Capa do livro: Popularizar a ciência: <BR>Contribuições de estudos CTS

Popularizar a ciência:
Contribuições de estudos CTS

Autores: Marina Comerlatto da Rosa - Joselaine Setlik - Lucas Barbosa Pelissari (Orgs.)

Popularizar a Ciência: contribuições de estudos CTS dirige-se a estudantes de graduação e pós-graduação, professores/as e pesquisadores/as comprometidos/as com a área da divulgação científica na perspectiva CTS. O livro reúne nove ensaios teóricos e empíricos escritos por professores/as, colaboradores/as e estudantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR)/Câmpus Paranaguá e/ou do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS). Esta obra integra o desenvolvimento do projeto “Popularização da Ciência com a perspectiva CTS” financiado pela Capes/MEC Edital 16/2022 por meio do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação Pós-Doutorado Estratégico. O livro é um convite para a ação e reflexão, assim como um campo fértil para a trajetória de pesquisadores/as e professores/as, considerando as diversas possibilidades resultantes da popularização da ciência, em particular na perspectiva CTS.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7190-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-7187-6
DOI: 10.24824/978652517190.6
Ano de edição: 2025
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 138
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • PREFÁCIO - 13
  • POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E CIÊNCIA EM MOVIMENTO - 17
  • CIÊNCIA, TECNOLOGIA E GÊNERO – POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA - 27
  • DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E LETRAMENTO CIENTÍFICO NA PERSPECTIVA CRÍTICA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) - 39
  • ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA): um caminho para acelerar a promoção da cultura oceânica no Brasil? - 49
  • PUBLICAÇÕES CONECTADAS COM A TEMÁTICA DO OCEANO NO JORNAL BRASILEIRO FOLHA DE S.PAULO - 63
  • EXPLORANDO OS VIDEOJOGOS COMO FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO ENTRE A CIÊNCIA E AS NOVAS GERAÇÕES - 75
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA NAS ESCOLAS DO LITORAL PARANAENSE - 91
  • O CONCEITO DE TECNOLOGIA E SEUS (NÃO) SIGNIFICADOS: um breve ensaio teórico analítico - 107
  • PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU – MESTRADO PROFISSIONAL EM DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma proposta escrita por várias mãos - 121
  • ÍNDICE REMISSIVO - 131
  • SOBRE OS/AS AUTORES/AS - 133
ALEXANDRE DE SOUZA DA COSTA

Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Paranaguá. Atualmente, professor na rede estadual do Paraná – Ensino Médio. Atua como coordenador do curso técnico em Agronegócio e tutor de cursos de graduação em Educação a Distância (EAD).

ALLAN PAUL KRELLING

Doutor em Sistemas Costeiros e Oceânicos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Gestão Costeira e de Águas pelas universidades de Cádiz/Espanha e Algarve/Portugal. Oceanógrafo pela UFPR. Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) -Campus Paranaguá e coordenador do Laboratório de Conservação e Manejo. Desde 2021, é membro do Grupo Consultivo para a ONU sobre aspectos científicos para a proteção do ambiente marinho, focando em plásticos e microplásticos (GESAMP – Working Group 40 Marine plastics microplastics).

ÂNGELA MARIA BRUSCO CHYZI

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR), atual Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Formação em Docência das séries iniciais do Ensino Fundamental – Magistério. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Paranaguá. Atualmente, professora pela Prefeitura Municipal de Paranaguá – Paraná (SEMEDI).

CARLA MORAIS

Doutora e Agregada em Ensino e Divulgação das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Mestra em Educação Multimédia. Licenciada em Química. Professora Auxiliar com Agregação e membro da FCUP. Diretora do Programa Doutoral em Educação e Divulgação das Ciências. Coordena o grupo de investigação “RG5: Educação, Comunicação de Ciência e Sociedade”. Pesquisa nas áreas de práticas pedagógicas de professores de Física e Química, modelos e processos de divulgação do conhecimento científico e participação cidadã na Ciência.

CÍNTIA DE SOUZA BATISTA TORTATO

Doutora e Mestra em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora no Instituto Federal do Paraná e no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS/ IFPR). Coordenadora Adjunta e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFPR). Membra da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (ESOCITE/BR).

DIOGO SANTOS

Doutor em Media Digitais pela Universidade do Porto e Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciado em Comunicação Social pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Membro do grupo de investigação “RG5: Educação, Comunicação de Ciência, e Sociedade” do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto. Pesquisa nas áreas de comunicação multimédia, narrativas interativas e transmedia, videojogos e modelos e processos de comunicação da ciência envolvendo os cientistas e os cidadãos.

EVERALDO DOS SANTOS

Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com período sanduíche no Centro de Ecologia Funcional do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra em Portugal. Mestre em Ciências do Solo pela UFPR. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor no Instituto Federal do Paraná (IFPR) e no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS). Atualmente Diretor de Pós-Graduação do IFPR.

FÁBIO BARTOLOMEU SANTANA

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Física Nuclear pela UFSC. Licenciado e bacharel em Física pela UFSC. Professor no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Paranaguá e no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS). Pesquisa na área de Ensino de Física e Educação Científica e Tecnológica. Atualmente, Coordenador do Curso de Licenciatura em Física no IFPR – Campus Paranaguá, além de Coordenador Adjunto do PPGCTS.

JOSELAINE SETLIK

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com período sanduíche na City University of New York (CUNY). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Física pela UFPR. Pós-doutora pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), em parceria com a Universidade do Porto (UPorto). Atualmente pesquisadora na linha Formação e Educação do Instituto Nacional de Ciência Cidadã (INCC). Tem experiência nas áreas de Educação, Educação em Ciências e Ensino de Física.

KARIN ESCOBAR YAMASHIRO

Mestra em Ciência Sociedade e Tecnologia (PPGCTS), pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Paranaguá. Especialista em Tecnologia Comunicação e técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e em Educação, Meio ambiente e desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e em Zootecnia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professora no município de Matinhos e participa de projetos na área de educação socioambiental.

LUCAS BARBOSA PELISSARI

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR). Licenciado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Doutor II da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordena atualmente o Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Educação Profissional (EPPEP).

MARINA COMERLATTO DA ROSA

Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestra em Gestão do Território e Licenciada em Ciências Biológicas, ambas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) no Instituto Federal do Paraná (IFPR)- Câmpus Paranaguá. Pesquisadora no grupo Conservação da Natureza e Educação Ambiental (CONEA). Pesquisa nas áreas de Ciências Ambientais, Educação Ambiental, Popularização da Ciência, Ensino de Ciências e Biologia.

ROBERTA PASQUALLI

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e Licenciada em Pedagogia. Pós-doutora em Educação pela UFRGS. Atualmente, professora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus Chapecó e no Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFSC).

ROSANA DE FÁTIMA SILVEIRA JAMMAL PADILHA

Doutora em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Linguística. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Professora no Instituto Federal do Paraná (IFPR) no ensino médio técnico integrado, em cursos de graduação e mestrado. Atualmente, coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) do IFPR.

SIMONE MARIA RIBAS VENDRAMEL

Doutora e Mestra em Ciências pelo Programa de Engenharia Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Graduada em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Pós-doutora na Universidade de Barcelona. Atualmente, professora titular no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Pesquisa a área ambiental, especialmente tecnologias de tratamento de águas e efluentes e química analítica ambiental, além da educação ambiental para o ensino básico, sustentabilidade, divulgação científica e popularização da ciência.