Autores: Tânia Castro Gomes - Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
Educação Integral: desafios e perspectivas na gestão escolar, apresenta um estudo sobre as ações de educação integral de unidades escolares do município de Mojuí dos Campos/PA, via pesquisa bibliográfica, documental e de campo em que as ações indutoras da educação integral são permeadas pelo confronto entre o gerencialismo e a gestão democrática no contexto da influência dos Organismo Internacionais nas políticas públicas educacionais.
Em síntese, podemos destacar que as autoras consideram que o PME apresentou iniciativas de formação integral a partir de atividades socioeducativas diversificadas que iam além do reforço das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, enquanto o PNME concentra-se basicamente na melhoria de indicadores educacionais em razão das avaliações em larga escala. Ressaltam que a relação entre a Educação Integral e a Pedagogia Histórico-crítica, é importante para que a formação dos alunos contemple apreensão dos conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade, na perspectiva do desenvolvimento integral que considere a omnilateralidade dos sujeitos em busca da emancipação humana.
Portanto, fica o convite a leitura deste livro!
Prof.ª Dr.ª Maria José Pires Barros Cardozo/UFMA
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7366-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-7365-8
DOI: 10.24824/978652517366.5
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1