Capa do livro: EDUCAÇÃO E OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR:<BR>diálogos entre docência e pesquisa

EDUCAÇÃO E OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR:
diálogos entre docência e pesquisa

Autores: Helena Maria dos Santos Felí­cio
Geovania Lúcia dos Santos
Katia Aparecida da Silva Oliveira
Fernanda Aparecida Ribeiro
Robson Santos de Carvalho
(Organizadores)

livro impresso
de R$ 55,89 por
livro digital
de R$ 55,89 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro, Educação e os Processos de Formação Interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa, é resultado do Programa de Consolidação das Licenciaturas (PRODOCÊNCIA), executado na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), com o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), integrando os cursos de Pedagogia e Letras/Licenciatura. O projeto intitulado “Processos de Formação Interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa”, desenvolvido ao longo de dois anos (2010-2012), visou à articulação entre formação inicial e formação continuada, bem como à valorização dos profissionais do magistério como agentes formativos de cultura e, como tal, da necessidade de seu acesso permanente a informações, vivência e atualização culturais e desde seu início foi a prova mais real de trabalho em equipe, posto que foi pensado e executado por alguns professores dos cursos de Letras e Pedagogia.

Neste volume, são três partes principais que abrigam os textos resultantes das pesquisas desenvolvidas no interior de cada área temática. Na primeira parte, Língua, Literatura e Culturas hispânicas. Na segunda, Diversidade na Educação Básica: aportes teórico-metodológicos para o trabalho com o público escolar e, finalmente, A construção do currículo escolar.

Para além de expressarem, apenas, um percurso de pesquisa, não temos dúvidas de que os capítulos deste livro proporcionaram aos discentes envolvidos uma experiência de interação entre ensino, pesquisa e extensão, conferindo um maior significado ao processo formativo desses discentes. Assim, reconhecemos que esta experiência tem sido antecipada pelos discentes, participantes do PRODOCÊNCIA, concedendo um diferencial à sua formação inicial para a docência, partilha que temos a grata satisfação de fazer com o leitor.

 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-672-4
DOI: 10.24824/978858042672.4
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 240
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO E OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR:<BR>diálogos entre docência e pesquisa

Autores

Helena Maria dos Santos Felício – Pedagoga, mestre e doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Currículo e Formação de Professores, coordenadora institucional do PIBID / UNIFAL-MG, membro do grupo de pesquisa “Contextos Educacionais e Produção do Conhecimento”.

 

Nilton Luiz Souto – Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em metodologia do ensino-aprendizagem de Ciências no processo educativo pela Universidade São Francisco (Jaboticabal – SP), Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Secretário Municipal de Educação de Serrania – MG desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de educação, com ênfase em formação de professores e membro do grupo de pesquisa AULA “Trabalho Docente na Formação Inicial”.

 

Lucélia Carla da Silva dos Anjos – Acadêmica do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Atua como voluntária no projeto de Iniciação científica: "Identidade e Diferença, Educação: Mapeamento de Pesquisas no Brasil". Participa do projeto de Extensão Teoriza-Ação Inclusiva.

 

Daniela Schiabel – Acadêmica do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), participa de estudos no campo curricular, foi integrante do programa Prodocência, no projeto “A construção do currículo escolar. Experiências vivenciadas pelos professores das séries iniciais do ensino fundamental”.

 

Jéssica Faria Miguel – Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG). Bolsista de monitoria em Currículo: Teoria e Prática e atualmente em Didática na UNIFAL/MG. Foi integrante do grupo de “Estudos Curriculares” no Programa Prodocência/UNIFAL-MG.

 

Amanda Chiaradia Magalhães – Acadêmica do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Atualmente é bolsista de extensão no ProFoQui (Programa de Formação Continuada de Professores de Química) com o Projeto "Tertúlia Literária Dialógica". Desenvolveu anteriormente Iniciação Científica sobre os temas: Currículo, Teoria da Ação Comunicativa e Leitura e Escrita na perspectiva Dialógica.

 

Renata de Fatima Gonçalves – Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alfenas( UNIFAL- MG). Bolsista do PIBID/UNIFAL-MG na área de Pedagogia. Atua na linha de Pesquisa Cultura e formação de Professores e práticas escolares como voluntária no projeto de iniciação cientifica “Identidade e diferença, Educação: Mapeamento de Pesquisas no Brasil”. Foi integrante do programa Prodocência no projeto “A construção do currículo escolar. Experiências vivenciadas pelos professores das séries iniciais do ensino fundamental”. É integrantes do projeto extensão Teorização Inclusiva.

 

Janine Gabrielle dos Santos – Acadêmica do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).  Participante do grupo de pesquisa “Estudos sobre Currículo” através do Prodocência.

 

Amanda da Silva Bernardes – Acadêmica do curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG; Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID; Participante do projeto de pesquisa Recriar (ção); Participante de Iniciação Cientifica no projeto intitulado “Estudos de currículo: A construção do currículo escolar: o desenvolvimento de competências em foco”, vinculado ao Prodocência.

 

Gracieli Cristiana de Oliveira - Licencianda do curso de Letras/Licenciatura, habilitação em Espanhol, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID Espanhol).

 

Fernanda Aparecida Ribeiro é professora do Curso de Letras da UNIFAL-MG, tendo experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Hispano-americana, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura hispano-americana e romance histórico contemporâneo.

 

Katia Aparecida da Silva Oliveira - Possui graduação em Licenciatura pela Universidade de São Paulo (2006), graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (2004) e mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.) pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Alfenas e coordenadora do PIBID Letras/Espanhol na mesma universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura espanhola, literatura hispano-americana, língua espanhola e cultura espanhola e hispano-americana.

 

Geovania Lúcia dos Santos – Bacharel e Licenciada em História e Mestre em Educação pela UFMG, é docente do Departamento de Ciências Humanas da UNIFAL-MG, atuando predominantemente nas áreas de Política Educacional e Gestão Escolar por meio da realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

Luiz Carlos Felizardo Junior – licenciado em química, Especialista em ensino de ciências, Mestre em Educação pela UFMG e graduando em ciências Sociais pela UNIFAL/MG. Com atuação na Educação básica e ensino superior - modalidade presencial e a distância – e, educação social tendo, junto a instituições não governamentais e movimentos sociais.

 

Adriana Fernandes – Graduada em Pedagogia pela UNIFAL-MG (Universidade Federal de Alfenas); cursando especialização em Educação a Distância na AVM Educacional Ltda.

 

Thamires de Cássia Lima – Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).  Teve como tema de seus primeiros estudos as relações étnico-raciais no Brasil. Atualmente é bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e desenvolve pesquisa com ênfase no ensino de sociologia e História da África.

 

Aaron França Teófilo – Graduando em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), atualmente é professor bolsista das disciplinas de História/Sociologia e Filosofia no Projeto de Extensão Curso Preparatório para o ENEM-2013 da UNIFAL-MG, Campus Alfenas.

 

Pricila de Oliveira Silvério – Graduada em Pedagogia pela UNIFAL-MG, atua como Auxiliar de Desenvolvimento Humano na Educação Infantil do Município de Alfenas.

 

Cíntia das Dores Aguiar – Graduanda de Química - Licenciatura, trabalhou em um projeto de iniciação cientifica intitulado “Modelo de representação do conceito de solução para alunos com deficiência visual”; desenvolve trabalhos sobre experimentação no ensino de química no projeto de Formação Continuada para Professores de Química (PROFOQUI), ministrando oficinas para professores de escolas públicas.

 

Débora Felício Faria – Graduada em psicologia pela Universidade Gama Filho (1988); mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007); Especialista em psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2002) e em Educação Especial pela Universidade Federal Fluminense (2004). Professora assistente da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase em Educação Especial/Inclusiva

 

Beatriz Reneis Ruiz – Graduanda em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Alfenas - MG. Trabalha como docente no ensino fundamenta e médio do sistema Objetivo de ensino. Tem-se dedicado à pesquisas no campo da educação, com ênfase nas temáticas da educação de jovens e adultos e educação popular.

 

Vinícius Arcanjo Monteiro – Acadêmico de Geografia (Licenciatura) na Universidade Federal de Alfenas. Atualmente é estagiário (Educação Básica) do Projeto Institucional de Bolsa  de Iniciação de à docência – PIBID/Geografia UNIFAL-MG, desenvolvendo ações de iniciação científica junto ao Grupo de Pesquisa Sociedade e Cultura Contemporâneas, vinculado ao ICHL. Desenvolve estudos sobre o tema Educação de Jovens e Adultos e Projetos de Extensão com o tema educação ambiental.

 

Cristiane Fernanda Xavier – Docente do Departamento de Ciências Humanas da UNIFAL-MG. Atua nas áreas de Educação de Jovens e Adultos e de Formação Docente através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.