Autores: Ângela do Céu Ubaiara Brito - Luciano Araujo Pereira - Ramon de Oliveira Santana (Orgs.)
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7447-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-7445-7
DOI: 10.24824/978652517447.1
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 206
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ORGANIZADORES
ÂNGELA DO CÉU UBAIARA BRITO
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP (2013). Mestra em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá – Unifap (2008). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá – Unifap (1999). Líder do Grupo de Pesquisa Ludicidade, Inclusão e Saúde (LIS). É integrante da Rede Sumaúma – Estudos e pesquisa com/sobre infância e crianças da Amazônia. Professora no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade do Federal do Amapá (PPGED/Unifap). Professora do Programa de Mestrado Recursos Naturais Amazônicos (Renamazon) da Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
LUCIANO ARAUJO PEREIRA
Pós-doutorado em Botânica pelo Missouri Botanical Garden (2020). Doutorado em Botânica pelo Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2011). Mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1998) e em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará (1992). Líder do Grupo de Pesquisa Bioecologia, Etnoconhecimento e Química Vegetal. Membro do Grupo de Pesquisa Florística e evolução de Viridiplantae (UnB). Curador do herbário Amapá/Ueap – Dra. Elsie Franklin Guimarães. Professor Adjunto do quadro efetivo da Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Colaborador no Mestrado Profnit da Universidade Federal do Amapá. Tem atuado na área de Botânica, com ênfase em Etnobotânica e Taxonomia de Araceae e Piperaceae.
RAMON DE OLIVEIRA SANTANA
Doutor em Educação em Ciências – PPGEduC (UnB). Mestrado do Programa de Pós-Graduação de ensino de Ciências e Matemática – PPGECIMA/UFS. Graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. Coordenador do Laboratório Pedagógico de Química – Ueap. Atualmente é Professor Adjunto VIII da Universidade do Estado do Amapá. Líder do grupo de pesquisa: Estudos e Pesquisas em Educação, Ensino de Ciências, Matemática e Saberes da Amazônia Amapaense/ECMSA. Membro do Grupo de pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades – GP-DES/UNB. Professor voluntário na Escola Família Agroextrativista do Carvão (EFAC).
AUTORES
AGATHA MONALIZA COELHO DA SILVA
Licenciada em Química (Ueap). Pós-graduada lato sensu em Ensino de Química (Ifap). Professora de Química da Rede estadual do Amapá. Atuou como bolsista-preceptora no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
ALDENIZE PENA TORRES
Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Biologia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
ANA CRISTINA BATISTA DA SILVA
Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Biologia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
ARIEL NUNES DA SILVA
Graduando no curso de Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Biologia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Integrante do grupo de pesquisa Meio Ambiente e Sociedade. Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
CAMILA PIMENTEL MACIEL
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá.
CLODOALDO MARQUES DA COSTA
Bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais, pelo Centro Universitário Uninter/AP. Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá. Professor do Estado do Amapá com ênfase em metodologias ativas, elaboração e execução de projetos de pesquisa com os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Atuou como bolsista-preceptor no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá.
DANIEL DE SÁ CAVALCANTE
Graduação em Química Licenciatura pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Especialista no Ensino de Química pela Universidade Cândido Mendes. Atuou como bolsista-preceptor no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
DARLENSON PRATA BARRETO
Graduação em Química Licenciatura pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
EDUARDO DA SILVA OLIVEIRA
Graduando em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
ÉRICA BAIA DA SILVA
Graduanda do curso de Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
EDIVANE FIGUEIREDO DA ROCHA
Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
ELEN SILVA SOUSA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Acompanhante terapêutica em uma escola municipal, com atuação em educação especial e inclusiva, em parceria com a Clínica Envolver em Macapá-AP. Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
EVERALDO MONTEIRO DE ARAUJO
Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
GREYCE KELLY ALMEIDA MONTEIRO
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá – Ueap (2024). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica com a linha de pesquisa voltada para a Alfabetização de Alunos Autistas em uma Escola Pública em Macapá-AP.
ISABELLE BARBOSA MACÊDO
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
JOÃO VITOR ALMEIDA DE SÁ
Graduação em Química Licenciatura pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
JANAYNA KELLY DA CONCEIÇÃO DE SOUZA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Especialista em Educação especial e inclusiva, pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (Fatech). Professora do Município de Macapá-AP com ênfase em alfabetização e educação inclusiva nas séries iniciais. Atuou como bolsista-preceptora no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
JANUZA MATOS ROCHA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Pós-Graduação em Psicomotricidade (Uninter). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
JANYETE TORRES EVERTON
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Especialista em Educação especial e inclusiva (Iesap). Professora do Município de Macapá-AP com atuação na Educação Infantil. Atuou como bolsista-preceptora no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
JEFFERSON ROGÉRIO DA SILVA CARDOSO
Graduando em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
JHONATAN CRISTIANO SALES RAMOS
Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Licenciado em Letras pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (Iesap). Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Fasul Educacional (Fasul). Pós-graduando em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Amapá (IFAP) e Direitos Humanos pela Faculdade i9 Educação (i9). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
JULIANA DE LIMA MELO
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Pós-graduanda lato sensu em Informática Aplicada à Educação pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap), Educação para as Relações Étnico-Raciais Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e Direitos Humanos pelo (Instituto I9). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na Amazônia Amapaense (Gepea). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
KÉLEM COSTA DOS SANTOS
Graduada no curso de Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Professora de Ciências da rede estadual do Amapá. Atuou como bolsista-preceptora no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
KÉSIA REJANE DA SILVA PASSOS PANTOJA
Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
LUANY ROCHA DE SOUSA
Graduada em Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
IUGNER LORRAN CARDOSO DIAS
Graduando em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
LIA MORAES FERREIRA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Fasul Educacional (2024). Pós-graduanda em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (Docente EPT) – Ifap. Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica da Universidade do Estado do Amapá.
LYDIRAN D’ÁVILA PEREIRA BARBOSA
Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
MARIA CLARA SILVA DE ANDRADE
Formada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (2024). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) no período entre 2023-2024. No programa, desenvolveu uma pesquisa voltada para as vivências pedagógicas em uma Perspectiva Regional na Amazônia Amapaense.
MATHEUS HENRIQUE DE ARAÚJO PESSOA
Formado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (2024). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap) no período de 2023-2024. No programa, desenvolveu uma pesquisa voltada para as vivências pedagógicas em uma perspectiva regional na Amazônia Amapaense.
MAYNARA FREIRE CORRÊA
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá – Ueap (2024). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
NATALIA DAMASO SIQUEIRA
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (2024). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap) de 2023-2024.
NÁDIA BEATRIZ LIMA ROCHA
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá – Ueap (2024). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap) com a linha de pesquisa voltada para a Alfabetização de Alunos Autistas em uma Escola Pública em Macapá-AP.
RAQUEL ROCHA DOS SANTOS
Graduada no curso de Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
ROSANA CAETANO ROCHA PEDROSO
Professora da Rede Municipal de Macapá-Semed. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá – Ueap. Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica (Docente EPT) Ifap. Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Atendimento AEE – Renafor-Ifap. Atuou como bolsista-preceptora no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
SAMIRES YURI OLIVEIRA ZAGALO
Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Líbano. Atua na área da Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, Neuropsicopedagogia e práticas pedagógicas. Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
SHEYVINA HÁIDA DA SILVA SANTOS
Formada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap) com a linha de pesquisa voltada para a Alfabetização de Alunos Autistas em uma Escola Pública em Macapá-AP.
STEPHANY DANTAS DE FREITAS FURTADO
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá (PPGED/Unifap). Graduada em Licenciatura em Letras com Habilitação de Língua Portuguesa/Língua Inglesa pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (2018). Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, Inclusão e Saúde (LIS). Atuou como voluntária no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
TAINARA DA COSTA GOUVEIA
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá – Ueap (2024). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap) com a linha de pesquisa voltada para a Alfabetização de Alunos Autistas em uma Escola Pública em Macapá-AP.
THAYNARA NILCE DA SILVA QUEIROS
Licenciada no curso de Ciências Naturais com habilitação em Biologia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Integrante do grupo de pesquisa Integração Socioambiental e Educacional (Gisae). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
TATIELLY VALADARES PINON NERY
Especialista em Ciências Naturais. Graduação em Química Licenciatura pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Membro do Grupo Estudos e Pesquisas em Educação, Ensino de Ciências, Matemática e Saberes da Amazônia Amapaense/ECMSA. Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
TIAGO SANTANA PEREIRA
Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
VALÉRIA CABRAL DOS SANTOS
Formação: Graduanda do Curso de licenciatura em Química da Universidade do estado do Amapá (Ueap). Atuou como bolsista-residente no Programa de Residência Pedagógica pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).