Capa do livro: Vozes femininas na educação: <br>Entre desafios e conquistas

Vozes femininas na educação:
Entre desafios e conquistas

Autores: Juscélia Paiva dos Santos - Priscyla Danielle da Silva Bruzzi (Orgs.)

Vozes femininas na Educação: entre desafios e conquistas convida o leitor a uma imersão no papel transformador das mulheres no cenário educacional. Organizado por Juscélia Paiva dos Santos e Priscyla Danielle da Silva Bruzzi, o livro revela histórias de educadoras, líderes e ativistas que enfrentam barreiras culturais e estruturais em prol de uma educação mais inclusiva e equitativa. Cada capítulo explora temas fundamentais como o empoderamento feminino, a representatividade das mulheres em políticas públicas e o impacto das condições de trabalho na saúde mental das professoras. Além disso, traz à luz questões específicas, como a sub-representação de meninas com TDAH e os desafios das mulheres autistas no contexto educacional. Esta obra é uma homenagem à força feminina que, com resiliência e coragem, inspira e guia novas gerações de educadores e alunos. Para quem deseja entender e valorizar o protagonismo feminino na Educação, este livro é uma leitura indispensável que amplia a visão sobre os caminhos para uma sociedade mais justa.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-7252-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-7253-8
DOI: 10.24824/978652517252.1
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 212
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • REFLEXÕES INICIAIS - 17
  • EDUCAÇÃO PARA TODAS: vozes femininas que transformam - 21
  • A INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO, MULHER E PROTAGONISMO - 37
  • EDUCAÇÃO: ferramenta de empoderamento feminino - 53
  • A REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA POLÍTICA BRASILEIRA - 65
  • A NOVA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL PARA MULHERES: impactos e desafios na promoção da igualdade de gênero - 79
  • TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM MENINAS - 103
  • DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS QUE ACOMETEM PROFESSORAS: uma realidade no ensino público brasileiro no estado de Goiás - 119
  • MULHERES AUTISTAS E A JORNADA PELO DIAGNÓSTICO - 137
  • AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM: a perspectiva feminina - 153
  • MULHERES PROFESSORAS: a docência luzianiense - 167
  • ÍNDICE REMISSIVO - 197
  • SOBRE AS ORGANIZADORAS - 203
  • SOBRE AS AUTORAS - 205
ORGANIZADORAS

JUSCÉLIA PAIVA DOS SANTOS

Mestra em Gestão, Educação e Tecnologia pela Universidade Estadual de Goiás (PPGET/UEG) – Unidade Universitária de Luziânia (GO). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – Docente EPT pelo Instituto Federal de Goiás unidade Luziânia – GO. Especialista em Orientação Educacional, Educação inclusiva e Ensino Especial pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin. Licenciada em Letras – Português pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Pedagoga pela Universidade Anhanguera UNIDERP. Pesquisadora no Grupo de pesquisa GEGC – Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Gestão e Cultura Regional da Universidade Estadual de Goiás.

PRISCYLA DANIELLE DA SILVA BRUZZI

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão, Educação e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPGET/UEG) – Unidade Universitária de Luziânia (GO). Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal de Catalão. Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro de Ensino Superior do Brasil – CESB. Especialista em Orientação Educacional e Supervisão Escolar pelo Centro de Ensino Superior do Brasil – CESB. Membro do grupo de pesquisa Interdisciplinar em Educação, Gestão e Cultura Regional – GEGC.

AUTORAS

ADNA DOS SANTOS LEMOS

Mestranda em Gestão, Educação e Tecnologia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário de Brasília, em Pedagogia pela FAK e também em Ciências Biológicas pela FAFIBE. É especialista em Gestão e Orientação Educacional – Darwin, Psicopedagogia Institucional e Clínica – FAMESC e especialista em Conhecimentos Pedagógicos – Instituto de Ciências Sociais e Humanas. Tem experiência na área de saúde coletiva e nutrição, pesquisas laboratoriais clínicas de análise microbiológica de alimentos, e na área educacional. Atualmente é professora efetiva da Prefeitura Municipal de Planaltina de Goiás e Secretaria de Estado de Educação do DF.

ANA CLÁUDIA SOUZA VORTMANN

Possui graduação em Pedagogia pelo IESA e graduação em Ciências Biológicas pela UNIDESC. Especialização em psicopedagogia e em Docência e Gestão da Educação Superior pela Universidade Estadual de Goiás, mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias pela UEG. Atualmente é membro/pesquisador do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Gestão e Cultura Regional, professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Luziânia. Tem experiência em docência no Ensino Superior e Médio e na área de Biologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade de gênero, diversidade sexual, sexualidade e formação de professores.

ANDRÉA KOCHHANN

Pós-doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UNB), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), coordenadora do GEFOPI, professora efetiva da (UEG).

ANITA MARTINS DE OLIVEIRA PEDROSO

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologia da Universidade Estadual de Goiás Unidade universitária de Luziânia (PPGET/UEG), Pós Graduada Orientação Educacional Pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Pós Graduada em Docência do Ensino Superior pela Universidade do Norte do Brasil (FACETEN), Nota sobre os autores Linguagens, tecnologia e produção acadêmica: entre conceitos e práticas | 229 Licenciada em Letras Pelo Centro Universitário Ítalo Brasileira, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Professora de Língua Portuguesa e Literatura da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC/GO).

BRENDA LORRANY ROSA DA SILVA MARTINS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão, Educação e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPGET/UEG) – Unidade Universitária de Luziânia (GO). Pedagoga. Pós-graduada em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Pós-graduada em e Gestão escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto Parnaíba. Professora permanente 40h na Secretaria Municipal de Educação de Luziânia (GO).

CARLA DRUMOND DA COSTA

Graduada em Licenciatura em Pedagogia (Faculdade de Ciência Sociais e Tecnologicas – FACITEC). Pós-graduação em Orientação Educacional- (Faculdade Brasileira de Educação e Cultura- FABEC). Pós-graduação em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento (Faculdade Brasileira de Educação e Cultura-FABEC). Pós-graduando em Psicopedagogia (Faculdade Brasileira de Educação e Cultura – FABEC). Pós-graduação em Orientação Educacional (Faculdade Brasileira de Educação e Cultura- FABEC).

ELIANE DE JESUS ARAUJO

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão, Educação e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPGET/UEG) – Unidade Universitária de Luziânia (GO). Especialista em Orientação Educacional e Ensino Especial (FACETEN), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FAMATEC); e Especialização em Didática, Práticas de Ensino e Tecnologias Educacionais (UFVJM). Membro dos grupos de pesquisa: 1) Grupo Interdisciplinar em Educação, Gestão e Cultura Regional (GEGC) e 2) Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI).

IVAILDES ALVES DE SOUZA

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Anhanguera. Nascida em Carinhanha – BA. Veio para Brasília em 1985, ainda criança, acompanhada de seus pais, que eram analfabetos, em busca de melhores condições de vida. Ela cresceu em uma família com mais oito irmãos, dos quais apenas ela e uma irmã conseguiram concluir a graduação. Atualmente, Ivaildes continua em plena atividade profissional, é servidora pública e professora, cursando uma pós-graduação em Neuropsicopedagogia e fazendo planos para um futuro mestrado em Educação.

MÁRCIA TOMÉ DA SILVA CHAVES

Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Autismo pela Faculdade Facuminas de Pós-Graduação. Especialista em ABA pela Faculdade Facuminas de Pós-graduação. Especialista em psicopedagogia pela Universidade em Estadual de Goiás. Pedagoga. Especialista em Autismo. Especialista em ABA. Especialista em psicopedagogia.

MARILANDIA MOREIRA DE LIMA

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Fortium (2009). Especializada em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) pela Faculdade Anhanguera de Brasília (2011). Pós Graduada em Orientação Educacional pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz. Nascida na cidade de Niquelândia Goiás no ano de 1977, onde estudou na escola pública até concluir o Ensino Médio. Mudou-se para Brasília. Professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Luziânia, Goiás, atualmente no cargo de Supervisora Escolar no CMEB Cora Coralina.

MARTA DE OLIVEIRA RUELA LIMA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. Pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Luziânia/Go. Experiência em educação infantil e anos iniciais.

POLLYANA PIMENTA ABUD ROLIM

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão, Educação e Tecnologia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Pós-Graduada em Direito Previdenciário, Direito Civil, Direito do Trabalho e Docência do Ensino Superior. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e em Direito pela Universidade Projeção/DF.

RITA DE CÁSSIA DA COSTA SOUSA ALMEIDA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão, Educação e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPGET/UEG) – Unidade Universitária de Luziânia (GO). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Selvíria. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Apogeu. Membro dos grupos de pesquisa: 1) Grupo Interdisciplinar em Educação, Gestão e Cultura Regional (GEGC) e 2) Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI).

TATIANE LUIZ ANDRADE

Possui Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias, Especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior e formação superior em Pedagogia todas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) Unidade Universitária de Luziânia- Goiás, e licenciada em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Membro/pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Gestão e Cultura Regional (GEGC). Atua na Divisão de Educação Especial como pedagoga acolhedora do departamento do Núcleo de Atendimento Diagnóstico (NAD) na Secretária Municipal de Educação de Luziânia. Já atuou como Professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Supervisora Escolar na Educação Infantil pela mesma Secretaria. Pesquisa principalmente as seguintes áreas temáticas: Formação continuada, Valorização docente; Políticas Educacionais; Ensino e Aprendizagem.

TATIANE SILVA DUARTE

Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Especialista em Orientação Educacional e Educação Especial pela Faculdade Apogeu. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste (UNIDESC). Técnica em Multimeios Didáticos pelo Instituto Federal de Goiás (IFG).

ZENAIDE DIAS TEIXEIRA

Pós-Doutora pela Universidade de Brasília em Sociolinguística Educacional. Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio). Docente do Ensino Superior desde 2006 e da Universidade Estadual de Goiás (UEG) desde 2010. É membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Gestão e Cultura Regional/GEGC (CNPq); do Grupo de Pesquisa Laboratório Interdisciplinar em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento; e membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). É docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologias da UEG – Unidade Universitária de Luziânia.

ZENAIDE MARIA DE SOUSA GOMES

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão, Educação e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPGET/UEG) – Unidade Universitária de Luziânia (GO). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas e Gestão e Orientação Educacional pela Faculdade Apogeu. Membro do Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI).