Capa do livro: A prática de mindfulness a educação socioemocional de adolescentes sob a perspectiva transdisciplinar

A prática de mindfulness a educação socioemocional de adolescentes sob a perspectiva transdisciplinar

Autores: Verônica Tavares Cavalcanti

“O livro A prática de mindfullness na educação socioemocional de adolescentes, sob a perspectiva transdisciplinar fruto do trabalho de pesquisa de mestrado de Verônica se apresenta como temática da maior relevância para a educação atual em um período em que o ser humano vem se afastando, cada vez mais, de uma inteligência superior.”

Prof.ª Maria Cândida de Moraes

"Veronica, amparada em estudos sobre atenção integral, oriundos de pesquisas e reflexões do budismo tibetano, como também dos conhecimentos estoicistas, passando por discussões da chamada psicologia positiva e chegando a fundamentos transdisciplinares, em termos teóricos e conceituais, escreveu um documento, o qual, não somente experimenta a prática meditativa como algo passível de ser pedagógico como também aponta que o modelo pedagógico de base racionalista não é capaz, quando entendido de modo absoluto e irrefutável, de ajudar na melhoria da qualidade de vida de adolescentes em atividade escolar.”

Prof. Dr. Hugo Monteiro Ferreira

Impresso
de R$ 78,10 por
R$ 60,10
Digital
de R$ 78,10 por
R$ 54,67

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7055-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-7053-4
DOI: 10.24824/978652517055.8
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO 1 - 15
  • PREFÁCIO 2 - 25
  • INTRODUÇÃO - 27
  • ENTRELAÇAMENTOS ENTRE MINDFULNESS, COMPLEXIDADE, TRANSDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO - 35
  • A ADOLESCÊNCIA E AS EMOÇÕES: construção de possibilidades - 61
  • MINDFULNESS NA ESCOLA: A ÉTICA E A TRAJETÓRIA METODOLÓGICA - 73
  • AS ADOLESCÊNCIAS E OS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL: a prática de mindfulness no campo de pesquisa - 93
  • AS ANÁLISES QUE TRACEJEI - 119
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 123
  • REFERÊNCIAS - 127
  • APÊNDICE A - 137
  • APÊNDICE B - 139
  • APÊNDICE C - 141
  • APÊNDICE D - 143
  • APÊNDICE E TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (PARA RESPONSÁVEL LEGAL PELO MENOR DE 18 ANOS) - 145
  • APÊNDICE F CONSENTIMENTO DO RESPONSÁVEL PARA A PARTICIPAÇÃO DO/A VOLUNTÁRIO - 149
  • APÊNDICE G TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (PARA MAIORES DE 18 ANOS OU EMANCIPADOS) - 151
  • APÊNDICE H CONSENTIMENTO DA PARTICIPAÇÃO DA PESSOA COMO VOLUNTÁRIO (A) - 155
  • APÊNDICE I TERMO DE ASSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (PARA MENORES DE 7 A 18 ANOS) - 157
  • APÊNDICE J ASSENTIMENTO DO(DA) MENOR DE IDADE EM PARTICIPAR COMO VOLUNTÁRIO(A) - 161
  • APÊNDICE K SONDAGEM INICIAL DA PESQUISA DE CAMPO - 163
  • APÊNDICE L SONDAGEM FINAL DA PESQUISA DE CAMPO - 169
  • APÊNDICE M MEDITAÇÕES E REFLEXÕES DOS NOSSOS ENCONTROS - 175
  • ÍNDICE REMISSIVO - 179
VERÔNICA TAVARES CAVALCANTI

Mestra em Educação, Culturas e Identidades – PPGECI - UFRPE-FUNDAJ (2024). Pesquisa sobre A prática de Mindfulness na educação socioemocional de Adolescentes sob a perspectiva transdisciplinar. Especialista em Psicologia Positiva, em Educação e EAD, em Psicopedagogia Clínica-Institucional e graduada em Pedagogia. Foi Secretária-executiva da EJUD6, onde trabalhou com profissionalidade docente, metodologias de ensinagem, desenvolvimento humano, psicologia positiva e EAD.