Autores: Cleide Carneiro - Isadora Morais Duarte de Vasconcelos - Stela Lopes Soares - Maria do Socorro de Sousa - Josep Lluís de Peray Barges - Erilene Alves de Sousa - Cleverson Felipe da Silva Ferreira - Vaneila Célia Nogueira
A obra Educação Permanente em Saúde: Perspectivas, Práticas e Desafios a partir da Experiência do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) – Volume III oferece uma valiosa contribuição à área da saúde, ao explorar os múltiplos caminhos da qualificação profissional no ambiente hospitalar. Com uma abordagem integradora e fundamentada na experiência concreta da rede hospitalar do Ceará, o livro reúne seis capítulos que abordam desde a atuação das equipes multiprofissionais até o uso de tecnologias digitais e de estratégias pedagógicas inovadoras.
Destinado a profissionais de saúde, educadores, gestores e pesquisadores, o livro alia teoria e prática, apresentando reflexões críticas, estudos de caso e propostas de intervenção. Ao destacar ferramentas e metodologias aplicadas nas ações de Educação Permanente em Saúde (EPS), a obra propõe soluções criativas e eficazes para os desafios enfrentados no cotidiano hospitalar.
Mais do que um registro acadêmico, este livro é um convite à transformação: um recurso para fortalecer a humanização do cuidado, promover o aprendizado contínuo e consolidar práticas educativas alinhadas às demandas do Sistema Único de Saúde. Uma leitura essencial para quem acredita que formar também é cuidar.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7639-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-7640-6
DOI: 10.24824/978652517639.0
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 106
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
CLEIDE CARNEIRO
Doutora e Mestra em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Graduada em Serviço Social (UNESP). Docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Coordenadora do Mestrado Profissional Ensino na Saúde (CMEPES/UECE).
ISADORA MORAIS DUARTE DE VASCONCELOS
Mestra e graduada em Administração Universidade Estadual do Ceará (UECE), com especializações em Saúde Pública e Gestão em Saúde. Pesquisadora e bolsista do PPSUS-CE. Professora colaboradora do Mestrado Profissional Ensino na Saúde (CMEPES/UECE).
STELA LOPES SOARES
Pós-doutora e Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Ensino na Saúde (CMEPES/UECE). Graduada em Educação Física, Pedagogia e Fisioterapia. Docente do UNINTA. Professora do Mestrado Profissional Ensino na Saúde (CMEPES/UECE). Pesquisadora do GEPEFE/ UECE. Líder do GEPEFES/UNINTA.
MARIA DO SOCORRO DE SOUSA
Doutora e Pós-Doutora em Saúde Coletiva (UFC), Mestra em Psicologia (UNIFOR) e Pedagoga (UECE). Docente do CMEPES/UECE e assessora pedagógica da CEGPS/SESA. Atuou no Programa Mais Médicos, PET-Saúde, Pró-Saúde e PPSUS.
JOSEP LLUÍS DE PERAY BARGES
Médico pela Universidade de Barcelona, com especialização em saúde pública e comunitária. Consultor independente e mediador em saúde. Professor de pós-graduação em Saúde Pública e saúde internacional desde 2004. Professor visitante no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Estadual do Ceará.
ERILENE ALVES DE SOUSA
Mestra em Ensino na Saúde (CMEPES/UECE) e graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário INTA (UNINTA). Assistente Social do HRN e pesquisadora do PPSUS-CE. Professora da Faculdade 5 de Julho (F5).
CLEVERSON FELIPE DA SILVA FERREIRA
Mestre em Ensino na Saúde (CMEPES/UECE), graduado em Serviço Social. Especialista em Psicopedagogia e Saúde da Família. Coordenador do curso de Serviço Social EaD UNINTA e pesquisador do PPSUS-CE.
VANEILA CÉLIA NOGUEIRA
Enfermeira, Mestra em Ensino na Saúde (CMEPES/UECE), especialista em Saúde da Família e Enfermagem do Trabalho. Atua na área hospitalar, no SESMT e como pesquisadora do PPSUS-CE.