Capa do livro: Caminhos possíveis para incluir: <br>Democratização e Justiça Social

Caminhos possíveis para incluir:
Democratização e Justiça Social

Autores: Mônica Pereira - Carina Alves - Allan Damasceno

O livro Caminhos possíveis para incluir: democratização e justiça social, organizado pelas Doutoras Mônica Pereira e Carina Alves e pelo Professor Doutor Allan Damasceno, traz reflexões fundamentais sobre inclusão e equidade. A obra aborda os desafios enfrentados por pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista, altas habilidades/superdotação e em situação de vulnerabilidade social, destacando a necessidade de garantir acesso pleno a direitos essenciais.
Parte da coletânea Caminhos possíveis para incluir, o livro reúne capítulos escritos por pesquisadores, que apresentam experiências e estratégias voltadas para a democratização de oportunidades. O objetivo é fortalecer a justiça social, promovendo ações que reduzam desigualdades e assegurem a participação plena de todos na sociedade.
Os textos ressaltam a inclusão como um compromisso coletivo, que exige políticas públicas eficazes e mudanças culturais para tornar ambientes educacionais, profissionais e sociais mais acessíveis. A obra destaca que a justiça social só se concretiza quando há equidade no acesso a recursos e oportunidades, permitindo o desenvolvimento de todas as pessoas.
Por meio de diálogos interdisciplinares, o livro traz reflexões sobre desafios e possibilidades, reafirmando que uma sociedade democrática se constrói com acessibilidade, respeito à diversidade e compromisso com a inclusão.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7594-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-7593-5
DOI: 10.24824/978652517594.2
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 218
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • TRAMAS TEÓRICAS E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: refl exões sobre inclusão educacional na contemporaneidade - 13
  • CAMINHOS PARA INCLUSÃO ESCOLAR DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL - 25
  • A ATUAÇÃO DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS - 41
  • A DICOTOMIA ACESSO-PERMANÊNCIA: desafi os para a efetiva inclusão de estudantes com defi ciência no Ensino Superior - 55
  • A CONTRIBUIÇÃO DOS PROFESSORES DE APOIO PARA A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR - 69
  • JUDICIALIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: revisão sistemática da produção acadêmica - 83
  • ARTICULAÇÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA ENTRE EQUIPES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PELA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO - 97
  • ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: olhares de professores sobre as legislações brasileiras da educação especial inclusiva - 109
  • COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA CRIANÇAS COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL  - 123
  • O PROTAGONISMO ESTUDANTIL E A COLABORAÇÃO NO PROCESSO DE INCLUSÃO: ação integrada entre a professora do AEE e a professora da BNC no recreio de possibilidades  - 135
  • O ESTÁGIO EXTRACURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA: refl exões em um grupo de estudos sobre o apoio à crianças com deficiência. - 145
  • O USO DA HISTÓRIA SOCIAL PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - 159
  • PLANEJAMENTO DE ACESSIBILIDADE NA AVALIAÇÃO – PAA: formação docente continuada para práticas inovadoras de inclusão - 175
  • PRÁTICAS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA: um relato de estágio - 185
  • A PRÁTICA DO EXERCÍCIO FÍSICO DO ADULTO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO - 199
  • ÍNDICE REMISSIVO  - 213
MÔNICA PEREIRA

Doutora em educação, pesquisadora sobre o mundo do trabalho para pessoa com deficiência, professora de física e ciências da natureza, pedagoga, especialista em educação especial, neuropsicopedagogia, psicopedagogia e em educação a distância, Pesquisadora e Coordenadora da Comissão de Articulação Política do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI). Gestora de Projetos Educacionais e Empregabilidade no Instituto Incluir

CARINA ALVES

Doutora em educação, psicóloga, empreendedora social, escritora. É autora de livros infantis, idealizadora do Projeto Literatura Acessível que foi finalista no Prêmio Jabuti (2002) e Premiado pela UNESCO, com o prêmio Confúcio de Alfabetização. Fundadora do Instituto Incluir. Pesquisadora e Coordenadora Adjunta do Núcleo II do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPED

ALLAN DAMASCENO

Professor Doutor da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu/UNIRIO) e dos Programas de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e em Educação Agrícola (PPGEA), ambos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).  Fundador e coordenador do Laboratório de Estudos  e Pesquisas em Educação, Diversidades e Inclusão (LEPEDI/CNPq).

CRISTINA ANGÉLICA MASCARO

UERJ

ANNIE REDIG

UERJ

JACQUELINE CAROLINE COSTA FREDERICO

Universidade Estadual de Campinas

ADRIANA LIA FRISZMAN DE LAPLANE

Universidade Estadual de Campinas


ANDREZA DE OLIVEIRA

Doutora em Ciências, Tecnologia e Inclusão pela UFF, no PGCTin. Técnica em Assuntos Educacionais na UNIRIO.

FLAVIA VARRIOL

Doutora em Ciências, Tecnologia e Inclusão pela UFF, no PGCTin. Técnica em Assuntos Educacionais na UNIRIO.

JÚNEA TATIANE DAMASCENO OLIVEIRA

LETÍCIA VIANA COSTA ASSIS

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI). Advogada. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

WASHINGTON CESAR SHOITI NOZU

Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI). Doutor e Mestre em Educação pela UFGD. Realizou Estágio de Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

ALESSANDRA ANDRADE CARDOSO

Estudante de Doutorado em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), na linha de pesquisa “Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

THIAGO FALCÃO SOLON

GIOVANA MARIA BELÉM FALCÃO

RAFAELE LIMA BATISTA ORIÁ

Mestra em Ensino em Saúde. 

FABÍOLA MARIA RODRIGUES CORREIA

Especialização em Ensino de Língua Inglesa. 

ISABELLE CERQUEIRA SOUSA

Mestra Educação Especial e Doutora em Saúde Coletiva. 

MICHELI FONTES NUNES

Professora de Atendimento Educacional Especilizado, Especialista em Educação Especial e Inclusiva. 

LIZIE PACHECO

Diretora Escolar, Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFES). 

LAINE CRISTIAN FORATI DE ALENCAR

ANA PAULA DE FREITAS


LARISSA DA SILVA GOMES

Graduanda em Pedagogia da Unesp de Marília.

VIVIANE RODRIGUES

Doutora em Educação Especial, docente da Unesp de Marília.

SUZANLI ESTEF

PAOLA PEIXOTO DOS SANTOS

DIEGO RODRIGUES ALMEIDA

ISADORA UESONO DE OLIVEIRA

MARCO TULIO SOUZA MARTINS

TIAGO NEPOMUCENO PEREIRA

LUCIA PEREIRA LEITE


JOMILTO PRAXEDES

Laboratório de Ciência do Movimento e Comportamento Humano (LaCiMCoH), Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn), Universidade Federal Fluminense (UFF). 

MARIANA FELIX

Laboratório de Ciência do Movimento e Comportamento Humano (LaCiMCoH), Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.