Capa do livro: II Coletânea da produção acadêmica dos professores e alunos do IFPA – Campus de Itaituba

II Coletânea da produção acadêmica dos professores e alunos do IFPA – Campus de Itaituba

Autores: Djalmira de Sá Almeida - Eliete Silva Cardoso (Orgs.)

Trata-se da “II Coletânea da Produção Acadêmica dos Servidores do IFPA -Campus de Itaituba” composta por 15 textos: 6 Projetos, 3 Relatos de Experiência e 6 Artigos, com o objetivo de divulgar os trabalhos dos docentes em 2023, mostrando ações previstas, ações em realização e projetos realizados com os alunos em ambientes educativos e não educativos. A obra está dividida em 3 partes: I – Projetos em andamento e realizados; II – Relatos de Experiências com Relatórios; e III – Artigos relacionados às pesquisas dos docentes e discentes dos cursos técnicos e superiores do Campus, com a intenção de estimular professores e alunos a publicar suas produções, incentivando-os a participar das experiências em projetos de ensino desenvolvidos em sala de aula, em projetos de pesquisa executados na área de abrangência do Campus e ações de projetos de extensão envolvendo as comunidades locais.

Impresso
de R$ 67,00 por
R$ 58,00
Digital
de R$ 67,00 por
R$ 46,90

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7777-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-7778-6
DOI: 10.24824/978652517777.9
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PROJETO 1: Curso de Informática Básica - 15
  • PROJETO 2: Pesquisa – Práticas de Leitura no Ensino Médio na Percepção dos Alunos do IFPA – Campus de Itaituba - 23
  • PROJETO 3: Extensão – Produção de Textos para o Ensino Médio na Comunidade Munduruku - 37
  • PROJETO 4: Proposta de Mestrado – Um Olhar sobre o Bilinguismo Português/Munduruku nas Escolas de Itaituba - 45
  • PROJETO 5: Proposta de Mestrado – Formação de Professores de Inglês no Ensino Fundamental do 6º ao 9º Ano: Uma Revisão Literária Integrativa - 51
  • PROJETO 6: Proposta de Mestrado – Inglês na Abordagem Instrumental: Estratégias para docentes e discentes dos Cursos de Informática e Edificações do IFPA Campus Itaituba - 59
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA 1: Práticas de Leitura no Ensino Médio na Percepção dos Professores e Alunos do IFPA – Campus de Itaituba - 83
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA 2: Projetos Integradores no Curso Técnico Subsequente em Agroecologia do Campus Itaituba - 111
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA 3: Religiões e Religiosidades - 127
  • ARTIGO 1: Educação, Complexidade e Interdisciplinaridade: um caminho possível ao conhecimento pertinente - 131
  • ARTIGO 2: Caminhos e Descaminhos do Ensino, da Pesquisa e Extensão no IFPA – Campus de Itaituba - 141
  • ARTIGO 3: Resíduos Sólidos: Benefícios da Reciclagem - 149
  • ARTIGO 4: Comercialização de Plantas Medicinais no Município de Itaituba, PA - 155
  • ARTIGO 5: Análise dos Impactos Ambientais de Lanchonetes do Bairro Bom Remédio no Município de Itaituba, Pará - 167
  • ARTIGO 6: Levantamento das espécies de ácaros fitófagos em um pomar localizado no município de Itaituba, Pará, Brasil - 171
  • ÍNDICE REMISSIVO - 177
  • SOBRE AS ORGANIZADORAS - 179
ORGANIZADORAS

DJALMIRA DE SÁ ALMEIDA BARROS

Possui Graduação em Licenciatura em Letras pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Cascavel, Paraná (1978), Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina – Paraná (1981), Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e Doutorado em Letras/Filologia – Área de Concentração em Linguística Computacional pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (2000) (UNESP) de Assis, São Paulo. Atua como colaboradora da Faculdade de Itaituba como Pesquisadora Institucional e Avaliadora Multidisciplinar do MEC/INEP. Atualmente, é Professora Concursada do IFPA, Campus de Itaituba, atuando com as disciplinas de Inglês e Português nos cursos de Tecnologia de Saneamento Ambiental e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e com Espanhol no Curso Técnico-Médio Integrado de Edificações, Saneamento e Informática no Campus de Itaituba. Tem experiência nas áreas de Letras, História e Administração, atuando principalmente com os seguintes temas: Língua Latina, Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Abordagem Técnica e Instrumental, Filologia Românica, e com pesquisas nas áreas de Estudos Amazônicos, Planejamento Estratégico, História Medieval, Antropologia Cultural, Comunicação, Linguística Computacional, Literatura Brasileira e Regional. Está com candidatura para cursar Pós-Doutorado em Linguística Computacional na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) em Portugal. Atualmente desenvolve um trabalho de Orientação de Trabalho Acadêmico de Curso – TAC pelo PARFOR no município de Jacareacanga na Formação de Professores Indígenas da etnia Munduruku. Orientou em 2014 TAC do PARFOR de Pedagogia em Jacareacanga e ministrou aulas de TAC do curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPA, Campus de Itaituba, em cujo curso orientou 37 Trabalhos de Conclusão de Curso. Ultimamente, está desenvolvendo um trabalho de Produção Textual com tipologia e gêneros de textos com os alunos de todas as turmas em que ministra aulas de Língua Portuguesa: textos poéticos, textos narrativos, textos dissertativos, textos acadêmicos e textos descritivos, já publicados pela Editora CRV de Curitiba, PR. Estão no prelo para complementação do Projeto Interdisciplinar de Produção de Textos os livros Produzindo textos Científicos e Tecnológicos e Produzindo textos Técnicos para ampliar o acervo da Biblioteca do IFPA de Itaituba e estimular aos alunos para participar mais como protagonistas da leitura e da escrita do que só como receptores, incluindo metodologias e considerações sobre as implicações do isolamento e falta de valorização da disciplina de Língua Portuguesa em relação às disciplinas técnicas. Pretende continuar com os projetos interdisciplinares abordando textos literários e de marketing da região com as próximas turmas, visando divulgar o que se tem, o que é possível e o que se deseja para melhorar o trabalho de comunicação, informação e língua materna. Participa do Programa de Pós-graduação lato sensu do IFPA e tem Participação em Bancas de Avaliação de Cursos.

ELIETE SILVA CARDOSO

Nasceu no Rio Branco, AC, em 1965. Morou em Santarém PA onde passou a juventude até 1988. Atualmente, mora em Itaituba, PA, onde constituiu família e carreira acadêmica. Tem experiência em sala de aula nos níveis fundamental 1 e 2, médio e superior, trabalhando pelo município e Estado. É professora em Regime de Dedicação Exclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Itaituba desde 2012. Possui Graduação em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2004) e Graduação em Letras Inglês e Literaturas da Língua Inglesa pela Universidade Luterana do Brasil (2010). É especialista em Estudos Culturais da Amazônia – Itaituba, PA, Núcleo do Meio Ambiente – UFPA (2010) e em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira – Facinter (2010). É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT/IFAM (2023). É escritora, poetisa e membro da Academia Itaitubense de Letras (AIL). Também é membro do grupo de pesquisa Centro de Estudos em Linguística Aplicada e Educação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira (CELEPI-UFOPA). Foi Coordenadora do Ensino Médio-Base Comum (2014); Coordenadora dos Cursos de Informática e Comunicação Técnico e Tecnológico (2015); Coordenadora do Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio (2016) e Coordenadora do Centro de Idiomas no IFPA, Campus Itaituba (2017-2021). Tem experiência na área de Letras português/inglês, com ênfase em Inglês Instrumental.
AUTORES

ADRIANO CRUZ DA COSTA MACIEL

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica. Diretor de Ensino do IFPA – Campus de Itaituba.

ALINE MARCOLINO DE ALCÂNTARA

Doutora em aquicultura. Docente EBTT do IFPA Campus de Itaituba.

BEATRIZ MENDONÇA PINHO

Discente do Instituto Federal do Pará.

BRUNO RAFAEL RIBEIRO DE ALMEIDA

Doutor em Genética e Biologia Molecular.

CORINA FERNANDES DE SOUZA

Docente do Instituto Federal do Pará.

DARLENY DO CARMO DOS SANTOS

Docente do Instituto Federal do Pará – IFPA Campus Itaituba.

EDIL QUEIROZ DOS SANTOS

Pedagogo. Setor de Educação do IFPA-Campus de Itaituba

ELDILANE GOMES ROCHA

Discente do curso superior em Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

ELENICE SZATKOSKI

Doutora em História das Sociedades Ibéricas Americanas. Docente do ProfEPT-IFAM-Instituto Federal do Amazonas.

ELIANE CARVALHO VIDAL DIAS

Mestra em Ensino. Pedagoga do IFPA Campus Itaituba.

ELIETE DA SILVA CARDOSO

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica. Docente de Português e Inglês do IFPA – Campus de Itaituba.

FABIANA SENA SILVA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Especialista em Educação na SEDUC/PA.

FABRÍCIO RIBEIRO

Especialista em informática; Docente do curso Técnico de Informática no IFPA Campus de Itaituba.

FRANCISCO DENIS PEREIRA CHAVES

Engenheiro Civil e Sanitarista, Especialista em Gestão de Recursos Hídricos, docente do Instituto Federal do Pará/Itaituba-Pará

HERLEY MACHADO NAHUM

Doutora em Zootecnia. Docente de Biologia no IFPA – Campus de Itaituba.

ISABELLA COUTINHO DE BARROS

Doutoranda em Educação em Ciências em Matemática. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

KADJA VIEIRA

Especialista em Informática. Docent do Curso Técnico em Informática do IFPA Campus de Itaituba.

LAURA GERLINY PIRES MELO

Especialista em LIBRAS. Docente de LIBRAS do IFPA – Campus de Itaituba.

LILIAN ALMEIDA BARROS

Especialista em Português e Inglês. Docente de Português e Inglês do IFPA – Campus de Itaituba.

MANOELE KATRINNE RODRIGUES DA SILVA

Discente do Instituto Federal do Pará.

MARCIO ANTONIO RAIOL DOS SANTOS

Doutor em Educação e Professor Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA) do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB).

MARCOS FRANCISCO SERAFIM DE SOUZA

Mestrando em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares. Docente de Português Inglês do IFPA – Campus Itaituba.

MICHEL YVANO MARIALVA

Mestre em Informática; Docente dos cursos Técnico em Informática do IFPA Campus de Itaituba.

PAULA RIBEIRO TEIXEIRA

Discente do do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPA Campus Itaituba.

ROBERTA DA SILVA PINHEIRO

Mestra em Agronomia. Concentração em Solos e Nutrição Mineral de Plantas. Docente EBTT do IFPA-Campus de Itaituba.

SUELLEN FERREIRA BARBOSA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e professora EBTT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

VANUSA LOPES PEREIRA

Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPA Campus Itaituba.