Capa do livro: Estradeira da educação:<br>Construção de sentidos nas narrativas do cotidiano escolar

Estradeira da educação:
Construção de sentidos nas narrativas do cotidiano escolar

Autores: Magda Vilas-Boas

O livro: Estradeira da Educação: Construção de sentidos nas narrativas do cotidiano escolar trata da narrativa de uma trajetória de vida embrenhada à Educação como professora que sou. É uma narrativa apaixonada entremeada de histórias, poesias e fotos que transportam o leitor para a minha infância na roça, as experiências infantis na relação com as descobertas, sonhos e desafios que me levaram à aprendizagem e ao desejo de ser educadora. E na vereda das histórias, encaminho o leitor para a educação escolar, a construção dos sentidos no “todo dia” da escola. Faço análise detalhada e intrincada de que sentido tem a escola do século XXI para os alunos, professores e famílias. Trago ainda, a necessidade de humanizar a educação, de criar laços com as pessoas, com o aprender, com o encantar-se com as descobertas, pois a Educação é a vida acontecendo e não a preparação para a vida. Portanto, leitor, trata de um livro para todas as pessoas, não só àquelas que se dedicam à Educação, mas também àquelas que querem acariciar o ser humano que existe em si, a se abrir para a beleza da vida e a criar condições de vida integrada à natureza, à sacralidade do viver e do aprender e à alegria de ser o que somos. Viaje comigo no texto deste livro.

Magda Vilas-Boas


Impresso
de R$ 91,90 por
R$ 70,80
Digital
de R$ 91,90 por
R$ 64,33

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6883-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-6882-1
DOI: 10.24824/978652516883.8
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 246
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 19
  • PREFÁCIO - 23
  • ESTRADEIRA DA EDUCAÇÃO: construção de sentidos nas narrativas do cotidiano escolar - 25
  • PREAMBULANDO – ABRINDO TRILHAS - 27
  • PRELÚDIO À GUISA DE INTRODUÇÃO – TOMANDO PÉ - 39
  • FAZEDURAS-VEREDAS: do monjolo da devassa pedagógica - 51
  • NARRAR É RESISTIR (Rosa, 2001, P. 98) - 109
  • CODIDIANO ESCOLAR – GESTAR E PARIR – MAMAR E COMER - 125
  • CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA RECONSTRUÇÃO DA ESCOLA - 137
  • RESULTADOS E DISCUSSÃO: do abrolhar: traquejo-conhecer onde a estradeira se meteu - 159
  • O GIRO RECURSIVO: acenos finais e recomeços - 203
  • REFERÊNCIAS - 213
  • ÍNDICE REMISSIVO - 239

MAGDA VILAS-BOAS

Doutoranda em Educação (UFTM – Uberaba – MG). Mestre em Educação Tecnológica (IFTM – Uberaba – MG). Especialização em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness (PUC Paraná). Especialização em Educação, Valores Humanos e Cidadania na Escola (USP/SP). Especialização em Psicologia Organizacional (UNIFRAN – Franca/SP). Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino de Uberaba/MG (FISTA). Professora Universitária.