Capa do livro: Educação integral: <BR>Desafios e perspectivas na gestão escolar

Educação integral:
Desafios e perspectivas na gestão escolar

Autores: Tânia Castro Gomes - Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

Educação Integral: desafios e perspectivas na gestão escolar, apresenta um estudo sobre as ações de educação integral de unidades escolares do município de Mojuí dos Campos/PA, via pesquisa bibliográfica, documental e de campo em que as ações indutoras da educação integral são permeadas pelo confronto entre o gerencialismo e a gestão democrática no contexto da influência dos Organismo Internacionais nas políticas públicas educacionais.

Em síntese, podemos destacar que as autoras consideram que o PME apresentou iniciativas de formação integral a partir de atividades socioeducativas diversificadas que iam além do reforço das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, enquanto o PNME concentra-se basicamente na melhoria de indicadores educacionais em razão das avaliações em larga escala. Ressaltam que a relação entre a Educação Integral e a Pedagogia Histórico-crítica, é importante para que a formação dos alunos contemple apreensão dos conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade, na perspectiva do desenvolvimento integral que considere a omnilateralidade dos sujeitos em busca da emancipação humana.

Portanto, fica o convite a leitura deste livro!

Prof.ª Dr.ª Maria José Pires Barros Cardozo/UFMA

 

Impresso
de R$ 51,50 por
R$ 39,50
Digital
de R$ 51,50 por
R$ 36,05

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7366-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-7365-8
DOI: 10.24824/978652517366.5
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 164
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 11
  • INTRODUÇÃO - 13
  • CAPÍTULO I EDUCAÇÃO INTEGRAL, GESTÃO DEMOCRÁTICA E SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - 29
  • CAPÍTULO II O CONTEXTO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE MOJUÍ DOS CAMPOS/PA - 73
  • CAPÍTULO II O CONTEXTO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE MOJUÍ DOS CAMPOS/PACAPÍTULO II O CONTEXTO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE MOJUÍ DOS CAMPOS/PA - 93
  • ÍNDICE REMISSIVO - 161
  • AUTORAS - 163
TÂNIA CASTRO GOMES

Doutora em Educação na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia EDUCANORTE - Associação Plena em Rede e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Membro do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR/UFOPA. Concursada pela Secretaria de Estado de Educação no Estado do Pará, atualmente exerce o cargo de Diretora Escolar pela Diretoria Regional de Ensino – DRE Santarém.

MARIA LÍLIA IMBIRIBA SOUSA COLARES

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/PGEDA-Ufopa. Coord. Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação”, HISTEDR/UFOPA. Vice coordenadora do Forpred (Anped) Nacional (2023-2025). Bolsista Produtividade CNPq/Brasil.