Autores: Ana Maria Eyng ( Organizadora )
A obra apresenta em diálogo, aspectos epistemológicos, políticos e empíricos que abarcam questões fundamentais das pesquisas sobre direitos humanos realizadas por pesquisadores nacionais e estrangeiros.
Nos diversos capítulos são apresentadas questões de grande relevância para o estudo, debate e efetivação da educação em direitos humanos na escola e na sociedade, abrangendo os diferentes níveis e espaços da educação, proteção e garantia de direitos humanos.
A pesquisa e intervenção sobre esse fenômeno requer a integração dos saberes de diversos grupos profissionais e a articulação de diferentes atores sociais na elaboração e implementação de estratégias de convivência e mediação no espaço escolar que possam contribuir na efetivação dos direitos humanos fundamentais e, em especial, na garantia dos direitos da Criança e do Adolescente.
Uma vez que todas as culturas tendem a distribuir pessoas e grupos de acordo com dois princípios concorrentes de pertença hierárquica, e, portanto, com concepções concorrentes de igualdade e diferença, as pessoas e os grupos sociais têm o direito a ser iguais quando a diferença os inferioriza, e o direito a ser diferentes quando a igualdade os descaracteriza. (BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS)
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-786-8
DOI: 10.24824/978858042786.8
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 260
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Ana Maria Eyng
Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisadora no programa de mestrado e doutorado em Educação PPGE/PUCPR. É graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná − UTP (1983), mestre em Pedagogia Universitária pela PUCPR (1995), mestre em Inovação e Sistema Educativo pela Universidad Autonoma de Barcelona UAB (1998) e doutora em Pedagogia pela Universidad Autonoma de Barcelona UAB (2001). É coordenadora da linha de História e Políticas da Educação no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, coordenadora do Observatório de Violências nas Escolas PUCPR e Coordenadora Institucional do PIBID/PUCPR. Leitora da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores. Tem experiência e publicações na área de educação com ênfase em políticas de currículo, avaliação, formação de professores, garantia de direitos e violências nas escolas.