Capa do livro: Diálogos pedagógicos:<br>Uma análise sobre as Práticas Educativas

Diálogos pedagógicos:
Uma análise sobre as Práticas Educativas

Autores: Antônio Marcos Diniz - Jessica Cristina Urbanski - Rafael Angelo Speck (Orgs.)

"Diálogos Pedagógicos" reúne uma coleção de 11 artigos que exploram temas essenciais para a educação contemporânea. Abordando desde a ludicidade como ferramenta de inclusão até práticas pedagógicas inovadoras em contextos escolares e não escolares, esta obra é um convite à reflexão e à ação para educadores, gestores e pesquisadores da área. Os textos trazem abordagens diversificadas que vão além dos limites da sala de aula, destacando a importância da formação docente, a integração de metodologias lúdicas e os desafios de adaptação em diferentes contextos. Com base em pesquisas acadêmicas, estudos de caso e análises práticas, os autores oferecem uma visão abrangente e transformadora do papel da educação em um mundo em constante mudança. Seja para aprimorar práticas educativas, compreender a inclusão sob novas perspectivas ou promover a aprendizagem de forma criativa e significativa.

Impresso
de R$ 53,80 por
R$ 41,50
Digital
de R$ 53,80 por
R$ 37,66

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7541-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-7539-3
DOI: 10.24824/978652517541.6
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 174
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • A IMPORTÂNCIA DO OLHAR PEDAGÓGICO NA PREPARAÇÃO E NA APLICAÇÃO DA RECREAÇÃO FORA DO ESPAÇO ESCOLAR - 11
  • TORNANDO O APRENDIZADO UMA BRINCADEIRA: intervenção lúdica no desenvolvimento de crianças com autismo – estudo de caso - 23
  • O LÚDICO COMO RECURSO METODOLÓGICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS - 37
  • CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS ANTICAPACITISTAS - 51
  • OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR ALFABETIZADOR DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I – SÉRIES INICIAIS – NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - 63
  • A CONTRIBUIÇÃO DO PROFISSIONAL DE PEDAGOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL B- 79
  • ENTRE LÍNGUAS E NÚMEROS: Desafios no Ensino de Matemática para Surdos - 95
  • PRODUÇÃO SINALIZADA DE HISTÓRIAS INFANTIS PELA MÃO DE CRIANÇAS SURDAS - 107
  • “DO ASSISTENCIALISMO À EDUCAÇÃO”: uma trajetória histórica na educação infantil - 121
  • ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: estratégias pedagógicas inclusivas no contexto escolar - 135
  • INCLUSÃO DAS CRIANÇAS AFRO-BRASILEIRAS ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL - 147
  • ÍNDICE REMISSIVO - 165
  • SOBRE OS AUTORES E ORGANIZADORES - 169
ADRIANA DA CUNHA

Graduada em Pedagogia (UNIOESTE/Cascavel), especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental (ISEPE Rondon) e Mestre em Educação (UNIOESTE/Cascavel).

ADRIANA RENATA FERNANDES

Graduada em Letras (Facinor) e Arte Visuais (Uel), Especialista em Educação Especial (Facinor)  e Psicopedagogia (Esap). Professora da Rede de Educação do Paraná.

ALINE KERYN PIN

Doutoranda em Educação em ciências e Educação matemática (Unioeste/Cascavel). Mestre em Educação (Unioeste/Cascavel). Graduada em Pedagogia (Unioeste/Cascavel), graduada em Letras Libras Licenciatura (Faculdade Eficaz).    

ANA LUIZA DENEKA

Graduada em Pedagogia na Faculdade de Ensino ISEPE Rondon.

ANTÔNIO MARCOS DINIZ

Licenciado em Educação Física (Unioeste), licenciado em Pedagogia (Unipar), Especialista em Educação Física Escolar (Unioeste), Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável (Unioeste).

CARMEN FRANTZ KLIEMANN

Graduada em Educação Física (Unioeste), Pedagogia (UEM), Letras Libras (Unioeste), Especialista em Inclusão Escolar (Unirondon), Especialista em Atividade Física direcionada à promoção da Saúde (Unioeste), Mestranda em Educação Inclusiva/PROFEI (UEPG). Professora da Educação Especial da Rede Estadual de Educação do Paraná e da Faculdade de Ensino Superior ISEPE Rondon.

ELISANDRA BYK

Graduada em Direito e Pedagogia.

GRACIELE CRISTIANE RAMBO

Graduada em Pedagogia (UNISUL) e História (UNIOESTE), Especialista em Gestão Escolar e Educação Especial (IESEPE Rondon) e Mestre em Ciências Ambientais (UNIOESTE).

JESSICA CRISTINA URBANSKI

Graduada em Tecnologia em Processos Químicos (UTFPR) e Agronomia (FAG). Licenciada em Química (UTFPR) e Pedagogia (INTERVALE). Especialista em Ensino de Ciências (UTFPR) e Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (INTERVALE). Mestre em Agronomia (Unioeste) e Doutora em Engenharia Agrícola (Unioeste).

JÉSSIKA FERNANDA VATER

Graduada em Pedagogia, especialista em Neuropsicopedagogia, Autismo e Gestão escolar.

JULIANE MAIARA HEIDRICH

Graduada em Pedagogia na Faculdade de Ensino ISEPE Rondon.

JOSIANE MAÍSA HEIDRICH

Graduada em Pedagogia na Faculdade de Ensino ISEPE Rondon.

KARINE MICHELE FAGUNDES

Graduada em Ciências com Habilitação em Química (UNICS), Especialista em Atendimento às Necessidades Especiais (UNIVALE), Especialista em Neuropsicopedagogia (Faculdade Iguaçu), Mestra em Educação Inclusiva/PROFEI (UEPG). Professora da Educação Especial da Rede Estadual de Educação do Paraná.

LADMILA WUNDRAK ZANDONA

Graduada em Pedagogia na Faculdade de Ensino ISEPE Rondon.

LIANE MARLIZE STAMM SCHWINGEL

Pedagoga, Historiadora, Especialista em Psicopedagogia e Gestão Escolar, Professora no Ensino Superior – curso de Pedagogia, Assessora Pedagógica, Palestrante.

LUCIANE EDINEIA SIEBERT

Graduada em Pedagogia na Faculdade de Ensino ISEPE Rondon.

PAOLA AGUILLAR DA ROZA

Graduada em Pedagogia na Faculdade de Ensino ISEPE Rondon.

PATRÍCIA LUCAS

Professora de Língua Portuguesa da Seed-Paraná, professora colaboradora no curso de Pedagogia-Isepe Rondon. Especialização em Educação Especial e Língua Portuguesa.  Mestre em Letras (Unioeste).

RAIANE MARIA RIBEIRO

Graduada em Pedagogia na Faculdade de Ensino ISEPE Rondon.

RAFAEL ANGELO SPECK

Licenciatura em Pedagogia e Administração, Especialista em Psicopedagogia e Arte e Inclusão, Mestre em Biotecnologia.

RODRIGO FERNANDES DA SILVA

possui graduação em Sociologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa. Possui Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Dom Bosco (2017). Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste.

SANDRA APARECIDA MACHADO

Professora no Curso de Pedagogia da Unicentro. Professora no PROFEI/UEPG. Pedagoga, Mestre e Dra em Educação.

TANIA APARECIDA MARTINS

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras (PPGL – Unioeste), Graduação em Pedagogia (Unimeo – CTESOP) e em Letras – Libras Bacharelado (UFSC). Líder do PORLIBRAS – Grupo de Estudos e Pesquisas para a investigação da Libras.

TELMA ALVES TEIXEIRA

Graduada em Pedagogia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itararé – SP. Especialista em Educação Especial inclusiva e na área da Surdez. Mestranda em Educação Inclusiva/PROFEI (UEPG). Professora da Educação Especial da Rede Estadual de Educação do Paraná.

TIAGO FERNANDO HANSEL

Administração, Pedagogia, Matemática, Ciências Contábeis e Ciências sociais, MBA em Marketing, propaganda e vendas, especialista em Gestão Pública, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Mestre em Ciências Sociais, Doutor em Desenvolvimento Rural Sustentável, Pós doutor em Administração.

THIAGO RAFAEL MAZZAROLLO

Doutorando em Letras (Unioeste/Cascavel). Mestre em Geografia (Unioeste/Francisco Beltrão). Especialista em Libras e Educação Especial Inclusiva (Faculdade São Braz). Graduado em Licenciatura em Geografia (Unioeste/Marechal Cândido Rondon), Licenciatura em Letras Libras (Faculdade Eficaz) e Bacharel em Letras Libras (Unioeste/Cascavel) e Membro do PORLIBRAS – Grupo de Estudos e Pesquisas para a investigação da Libras.

TUISI KARINE LOPES ARNDT

Graduada em Pedagogia na Faculdade de Ensino ISEPE Rondon.