Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7623-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-7620-8
DOI: 10.24824/978652517623.9
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 216
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
3
- APRESENTAÇÃO - 11
- PREFÁCIO - 17
- QUAIS SÃO OS AUTORES MAIS CITADOS POR PESQUISADORES LATINO-AMERICANOS DA ÁREA DE ENSINO DE QUÍMICA? - 23
- CONTEÚDOS DE QUÍMICA NA PESQUISA E AS DEZ FACETAS DA EDUCAÇÃO QUÍMICA NA AMÉRICA LATINA - 39
- O QUE É ISSO QUE SE MOSTRA DA/NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DAS PRODUÇÕES DA COMUNIDADE DE EDUCADORES QUÍMICOS LATINO-AMERICANOS - 55
- CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um olhar decolonial - 73
- AS PERSPECTIVAS DOS DOCENTES DA AMÉRICA LATINA QUANTO À EDUCAÇÃO QUÍMICA - 83
- AS FACETAS DO CONHECIMENTO QUÍMICO EM PROPOSTAS PEDAGÓGICAS LATINO-AMERICANAS - 95
- EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA AMÉRICA LATINA: uma perspectiva decolonial - 117
- TIC NO ENSINO DE QUÍMICA: transformando desafi os em oportunidades de aprendizagem interativa - 129
- O ENCONTRO COM VICENTE TALANQUER: implicações para a educação química em uma história de formação - 145
- RELAÇÕES ENTRE A QUÍMICA E OS CONHECIMENTOS AFRICANOS: o que se tem produzido desde uma perspectiva decolonial? - 171
- IDENTIDADE AFRO-LATINO-AMERICANA: um caminho possível para a transformação das práticas de ensino? - 191
- ÍNDICE REMISSIVO - 209
- AUTORAS E AUTORES - 213
ALINE PIRES BARBOSA
Graduanda de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Bolsista em Iniciação Científica no projeto Mapequim/AL. Integrante do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências - GPeCFEC-UESC.
ANA LAURA SALCEDO DE MEDEIROS
Doutora e mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Especialista em Ecologia Aquática Costeira pela Universidade Federal do Rio Grande. Graduação, Bacharelado em Química - Faculdades Oswaldo Cruz e Licenciatura em Ciências - Habilitação em Química - Faculdades Oswaldo Cruz. Atualmente, é professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande.
ANDREI STEVEEN MORENO-RODRIGUEZ
Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e licenciado em Química pela Universidad Pedagógica Nacional - UPN da Colômbia. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC e foi Professor Visitante do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) dessa instituição. Atualmente, é professor do Departamento de Química DQ/CCEN da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Lidera o grupo de pesquisa Tramas científicas, tecnológicas e interculturais e integra o Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências - GPeCFEC e Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática - CEAMECIM -.
BEATRIZ DA SILVA LEITE
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz na linha de pesquisa Formação de Professores. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2022).
ELISA PRESTES MASSENA
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), licenciada e graduada em Química pela UFRJ (2004). Pós-Doutora em Educação (2012/2013) no PPG, em Educação/Unisinos. Docente do Departamento de Ciências Exatas - DCEX, na área de Ensino de Química, da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências - GPeCFEC.
JEÍZA SOUSA TELES
Graduanda da Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Integrante do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências - GPeCFEC-UESC. Bolsista de Iniciação Científica pelo CPNQ entre 2022 e 2024, no projeto Mapequim/AL, desenvolvendo pesquisas na área de Decolonialidade no Ensino de Química.
JÚLIA MARTINS FIGUEIREDO
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz com Mobilidade Acadêmica na Universidad Nacional Pedagógica - mestrado de Docência da Química. Graduada em Licenciatura em Química, na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Integrante dos grupos de pesquisa Diversidade e Criticidade nas Ciências Naturais (Diccina) e Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências (GPeCFEC).
MARIA DO CARMO GALIAZZI
Professora titular aposentada da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) com tese sobre o educar pela pesquisa na formação de professores de Ciências. Graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação Química pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1990), bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979).
MÁRCIO REIS BARROS
Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Mestrando em Educação em Ciências e Matemática na mesma instituição, na modalidade sanduíche, com um intercâmbio no Mestrado em Educação da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia - UPTC. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências - GPeCFEC - UESC e do Grupo de Investigación Filosofía, Sociedad y Educación - GIFSE - UPTC.
PAOLA AMARIS RUIDÍAZ
Licenciada em Matemática na Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp (2014). Doutora em Educação Matemática (2018) pela Unesp, Campus Rio Claro-SP. Pós-Doutorado em Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2022). Atualmente, é professora da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia - UPTC. Membro do grupo de pesquisa Currículo e Educação Matemática - GPCEM - da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, do Grupo Pirâmide da UPTC e do grupo de pesquisa “Investigación Filosofía, Sociedad y Educación (GIFSE) da UPTC”.
REBECA CRUZ SAMPAIO
Graduanda da Universidade Estadual De Santa Cruz - UESC no curso de Licenciatura em Química. Foi bolsista de iniciação científica no projeto Mapequim/AL, o qual tem por objetivo mapear e analisar produções científicas latino-americano produzidas por pesquisadores da Educação Química. Integra o Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências - GPeCFEC-UESC.
ROBSON SIMPLÍCIO DE SOUSA
Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - PPGECQVS da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e mestre em Química (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental - PPGQTA pela mesma universidade. Licenciado em Química pela Universidade Federal de Pelotas UFPEL, em 2011. É professor da área de Educação Química, na Universidade Federal do Paraná - UFPR. É líder do Grupo de Pesquisa Jano: Filosofia e História na Educação em Ciências na UFPR e integra o Grupo de Pesquisa Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática - CEAMECIM, na FURG.
VIVIAN DOS SANTOS CALIXTO
Licenciada em Química e mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGECMat/UFGD). Líder, em conjunto de Adriana Marques de Oliveira, do Grupo de Estudos e Pesquisa Horizontes Compreensivos na Educação em Ciências e Química - GEPHCECQ.