela UERJ. Atualmente é coordenadora educacional do Projeto Acorda Capoeira e mestranda do PPGEB-CAp-UERJ. Desenvolve pesquisa sobre Educação Ambiental em espaços não formais, no Parque Ecológico da Rocinha, na perspectiva de território educativo.

ISABELLA DA SILVEIRA BICALHO 

Isabella da Silveira Bicalho (24/06/1995), nascida e residente da Zona Oeste do Rio de Janeiro, é graduada em Letras - Português/Japonês pela UERJ. Na graduação, foi bolsista prodocência e pesquisadora de currículo e estudos da infância com atuação no CAp-UERJ. Integra a equipe do projeto de extensão “Café com Método: Estratégias de popularização do pensamento científico aplicado aos estudos de linguagens” (CAp-UERJ). Tem interesse também nas áreas de língua, cultura e história dos países: China, Coreias e Japão.

ALBA PATRICIA PASSOS DE SOUSA 

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora efeitva do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - UFP, Campus Amilcar Ferreira Sobral – CAFS.

DÉBORA SANTOS MOLINÁRIO VIEIRA

Mestranda do PPGEdu - Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais UERJ/FFP; integra os grupos de pesquisa ALMEFRE e GFDINE; graduada em Pedagogia Pela UFF; Especialista em Alfabetização das Crianças das Classes Populares UFF e em Educação Básica Gestão Escolar UERJ/FFP; Professora da Fundação Municipal de Educação de Niterói/RJ e da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo/RJ.

ANDRÉA GARCIA GODOY

Mestranda do PPGEdu da UERJ/FFP; integra os grupos de pesquisa ALMEFRE e GFDINE; Graduada em Pedagogia pela UERJ; MBA em Gestão Escolar pela UFF; Professora na rede municipal de São Gonçalo desde 1995; Atualmente trabalha na Subsecretaria de Ações Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo; Professora na rede estadual do Rio de Janeiro, desde 2001, como professora do Curso Normal.

CAMILA DE CARVALHO CARDOSO

Mestranda do PPGedu - Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação Professores FFP/UERJ; integra os grupos de pesquisa ALMEFRE e GFDINE; Especialização (Lato Sensu) em Educação Especial e Inovação Tecnológica pela UFRRJ. Graduação em Pedagogia pela FFP/UERJ. Professora de Apoio Especializado das redes municipais de São Gonçalo e Niterói.

ANA JÚLIA RIBEIRO BARRETO

Graduanda em Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ; integra os grupos de pesquisa ALMEFRE e GFDINE e bolsista de iniciação à docência, pela CAPES, no projeto “História, memórias no/do cotidiano da iniciação à docência: que sentidos são produzidos?”

ALESSANDRA DA COSTA ABREU

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da UERJ/PROPED. Mestre em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Graduada em Pedagogia pela mesma Universidade com Especialização Lato-Sensu em Gestão Escolar (2009) e Orientação Educacional (2010). Professora da Educação Infantil da rede pública Municipal de Niterói. Integrante do grupo de Pesquisa ALMEFRE e Pós-Doutora pela UERJ/FFP.

MAIRCE DA SILVA ARAUJO 

Professora Titular da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Procientista, Docente Permanente do Programa de Pós-graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Alfabetização, memória, formação docente e relações de etnicorrais – ALMEFRE e da Rede de docentes que narram e investigam sobre Infância, Alfabetização, Leitura e Escrita – REDEALE.

ITAMAR ZUQUETO SERRA NETO 

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (2002), especialização em Literatura e Cultura na Amazônia também pela Universidade Federal do Pará (2008), Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (2012) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2024). É Professor de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará. Com atuação na área de Estudos Linguísticos, com foco em Linguística Aplicada, Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica, Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas, Linguística Textual, Sociolinguística Interacional e Análise do Discurso. Atualmente integra O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) e o Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Narrativa (Auto)Biográfica (POLIFONIA) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

LAUDINEI MUNHAK BUCHINGER 

Estudante de graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará.

FERNANDA MACIEIRA BORTONE

Poeta feminista, mãe, mestre em Educação (UFF), professora e pedagoga da Rede Pública Municipal de Niterói, psicóloga, fundadora do Sarau Tomate Cereja, fundadora do Sarau com crianças Tomatinho Cereja, Membro do Coletivo de Mulheres Poetas de Niterói, autora do livro de poesias “Coração Disponível para o seu sim”.

JULIANA NUNES DOS SANTOS 

Juliana Nunes é uma professora da Rede Municipal do Rio de Janeiro que escreve intencionando registro e investigação da própria prática, de maneira responsável, sensível e, por vezes, poética. Graduada em Letras Inglês e Português e pós-graduada em Psicopedagogia, Juliana atua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Mãe da Clarice e do Pedro, é uma carioca apaixonada por mar, sol, música, ballet e poesia.
Participa do Coletivo das Professoras Alfabetizadoras das/nas Classes Populares e nele se fortalece e vive o compartilhamento de ações, buscando pesquisa, nutrição e inspiração para alfabetizar meninas e meninos da Rede Pública de ensino.

SIMONE DOS SANTOS LACERDA

Filha de Paulo Ney e Ana Maria.
Pedagoga, psicopedagoga Professora Alfabetizadora, participante do Coletivo de Professoras Alfabetizadoras das/nas Classes Populares, escritora, poetisa e contadora de Histórias. Publicou suas poesias nas coletâneas: Me tirei pra dançar com amigos e mais amigos 2023/2024, PÉDEPOESIA 2023 e Antologia Poética, POETIZE 2024. Publicou na Coletânea de Narrativas Conta aí Professor, 2024. Ama o que faz e acredita no poder transformador da educação. 

SHEILA MARTINS DOS SANTOS

Doutoranda pelo Progragrama Pós Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais da UERJ/FFP onde desenvolve suas pesquisas junto ao ALMEFRE (Alfabetização, Memória, Formação docente e relações etnicorraciais). É mestre formada pelo Programa de Pós Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais da UERJ/FFP onde desenvolve suas pesquisas no Coletivo “Diferenças e Alteridade na Educação”. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário UniCarioca (2020). Possui formação como tradutora-intérprete de Libras/Português certificada pelo Ministério da Educação (2008). Formada em Contação de Histórias Negras e Educação para as Relações Étnico-raciais do Curso Memória, Arte e Educação Baobazinho (2020). Idealizadora e fundadora da Livraria Ayó. Livraria que tem por objetivo difundir as publicações de autores (as) negros (as) e dos temas:Literatura Negra, Narrativas, Relações Étnico-raciais, Antirracismo, Surdez e Diversidade. Participa como pesquisadora do Grupo ArteGestoAção do Instituto Nacional de Educação de Surdos/ INES. Tem desenvolvido pesquisas narrativas na área de Literatura Negro-brasileira e com enfoque na comunidade Surda e na corporeidade da tradutora-intérprete negra e suas interseccionalidades.Assim como a produção de Slam (poesia falada) e suas escrevivências entre estudantes negras-surdas na Educação de Jovens, adultas e idosas. É escritora de Antologias de Contos e Poesias. Atualmente trabalha como tradutora-intérprete educacional no Instituto Nacional de Educação de Surdos/INES. Pesquisadora associada a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as -(ABPN).

GENI DE OLIVEIRA LIMA

Professora da Educação básica e do Ensino Superior, Pedagoga, Especialista em Administração Escolar, Supervisão Educacional, Orientação Educacional, Psicopedagógico, Direitos Humanos, Educação para as relações étnicorracias e Arteterapia em Educação e Saúde. Consultora pedagógica. Mestre e Doutoranda em Educação pela UERJ Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa ALMEFRE/ UERJ ( Alfabetização, Memória, Formação docente e Relações Etnicorraciais ) e do grupo e da Rede de docentes que estudam e narram sobre Infância, alfabetização, leitura e escrita (REDEALE), como professora investigadora em redes latinas-americanas.

MARIA JÚLIA LUCAS 

Licenciada em artes visuais e bacharela em moda pela UFJF-MG. Professora do ensino básico municipal da cidade de Pindamonhangaba -SP. Maria Júlia Lucas é uma professora pesquisadora do antirracismo. Procura tecer suas práticas à vida dos alunos, de maneira afetiva e representativa.

FERNANDA DE ARAUJO DIAS

É doutoranda em Educação- PPGEdu- UERJ; mestra em Educação Básica - Colégio Pedro II (2020), e licenciada em Pedagogia - UNIRIO (2014). É assessora pedagógica e professora do ensino fundamental com experiência em educação escolar indígena, anos iniciais e EJA nas Secretarias Municipais de Educação de Maricá e Niterói, ambos no Rio de Janeiro. Pesquisa Educação com ênfase em Currículo, Formação e Cotidiano de Professores. 

TÂNIA DA COSTA GOUVÊA

É doutoranda em Educação- PROPED- UERJ; mestra em Educação - PPGEdu- UERJ (2019), e licenciada em Pedagogia - UFF (2000). É professora inspetora escolar na SEEDUC/RJ e na Secretaria Municipal de Educação de Maricá, ambos no Rio de Janeiro. Pesquisa Educação com ênfase em Processos formativos, Currículos e Cotidiano.

NÃNAIRA DA SILVA FERREIRA

É mestranda em Educação - PPGEdu - UERJ; especialista em Educação Infantil e Alfabetização (2017) pela Universidade Cândido Mendes e possui graduação em Geografia (2014) pela UERJ - FFP. Atualmente, atua como membro da Gestão escolar na Rede Municipal de Educação de Niterói/RJ. É artista e dançarina na/da perna de pau e amante do carnaval carioca. Tem interesse pela área do currículo, decolonialidade e estudos nosdos cotidianos. 

JULIANA GODÓI DE MIRANDA PEREZ ALVARENGA

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Assistente do Departamento de Ensino Fundamental (DEF) do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Integrante dos grupos: Grupo de pesquisa interinstitucional Polifonia (UERJ/ Unicamp) e CDC (UFF). Associada à Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica - Biograph. Pesquisa as seguintes temáticas: Formação Docente - Narrativas; Histórias de vida e Projetos de si; Formação permanente, Intergeracionalidade e Políticas de Formação.

JANAÍNA MOREIRA PACHECO DE SOUZA

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora adjunta do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED). Atua na área da Linguística Aplicada à alfabetização e ao letramento, desenvolvendo pesquisas no campo da educação, com ênfase nos processos e políticas de inclusão escolar de imigrantes não falantes do Português como primeira língua materna.

YASMIN POSTIGA DA FONSECA

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ), na linha de pesquisa “Demandas Atuais do Processo de Inclusão Escolar de Alunos Oriundos de Fluxos Migratórios Matriculados em Escolas do Rio de Janeiro”. Integrante do Núcleo de Estudos e Ensino em Linguagem, Alfabetização e Letramento (NEELAL).

CARLA ANDRÉA SILVA

Possui graduação em Psicologia pela UESPI (2004). Especialização em Psicologia da Educação (2007) e Mestrado em Educação pela UFPI (2009) e Doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP (2014). A mesma é Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral em Floriano. No curso de Pedagogia atua na área de Fundamentos Psicológicos da Educação. A professora é a atual Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade do Campus Amílcar Ferreira Sobral em Floriano. Coordenadora do curso de Especialização em AEE pelo CEAD/UFPI. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico-críticas em Educação e Formação Humana – NEPSH.

CLARISSA MOURA QUINTANILHA

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais FFP/UERJ. Possui graduação em Psicologia, Pedagogia e Filosofia. Especialista em Psicopedagoga clínica e Institucional, Arteterapia e Expressões Criativas e Terapia Familiar Sistêmica. Professora AEE do Instituto Federal- Campus Niterói. Professora e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá- Campus Ilha do Governador. Pesquisa o campo da Educação, dialogando com as narrativas docentes, a abordagem (Auto)Biográfica, a formação transdisciplinar do professor, a Educação Especial Inclusiva, a teoria da complexidade e a psicologia analítica. É coordenadora do grupo de pesquisa: “Diversidade e Inclusão: diálogos transdisciplinares”.

ELIETE MARCELINO DIAS ANDRADE

É uma mulher-negra-mãe-professora-pesquisadora-narradora-autora-artesã apaixonada pelas artes e pelas infâncias. Bordadeira de sonhos, crocheteira de esperanças, parteira de histórias tem aprendido a escreviver e esperançar diariamente, em companhia dos pesquisadores do Grupo Interinstitucional de pesquisaformação Polifonia, do qual faz parte. Ama a natureza. Mestre em Educação (2024) pelo Programa de pós graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPGEdu FFP-UERJ, professora das infâncias na Rede Municipal de Educação de Niterói.

EMMANUELLE TORRES COSTA

Historiadora de favelas doutoranda em História Social na Universidade Federal Fluminense (UFF), mestra em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pesquisadora do Dicionário de Favelas Marielle Franco, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz. Coordenadora local no projeto Favelas e periferias pelo direito à vida, da Cooperação Social da Presidência da Fiocruz. Educadora popular no pré-vestibular do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré, localizado no Morro do Timbau, Maré.

ALEX LUIZ DE OLIVEIRA VIEIRA

Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui especialização em Ensino de História da África pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II (PROPGPEC/CPII). Mestre no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEDU/UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa PPEJAT (Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos da Classe Trabalhadora). Pesquisador do projeto: “Tecendo diálogos e produzindo conhecimento”, da Coordenação de Cooperação Social - Fiocruz.

BRUNO DA SILVA RANGEL FRANCISCO

Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ICS/UERJ). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERJ (PPCIS/UERJ) com ênfase em Antropologia, cuja pesquisa se destina ao mapeamento dos espaços de militância indígena no Grande Rio. Realiza pesquisas sobre a presença indígena nas grandes cidades, com atenção especial ao desenvolvimento de políticas públicas e para o avanço dos direitos diferenciados. É educador popular no CPV/CEASM da Maré.

AÇUCENA DE OLIVEIRA E SILVA

Bacharel em sociologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com formação complementar na Universidad Nacional de Colombia, sede Bogotá. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) na Universidade Federal Fluminense. Integrante do grupo de pesquisa DATA-PS UFF (Pensamento social em dados). Pesquisadora do projeto: “Tecendo diálogos e produzindo conhecimento”, da Coordenação de Cooperação Social - Fiocruz. Educadora popular e coordenadora do Movimento de Educação Popular +Nós, unidade de Realengo.

MARCELLA DA SILVA ESTEVEZ PACHECO GUEDES

Pedagoga (UFRJ). Mestre em Educação (UFRJ). Doutora em Ciências Humanas - Educação (PUC-Rio). Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores, da área de ensino-aprendizagem, na UERJ-FEBF. Professora Docente I (Formação de Professores – Ensino Médio – Disciplinas Pedagógicas) na Rede Estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). Coordenadora do Projeto de Extensão: “Universidade e Escola na Formação de Professores: Ações Conjuntas, Saberes Ressignificados” (UERJ-FEBF/PINBA).

SIMONE DE MIRANDA OLIVEIRA FRANÇA

Pesquisadora de Pós-Doutorado em Educação, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / PUC-RIO e Professora Colaboradora do Instituto Superior de Educação Pró-Saber. Membro do Grupo de Pesquisa Tri Vértice: Didática, Formação de Professores e Educação Matemática (FFP/UERJ), e do Grupo EscolasRio / Rj. Associada à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e membro do GT 1 - Educação Infantil e Anos Iniciais. Associada à Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd) e membro do GT 4 - Didática. Possui experiência na área da Educação Básica e do Ensino Superior, com ênfase em Educação Matemática, Formação de Professores, Didática e Coordenação Pedagógica.

LUAN SÁVIO

Pedagogo formado na Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre e Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ). Professor do Ensino Fundamental (PEF- Anos Iniciais) da Secretaria Municipal de Educação (SME) na cidade do Rio de Janeiro. Tenho me dedicado à alfabetização em uma escola pública carioca e a pesquisar as microfísicas do poder que produzem a escola no contemporâneo.

ÉRICA CINDRA DE LIMA

Atuo na área educacional com uma vasta experiência que abrange funções como coordenadora pedagógica, líder de núcleos de aprendizagem e psicopedagoga em diversos contextos, incluindo hospitais, escolas, universidades e organizações militares. Minha trajetória inclui a docência em instituições de ensino renomadas, como o IBMR, a Universidade Católica de Petrópolis, a PUC Rio, a UFRJ e o IFRJ, onde ministrei disciplinas nas áreas de Psicologia e Pedagogia.
Sou pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Escolar, Educação Especial e Análise do Comportamento Aplicada, além de possuir mestrado e doutorado em Psicologia Social. Atuo como docente em cursos de Pós-Graduação, com especializações em Neuropsicologia, Psicomotricidade, Psicologia do Trânsito, Psicopedagogia e Educação Especial. Entre minhas realizações, destaco a implantação da sala de recursos para alunos da Educação de Jovens e Adultos na Prefeitura do Rio de Janeiro.
Atualmente, atuo como professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no IFRJ e como diretora pedagógica em uma escola particular. Paralelamente, contribuo com a produção de conteúdo para universidades, enriquecendo o campo educacional com minha expertise e dedicação.
Onde os caminhos se encontram: a costura da história a partir de narrativas de professoras do município de Maricá, RJ

ADRIANA DE FREITAS SALOMÃO DO NASCIMENTO

Professora Assistente II na Universidade de Vassouras (Campus Maricá). Coordenadora do Centro de Referência,Pesquisa e Estudos Avaliativos da Rede Pública Municipal de Ensino de Maricá- CREAVI.  Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP/UERJ (2005), Pós-Graduada em Orientação Educacional na Universidade Cândido Mendes - UCAM (2007), Pós-Graduada em Alfabetização das Classes Populares pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2018). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP/UERJ (2022), na linha de Pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Processos e Práticas Pedagógicas (CNPq). Orientadora de Estudos do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC (2013-2016). Experiência na área de Educação como Professora da Educação Básica por 20 anos, Formação Continuada de Professores, Orientação Educacional, Coordenação Pedagógica, Educação de Jovens e Adultos , Avaliação Externa (SAEB-IDEB). Mediadora da UERJ no curso Extensionista Universitário na mediação tecnológica no Projeto “A BNCC e o Novo Ensino Médio”(2021-2022).

REJANE DIAS CORRÊA MACHADO

Professora há 20 anos na Rede Municipal de Niterói, atuando na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Graduada em Letras e Mestra em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Professora-pesquisadora dos cotidianos das infâncias e juventudes. Ex-diretora do Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (SEPE/RJ) é militante por uma educação pública estatal, integral em tempo integral, laica, anticapacitista, antirracista e democrática.