Capa do livro: Rompendo o ciclo da exclusão?<br>A trajetória de estudantes vulnerados da educação básica à superior

Rompendo o ciclo da exclusão?
A trajetória de estudantes vulnerados da educação básica à superior

Autores: Anelize Termann Schlösser - Stela Maria Meneghel

A trajetória educacional de crianças e adolescentes colocados em situação de vulnerabilidade social e econômica é de inúmeras dificuldades e, neste contexto, raros são aqueles que conseguem chegar à Educação Superior. Mas, uma vez que alcançaram este nível de formação, como o percorrem? De que modo são incluídos? Este acesso é suficiente para que eles consigam romper o ciclo de exclusão a que estavam expostos no início da vida escolar?  
Este livro traz dados que auxiliam a refletir sobre estas e outras questões, ao tempo em que joga luz sobre diversos temas que perpassam o percurso escolar de sujeitos vulnerados em sua árdua caminhada e esforço para se manterem estudando. Ele tem apoio em dados de questionário e entrevistas com estudantes de três instituições com sede em Blumenau/Santa Catarina, mas os perfis retratados extrapolam esta geografia, ao explicitarem como sujeitos social e economicamente excluídos superam barreiras.
Ao final, o texto conduz a reflexões quanto ao potencial e aos limites das instituições educativas e do Estado na proteção contra violências, na superação de dificuldades e na promoção da inclusão social.

Impresso
de R$ 96,70 por
R$ 74,40
Digital
de R$ 96,70 por
R$ 67,69

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7176-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-7177-7
DOI: 10.24824/978652517176.0
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 212
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • INTRODUÇÃO - 11
  • CAPÍTULO 1 ENTRE A VULNERABILIDADE E A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - 17
  • CAPÍTULO 3 PERFIL SOCIOECONÔMICO E ESTUDANTIL DOS ESTUDANTES VULNERADOS - 47
  • CAPÍTULO 4 TRAJETÓRIA DOS ESTUDANTES VULNERADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: dificuldades e apoios - 81
  • CAPÍTULO 5 TRAJETÓRIA DOS ESTUDANTES VULNERADOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: dificuldades e apoios - 115
  • CAPÍTULO 6 DA EDUCAÇÃO BÁSICA À SUPERIOR: uma trajetória de violências - 145
  • CAPÍTULO 7 FECHANDO O CICLO DA EXCLUSÃO? – ESCOLA, ESTADO, UNIVERSIDADE E AFILIAÇÃO - 163
  • REFERÊNCIAS - 181
  • ÍNDICE REMISSIVO - 207
ANELIZE TERMANN SCHLÖSSER

Professora da Educação Especial. Coordenadora do Centro Municipal de Educação Alternativa – CEMEA de Blumenau. Especialista em Educação Especial Inclusiva. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (PPGE/FURB). Membro do Laboratório de Estudos em Educação, Diversidades e Inclusão (Laedi).

STELA MARIA MENEGHEL

Mestre e doutora em Educação pela Unicamp e pós-doutora pelo Instituto de Educação Superior da América Latine e Caribe (IESALC) da UNESCO. Colaborou na construção do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e na criação da Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA) e da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (PPGE/FURB) e membro do Laboratório de Estudos em Educação, Diversidades e Inclusão (Laedi).