Autores: Sonia Maria Martins de Melo
Maria Alves de Toledo Bruns
As várias configurações familiares do cenário contemporâneo contemplam vínculos para além dos laços de consanguinidade, da sacramentalização do matrimônio, e das juras de amor eterno.
Concomitantemente, evidenciamos a reconfiguração das matrizes de sentido com a escola inclusiva; a despatologização de várias doenças/síndromes; novas leis em relação aos casamentos homossexuais e aos transgêneros, a visibilidade da aceitação de homossexuais pelas forças armadas, entre outros fenômenos.
Realidade que desvela a dialética das diversidades institucionais em configurações que modificam valores, estilos de vida e normas de comportamento afetivo-sexual em cada sociedade. Os tempos mudaram! E ouso dizer que as mídias – especialmente as mídias virtuais – vêm acelerando o redesenhar dessas configurações.
Entretanto, resguardadas as exceções, o grupo familiar ignora as manifestações da sexualidade e os profissionais da educação e da saúde, em geral, encontram dificuldades para esclarecer as dúvidas e curiosidades de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos sobre as novas configurações da feminilidade e masculinidade, os transgêneros, orientação homoerótica e bierótica, sexo virtual, entre tantas outras questões relativas a sexualidade. Os currículos dos cursos universitários estão defasados quanto a essa realidade, não preparando os futuros profissionais para lidar com esses fenômenos.
Profª Drª Maria Alves de Toledo Bruns
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-833-9
DOI: 10.24824/978858042833.9
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 168
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Sonia Maria Martins de Melo
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, no Centro de Ciências Humanas e da Educação-FAED, atuando na graduação (Pedagogia) e pós-graduação (PPGE-Mestrado e Doutorado) principalmente nos seguintes temas: Educação Sexual, Sexualidade, Educação, Formação de Professores, desenvolvimento de novos materiais pedagógicos e novas metodologias com o uso das TIC. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia CNPq/UDESC, além de pesquisadora junto ao Círculo de Pesquisa em Educação Sexual e Sexualidade - CiPESS/CNPq/UEL e Núcleo de Estudos da Sexualidade (NUSEX)CNPq/UNESP/Araraquara.
Maria Alves de Toledo Bruns
Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade de São Paulo /Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, campus de Ribeirão Preto, SP e do Programa de Pós Graduação nível de mestrado em Educação Sexual da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara, SP. Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidadevida-USP/CNPq, certificado pela Universidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, campus de Ribeirão Preto, SP é também pesquisadora dos seguintes grupos: Grupo Gênero, Sexualidade e Estudos Culturais(GESEC)-UFS/CNPQ, certificado pela Universidade Federal de Sergipe/Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, liderado pela pesquisadora Profª Drª Claudiene Santos Grupo Constituição do Sujeito no Contexto Escolar-CUML/CNPq, certificado pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto, liderado pela pesquisadora Profª Drª Célia Regina Vieira de Souza-Leite
AUTORES(AS) CONVIDADOS(AS)
Carolina Siqueira Ribeiro
Enfermeira graduada e licenciada pela UNIPLAC (2005) com pós-graduação em Terapia Intensiva e Emergência. Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC (2012) e atualmente Docente do Centro Universitário (FACVEST) no curso de graduação em Enfermagem nas disciplinas de Assistência de Enfermagem na Saúde do Adulto II, Primeiros Socorros e Fundamentos Epidemiológicos. Atua como Enfermeira de Saúde da Família na Unidade de Saúde da Família do bairro Popular em Lages/SC.
Genylton Odilon Rêgo da Rocha
Doutor em Geografia Física e Professor Associado I, Instituto de Ciências da Educação, Campus Universitário José da Silveira Neto/Guamá, da Universidade Federal do Pará – UFPA – CEP 66.075-110 – Belém – Pará – Brasil. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão – INCLUDERE
Geraldo Augusto Locks
Graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Planalto Catarinense (1977). Graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo (1994). Especialização lato sensu em Educação e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991). Especialização lato sensu em Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990). Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Pós-Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2012). É professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense.
Leonildo Nazareno do Amaral Guedes
Mestre em Educação e Professor Assistente I, Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário do Marajó-Breves, da Universidade Federal do Pará – UFPA – CEP 68.800-000 – Breves – Pará – Brasil.
Luciana Kornatzki
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Catarina – UDESC (conceito 4 CAPES). Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Gama Filho – UGF. Graduação em Pedagogia – habilitação em Magistério das Séries Iniciais pela UDESC. Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente das classes de alfabetização. Atuou também na formação continuada de professores alfabetizadores. Pesquisadora do Grupo de Estudos “Formação de Educadores e Educação Sexual” CNPq/UDESC, nos temas: Educação Sexual, Sexualidade, Livros para a Infância, Formação de Professores e Interfaces com as Tecnologias da Comunicação e Informação.
Marina Patrício de Arruda
Doutora em Serviço Social (PUCRS/2003) e pós-doutorado em Educação (PUCRS/2012). Docente e Pesquisadora dos Programas Stricto Sensu da Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC – PPGE e PPGAS. Discute os processos formativos em Educação e Saúde a partir dos temas: Cidadania, Educação Permanente, Transição Paradigmática em Educação e Saúde, Formação Profissional, Mediação de Emoções, com várias publicações na área. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Saúde e Qualidade de Vida GEPESVIDA (UNIPLAC), integra o Grupo de Pesquisa em Ambiente e Saúde (UNIPLAC) e Grupo Educação para inteireza: um (re)descobrir-se ( PUCRS).
Odila Maria Waldrich
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Planalto Catarinense (2000) e em Enfermagem pela Universidade do Planalto Catarinense (2005). Especialização em Saúde da Família – UNIPLAC (2005) e em Ativadores de Processos de Mudanças no Ensino Superior na Área da Saúde – Fiocruz (2006). É Mestre em Educação (2011) pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC.
Patrícia Lopes Salzedas
Graduação (1997), Mestrado (2001) e Doutorado (2011) em Ciências, ênfase em Psicologia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP. Membro do Grupo de Pesquisa Sexualidadevida-USP/CNPq. Atualmente é psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Rosa Cristina Cavalcanti de Albuquerque Pires
Mestre em Educação e Cultura – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Educação a Distância – Serviços Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Especialista em Educação e Meio Ambiente – UDESC. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Educadores e Educação Sexual – CNPq/UDESC. Professora de Biologia do Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA/SEE/SC.
Vera Márcia Marques Santos
Licenciatura em Pedagogia, habilitação Orientação Educacional (1994). Especialização em Educação Sexual (1997) e Mestrado em Educação e Cultura (2002), ambos pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS/RS, com intercâmbio na Universidade de Lisboa – Portugal. Professora no Centro de Educação a Distância – CEAD/UDESC, Diretora de Extensão deste Centro desde julho de 2012. Coordenadora do Laboratório Educação e Sexualidade – LabEduSex CEAD/UDESC. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Educadores e Educação Sexual – EDUSEX/UDESC e do NEAB/UDESC. Participante fundadora do Núcleo Extensionista Rondon – NER/UDESC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sexualidade Humana, atuando principalmente na formação de professores, com os temas: Educação Sexual, Sexualidade Humana, Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Educação de Jovens e Adultos e Direitos Humanos e Políticas Públicas.
Yalin Brizola Yared
Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade do Planalto Catarinense (2006). Especialização em Educação Sexual pela Faculdade de Medicina do ABC – Fundação ABC em parceria com o Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática (2008). Mestrado em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense (2011). Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Educadores e Educação Sexual CNPQ/UDESC.