Autores: Edgar Marçal - Ana Paula de Medeiros Ribeiro - Francisco Ari de Andrade - Emanuel Ferreira Coutinho (Orgs.)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7542-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-7540-9
DOI: 10.24824/978652517542.3
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 328
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ALEX RODRIGUES DE GUIMARÃES
Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente como Professor de Matemática efetivo na Prefeitura Municipal de Fortaleza e no Ensino Médio em escolas Particulares. Possuo especialização em Qualificação do Ensino da Matemática no Estado do Ceará (UFC) e em Gestão Escolar (FUNIP). Atualmente, estou cursando o Mestrado em Tecnologia Educacional pela UFC.
ALLAN GEORGE DE SOUSA BEZERRA
Mestre em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é Assistente em Administração na Universidade Federal do Ceará e Agente de Acessibilidade do Instituto UFC Virtual.
ANDRÉ PACHECO CUNHA
Mestrando em Tecnologia Educacionais – PPGTE/UFC. Especialista em Ensino da Matemática – UECE (2006). Licenciatura Plena Matemática – UECE (2003). Bacharel em Adminstração de Empresas – UECE (1996). Iniciei minha trajetória docente na rede particular de ensino (1998-2010) como professora de Matemática para o ensino fundamental e médio. Tutor para o curso de pós-graduação em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF/CAED e do curso de Matemática pelo Instituto Federal de Educação (IFCE). Atualmente, professor efetivo da rede estadual e municipal de ensino do estado do Ceará.
ANDRÉA LIMA PINHEIRO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) – Cursando, pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Graduada em Bacharelado em Pedagogia pela Fundação Edson Queiroz – Universidade de Fortaleza. Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Salgado de Oliveira – Universo. Professora efetiva da rede Municipal de Ensino de Fortaleza desde 2001, atuando com turmas de Educação Infantil e 2º ano do Ensino Fundamental. Participou dos cursos: Práticas Pedagógicas de Alfabetização oferecido pela Universidade Federal do Ceará, Formação em Tecnologias Educacionais, Aprendizagem e Inovação Pedagógica promovido pela Prefeitura de Sobral-Ce em parceria com Universidade Federal do Ceará, Tecnologia da Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica promovido pela Prefeitura de Sobral-Ce em parceria com a Universidade Federal do Ceará e a Universidade Aberta do Brasil. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização – GEPA (2023).
ANTÔNIA ANDRESSA RAMOS MARTINS
Possui graduação em Letras – Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2014), graduação em Hotelaria pelo Instituto Federal do Ceará (2020) e mestrado em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (2023). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Reriutaba e professora da Prefeitura de Varjota – CE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa.
BRENDA LETÍCIA SOUSA DOS SANTOS
Mestranda em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará. Técnica em desenvolvimento de Software, IFPI 2018. Graduada em Licenciatura plena em Letras-Português. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Linguagem e Pensamento / Cognição e Linguística desde 2021. Especialista em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho Mestranda em tecnologia educacional, Universidade Federal do Ceará.
CELESTINO MIGUEL ESPÍRITO SANTO
É licenciado em Ensino do curso de Professores do Ensino Básico – variante de Educação Física (1995-1999). É Pós-graduado em treino desportivo (2001-2002) e possui também licenciatura em Ciências do Desporto e Educação Física (2004-2008). É mestre em Utilização Pedagógica das TIC (2022-2024). Possuí formação contínua nas áreas de TIC, programação, desenvolvimento digital e capacitação digital de docentes. Professor de 1.º Ciclo de 2000 a 2024. Atualmente como adjunto da direção no Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus.
CLEMILSON COSTA DOS SANTOS
Professor Associado do Curso de Sistemas e Mídias Digitais do Instituto Universidade Virtual da Universidade Federal do Ceará. Possui doutorado em Engenharia Agrícola (2013), mestrado em Engenharia Elétrica (2008) e graduação em Física (2004), pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia, com ênfase em Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas embarcados, computação física, automação e controle, rede de sensores sem fio e automação agrícola.
DANIEL BRANDÃO MENEZES
Graduação em Licenciatura em Matemática (UECE), Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Mestre em Matemática (UFC), Especialista em Ciências Jurídicas e Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (UniCSul) e Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino no eixo Ensino de Matemática (UFC) e Pós-doutorado em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada (UFC) e Pós-doutorado em Ensino (RENOEN/UFC). Desenvolve projetos de pesquisas com foco na inovação pedagógica e tecnológica dos professores e orienta bolsistas PIBIC e PIBITI, financiados pelo CNPq e Funcap. Líder do Grupo de Pesquisa “Núcleo de Pesquisa Educação, Tecnologia e Formação Docente” pela UECE. Bolsista Pesquisador de Interiorização – BPI FUNCAP 2020 – 2022. Docente e pesquisador da Universidade Estadual do Ceará. Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional em cooperação técnica com a SEDUC – CE (2021 – 2024), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino PÓLO RENOEN-UFC e Professor Permanente do Mestrado em Tecnologias Educacionais (UFC). Consultor Educacional do Banco Mundial. Coordenador do Projeto de Extensão “Sonho Possível” e do Curso de Aperfeiçoamento em Avaliação Educacional.
DANIELE AMBROZIO DE FREITAS
Mestranda em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará e graduada em Letras (UFC). Atua como professora efetiva de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Estado e da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.
DANIELE PEREIRA MARQUES
Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em Educação Matemática pela UECE. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha 1 de Inovações e Práticas em Tecnologia Educacional. Docente da rede municipal de Fortaleza desde 2010, atualmente lecionando Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Tendo atuado na equipe de formação de professores da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, com foco na formação de docentes de menor carga horária, entre maio de 2018 e março de 2022. Membra do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Formação Docente – NUPET da Universidade Estadual do Ceará (UFC).
DANIELY DOS REIS LIMA
Mestre em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará, Brasil (UFC), especialista em Gestão Estratégica pelo Instituto Federal do Ceará, Brasil (IFCE) e bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil (UECE). Possui experiência como docente e sua atuação acadêmica está voltada para a educação inclusiva com foco especial na Língua Brasileira de Sinais – Libras.
DÉBORA LUCIA LIMA LEITE MENDES
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2011). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Especialista em Psicopedagogia (2002) e Graduada em Pedagogia – Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Ceará (2017- ). Ex-professora da Universidade Federal do Piauí – UFPI (2010-2015) e da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB (2016-2017). Tem experiência na área de Educação, com ênfase Avaliação do ensino e aprendizagem e Inclusão de Pessoas com Deficiência. Atua como pesquisadora na área de Transtorno do Espectro do Autismo e lidera o Grupo de Estudos Analíticos e Psicopedagógicos em Transtorno do Espectro do Autismo – GeapTEA. Idealizadora do Projeto social Caminho do Bem. No campo da gestão universitária, foi Coordenadora do Curso de Pedagogia (UFPI/UFC e PARFOR/UFC) e atuou na Chefia do Departamento de Fundamentos da Educação/UFC (2017 a 2021). Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Tecnologia Educacional – PPGTE/UFC. No âmbito político, é Suplente de Deputado Estadual no Ceará (2022-2026) e suplente de vereadora em Fortaleza-CE.
DINA DOS SANTOS TAVARES
É licenciada em ensino da matemática, pela Universidade de Aveiro; mestre em Matemática e doutora em Matemática e Aplicações, pela Universidade de Aveiro. É docente do ensino superior desde 2006 e, atualmente, professora adjunta da Escola Superior de Educação e Ciências Socais do Politécnico de Leiria, onde atualmente desempenha funções de Diretora. É investigadora integrada do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA) da Universidade de Aveiro e investigadora colaboradora do Centro de Investigação em Educação e Inovação (CI&DEI). Tem vasta experiência em projetos internacionais na área da Educação para o Desenvolvimento. Participou e coordenou vários projetos educativos formais e não formais, com a comunidade. Publicou diversos artigos em revistas nacionais e internacionais; é autora de livros e capítulos de livros e de manuais escolares. Integrou diversas comissões científicas de congressos de investigação nacionais e internacionais. Os seus interesses de investigação incluem cálculo fracionário, cálculo de variações; Tecnologias educativas, Educação STEM e Inteligência Artificial.
DOMINGOS ANTÔNIO CLEMENTE DA SILVA MORANO
Professor da Faculdade de Medicina, Departamento de Morfologia (FAMED/UFC); Pós Doutorando em Educação (PPGE/UFC); Doutor em Ciências Morfofuncionais (PCMF/UFC); Mestre em Ciências Morfofuncionais (PCMF/UFC). Tem experiência na área de Medicina, com Metodologias ativas e Fishbowl.
EDGAR MARÇAL
Atualmente é vice-coordenador do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional da UFC. Professor da Universidade Federal do Ceará desde 2009, possui Graduação (1997), Mestrado (2005) e Doutorado (2016) em Ciência da Computação pela UFC. Tem experiência técnica e científica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de aplicativos, mobile learning, sistemas multimídia, computação móvel e dispositivos móveis.
ELAINE PESSOA DE AGUIAR DAMASCENO
Graduada em Química Industrial pela UFC e Direito na UNIFOR. Especialista em Direito Ambiental UNIFOR. Mestranda em Tecnologia Educacional pela UFC. Professora da rede pública municipal de Fortaleza.
ELANE ARAUJO NOGUEIRA
Possui Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (UFC). Atualmente Professora da Educação Básica pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.
EMANOEL CARVALHO LOPES
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional na UFC (2023), graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio (2015), especialista em Administração e Segurança de Sistemas Computacionais pela Estácio (2011). Professor do Curso Técnico Profissionalizante em Informática pelo CENTEC/SEDUC (2011-2013). Professor de Química na Escola Estadual Joaquim Nogueira (2008-2009). Licenciado em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Servidor público na UFC no cargo de Técnico de Laboratório de Informática desde 2014. Linha de pesquisa: Informática Educacional.
EMANUEL FERREIRA COUTINHO
Professor Associado na Universidade Federal do Ceará (UFC), lotado no Campus Quixadá. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2000). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ce’ará (2003), trabalhando com temas relacionados a grafos, escalonamento e roteamento de veículos, e modelagem matemática. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2014), trabalhando com Computação em Nuvem, definindo métricas e metodologias para análise de desempenho da elasticidade. Também participa como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Computação (PCOMP), na Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE), do Instituto UFC Virtual. Suas áreas de interesse são Computação em Nuvem, Análise de Desempenho, Sistemas de Informação e Engenharia de Software. Atuou no desenvolvimento de sistemas e de processos de software. Também é implementador do MPS.BR, especialista em Gerenciamento de Projetos (UFRJ) e Project Management Professional (PMP).
ERNESTO TRAJANO DE LIMA NETO
Professor da Universidade Federal do Ceará (Instituto Universidade Virtual) desde 2014, possui graduação em Música (Piano -- Bacharelado) pela Universidade Federal da Paraíba (1998), mestrado em Informática pela Universidade Federal da Paraíba – Campus II, atual Universidade Federal de Campina Grande (2001) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), com passagem pelo Instituto Austríaco de Pesquisas em Inteligência Artificial (ÖFAI). Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Musical e Inteligência Artificial Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: análise musical assistida por computador, análise automática da expressividade (expressive music performance), recuperação da informação musical e aplicações de técnicas de Inteligência Artificial no domínio da Música. Antes de sua entrada na Academia, trabalhou como Analista de Tecnologia da Informação, possuindo experiência na análise e no desenvolvimento de sistemas, em particular no levantamento de requisitos, arquitetura de software, implementação e testes.
FILIPE SANTOS
É doutorado em Informática e Professor Coordenador do Politécnico de Leiria. É membro integrado do CI&DEI – Centro de Investigação em Educação e Inovação. As suas principais áreas de investigação inclusão são as Tecnologias Educativas e Tecnologias e Acessibilidade. Tem participado em vários projetos europeus e nacionais relacionados às tecnologias no ensino formal, não-formal e informal e as questões da literacia digital na promoção da cidadania, emprego e aprendizagem. É atualmente Coordenador do Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC
FLÁVIO JUSSIÊ RIBEIRO FERNANDES
Professor e pesquisador interdisciplinar, com dupla formação em Educação Física (Graduação, 2014) e Análise de Sistemas (Graduação, 2019) e mestrando em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é professor de Educação Física efetivo da rede municipal de ensino de Cascavel e atua como professor no curso técnico em Informática pelo PRONATEC com as disciplinas de Sistemas Operacionais, Programação Orientada a Objetos, Programação Web, Noções de Robótica, Gestão de Startups I, Redes de Computadores e Design Gráfico. Durante sete anos, desempenhou o papel de professor e coordenador do Laboratório Educacional de Informática na rede estadual de ensino do Ceará. Sua trajetória profissional combina experiências consolidadas tanto no campo da Educação Física quanto na área de Informática, promovendo práticas pedagógicas inovadoras que unem corpo, mente e tecnologia a serviço de uma educação pública de qualidade.
FRANCISCA ELIANE GOMES DE SOUSA
Professora da rede municipal de ensino de Fortaleza graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em docência dos anos iniciais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (PPGTE/UFC). Participante credenciada do Grupo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (GTERCOA/CNPq UFC) e do Núcleo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Formação Docente (NUPET).
FRANCISCO ARI DE ANDRADE
Professor Titular, lotado no do Departamento de Fundamentos da Educação – DFE, da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Ceará. Docente/pesquisador do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Linha História e Memória da Educação, do Eixo História da Educação, Instituições Escolares e Biografias. Possui Doutorado em Educação, com concentração em História e Memória da Educação pelo PPGE-UFC (2005). Pós-Doutorado em Educação e Contemporaneidade, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON/CNPq/UFS), da Universidade Federal de Sergipe – UFS. (2014). Pós-Doutorado em História da Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, Linha História da Educação, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2022). Líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação do Ceará – GEPHEC, certificado pelo CNPq.
FRANCISCO GLAUBERTO DA SILVA ABREU
Professor de Matemática com experiência em Robótica Educacional e Informática Educativa. Mestrando em Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com especialização em Metodologias do Ensino de Matemática pela mesma instituição e em Qualificação do Ensino de Matemática no Estado do Ceará pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Integra o Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) e o grupo de pesquisa Educação, Tecnologia e Formação Docente, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente, é professor de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza e exerce a função de coordenador pedagógico na Escola Municipal General Manoel Cordeiro Neto.
FRANCISCO HERBERT LIMA VASCONCELOS
É servidor público federal no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC). Coordenou o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Estado do Ceará, além de outros programas de Formação de Professores em Nível de Pós-Graduação em Especialização na área de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Tecnologias Educacionais. Foi consultor do PASEM? Programa de Apoio Educacional do Mercosul realizado pela União Europeia, coordenando diversas missões educacionais internacionais de pesquisa e estudos em países da América Latina, tais como Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil. Foi coordenador adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR – UFC) e coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC) e atua como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE ? Campus Fortaleza, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tem diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Exerceu também o cargo de Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral.
GABRIEL ANTOINE LOUIS PAILLARD
Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1996), cursou o mestrado no Programa de Engenharia e Sistemas de Computação na Coppe (PESC/UFRJ), defendeu sua dissertação em 1999. Realizou o doutorado na Universidade Paris Nord e defendeu sua tese em 2005. Desde 2006 é professor da Universidade Federal do Ceará onde coordenou o curso de Engenharia da Computação por 4 anos no campus de Sobral. Em 2010 mudou de campus se tornando professor do Instituto Universidade Virtual (campus do pici), onde atualmente dirige esta unidade acadêmica. Em 2014 efetuou um pós-doutorado na Universidade Paris Nord. Seus interesses de pesquisa incluem, entre outros, redes de sensores, análise de algoritmos distribuídos, computação em nuvens e computação paralela.
GIOVANA SILVA IBIAPINA NUNES
Mestra em Tecnologia Educacional pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2007). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2014) e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2010). Atualmente é professora do município de Campo Maior- PI (desde 2013) e do município de Teresina- PI (desde 2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em inclusão, atuando desde 2011 no Atendimento Educacional Especializado.
HUGO MENINO
É doutorado em Formação de Professores e Professor Coordenador no Instituto Politécnico de Leiria, tendo lecionado em São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique. É Investigador Integrado no Centro de Investigação em Educação e Inovação, tendo participado em diversos projetos de Investigação e Desenvolvimento financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e por programas europeus. Detém vasta experiência em projetos internacionais na área da Educação, inovação pedagógica e formação de professores, bem como em projetos de avaliação de escolas e avaliação de centros de formação. Tem, igualmente, exercido funções de liderança e gestão académica, destacando-se os cargos de Vice-Presidente, Coordenador de cursos de graduação e pós-graduação, Coordenador de departamento e Presidente do Conselho Pedagógico.
INGRYD HEMILLY DE ALENCAR LIMA
Graduada em enfermagem pelo Centro Universitário Fametro UNIFAMETRO em 2021.2, atuando desde (2022.1 Atual) como Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) no município de Fortaleza-CE. Além de atuar como docente em uma instituição privada de curso técnico em enfermagem e como preceptora de estágio de instituições de ensino superior desde (2022.2 Atual). Mestranda em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (2023.2).
IZABEL GEORGIANA CABRAL GADELHA
Mestranda do Programa de Mestrado em Tecnologia Educacional Universidade – Federal do Ceará (UFC), especialista em Educação Especial e EJA, Pedagoga pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME). Membro do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem G-TERCOA/CNPq e do Grupo de Pesquisa em História da Educação do Ceará (GEPHEC/CNPq).
JOSÉ GILVAN RODRIGUES MAIA
Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 2010, atuando no curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais no setor de estudos de Programação para Jogos. É doutor (2010), mestre (2005) e bacharel (2003) em Ciência da Computação, recebendo os três títulos do departamento de computação da UFC. Suas principais áreas de interesse são Visão Computacional, Computação Gráfica, Inteligência Artificial e Jogos Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: detecção, rastreamento e reconhecimento de objetos em imagens digitais, Processamento Digital de Imagens, Machine Learning, Processamento de Linguagem Natural, Segurança da Informação, Sistemas Embarcados, Realidade Virtual, Game Engines e Detecção de Colisões.
KALIZA HOLANDA DA SILVA
Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (2016). Atualmente é professora área específica- História – Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil.
LARA GABRIELLE BARROS LIMA
Mestranda em Tecnologia Educacional (PPGTE/UFC), Especialista em Gestão Educacional e Licenciada em Pedagogia (UECE).
LEONARDO OLIVEIRA MOREIRA
É Bacharel em Informática pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Mestre e Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professor Associado em regime de dedicação exclusiva da UFC, lotado no Instituto Universidade Virtual (IUVI). Na Graduação, Leonardo Moreira é docente permanente do Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais (SMD) da UFC, onde é responsável pelas disciplinas de Banco de Dados e Programação para Web. Já na Pós-Graduação, Leonardo Moreira é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da UFC. Suas principais áreas de pesquisa são Banco de Dados, Inteligência Artificial, Sistemas Distribuídos e Linguagens de Programação, com ênfase em linhas que permeiam estas áreas, como Ciência de Dados, Gestão de Dados Distribuídos, Computação em Nuvem, Blockchain, Tecnologias para Web e Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas. Além disso, atua como Professor Pesquisador no Laboratório de Sistemas e Banco de Dados (LSBD) do Departamento de Computação (DC) da UFC e no Grupo de Pesquisa Ibituruna do Instituto Universidade Virtual (IUVI) da UFC.
LUANA DE SOUSA SALES
Mestre em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Licenciatura em matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2015). Especialista em Qualificação do Ensino de Matemática no Estado do Ceará pela UFC em 2021 e em Libras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 2022. Atualmente é professora de matemática dos anos finais – Secretaria Municipal de Educação do Município de Fortaleza.
LUCAS DE SOUSA RIBEIRO
Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre e Doutorando em Educação pela UFC. Professor da Rede Estadual de Ensino do Ceará e como Professor Coordenador de Área na Rede Municipal de Fortaleza. Integro o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências - GEPENCI, da Faculdade de Educação/UFC.
LUCAS MOURA
Aluno do programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PCOMP) da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus Quixadá, sendo graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
LUCIANA DE LIMA
Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1994), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2003), Especialista em Tecnologia com ênfase em Telemática pelo Centro Federal Tecnológico do Ceará – CEFETCE (2006), Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2008) e Doutora em Educação, linha Educação, Currículo e Ensino, eixo Ensino de Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFC (2014). Atualmente é professora DE Associada da Universidade Federal do Ceará, com lotação no Instituto Universidade Virtual (IUVI). Atua como professora no Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) e no Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional (PPGTE). É líder do Grupo de Pesquisa Tecnodocência cadastrado no Diretório do CNPq. Tem experiência na área de Formação de Professores, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Tecnodocência, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), Formação de Professores, Formação de Licenciandos, Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Interdisciplinaridade, Construcionismo, Educação Matemática e Ensino de Ciências.
LUZIANA DA SILVA LIMA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora alfabetizadora lotada na Escola Municipal Murilo Serpa – Distrito de Educação 3/ Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização e letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, letramento, Informática Educativa, inclusão sociodigital, letramento digital, terceira idade, juventude, laboratório maker e metodologias ativas.
MARIA ELENY DE FREITAS PLÁCIDO
Mestranda em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes e licenciada em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Formação Docente.
MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS
Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed/UERJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Licenciada em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) e Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Graduada em Tecnologia da Gestão Pública (PUC). Especialista em Sistema de Informação pela Universidade Gama Filho (UGF), Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Professora Associada de matemática no Curso de Pedagogia (FACED/UFC). Pesquisadora e orientadora nos Programas de Pós-Graduação (PPGE/UFC); (RENOEN/Polo UFC); e, (ENCIMA/UFC). Coordenadora do Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC) de 2021-2025). Coordenadora da formação presencial e on-line de professores da rede municipal de Fortaleza e da rede estadual, por meio do grupo de estudo e pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (GTERCOA/CNPq UFC) do qual é líder. Desenvolve pesquisas com professores da Rede Municipal de Ensino Público de Fortaleza (SME) por meio do Convênio SME/UFC “Observatório da Educação Básica”. Participa da coordenação do Laboratório de Pesquisa Multimeios (MM/UFC) com foco na divulgação da ciência no estado do Ceará. Desenvolve pesquisas, sobre as políticas públicas no âmbito da educação nacional e internacional, a partir dos convênios com instituições e teóricos de outros estados e países, entre estes, Portugal, Canadá e Moçambique.
MÁRIO ANDERSON NUNES DE CASTRO
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado em Música pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi integrante do Programa de Educação Tutorial (PET), desenvolvendo atividades voltadas à formação docente e à inclusão. Atua como pesquisador na área de Educação Inclusiva, com ênfase nas temáticas relacionadas à cegueira e baixa visão. Possui experiência como coordenador do Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI), polo Horizonte-CE, e como professor de musicalização na Escola Normal Rural de Limoeiro do Norte, atuando com turmas da Educação Infantil. Atuou como professor de Artes no Ensino Fundamental da rede pública municipal de Limoeiro do Norte. Atualmente, é professor temporário de Arte na rede estadual de ensino do Ceará. Também atua como professor de violão clássico em plataformas digitais, desenvolvendo metodologias voltadas à iniciação musical de pessoas com deficiência visual.
MAURÍCIO MOREIRA NETO
Atualmente é Professor do Curso de Sistemas de Informação (SI) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) dos Centros Universitário Christus (UNICHRISTUS). Doutorando em Ciência da Computação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação, MDCC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui mestrado em Engenharia de Teleinformática pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará (PPGETI-UFC), com ênfase em Redes de Sensores Sem Fio (RSSF). Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) com foco em pesquisas na área de Processamento Digital de Sinais e Telefonia Móvel. É pesquisador nas áreas de Internet das Coisas (Internet of Things, IoT), aplicações e-Health, Redes de Sensores Sem Fio (RSSF) e Blockchain. Foi Professor Substituto do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará (DC-UFC) durante o período de Agosto de 2018 a Agosto de 2020.
MELINE MESQUITA DE CARVALHO
Possui graduação em Psicologia (Universidade de Fortaleza), Especialização em Coordenação Pedagógica (UFC), Psicopedagogia Institucional (UNOPAR), Especialista em Psicologia Escolar (CFP) e Mestrado em Educação Brasileira (UFC). Atuou por 10 anos como Psicóloga escolar do Colégio Farias Brito. Tem experiência como docente do ensino superior nas seguintes instituições: FATECI (Faculdade de Tecnologia Intensiva), Faculdade Pitágoras de Fortaleza e Centro Universitário Farias Brito. Atua com ênfase em Psicologia Escolar, principalmente nos seguintes temas: Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento, Orientação Profissional e Educação Inclusiva/Acessibilidade. Psicóloga Clínica com Formação em Gestalt- Terapia (atende Adolescentes, adultos e idosos). Atualmente é Psicóloga do Exército Brasileiro, atuando no Hospital Geral de Fortaleza, no Setor de Saúde Mental.
NATALIA DA SILVA FERNANDES
Investigadora doutoral em Educação e Divulgação das Ciências, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal (FCUP) e atualmente membro colaboradora da equipe do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) no grupo de Inovação Social e Educacional (SEI). Mestre em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará, Brasil (UFC), com a dissertação “Accessible Interactions 500: um jogo de tabuleiro híbrido inclusivo com realidade aumentada para auxiliar o ensino de Química a alunos surdos e ouvintes”. Licenciada em Química pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil (UECE). Possui vasta experiência como professora de Química. Suas áreas de investigação concentram-se em educação e divulgação científica, tecnologias educacionais e educação inclusiva, com ênfase na acessibilidade para Surdos.
NECIO DE LIMA VERAS
Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Piauí (2004), especialista em Análise de Sistemas pela Faculdade Piauiense (2009), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2015) e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2024). É professor de informática no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) sob regime de Dedicação Exclusiva, ministrando aulas em cursos de níveis Básico, Técnico e Tecnológico. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento e Gerência de Projetos de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: análise, desenvolvimento, inteligência, educação e docência. Atualmente realiza pesquisas nas áreas de Inteligência Computacional e Engenharia de Software.
PAULO CESAR VIANA AZEVEDO
Mestre em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) (2016). Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes (2017) e em Qualificação do Ensino de Matemática no Estado do Ceará pela UFC (2021). Atualmente é professor de matemática na Secretaria Municipal de Educação do Município de Fortaleza.
POLIANA DE SOUSA CARVALHO
É licenciada em Educação do Campo/ Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), possui segunda licenciatura em Química pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), é especialista em Metodologia do Ensino de Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e mestre em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Atualmente, é professora Celetista da Rede Estadual de Educação do Piauí, lecionando a disciplina de Química.
PRISCILA BARROS DAVID
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010) com Pós-doutorado em Educação pela University of California, Santa Barbara (UCSB) com foco em Etnografia Interacional e Análise do Discurso, tendo sido bolsista CAPES-Fulbright no período de 2015-2016. Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). É especialista em Informática Educativa (2001) e Bacharel em Computação pela UFC (2000). Priscila é professora Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional da Universidade Federal do Ceará (PPGTE/UFC) e do Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais. Coordenou durante oito anos a Formação Inicial de Tutores a Distância (2007-2015), dentro do Sistema Universidade Aberta do Brasil da UFC. Tem experiência com Pesquisa Etnográfica e desenvolve pesquisas interdisciplinares que congregam as áreas de Educação, Psicologia, Linguística e Tecnologia Educacional.
RAIELE CONCEIÇÃO CAVALCANTE
Mestranda em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Ensino da Matemática e da Física pela União Brasileira de Faculdades e licenciada em Matemática pelo Instituto Federal do Maranhão. É membro do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Formação Docente.
RAIMUNDO CLEODIMAR DE OLIVEIRA JÚNIOR
É mestre em Tecnologia Educacional (2025) pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional da Universidade Federal do Ceará (PPGTE-UFC) com a pesquisa “ReAvaLIA: um avaliador baseado em modelo de Linguagem de Grande Escala para redações do Enem”. Graduado em Letras-Português pela UFC (2010), agraciado com honraria acadêmica Magna Cum Laude, e especialista em Ensino de Produção Textual (2022). É servidor efetivo da educação básica do município de Fortaleza na área de Língua Portuguesa, sendo, desde 2010, professor de Ensino Fundamental e Médio em escolas particulares e públicas dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Atualmente, é graduando em Direito também pela UFC.
RAQUEL DE SOUSA GONDIM
Mestra em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) da mesma instituição, atuando na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Atualmente sou professora da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.
RAUANY SILVA DOS SANTOS
Mestranda em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar. É membro do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Formação Docente.
RITA CADIMA
É doutorada em Engenharia Multimédia e Professora Coordenadora do Politécnico de Leiria. É membro integrado do CIDMA – Centro de Investigação & Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, e membro colaborador do CI&DEI – Centro de Investigação em Educação e Inovação. As suas principais áreas de investigação incluem e-Learning, Educação Matemática, Aprendizagem Colaborativa Apoiada por tecnologias e Inovação e Partilha de Conhecimento em contextos educativos, tendo participado em vários projetos de I&D financiados. Foi Vice-Presidente do Politécnico de Leiria (2014-2022), Diretora da Unidade de Ensino a Distância (2013-2018) e Coordenadora do Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC (2010-2014).
SARA CAVALCANTE MOREIRA
Mestra em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará- UFC (2021-2024). Pós-graduada (Lato Sensu) em Docência da Educação Profissional – SENAC, em Geopolítica e história pela Faculdade Integrada de Patos (2013) e Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Intervale (2021). Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Regional do Cariri (2011). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Intervale (2021). Professora efetiva da rede municipal de ensino da cidade do Crato-CE.
SINARA SOCORRO DUARTE ROCHA
Pedagoga, Especialista em Informática Educativa, Mídias em Educação, Coordenação Pedagógica e Educação Inclusiva. Mestra e Doutora em Educação com pesquisa na área de Tecnologia Digital e formação de professores em contextos inclusivos. É Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva PROFEI – IFCE e vice-coordenadora do NAPNE – Núcleo de Acessibilidade às pessoas com necessidades educativas específicas do IFCE Paracuru.
TÂNIA MARIA RODRIGUES DA SILVA
Graduação em Pedagogia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialização em docência nos anos iniciais do ensino fundamental pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Estudante do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
THIAGO HENRIQUE BARNABÉ CORRÊA
Doutor em Ciências pelo Instituto de Química da UNICAMP, com estágio pós-doutoral em Educação na Universidade de Sorocaba, supervisionado pelo Prof. Dr. Marcos Reigota (PPGE/Uniso). Mestre em Educação e Licenciado em Química pela Universidade Metodista de Piracicaba. Especialista em Biologia Molecular pela Faculdade Única de Ipatinga. Realizou aperfeiçoamento em Docência no Ensino Superior na Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Atualmente é Professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, onde atua na graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação), além de ocupar o cargo de Diretor do Departamento de Desenvolvimento Cultural (06/2023 – Atual). Professor convidado do Doctorado en Ciencias de la Educación e do Doctorado en Pedagogía y Didáctica, da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC, Tunja). Integrante da Red internacional académica Verano TIC, como coordenador representante do Brasil. É presidente/criador da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química – ReLAPEQ (2014 – Atual) e editor da revista Educação Química en Punto de Vista – EQPV (2017 – Atual). Pesquisador dos seguintes grupos de pesquisa: Perspectiva Ecologista de Educação (UFTM – líder do grupo) e DEVIR – Núcleo de Investigação em Cotidiano, Educação e Inventividade, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Atuou como coordenador do curso de Licenciatura em Química da UFTM (07/2015 – 06/2017); coordenador do subprojeto Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID (10/2015 – 06/2017); diretor de Extensão Universitária (06/2017 – 05/2018); diretor de Desenvolvimento Cultural (05/2018 – 08/2018); Pró-Reitor de Extensão Universitária (08/2018 – 08/2019); coordenador dos Programas Lato Sensu (08/2019 – 06/2023); e, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Substituto (08/2019 – 06/2023). É autor/co-autor de artigos, capítulos e livros em cooperações nacionais e internacionais, além de ser revisor de diversos periódicos científicos. Participou da comissão avaliadora do Programa Nacional do Livro Didático: PNLD Ciências (2017) e PNLD Química (2018); e da Comissão Técnica do PNLD Anos iniciais – Ensino Fundamental (2023). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Cotidiano Escolar e Educação em Ciências.
WINDSON VIANA DE CARVALHO
O Prof. Windson Viana de Carvalho tem graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará e fez seu doutorado (Spécialité Informatique) na França, no laboratório LIG (Laboratoire d’Informatique de Grenoble) vinculado à Université Joseph Fourier (atualmente Université Grenoble-Alpes). O pesquisador é professor Associado IV da Universidade Federal do Ceará, atuando no curso de graduação de Sistemas e Mídias Digitais (SMD), sendo membro efetivo do Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação (MDCC-UFC) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE-UFC) . O professor atua na Linha de Pesquisa em Engenharia de Software no MDCC e na linha de Inovações e Práticas em Tecnologia Educacional no PPGTE. Suas pesquisas são ligadas a temas como Computação Móvel e Ubíqua, Tecnologias Assistivas (TA), Engenharia de Software, Jogos e Educação em Computação. Como decorrência desses temas de interesse, o professor participa mais ativamente das comunidades da SBC do Webmedia, EduComp, IHC, SBGames e SBIE, tanto como autor como membro do comitê de programa desses eventos. Inclusive na conferência Webmedia, foi co-chair em duas oportunidades (2016, 2018) e, nas versões 2022 e 2023 do EduComp foi o chair das trilhas de Relatos de Experiência e Pesquisa, respectivamente. O professor também foi o coordenador da CE-Webmedia (2019-2022). Além disso, contribuiu como editor de seção em edições especiais de melhores artigos das revistas RBIE e JIS, ambas da SBC. É revisor frequente do Journal of Entertaiment Computing (Elsevier), do journal ACM Transactions on Multimedia Computing, Communications, and Applications e do journal ACM Transactions on Accessible Computing, da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) e do Journal on Interactive Systems (JIS).