Capa do livro: A (DES)CARACTERIZAÇÃO DO ESPORTE NA ESCOLA:<BR>análise do contexto pedagógico e possibilidades de intervenção

A (DES)CARACTERIZAÇÃO DO ESPORTE NA ESCOLA:
análise do contexto pedagógico e possibilidades de intervenção

Autores: Marcelo José Taques

livro impresso
de R$ 51,41 por
livro digital
de R$ 51,41 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Caros leitores,

 

Este livro evidencia os resultados da produção acadêmica desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG/PR, com a orientação da Profª Drª Silvia Christina Madrid Finck.

A pesquisa realizada investiga sobre o processo de intervenção docente por meio do conteúdo esporte nas aulas de Educação Física considerando seu valor educativo, seu entendimento enquanto fenômeno multicultural e suas manifestações na sociedade. A fundamentação teórica foi consubstanciada por estudos referentes às considerações sobre as manifestações do esporte; o esporte espetáculo na escola via meios de comunicação; os pressupostos e subsídios teóricos sobre o esporte nas aulas de Educação Física; o ensino da Educação Física a partir das abordagens pedagógicas e o debate acerca dos pressupostos teóricos a partir da pedagogia do esporte. A obra reúne discussões a partir da análise do contexto da prática pedagógica de professores de Educação Física e reflexões dos alunos dos anos finais do ensino fundamental sobre o processo de ensino e aprendizagem do esporte a partir de um estudo de caso.

Diante desse cenário, apresentamos esta produção para a apreciação, crítica e avaliação em geral, pois consideramos o esporte um dos principais fenômenos, que se destaca pelas suas diversas formas de manifestação e dimensão, abrangendo questões sociais, culturais, econômicas e políticas, entre outras, as quais vêm promovendo na comunidade acadêmica da área instigantes debates, principalmente no âmbito escolar e de formação de professores, sendo esse tema um dos mais abordados por pesquisadores, professores e acadêmicos.

Dessa forma, acreditamos que esta obra poderá contribuir para reflexões e debates sobre o desenvolvimento do esporte no contexto escolar, sendo uma referência que poderá subsidiar o processo de intervenção docente na escola, bem como para o desenvolvimento de novas pesquisas científicas que poderão ser realizadas sob a luz desta temática.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-795-0
DOI: 10.24824/978858042795.0
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 214
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

A (DES)CARACTERIZAÇÃO DO ESPORTE NA ESCOLA:<BR>análise do contexto pedagógico e possibilidades de intervenção

Autores

Marcelo José Taques

É Licenciado em Educação Física (FACULDADE GUAIRACÁ/PR, 2007),  Especialista em Educação Física escolar (FACULDADE GUAIRACÁ/PR, 2008), Especialista em Educação Especial:  atendimento às necessidades especiais (ESAP–UNIVALE, 2009), Especialista em Gestão escolar (ESAP – UNIVALE, 2010). É Mestre em Educação pela – UEPG/PR. É professor da Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Paraná/PR e da Faculdade Guairacá, no município de Guarapuava/PR. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Formação de Professores (GEPEFE) vinculado a UEPG e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui produções em co-autoria na área da Educação e Educação Física. Possui artigos publicados sobre a Educação Física e o Esporte relacionados com o contexto escolar e de formação de professores. Tem experiência na área de Educação Física escolar, com ênfase em Esporte e Dança, desenvolvendo ações nos seguintes temas: Educação Física escolar, Formação de professores, Intervenção Docente e ensino e aprendizagem do esporte no contexto da escola.