Autores: Evandro Vilas Boas Coelho - Jocenildes Zacarias Santos - Márcia Laís de Oliveira Vidal Nunes (Orgs.)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7518-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-7516-4
DOI: 10.24824/978652517518.8
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 296
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ORGANIZADORES(A)
EVANDRO VILAS BOAS COELHO
Mestre em Educação de Jovens e Adultos, Universidade do Estado da Bahia. Docente da Educação Básica em EJA e para pessoas em situação de restrição e privação de liberdade, na Secretaria Estadual de Educação Básica do Estado da Bahia.
JOCENILDES ZACARIAS SANTOS
Pós-Doutor em Educação e Contemporaneidade, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutor em Educação e Contemporaneidade (UNEB).
MÁRCIA LAÍS DE OLIVEIRA VIDAL NUNES
Mestra em Educação. Licenciada em Geografia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente da Educação Básica da Rede Estadual da Bahia.
AUTORES(AS)
ADRIANA MARIA GOMES LOPES
Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC UNEB). Licenciada em Ciências Biológicas (UCSal). Professora do Colégio Estadual Governador Roberto Santos – Anexo Case, vinculado às Comunidades de Atendimento Socioeducativo – Case Salvador e Case Feminina Salvador. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Forma(em)Ação – GEFEP UNEB/CNPq. Coordenadora do Coletivo Nossa Rede.
BRUNO ALEX PUGET
Especialista em Gestão Escolar, pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA). Licenciado em Pedagogia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Licenciado em Geografia, pelo Centro Universitário FAEL (UNIFAEL). Técnico em Gestão Penitenciária. Pedagogo na Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), na Unidade de Custódia e Reinserção Feminina de Ananindeua/PA (UCRF/PA).
CARLOS MANUEL DUTOK SÁNCHEZ
Doutor em Biodiversidade e Saúde, pela Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro. Professor adjunto da Graduação em Ciências Farmacêuticas na Universidade Federal do Amapá/Campus Marco Zero do Equador. Também atua na equipe de apoio pedagógico-administrativo no Departamento de Educação a Distância na mesma universidade. Participa do Grupo de Pesquisa Formação de Professores em Práticas Transdisciplinares e Inclusivas.
CRISTIANO DE SANT’ANNA BAHIA
Doutor em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Cultura e Turismo, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Licenciado em Educação Física, pela Faculdade de Educação Física Montenegro e Graduado em Economia, pela UESC. Professor Titular do Departamento de Saúde vinculado ao curso de Educação Física, da UESC. Professor permanente do Mestrado e Doutorado Profissional em Educação, da UESC e do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
ELENITA BRITO ARAGÃO ASSIS
Mestranda em Ensino, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Leitura e Produção Textual. Licenciada em Letras, pela UESB. Psicanalista. Professora da Rede Estadual de Educação da Bahia na Educação Básica.
ELIANE LEAL VASQUEZ
Doutora em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora associada da Graduação em Matemática e professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História na Universidade Federal do Amapá/Campus Marco Zero do Equador. Coordena o Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino na mesma universidade.
ELIAS FERNANDES MASCARENHAS PEREIRA
Doutorando em Psicologia, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Ciências da Saúde e Biológica, pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Bacharel em Psicologia, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
FÁBIO CARVALHO DA HORA
Mestre em Ensino de História, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Educação em Unidades Prisionais, pela Universidade Cândido Mendes e em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação, pela UNEB. Licenciado em História, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tutor do UNIAFRO – Curso de Aperfeiçoamento em Política de Promoção da Igualdade Racial no Ambiente Escolar na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). Professor do Colégio Professor George Fragoso Modesto (antiga Escola Especial da Penitenciária Lemos de Brito) e da Prefeitura Municipal de Madre de Deus.
GIDEVALDA DOS SANTOS CARDOSO
Mestra em Educação Profissional Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Especialista em Educação de Jovens e Adultos e Psicopedagogia, pela UESC. Licenciada em Pedagogia, pela UESC. Coordenadora Pedagógica da Educação Básica da Rede de Ensino Municipal de Itabuna. Professora da Escola Municipal Lourival Oliveira Soares/Anexo do Conjunto Penal de Itabuna, Bahia.
HUGO MANOEL REGIS DA SILVA
Mestre em Sociologia, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Política e Gestão Educacional em Redes Públicas e graduação em Ciências Sociais, pela UFPE. Professor da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco. Professor visitante da Pós-Graduação do Centro Universitário Frassinetti do Recife (UNIFAFIRE). Membro da Nossa Rede e Rede Remir.
IASMIN VIEIRA AMARAL
Graduanda em Letras, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenadora Geral no I Diretório Acadêmico de Letras. Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica. Membro do grupo de pesquisa Epistemologia, Ética e Linguagem e membro do Grupo de Estudos Semióticos, da Universidade do Estado de São Paulo – USP.
JACQUELINE BRITO VIEIRA
Especialista em Psicopedagoga, pela Universidade Salgado Oliveira. Bacharel em Direito (UNIME). Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professora da Educação Básica da Rede de Ensino Municipal de Itabuna na Escola Municipal Lourival Oliveira Soares/Anexo do Conjunto Penal de Itabuna (CPI).
JOÃO DIOGENES FERREIRA DOS SANTOS
Pós-doutor em Antropologia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em Ciências Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana e do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória, Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
JOILSON PEREIRA DA SILVA
Doutor em Psicologia, pela Universidade Complutense de Madri-Espanha. Professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI).
JOSÉ CARLOS LIMA
Doutor em Políticas Sociais e Cidadania, pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL). Mestre em Educação de Jovens e Adultos, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciado em Matemática e Pedagogia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA).
JOSÉ ELIAS DOS SANTOS BELARMINO
Psicólogo da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (SEDES-DF). Especialista em Psicologia Jurídica e Avaliação Psicológica, pela Faculdade Única de Ipatinga. Bacharel em Psicologia, pela Universidade de Brasília (UNB). Psicólogo da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF).
JÚLIO CESAR PONCIANO
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), na Linha Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano. Mestre em Antropologia Social – UFPR. Cientista Social na UFPR.
JUSSIVANIA DE CARVALHO VIEIRA BATISTA PEREIRA
Doutora e mestra em Estudos de Linguagem, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEL/UFMT). Licenciada em Letras: Português e Inglês. Pesquisadora do Grupo Estudo e Pesquisa Nepel/UFMT e membro da Coordenação do Coletivo Nossa Rede.
KATIA APARECIDA DA SILVA NUNES MIRANDA
Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar). Mestra em Estudos de Linguagem, pela UFMT. Graduada em História, pela UFMT. Pesquisadora dos Grupos de Estudo e Pesquisa Nepel/UFMT, EducarCeres/UFScar-SP e membro da Coordenação do Coletivo Nossa Rede.
KERGILÊDA AMBRÓSIO DE OLIVEIRA MATEUS
Doutora em Educação, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestra em Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pedagoga, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professora Titular no Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem e no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
LUZIÊT MARIA FONTENELE-GOMES
Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade e Mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, ambos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da UESB. Editora-chefe da Revista Extensão & Cidadania (ISSN 2319-0566) e Presidente do Conselho da Comunidade da Execução Penal de Jequié-Bahia.
MÁRCIO CESAR FERRACIOLLI
Professor Doutor Associado do Setor de Humanas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua na Extensão Universitária em Psicologia Social Comunitária no Sistema Prisional e Ética e Psicologia Social. Pesquisador em Economia Solidária, Assédio Moral e Saúde do Trabalhador e na Clínica da Psicologia do Trabalho na área de Saúde Mental do Trabalhador. Coordenador do Observatório Social de Saúde Prisional e Justiça Criminal do Estado do Paraná.
MARIANA RODRIGUES SANTIAGO LIMA
Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, pela Universidade do Estado da Bahia (GESTEC UNEB). Licenciada em Ciências Biológicas, pela Universidade Católica de Salvador (UCSal). Professora do Colégio Estadual Governador Roberto Santos – Anexo Case, vinculado às Comunidades de Atendimento Socioeducativo – Case Salvador e Case Feminina Salvador. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Forma(em)Ação (GEFEP UNEB/CNPq). Coordenadora do Coletivo Nossa Rede.
MARLICE DE OLIVEIRA E NOGUEIRA
Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola (NESFE) com temáticas sobre desigualdades escolares, relação família-escola e processos de escolarização e diferentes grupos sociais.
MAYLLENA JOANNE FERNANDES DE CARVALHO
Mestra em Memória: Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciada em Educação Física, pela Faculdade de Educação Física Montenegro. Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Pedagógicas em Educação Física Escolar e Esporte (UESC) e do Grupo de Pesquisa em Formação Humana e Educação Física (GEPEFEF/UESC). Professora de Educação Física das redes estadual e municipal de Itabuna-BA.
MYRIAM REGINA ZAPATERRA MENDES
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora adjunta da Graduação em Pedagogia na Universidade Federal do Amapá/Campus Santana. Participa da equipe de pesquisadores do Núcleo de Pesquisa História da Ciência na mesma universidade.
NAILDA DA SILVA DOS SANTOS
Especialista em Educação de Jovens e Adultos. Graduada em Biologia, pelo Centro Universitário Dom Pedro II. Professora na Rede Estadual de Educação da Bahia. Tem experiência no ensino de Ciências e Biologia, com ênfase em Metodologias Ativas no ensino da Biologia. Capacitação em Neuropsicopegogia, Auxiliar de Necropsia e Papiloscopista.
NAYARA MUNIZ DE FREITAS LIMA
Mestranda em Educação de Jovens e Adultos, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciada em Pedagogia e em Letras, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professora da rede municipal de Educação de Itabuna-BA e Tutora do curso de pedagogia EAD/UAB da UESC. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática de Jovens e Adultos (UNEB).
OSVALDO VALENÇA DA SILVA FILHO
Mestre o em Educação de Jovens e Adultos, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Gestão e Coordenação Escolar e em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Bacharel em Serviço Social, pela Universidade Pitágoras UNOPAR. Policial Penal-BA. Diretor Adjunto da Colônia Penal de Simões Filho (CPSF). Membro do Grupo de pesquisa: Grupo em Educação, Direitos Humanos e Interculturalidade – GREDHI.
RENAN LUIZ SENRA BARBOSA
Doutorando em Sociologia da Educação, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) na linha Desigualdades, Diversidades, Diferenças e Práticas Educacionais Inclusivas. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador do Observatório Nacional do Sistema Penitenciário (ONASP/UFMG). Pedagogo. Psicólogo Clínico e Analista Transacional. É pai do Tomaz, Gael e Maya.
ROSSALY BEATRIZ CHIOQUETTA LORENSET
Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Graduada em Letras Português-Inglês e respectivas Literaturas pela FACEPAL (Palmas-PR) e em Língua e Literatura Espanhola pela UNOESC.
SEMILLE PANTOJA DE MELO
Mestra em Ensino de Ciências, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciada em Ciências Naturais/Física, pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Especialista em Educação Ambiental, pela UFPA e em EJA em Privação de Liberdade, pela UFPA. Professora Classe II da Secretaria Executiva de Educação (SEDUC/PA). Atua no convênio com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP). Membro do Grupo de Pesquisa GESTAMAZON/UFPA.
SILMARA FERNANDA ALVES DO NASCIMENTO
Mestranda em Currículo e Gestão da Escola Básica, pela turma 2022/2. Graduada em Pedagogia com habilitação em Gestão, Supervisão Escolar e Magistério (ESMAC). Coordenadora Pedagógica da SEDUC/PA. Cursa Especialização em Educação em Unidades Prisionais pelo grupo educacional IBRA. Membro dos grupos de estudo GEPGETEC/UEPA e EDUJUS/UFPA.
SIMONE MARQUES DE ANDRADE FARIAS
Graduada em Pedagogia, pela Universidade Católica de Salvador, com especializações em Alfabetização: Capacitação de Docentes – Uma Visão Multirreferencial, pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Literatura Infantil e Educação, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Estudos Linguísticos e Literários, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Rede Estadual da Bahia, há 16 anos se dedica à alfabetização de pessoas privadas de liberdade.
SOLANGE MARIA DE BARROS
Doutora em Linguística Aplicada, pela Pontífice Universidade de São Paulo (PUC/SP). Docente do Curso de Letras/Inglês da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Programa de Pós-Graduac?ão em Estudos da Linguagem (PPGEL/UFMT). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Emancipatória em Linguagem (Nepel/UFMT).
SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV
Pós-Doutora em Avaliação e Currículo, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora Titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Setor de Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano e no Programa de Pós-Graduação em Educação Teoria e Prática de Ensino (PPGETPEN), Linha Formação da Docência e Fundamentos da Prática Educativa. Vice-Coordenadora do Observatório Social de Saúde Prisional e Justiça Criminal do Estado do Paraná.
TIAGA DE JESUS DIAS CHAGAS
Mestra em Educação, pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Graduada em Ciências Biológicas, pela UNIFAP. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos em Direitos Humanos, Educação e Sociedade (EDHUCAS/UNIFAP). Coordenadora Estadual do Fórum Nacional de Educação Prisional e Inserção Social (FNEPIS). Professora efetiva do Governo do Estado do Amapá, ministrando aulas na Escola Estadual São José.
VALUZA MARIA SARAIVA
Doutora em Difusão do Conhecimento, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Junguiano da Bahia (IJBA) e em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher (NEIM/UFBA). Coordenadora Educacional da Colônia Penal de Simões Filho pela Secretaria Estadual da Educação (SEC/BA). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional (GEEDR/ UNEB/ CNPq).