Capa do livro: Ensino médio, educação integral e tempo ampliado na américa latina – Vol.: 02

Ensino médio, educação integral e tempo ampliado na américa latina – Vol.: 02

Autores: Éder da Silva Silveira - Felicitas Acosta - Monica Ribeiro da Silva - Sergio Martinic (Orgs.)

A coletânea reúne contribuições de especialistas do Brasil, Argentina, Peru, México e Chile, que estabeleceram interlocuções no âmbito do III Congresso Internacional Ensino Médio e Educação Integral na América Latina, realizado em novembro de 2024, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), bem como por meio do projeto A Política de Ampliação das Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral no Brasil (2016-2024): narrativas de experiência e de resistência na rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul, coordenado pelo professor Éder da Silva Silveira (UNISC/Brasil), com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A obra resultou de uma significativa interlocução entre pesquisadores e pesquisadoras que vêm consolidando um trabalho em rede e estabelecendo relações interinstitucionais entre países da América Latina, com o propósito de dialogar sobre a Educação Secundária, seus cenários e desafios contemporâneos. Por meio do III Congresso e de nossos projetos, este livro promove a cooperação Sul-Sul ao incentivar a circulação de pesquisas, conhecimentos e bibliografias latino-americanas, ampliando o diálogo entre nossos países.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7688-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-7689-5
DOI: 10.24824/978652517688.8
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 212
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • ESCENARIOS Y DESAFÍOS CONTEMPORÁNEOS DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN AMÉRICA LATINA - 13
  • EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA E PROFISSIONAL EM PAÍSES DA EUROPA E AMÉRICA LATINA: formas de oferta e organização - 35
  • ENTIDADES SUPRANACIONAIS E AGENDAS DE POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO SECUNDÁRIO NA AMÉRICA LATINA - 51
  • ESCOLA E FORMAÇÃO HUMANA NO CONTEXTO DO AJUSTAMENTO NEOLIBERAL - 69
  • ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO INTEGRAL: que conhecimento dispomos para a formação das juventudes? - 85
  • INTERRUPCIÓN ESCOLAR EN SECUNDARIA EN EL PERÚ: datos, evidencia y políticas - 99
  • LA EXPERIENCIA ESCOLAR DE LA ESCUELA SECUNDARIA: una aproximación a partir de problemas políticos, curriculares y organizacionales - 117
  • . ACESSO E CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: direito ou privilégio? - 129
  • A MOBILIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DO SUJEITO NEOLIBERAL NO ENSINO MÉDIO NO BRASIL - 145
  • CAMBIO CURRICULAR EN LA ENSEÑANZA MEDIA EN CHILE: logros y problemas de una construcción participativa - 161
  • ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL E A NORMALIZAÇÃO DA PRECARIEDADE NA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - 173
  • A INOVAÇÃO EDUCACIONAL DO ENSINO MÉDIO NA POLÍTICA CURRICULAR DE SANTA CATARINA: o acento da lógica neoliberal e as possibilidades de uma educação emancipatória em disputa - 187
  • ÍNDICE REMISSIVO - 201
  • SOBRE OS AUTORES E AUTORAS - 205
ALAN SÁNCHEZ

Es Investigador Senior del Departamento de Desarrollo Internacional de la Universidad de Oxford, e Investigador Principal en el Grupo de Análisis para el Desarrollo (GRADE). Entre sus áreas de interés están la Economía de la Educación, la Economía de la Salud, la Economía Laboral y la Economía del Comportamiento. Le interesa particularmente medir las causas y las consecuencias de la acumulación de capital humano a lo largo del ciclo de vida. Ha realizado evaluaciones de programas públicos mediante metodologías experimentales y cuasiexperimentales, y en el diseño de encuestas. Ha sido especialista en investigación económica en la Gerencia de Estudios Económicos del Banco Central de Reserva del Perú.
Alan tiene un doctorado en Economía por University of Oxford, donde también obtuvo una maestría en Economía para el Desarrollo. Es licenciado en Economía por la Universidad de Lima.

ALTAIR ALBERTO FÁVERO

É Pesquisador Produtividade do CNPq, possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Professor e pesquisador no Curso de Filosofia, Mestrado e Doutorado em Educação da UPF. Desenvolver os projetos de Pesquisa Docência Universitária e políticas educacionais (em andamento desde março de 2012) e Políticas Curriculares para o Ensino Médio (em andamento desde outubro de 2020). É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/PPGEduUPF) e Integra o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (?GIEPES/Unicamp). Membro do Grupo Interinstitucional EMpesquisa e pesquisador do projeto “A reforma Ensino Médio com a Lei 13415/2017: percursos da implementação nas redes estaduais e da rede federal de Ensino Médio”.

ÂNGELA BOTH CHAGAS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Doutora e mestra em Educação pela UFRGS, licenciada em Pedagogia pela Unisinos e bacharela em Comunicação Social – Jornalismo pela UFRGS. É pesquisadora de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, com bolsa do CNPq. Integra o Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da UFRGS e Observatório do Ensino Médio do RS.

ANTONIO CAMPOS

Es investigador adjunto en el Grupo de Análisis para el Desarrollo (GRADE). Además, es investigador del estudio Niños del Milenio y ha sido coordinador de evaluaciones de políticas educativas del Ministerio de Educación (Minedu) y ha participado en el Laboratorio de Innovación Costo-Efectiva para la Política Educativa (MineduLAB) y en el diseño de herramientas por incentivos en educación. Por otra parte, ha realizado consultorías en temas de mercado laboral para la Organización Internacional del Trabajo (OIT). Antonio es candidato a doctor en Economía por la Universidad Nacional de San Andrés, en la Argentina, y magíster en Economía en la misma casa de estudios. Es bachiller en Economía por la Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM).

ARIEL ZYSMAN

Es licenciado en Ciencias de la Educación (UBA). Cursó estudios de maestría en Ciencias Sociales con orientación en educación en FLACSO. Actualmente es profesor de la cátedra de Taller de asesoramiento pedagógico en escuela secundaria, y docente de Historia de la Educación Argentina. Investigador del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación y Coordinador del Área Interdisciplinaria de Formación Docente de la FFyL-UBA (Universidad de Buenos Aires). Fue Director Provincial de Educación Secundaria en la DGCYE, Director Nacional de Políticas Socioeducativas del Ministerio de Educación de la Nación, Secretario Académico de la carrera de Ciencias de la Educación (FFyL-UBA) y Subsecretario Académico de la misma Facultad.

CARINA TONIETO

Pós-doutora em Educação (UPF). Doutora em Educação (UPF), Mestre em Educação (UPF/Bolsista Capes), especialista em Gestão Educacional (UFSM), graduada em Filosofia (UPF), pesquisadora e vice-coordenadora no Projeto de Pesquisa Docência Universitária e políticas educacionais. Professora do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS/Campus de Ibirubá). Vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior - ?GIEPES, ligado à Unicamp. Membro do Grupo Interinstitucional EMpesquisa e pesquisador do projeto “A reforma Ensino Médio com a Lei 13415/2017: percursos da implementação nas redes estaduais e da rede federal de Ensino Médio”.

CLECÍ KÖRBES

Doutorado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná; Vínculo de trabalho: Universidade Federal do Paraná - professora no Setor de Educação Profissional e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Educação; Grupos de pesquisa: Observatório do Ensino Médio da UFPR; Rede EMPesquisa; Gestão de Políticas Públicas.

DEIVID VITORETI GERALDI

Professor da Educação Básica. Pós-Doutorado iniciado no ano de 2025 no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Doutor em Educação (2024) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestre em Educação (2014) pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Especialista em Educação Matemática (2010) e Graduado em Matemática - Licenciatura (2007). Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa Sobre o Ensino Médio (GREPEM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, dedicando-se, principalmente, aos seguintes temas: Ensino médio no Brasil; Direito à educação; Qualidade social da educação; Acesso e permanência escolar; Trabalho docente e valorização dos profissionais da educação e Dimensões da infraestrutura escolar.

DIEGO ORGEL DAL BOSCO ALMEIDA

Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) com pós-doutorado em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Líder do Grupo de Pesquisa Formação de professores, políticas educacionais e processos educativos. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Currículo, memórias e narrativas em Educação.

ÉDER DA SILVA SILVEIRA

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, sendo líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação – CNPq. É pesquisador colaborador na rede nacional Ensino Médio em Pesquisa (EM-pesquisa), em projeto sobre o Novo Ensino Médio. É integrante do Observatório do Ensino Médio do RS e do Observatório do Ensino Médio (UFPR). Doutor em História pela Unisinos, com estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris/França (Bolsa PDSE/CAPES), Mestre em Educação pela PUC-RS, universidade onde realizou pós-doutoramento sob supervisão do prof. Dr. Marcos Villela Pereira, com pesquisa relativa aos Seminários Integrados do Ensino Médio Politécnico no RS. Entre 2021 e 2022, realizou o segundo estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, na linha de pesquisa Políticas Educacionais, sob supervisão da profa. Dra. Monica Ribeiro da Silva, com pesquisa sobre a recontextualização do Novo Ensino Médio no estado do RS.

FELICITAS ACOSTA

Es investigadora docente de la Universidad Nacional de General Sarmiento y Profesora Regular de la Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Doctora en Ciencias Sociales (FLACSO). Consultora de organismos internacionales como BID, CEPAL, IIPE UNESCO, NORRAG, UNESCO, UNICEF y OEI/EUROsoCIAL. Investiga sobre la expansión de la escolarización y las reformas educativas globales y se especializa en estudios sobre la educación secundaria en el ámbito nacional y regional. Obtuvo en 2019 el premio Margaret Sutherland en Educación Comparada otorgado por la Sociedad Europea de Educación Comparada (CESE). Es miembro electo del Consejo de la Comparative and International Education Society (CIES)y el Comité Ejecutivo de la International Standing Conference for the History of Education (ISCHE). Es coordinadora regional de la red global NORRAG para América Latina y el Caribe hispanohablante.

FILOMENA LÚCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA

Pós-doutorado em Educação, Universidade Federal do Paraná; Vínculo de trabalho: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense; Grupos e Observatórios de pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos; Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina; Rede EMPesquisa. Professora nos cursos de Licenciatura e no Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú.

GILVAN LUIZ MACHADO COSTA

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina. Pós-Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas (2004). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (1999). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Sobre o Ensino Médio (GREPEM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, dedicando-se, principalmente, aos seguintes temas: Trabalho docente e valorização dos profissionais da educação. Ensino médio no Brasil.

JULIANA HASS MASSENA

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Doutora e mestra em Educação pela UFRGS, licenciada em Pedagogia também pela UFRGS. É pesquisadora de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e professora substituta na UFCSPA. Integra o Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da UFRGS e o Grupo Exclusão Escolar na História Brasileira: Persistências e Resistências.

LILIANE RODRIGUES REIS

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com bolsa PROSUC/CAPES - modalidade II, na linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação. Mestra em Educação (2024) pelo Programa de Pós-graduação em Educação UNISC. Possui graduação em Pedagogia (2010) pela Universidade Luterana do Brasil, Especialista em Educação e Contemporaneidade pelo Instituto Federal Sul Rio Grandense (2013). Pesquisadora no Grupo de pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação - CNPQ. Integrante do GT05 - Estado e Política Educacional/ ANPED. Dedica-se a temas: Currículo, Ensino Médio, política educacional e neoliberalismo escolar. Atualmente é professora nas redes municipais de Triunfo (RS) e General Câmara (RS).

MARIA BEATRIZ LUCE

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Doutora em Educação pela Michigan State University. Docente orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e da Unipampa na área de Política e Gestão da Educação. Fundadora e atual co-líder do Núcleo de Estudos em Política e Gestão da Educação (CNPq-GP/UFRGS).

MATEUS SARAIVA

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Doutor e mestre em Educação, licenciado em História e bacharel em Políticas Públicas, todos pela UFRGS. Professor da Faculdade de Educação da UFRGS. Integra o Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da UFRGS, o Grupo Exclusão Escolar na História Brasileira: Persistências e Resistências e o Observatório do Ensino Médio do RS.

MONICA RIBEIRO DA SILVA

Doutorado em Educação pela PUC SP com pós-doutorado pela Unicamp. Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Atua como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR. Bolsista Produtividade do CNPq. Coordena o grupo de pesquisa Observatório do Ensino Médio-UFPR e a Rede Nacional em Pesquisa.

OELITON VIEIRA FORTES

Professor na rede pública estadual de Santa Catarina. Mestrando em Educação no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de professores, políticas educacionais e processos educativos.

PAULO HENRIQUE CAVALCANTI

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2024). Mestre em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2011). Bacharel em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2007) e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004).

RENATA PERES BARBOSA

Doutorado em Educação pela Unesp/Marília e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa; Vínculo de trabalho: Universidade Federal do Paraná - professora no Setor de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação; Grupos de pesquisa: Observatório do Ensino Médio da UFPR; Rede EMPesquisa.

ROBERTO RAFAEL DIAS DA SILVA

Doutor em Educação. Professor da Escola de Humanidades e Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. Coordenador do Laboratório de Políticas de Ensino Médio (Unisinos/Cnpq). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

SANTIAGO CUETO

Es investigador principal del Grupo de Análisis para el Desarrollo (GRADE). Es profesor principal del Departamento de Psicología de la Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP), representa al Perú en el estudio internacional Niños del Milenio. La educación y el desarrollo humano, especialmente en contextos de pobreza, son sus principales áreas de interés. Ha sido miembro del Consejo Técnico del Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación de México. Fue presidente de la Sociedad de Investigación Educativa Peruana y consejero del Consejo Nacional de Educación y ha sido consultor de organismos internacionales como el Banco Interamericano de Desarrollo, el Banco Mundial y la Unesco. Santiago es Ph. D. en Psicología Educacional por Indiana University y licenciado en Psicología Educacional por la PUCP. Ha sido investigador visitante en University of California, Davis, y en University of Oxford.

SERGIO MARTINIC

Antropólogo y Phd en Sociología. Académico de la Universidad de las Américas, Chile. Sus investigaciones han estado centradas en evaluación de políticas educativas, prácticas docentes y formación de profesores. Se ha especializado en el estudio de la cultura en la organización y sistema educativo, prácticas pedagógicas, uso del tiempo en el sistema escolar y evaluación de programas y políticas educativas. Actualmente ocupa el cargo de Coordinador de Investigación de la Facultad de Educación.

ZAIRA NAVARRETE-CAZALES

Doutora em Ciências. Professora-Pesquisadora Titular em tempo integral, vinculada à Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Professora e tutora nos programas de pós-graduação em Pedagogia e em Estudos de Gênero da UNAM. Pesquisadora do Sistema Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores da Secihti. Linhas de pesquisa: políticas e usos das TIC na educação; formação profissional e construção de identidades; história e perspectiva da pedagogia; educação comparada e internacional; tópicos emergentes. Presidenta Honorária da Sociedade Mexicana de Educação Comparada – World Council of Comparative Education Societies, ONG da UNESCO, e Presidenta Honorária da Sociedade Ibero-americana de Educação Comparada.

VANESSA ROJAS

Investigadora Principal en el Grupo de Análisis para el Desarrollo (GRADE). Actualmente es Investigadora Cualitativa en el estudio longitudinal Niños del Milenio y es parte del comité directivo de la Sociedad de Investigación Educativa Peruana (SIEP). Su trayectoria académica y de investigación se ha centrado en la educación, con especial énfasis en las transiciones, trayectorias y calidad educativa. Asimismo, he desarrollado estudios sobre bienestar infantil y juvenil desde una perspectiva de género, abordando relaciones de poder, violencia contra niñas, niños y adolescentes, e inequidades. Vanessa es Doctora en Sociología por la Universidad Autónoma de Barcelona, Magíster en Ciencia Política y Bachiller en Antropología por la Pontificia Universidad Católica del Perú.