Capa do livro: OS HORIZONTES DE DÉDALO:<br>cenários de pesquisa em ciências da educação no ensino superior particular

OS HORIZONTES DE DÉDALO:
cenários de pesquisa em ciências da educação no ensino superior particular

Autores: Márcia Karina da Silva Luiz
Ronaldo Robson Luiz
Christiane Joyce Rocha de Moraes Alves

livro impresso
de R$ 48,05 por
livro digital
de R$ 48,05 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A pesquisa nas Ciências da Educação nos coloca inúmeros desafios, principalmente quando nos referimos a um cenário em constantes mudanças. Questões como: para que serve a educação ou qual a melhor forma de educarmos, são tão antigas e centrais quanto à própria existência humana. Immanuel Kant já nos advertia que o segredo do aperfeiçoamento da humanidade se assentava na educação. Diante dessas questões nos perguntamos de que forma a pesquisa nos ajuda a compreender o atual cenário educacional? Como, enquanto pesquisadores, podemos contribuir para a transformação criativa das nossas escolas? De que maneira, enquanto professores, assumimos o nosso papel de formadores do sujeito social? Foi a partir da complexidade dessas questões que apontam para várias demandas que estão numa contínua transformação que apresentamos esse livro à comunidade acadêmica como fruto de pesquisas na área educacional, tendo na escola o lócus privilegiado de reflexão, onde de forma panorâmica e bem articulada, lançamos um olhar crítico sobre temas clássicos da educação. A educação enquanto um processo social pressupõe desenvolvimento, como já nos dizia John Dewey. Nesse sentido, esperamos que essa obra venha contribuir para reflexão das práticas educacionais na sua perspectiva mais ampla e que sirva também de estímulo para outras obras que, a partir da pesquisa, possa nos desafiar enquanto pesquisadores e professores a entender o processo educacional.

 

Márcia Karina da Silva Luiz

Doutora em Sociologia – UFPE

Docente do departamento de Ciências Sociais - UFRPE

 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-675-5
DOI: 10.24824/978858042675.5
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 224
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

OS HORIZONTES DE DÉDALO:<br>cenários de pesquisa em ciências da educação no ensino superior particular

Autores

ORGANIZADORES

 

Márcia Karina da Silva Luiz

         Doutora em Sociologia (2008), mestre em Sociologia (2004) ambos pela Universidade Federal de Pernambuco, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) onde coordenada o grupo de pesquisa Teoria e Modernidade. Tem experiência com pesquisas nas áreas: teoria sociológica, relações de gênero e sociologia da Educação.

 

Ronaldo Robson Luiz

         Doutorando e mestre em Ciências em Ciências Sociais (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) onde atua como pesquisador no grupo de pesquisa Mythos-Logos. Também integra o projeto de pesquisa da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) Religiões, identidades e diálogos. Tem experiência com pesquisas nas áreas: sociologia da religião, identidades e currículo.

 

Christiane Joyce Rocha de Moraes Alves

         Doutoranda e mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2011). Atualmente é diretora do Colégio Arte e Vida ao qual também é sócia fundadora. Tem experiência com pesquisas nas seguintes áreas: gestão escolar, cultura e formação continuada.

   

 COLABORADORES

Ivone Soares Leandro de Carvalho

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa/PT. Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA). Especialização em Língua Portuguesa pela Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão  (FAINTVISA), em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Teologia Integrada (FATIN). Atua como educadora no ensino público nas esferas estadual e municipal.

Aparecida da Silva Xavier Barros

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT/PT. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, 2002. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, 1996.  Atua como Educadora de Apoio na Escola de Referência em Ensino Médio de Bezerros e professora de Disciplinas Pedagógicas na Escola Estadual Quintino Bocaiúva, em Camocim de São Félix.

Adriana Brainer Nunes

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE). Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Aluna do Curso de Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Professora Polivalente na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Recife e Professora de Língua Portuguesa nos 3º e 4º Ciclos de Aprendizagem na mesma Rede de Ensino.

 

Ana Maria de Queiroz

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Graduada em Pedagogia pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (2004). Especialista em Psicopedagogia. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Olinda e professora da Prefeitura Municipal de Recife.

 

Wildson Ferreira da Cruz

Mestre em Ciências da Educação pela ULHT-Lisboa-Portugal, Especialista em Gestão Escolar e em Ciências da Educação. Graduado em Matemática pela Universidade de Pernambuco.  Pesquisa atualmente temas ligados ao gênero e educação e metodologia. Gestor Adjunto de Escola Estadual do Governo do Estado de Pernambuco e Professor da rede Privada de Ensino.

Rosicleide Araújo de Melo

Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em Ciência Política (2008) pela mesma Universidade. Atualmente é Professora Assistente I da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). É integrante do Núcleo de Teoria da Democracia (NTD), na UFPE. Suas áreas de interesse são: políticas públicas educacionais, democracia, participação e juventude.

Nivalda Mércia de Oliveira

         Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa/PT. Especialista em Ensino de História (UPE). Licenciatura plena em História (Fafica).

Danilo Manoel Farias da Silva

Mestrando em Sociologia pela Unicamp, graduado em bacharelado em Ciências Sociais pela UFRPE. Áreas de interesse: Teoria Social, Dominação, Classe Social, Raça, Desigualdade, Sociologia da Educação, Política Pública Educacional.