Capa do livro: Impasses na atuação docente contemporânea

Impasses na atuação docente contemporânea

Autores: Elisabeth Ramos da Silva - Rodolfo Meissner Rolando - Maria de Lourdes Ramos da Silva (Orgs.)

Esta obra apresenta trabalhos de pesquisadores ligados a diversas instituições, tais como a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), o Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (Unitau), o Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE), entre outros. O interesse que uniu esses professores consistiu em evidenciar questões consideradas sensíveis e/ou ainda mal resolvidas e que são capazes de gerar impasses no trabalho a ser desenvolvido pelos  diversos profissionais da educação em suas áreas de atuação. À medida que a contemporaneidade tem sido caracterizada pela globalização crescente e pelas inúmeras tensões decorrentes, a atuação dos professores e demais profissionais da educação não pode ficar alheia a esses conflitos que os atravessam a todo o momento e que podem ser visualizados na leitura dos capítulos deste livro. Tais impasses se refletem como um calidoscópio nos diversos assuntos tratados, o que facilita ao leitor repensar e, consequentemente, transformar qualitativamente seu trabalho, seja qual for a área em que atua no momento. Ao contribuir para a formação de profissionais ligados a diversas áreas da educação, este livro evidencia impasses que não só afetam a educação como um todo, mas também recaem em áreas específicas do conhecimento.

Impresso
de R$ 55,50 por
R$ 42,60
Digital
de R$ 55,50 por
R$ 38,85

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7601-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-7598-0
DOI: 10.24824/978652517601.7
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 15
  • IDENTIDADE E ALTERIDADE NA DOCÊNCIA: a percepção do professor sobre sua identidade para si e para o outro - 17
  • EDUCAÇÃO INTEGRAL NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: impasses e desafios na validação de direitos - 29
  • AFETIVIDADE NA PERSPECTIVA DECOLONIAL: (re)pensando as relações no campo educativo - 41
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA: a BNCC para o ensino fundamental no contexto das Ciências Humanas - 65
  • REFLEXÕES SOBRE DESAFIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ATUAREM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) - 75
  • IDENTIDADES PROFISSIONAIS DOCENTES DIANTE DO ENSINO REMOTO E DO ENSINO A DISTÂNCIA - 87
  • A NECESSIDADE DE UMA LEITURA CRÍTICA PARA A IDENTIFICAÇÃO DE FAKE NEWS - 97
  • OS DESCAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO NO CENÁRIO BRASILEIRO E A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COMO POTENCIALIZADORA DA REINVENÇÃO DESSE PROCESSO - 109
  • INCONGRUÊNCIAS ENTRE A ESCOLA PÚBLICA E A ESCOLA PRIVADA QUANTO AO ENSINO DE GRAMÁTICA - 123
  • ANGELITA ROSA DE OLIVEIRA ROCHA - 137
  • EDUCAÇÃO FÍSICA: a bola da vez! - 151
  • A TEORIA DE DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DE ERIK ERIKSON E OS DESAFIOS PARA A ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE - 165
  • ÍNDICE REMISSIVO - 177
LILIANA RODRIGUES

Investigadora do Centro de Psicologia da Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

FERNANDO JORGE MOREIRA

Mestre pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), professor de inglês na Educação Básica e gestor na prefeitura municipal de São Paulo – PMSP.

MARIA DE LOURDES RAMOS DA SILVA

Livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade Complutense de Madri, Espanha. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

ROSELI DA SILVA CORDEIRO RUIZ

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Supervisora de Ensino e participante do Projeto Gestão Educacional Paulista.

RODOLFO MEISSNER ROLANDO

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (Unitau). Professor do Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Unitau.

PATRICIA RODRIGUES SANCHES

Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (Unitau). Especialista em Educação pela Unitau. Pedagoga do Instituto Federal de Educação de São Paulo.

ANTONIA ZULMIRA DA SILVA

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Mestre em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2012). Professora Especialista em Currículo do Núcleo Pedagógico na Diretoria de Ensino de Carapicuíba.

EDUARDO JOSÉ NEVES SANTOS

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor de Ensino Fundamental – Anos Finais da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista.

PAULA MEDEIROS PRADO SILVESTRINI

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Supervisora de ensino da Prefeitura Municipal de Sorocaba.

ALLISON GUIMARÃES ANDRADE

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (Unitau). Professor do Curso de pós-graduação lato-sensu em Língua Portuguesa: Gramática e Uso da Universidade de Taubaté (UNITAU).

ELISABETH RAMOS DA SILVA

Doutora e Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Professora do Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (Unitau) e Coordenadora do Curso de pós-graduação lato-sensu em Língua Portuguesa: Gramática e Uso da Universidade de Taubaté (UNITAU).

MARIA JOSÉ MILHAREZI ABUD

Doutora e Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (Unitau).

DÉBORA CRISTINA DE OLIVEIRA

Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (Unitau). Graduada em Pedagogia pela Associação Educacional Dom Bosco, Resende – RJ. Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Porto Real – RJ e docente na Rede Municipal de Volta Redonda – RJ.

MARCUS VINÍCIUS DE PAULA

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (Unitau). Professor do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE).

NEIDE ESPERIDIÃO

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Mestra em Música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora das Faculdades Integradas Campos Salles de SP.

UBIRATAN SILVA ALVES

Doutor na área de Atividade Física, Adaptação e Saúde pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

GUSTAVO CAMILO BAPTISTA

Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Coordenador de Apoio à Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).