Capa do livro: Experiências de mentoria universitária: <br>Brasil – Colômbia

Experiências de mentoria universitária:
Brasil – Colômbia

Autores: Pricila Kohls-Santos - Paula Andrea Cataño Giraldo - Beatriz Brandão de Araújo Novaes - Moema Bragança Bittencourt - Paula Trabuco (Orgs.) - Valdivina Alves Ferreira (Colab.)

A mentoria universitária tem se consolidado como uma estratégia fundamental para fortalecer a permanência estudantil e o sucesso acadêmico. Neste livro, Experiências de Mentoria Universitária: Brasil – Colômbia, estudantes mentores compartilham suas trajetórias, desafios e aprendizados ao longo de sua participação no Programa de Mentoria Universitária. 
Esta obra é fruto do encontro binacional entre a Universidade Católica de Brasília e a Universidad Católica Luis Amigó, onde mentores dos dois países tiveram oportunidade de trocas experiência acerca do Ser Mentor Universitário em diferentes contextos. Por meio de relatos inspiradores, a obra evidencia o impacto da mentoria na construção de redes de apoio, no desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes e na criação de uma cultura de colaboração na educação superior. Ao trazer perspectivas diversas e contextos institucionais distintos, este livro convida gestores, professores e estudantes a refletirem sobre o papel da mentoria na promoção de uma educação mais inclusiva, equitativa, humana e transformadora.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7626-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-7627-7
DOI: 10.24824/978652517626.0
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 112
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • PREFÁCIO - 13
  • PREFÁCIO INTERNACIONAL LA MENTORÍA EN INSTITUCIONES DE EDUCACIÓN SUPERIOR - 15
  • O PROGRAMA DE MENTORIA UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - 19
  • MENTORIA UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA: saberes que fazem diferença - 33
  • A MENTORIA UNIVERSITÁRIA COMO FATOR CONTRIBUINTE PARA O CRESCIMENTO ACADÊMICO E PESSOAL: refl exões sobre os desafi os e os impactos - 51
  • OCUPAÇÃO DE TERRITÓRIO - 55
  • OS DOIS LADOS DA HISTÓRIA - 59
  • PROJETO METAMORFOSE - 67
  • VOLUNTARIOS AMIGONIANOS MENTORES CON ORIENTACIÓN AL SERVICIO (VAMOS) – UNIVERSIDAD CATÓLICA LUIS AMIGÓ - 77
  • RELATO DE MENTORÍA: Acompañar desde la Empatía - 87
  • MENTORÍA UNIVERSITARIA: Una Herramienta para el Desarrollo Académico y Personal - 89
  • MÁS QUE CONSEJOS: la mentoría como espacio de transformación mutua - 93
  • ENCONTRO BINACIONAL DE MENTORIA UNIVERSITÁRIA - 99
  • ÍNDICE REMISSIVO - 107
  • SOBRE AS ORGANIZADORAS - 109

SOBRE AS ORGANIZADORAS

BEATRIZ BRANDÃO DE ARAUJO NOVAES

Doutoranda em Psicologia, Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Professora da graduação do curso de Psicologia da Universidade Católica de Brasília. Integrante da equipe do PESA - Permanência Estudantil e Sucesso Acadêmico, coordenadora do Programa de Mentoria Universitária da Universidade Católica de Brasília.

MOEMA BRAGANÇA BITTENCOURT

Mestra em Serviço Social pelo Instituto Técnico de Lisboa (ISCTE-IUL), Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe. Docente e Coordenadora do Curso de Serviço Social e do Núcleo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade Católica de Brasília.

PAULA ANDREA CATAÑO GIRALDO

Possui graduação em Psicologia pela Universidad Católica Luis Amigó com especialização em Gerência em Saúde Ocupacional pela Fundación Universitaria María Cano. Coordenadora do Programa Permanência Acadêmica com Qualidade na Universidad Católica Luis Amigó.

PAULA MARIA TRABUCO SOUSA

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2013) e mestrado em Educação pela mesma instituição (2016). Especializou-se em Gestalt-terapia e Psicologia do Trânsito. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (UNB). Atua como docente universitária desde 2016, lecionando em cursos de Psicologia e da área da Saúde, além de ministrar cursos de formação em Gestalt-terapia e Avaliação Psicológica. É psicóloga clínica desde 2013.

PRICILA KOHLS-SANTOS

Doutora em Educação. Pós-doutorado em Educação Superior pela PUCRS. Docente e Pesquisadora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Coordenadora do setor de Permanência Estudantil e Sucesso Acadêmico – PESA/UCB. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE). Coordenadora do Projeto StayTech Edu UCB. Membro do Comitê Coordenador da RedGUIA.

VALDIVINA ALVES FERREIRA

Doutora em Educação (PUC GO), Mestre em Educação pela UFMS; Especialista em Planejamento Educacional, Métodos e Técnicas de Ensino, Ciência da Computação, Administração e Supervisão Escolar; Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela FESURV. Tem experiência na Coordenação e Docência Superior e em Cursos de Pós-graduação. Docente no Programa de Pós-graduação da UCB; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas Educacionais no âmbito da educação básica (GEPPEB), cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atua nos temas: Políticas Públicas Educacionais, Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, Informática Educativa.