Capa do livro: Práxis educacional: <BR>Experiências no contexto da educação básica no âmbito do Programa de Residência Pedagógica

Práxis educacional:
Experiências no contexto da educação básica no âmbito do Programa de Residência Pedagógica

Autores: Ângela do Céu Ubaiara Brito - Luciano Araujo Pereira - Ramon de Oliveira Santana (Orgs.)

Esta obra trata das experiências pedagógicas vivenciadas por acadêmicos bolsistas e professores do Programa Residência Pedagógica, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no período de 2022 a 2024, coordenado pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap), visando fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática dos estudantes dos cursos de licenciaturas da Ueap e do nosso País.
As experiências praticadas nas escolas-campo no âmbito do Programa, procurou fortalecer o trabalho docente dessas escolas, levando novas perspectivas à prática docente, que aqui se resume como um relato dos bolsistas residentes, com textos que imprimem um pouco das características humanas dos participantes nas diversas atividades desenvolvidas ao longo da prática vivenciada.
Este ensaio, procura oferecer perspectivas que busquem novos horizontes e possam abrir caminhos que contribuam para uma formação sólida dos professores que ensinarão as futuras gerações a ler o significado das palavras e sua representação no contexto da vivência cotidiana, procurando fazer uma formação que contemple as diversas áreas do conhecimento, fomentando a ideia da indissociação entre ensino, pesquisa e extensão. Relatando não só as experiências vivenciadas, mas realizando um verdadeiro convite à criatividade docente e ao compromisso de fazer da escola um local prazeroso de vivências e trocas de experiências do conhecimento acumulado ao longo do tempo.

Impresso
de R$ 100,30 por
R$ 77,20
Digital
de R$ 100,30 por
R$ 70,21

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7447-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-7445-7
DOI: 10.24824/978652517447.1
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 206
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • PREFÁCIO - 17
  • REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - 19
  • VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UMA PERSPECTIVA REGIONAL NA AMAZÔNIA AMAPAENSE - 25
  • ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS AUTISTAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACAPÁ-AP - 45
  • A PRÁTICA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM NA EMEI MORANGUINHO - 65
  • VIAGENS POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: Entre emoções e sentimentos - 77
  • TECENDO SABERES: O impacto do Projeto “Viajando na leitura todos os dias” no desenvolvimento cognitivo e acadêmico de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I - 93
  • RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: projeto de horta escolar em uma escola de rede pública do Estado do Amapá - 113
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA: atividades práticas desenvolvidas em turmas de 7º e 9° ano do Ensino Fundamental em uma escola localizada no município de Macapá-AP - 129
  • RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: sementeira como metodologia experimental no ensino de Ciências - 145
  • A UTILIZAÇÃO DE MEMES COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO–APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA NA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - 161
  • ELETIVA “TUDO COM PREÇO DE BANANA”: enfoque socioambiental no reaproveitamento de alimentos no âmbito do Programa Residência Pedagógica - 177
  • ÍNDICE REMISSIVO - 193
  • SOBRE OS ORGANIZADORES E AUTORES - 197

ORGANIZADORES

ÂNGELA DO CÉU UBAIARA BRITO

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP (2013). Mestra em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá – Unifap (2008). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá – Unifap (1999). Líder do Grupo de Pesquisa Ludicidade, Inclusão e Saúde (LIS). É integrante da Rede Sumaúma – Estudos e pesquisa com/sobre infância e crianças da Amazônia. Professora no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade do Federal do Amapá (PPGED/Unifap). Professora do Programa de Mestrado Recursos Naturais Amazônicos (Renamazon) da Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

LUCIANO ARAUJO PEREIRA

Pós-doutorado em Botânica pelo Missouri Botanical Garden (2020). Doutorado em Botânica pelo Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2011). Mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1998) e em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará (1992). Líder do Grupo de Pesquisa Bioecologia, Etnoconhecimento e Química Vegetal. Membro do Grupo de Pesquisa Florística e evolução de Viridiplantae (UnB). Curador do herbário Amapá/Ueap – Dra. Elsie Franklin Guimarães. Professor Adjunto do quadro efetivo da Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Colaborador no Mestrado Profnit da Universidade Federal do Amapá. Tem atuado na área de Botânica, com ênfase em Etnobotânica e Taxonomia de Araceae e Piperaceae.

RAMON DE OLIVEIRA SANTANA

Doutor em Educação em Ciências – PPGEduC (UnB). Mestrado do Programa de Pós-Graduação de ensino de Ciências e Matemática – PPGECIMA/UFS. Graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. Coordenador do Laboratório Pedagógico de Química – Ueap. Atualmente é Professor Adjunto VIII da Universidade do Estado do Amapá. Líder do grupo de pesquisa: Estudos e Pesquisas em Educação, Ensino de Ciências, Matemática e Saberes da Amazônia Amapaense/ECMSA. Membro do Grupo de pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades – GP-DES/UNB. Professor voluntário na Escola Família Agroextrativista do Carvão (EFAC).

AUTORES

AGATHA MONALIZA COELHO DA SILVA

Licenciada em Química (Ueap). Pós-graduada lato sensu em Ensino de Química (Ifap). Professora de Química da Rede estadual do Amapá. Atuou como bolsista-preceptora no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

ALDENIZE PENA TORRES

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Biologia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

ANA CRISTINA BATISTA DA SILVA

Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Biologia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

ARIEL NUNES DA SILVA

Graduando no curso de Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Biologia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Integrante do grupo de pesquisa Meio Ambiente e Sociedade. Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

CAMILA PIMENTEL MACIEL

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá.

CLODOALDO MARQUES DA COSTA

Bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais, pelo Centro Universitário Uninter/AP. Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá. Professor do Estado do Amapá com ênfase em metodologias ativas, elaboração e execução de projetos de pesquisa com os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Atuou como bolsista-preceptor no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá.

DANIEL DE SÁ CAVALCANTE

Graduação em Química Licenciatura pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Especialista no Ensino de Química pela Universidade Cândido Mendes. Atuou como bolsista-preceptor no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

DARLENSON PRATA BARRETO

Graduação em Química Licenciatura pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

EDUARDO DA SILVA OLIVEIRA

Graduando em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

ÉRICA BAIA DA SILVA

Graduanda do curso de Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

EDIVANE FIGUEIREDO DA ROCHA

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

ELEN SILVA SOUSA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Acompanhante terapêutica em uma escola municipal, com atuação em educação especial e inclusiva, em parceria com a Clínica Envolver em Macapá-AP. Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

EVERALDO MONTEIRO DE ARAUJO

Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

GREYCE KELLY ALMEIDA MONTEIRO

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá – Ueap (2024). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica com a linha de pesquisa voltada para a Alfabetização de Alunos Autistas em uma Escola Pública em Macapá-AP.

ISABELLE BARBOSA MACÊDO

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

JOÃO VITOR ALMEIDA DE SÁ

Graduação em Química Licenciatura pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

JANAYNA KELLY DA CONCEIÇÃO DE SOUZA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Especialista em Educação especial e inclusiva, pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (Fatech). Professora do Município de Macapá-AP com ênfase em alfabetização e educação inclusiva nas séries iniciais. Atuou como bolsista-preceptora no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

JANUZA MATOS ROCHA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Pós-Graduação em Psicomotricidade (Uninter). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

JANYETE TORRES EVERTON

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Especialista em Educação especial e inclusiva (Iesap). Professora do Município de Macapá-AP com atuação na Educação Infantil. Atuou como bolsista-preceptora no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

JEFFERSON ROGÉRIO DA SILVA CARDOSO

Graduando em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

JHONATAN CRISTIANO SALES RAMOS

Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Licenciado em Letras pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (Iesap). Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Fasul Educacional (Fasul). Pós-graduando em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Amapá (IFAP) e Direitos Humanos pela Faculdade i9 Educação (i9). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

JULIANA DE LIMA MELO

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Pós-graduanda lato sensu em Informática Aplicada à Educação pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap), Educação para as Relações Étnico-Raciais Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e Direitos Humanos pelo (Instituto I9). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na Amazônia Amapaense (Gepea). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

KÉLEM COSTA DOS SANTOS

Graduada no curso de Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Professora de Ciências da rede estadual do Amapá. Atuou como bolsista-preceptora no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

KÉSIA REJANE DA SILVA PASSOS PANTOJA

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

LUANY ROCHA DE SOUSA

Graduada em Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

IUGNER LORRAN CARDOSO DIAS

Graduando em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

LIA MORAES FERREIRA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Fasul Educacional (2024). Pós-graduanda em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (Docente EPT) – Ifap. Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica da Universidade do Estado do Amapá.

LYDIRAN D’ÁVILA PEREIRA BARBOSA

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

MARIA CLARA SILVA DE ANDRADE

Formada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (2024). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) no período entre 2023-2024. No programa, desenvolveu uma pesquisa voltada para as vivências pedagógicas em uma Perspectiva Regional na Amazônia Amapaense.

MATHEUS HENRIQUE DE ARAÚJO PESSOA

Formado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (2024). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap) no período de 2023-2024. No programa, desenvolveu uma pesquisa voltada para as vivências pedagógicas em uma perspectiva regional na Amazônia Amapaense.

MAYNARA FREIRE CORRÊA

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá – Ueap (2024). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). 

NATALIA DAMASO SIQUEIRA

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (2024). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap) de 2023-2024.

NÁDIA BEATRIZ LIMA ROCHA

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá – Ueap (2024). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap) com a linha de pesquisa voltada para a Alfabetização de Alunos Autistas em uma Escola Pública em Macapá-AP.

RAQUEL ROCHA DOS SANTOS

Graduada no curso de Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

ROSANA CAETANO ROCHA PEDROSO

Professora da Rede Municipal de Macapá-Semed. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá – Ueap. Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica (Docente EPT) Ifap. Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Atendimento AEE – Renafor-Ifap. Atuou como bolsista-preceptora no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

SAMIRES YURI OLIVEIRA ZAGALO

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Líbano. Atua na área da Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, Neuropsicopedagogia e práticas pedagógicas. Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

SHEYVINA HÁIDA DA SILVA SANTOS

Formada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap) com a linha de pesquisa voltada para a Alfabetização de Alunos Autistas em uma Escola Pública em Macapá-AP.

STEPHANY DANTAS DE FREITAS FURTADO

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá (PPGED/Unifap). Graduada em Licenciatura em Letras com Habilitação de Língua Portuguesa/Língua Inglesa pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (2018). Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, Inclusão e Saúde (LIS). Atuou como voluntária no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

TAINARA DA COSTA GOUVEIA

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá – Ueap (2024). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap) com a linha de pesquisa voltada para a Alfabetização de Alunos Autistas em uma Escola Pública em Macapá-AP.

THAYNARA NILCE DA SILVA QUEIROS

Licenciada no curso de Ciências Naturais com habilitação em Biologia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Integrante do grupo de pesquisa Integração Socioambiental e Educacional (Gisae). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

TATIELLY VALADARES PINON NERY

Especialista em Ciências Naturais. Graduação em Química Licenciatura pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Membro do Grupo Estudos e Pesquisas em Educação, Ensino de Ciências, Matemática e Saberes da Amazônia Amapaense/ECMSA. Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

TIAGO SANTANA PEREIRA

Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

VALÉRIA CABRAL DOS SANTOS

Formação: Graduanda do Curso de licenciatura em Química da Universidade do estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).