Capa do livro: Extensão universitária, tecnologia e inclusão digital: <BR>Diálogos entre comunidades e academia

Extensão universitária, tecnologia e inclusão digital:
Diálogos entre comunidades e academia

Autores: Maylta Brandão dos Anjos - Vinicius Pinheiro Israel (Orgs.)

Múltiplas vozes ecoam nas interações entre o ambiente acadêmico e a sociedade. Vimos isso acontecer com os autores deste livro nos levando a uma jornada que vai desde a concepção de projetos de inclusão digital até suas implementações e impactos reais nas comunidades. Eles nos mostram como a extensão universitária se torna um veículo para o empoderamento, a educação e o desenvolvimento social. A primeira parte do livro nos transporta para dentro do coração do CTID, destacando como ele pode se tornar um agente de transformação em suas comunidades. Na segunda parte, mergulhamos em tópicos que exploram o impacto da tecnologia na educação e no desenvolvimento social, nos convidando a refletir sobre como a tecnologia pode ser um aliado poderoso na busca por uma educação inclusiva e de qualidade.

Giselle Rôças
Professora Titular do NUTES/UFRJ e PROPEC/IFRJ



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6801-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-6798-5
DOI: 10.24824/978652516801.2
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 212
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Extensão universitária, tecnologia e inclusão digital: <BR>Diálogos entre comunidades e academia

MAYLTA BRANDÃO DOS ANJOS

Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Possui experiência na extensão universitária, tendo sido coordenadora e pesquisadora em projetos interinstitucionais de extensão voltados para inclusão de Pessoas Com Deficiências – PCDs; boas práticas para os animais; qualificação profissional; esportes, saúde e qualidade de vida. Atua principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, políticas públicas, formação de professores, promoção da saúde e educação inclusiva.

VINICIUS PINHEIRO ISRAEL

Professor do Departamento de Métodos Quantitativos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui formação multidisciplinar, com doutorados em Sociologia e em Estatística, mestrado em Métodos Numéricos e graduações em Ciências Sociais e Matemática. Atua nas áreas de estratificação social, matemática aplicada, probabilidade e estatística e desenvolve modelos estatísticos sobre violência, punição e criminalidade. Na extensão universitária possui vasta experiência atuando como coordenador e como pesquisador em projetos voltados para qualificação profissional, esportes e qualidade de vida em regiões periféricas no Estado do Rio de Janeiro.

LEONARDO DE OLIVEIRA RIOS DA SILVA

Graduando de Licenciatura em Matemática pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Desde 2022 é voluntário do PET-GAE, onde contribuiu para a criação de um curso de informática para o projeto de extensão “Informática Comunitária” em parceria com o Instituto Senador Nelson Carneiro. O foco de sua formação é tecnologia e inclusão digital se relacionando com a matemática.

BEATRIZ LOUVEIRA

Graduanda de ciências biológicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Estagiou durante dois anos no Museu Nacional com Ecologia de Fitoplâncton em reservatórios, esteve na monitoria da disciplina Zoologia de Invertebrados II, participou do Projeto CTID como bolsista de extensão, e realiza trabalho voluntário no Herbário Professor Jorge Pedro Carauta – HUNI, da UNIRIO.

JULIANA FERREIRA SILVA RIBEIRO

Casada, moradora de Santa Cruz –RJ. Técnica em Contabilidade e Bacharel em Ciências Contábeis. Fundadora da empresa JFR Tecnologia e Inovação (jfrtecinov). Hobbies: Natação e Ciclismo. Entusiasta: Área de T.I. Professora do CTID.

RONALDO DA CRUZ

Especialista em Tecnologia da Informação. Professor e instrutor de aulas de informática. Integrou a equipe do Projeto CTID, sendo responsável pelo ensino e treinamento de um núcleo na zona Oeste do Rio de Janeiro.

DÉBORA ALVES DE LIMA CAPRI

Cientista Social pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora pela OS PROMACOM, elabora sobre o monitoramento de políticas socioambientais na Baixada Fluminense, vislumbrando a redução da desigualdade e do racismo ambiental na região metropolitana do Rio de Janeiro. Experiência internacional de pesquisa, como bolsista da Escuela de Posgrado de la Red de Estudios Sociales Latinoamericanos y Caribeos da CLACSO e como colaboradora no projeto Oxford Covid-19 Government Response Tracker, da Blavatnik School of Government - University of Oxford.

RAYANNE CRISTINA DA SILVA SANTOS

Licenciada em Química pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2021). Atualmente é Mestranda em Química pelo Instituto Militar de Engenharia – IME e graduanda em Química Bacharelado pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Atuou no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI – UFF) como integrante bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e como integrante bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PIRP/PRP) no mesmo colégio no período de 2018 a 2021. Foi monitora de Libras na Universidade Federal Fluminense, com experiência em Libras adquirida pelo IFRJ Campus São João de Meriti. Além disso, atuou no setor de síntese orgânica em Farmanguinhos na Fiocruz na Pesquisa e Desenvolvimento de síntese de compostos e química medicinal.

Marcelo Monteiro Marques

Possui graduação (Licenciatura-2009), mestrado (2012) e doutorado (2018) em química pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor da Educação Básica Técnica e Tecnológica, classe D3, da Universidade Federal Fluminense, lotado no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico Química e Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Método de Rietveld, indexação e determinação de cristalina com dados de difração de raios X por policristais, análise de polimorfismo de fármacos e análise quantitativa de fase. Além disso, nos últimos anos dedica-se ao ensino de Química para alunos do Ensino Médio e à formação de professores de Química, trabalhando diretamente com o curso de Licenciatura em Química da UFF, tendo o Ensino de Química como uma das áreas de interesse de pesquisa. Atualmente é avaliador de cursos do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP/MEC e também supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

RENATA MILLAN

Formada em Letras e Pedagogia (UERJ), especialista em Língua Portuguesa (Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro), Cultura e Mitologia Afro-brasileira (CPII), Orientação Educacacional (UERJ) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC – UNIGRANRIO). Professora da Educação Básica nas redes Estadual e Municipal de Duque de Caxias, RJ.

BEATRIZ BRANDÃO

Professora permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Saúde (PPGECS) da Unigranrio. Possui Pós-Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo, USP. Doutora em Ciências Sociais pela PUC-RIO. Mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Atuou como pesquisadora do IPEA. Foi professora substituta do departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IFCS-UFRJ. Foi professora colaboradora da Pós-Graduação em Educação e Divulgação Científica do Instituto Federal do Rio de Janeiro, IFRJ. Integrou a pesquisa sobre refugiados na Itália, por meio do Intercâmbio entre UERJ, a Università degli Studi di Roma Tor Vergata e CREG – Centro di Ricerche Economiche e Giuridiche. Possui Pós-Graduação/ Especialização em Políticas Públicas pela Escola de Políticas Públicas e Governo do Instituto de Pesquisa do Rio de Janeiro, EPPG-IUPERJ e Especialização em Estudos Diplomáticos pelo CEDIN. Graduada em Ciências Sociais (Licenciatura) e em Comunicação Social – Jornalismo.

LÁZARO LOPES JERONYMO

Técnico Administrativo em Educação (TAE) da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Formado em Administração pela UFJF. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da Universidade Federal de Juiz de Fora.

MÁRCIA CRISTINA DA SILVA MACHADO

Professora da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da UFJF. Experiência nas áreas de Administração e Educação Pública, atuando na pesquisa e no ensino de temas como Estratégia, Gestão Estratégica, Gestão da Educação e Gestão de Escolas Públicas.

DIOVANA PAULA DE JESUS BERTOLOTTI

Analista de Formação em EaD no Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do CAEd-UFJF. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. Mestra em Educação, Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela mesma instituição. Experiência na área de pesquisa em Educação, atuando nos temas de Ensino superior, Educação a Distância e Tecnologias de Informação e Comunicação.

ALEXANDRE HERCULANO FERREIRA FREITAS

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2010) e mestrado em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Doutorando em Ensino e História da Matemática e da Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (em andamento). Atualmente é professor coordenador de disciplina do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/CEDERJ/UAB), servidor técnico-administrativo em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Professor de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental na rede municipal de educação de São João de Meriti – RJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, Formação de Professores e Educação a Distância.

EDUARDO JOSÉ CRISPE CARDOSO

Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/UERJ, graduado em Matemática pela FAHUPE – Faculdade de Humanidades Pedro II com especialização em Análise de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá, em Planejamento, Gestão e Implementação de Educação a Distância pela LANTE/UFF e Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos pela Universidade Cândido Mendes. Docente em matemática pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e coordenador de projetos ambientais na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Itaboraí.

GABRIELA DOS SANTOS BARBOSA

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado (2001), doutorado (2008) e pós-doutorado (2012) em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora coordenadora de disciplina do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/CEDERJ/UAB) e é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), lecionando nos cursos de Licenciatura em Matemática, no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC) e no Mestrado Profissional de Matemática (PROFMAT).

ROBERTA SIMÕES

Doutoranda e mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ. Licenciada em Ciências Biológicas, atua profissionalmente como professora de Ciências na rede pública dos municípios de Itatiaia e Resende no Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisa sobre a comunicação científica em clubes de Ciências no Ensino Médio em busca do despertar feminino para as ciências.

FERNANDA DE SOUZA SILVA

Bióloga pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. Especialista em gestão ambiental pela Estácio de Sá e mestra em Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal Fluminense. Professora da área de gestão ambiental e sustentabilidade na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) e na Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ).

GISELLE RÔÇAS

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Professora Titular do ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, com livros e artigos publicados, além de orientações de Iniciação Científica, Especialização, Mestrado e Doutorado. Participa de projetos de pesquisa com ênfase no Ensino de Ciências, com apoio da FAPERJ, CAPES, IFRJ e CNPq. Líder do grupo de pesquisa CAFE – Ciência, Arte, Formação e Ensino. Coordenadora Adjunta da Modalidade Profissional na área 46 – CAPES, no período de período de 2013 a 2014, e 2022 em curso. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências – PROPEC/IFRJ. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2, pesquisadora do CNPq nível 2 e mãe desde 2009.

DANIEL DE OLIVEIRA

Graduado em Informática, Mestre em Computação e Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas. Fez parte do seu doutorado no INSA-ROUEN na França. Participou de vários congressos e aprovou artigos em periódicos internacionais na área de sistemas de informação e logística humanitária e emergencial. Atua na área de Ciência da Computação desde de 1998, com ênfase em Desenvolvimento de Aplicações Web e possui experiência como desenvolvedor e analista de softwares voltados a área de transportes e logística. Atualmente, dedica-se à pesquisa de métodos e tecnologias para solucionar problemas multidisciplinares através de Inteligência Artificial, Otimização Combinatória, Jogos Digitais e Logística Humanitária. Coordenou e atuou como professor do curso de Jogos Digitais na unidade Fatenp/UNIGRANRIO. Coordenou também os cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação, CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores, presencial e EAD na Unigranrio. Está envolvido em projetos e startups de jogos, gamificação, realidade aumentada, Logística Humanitária e Internet das Coisas (IoT).

MÁRCIA DE MELO DÓREA

Engenheira Química (UERJ/1995), Mestre em Ciência e Tecnologia de Polímeros (IMA/UFRJ, 1999), Doutora em Ciência e Tecnologia de Polímeros com ênfase em Macromoléculas e Coloides aplicados ao Setor de Petróleo e Gás (IMA/UFRJ, 2005), atuou por 14 anos na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro como supervisora técnica da área de petróleo e gás, especialista de serviços tecnológicos e pesquisadora no Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Virtuais de Produção (FIRJAN/2006-2022). Docente no Centro Universitário UniLaSalle RJ (2023-atuais), Docente na Graduação na Universidade do Grande Rio (Unigranrio, 2006-atuais) e Docente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UNIGRANRIO, 2022-atuais – Educação Ambiental na Baixada Fluminense); Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Duque de Caxias (COMDEMA – Unigranrio, 2023-2025). Membro do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e Comissão de Sustentabilidade (Unigranrio Afya – 2023-2024).

VIVIAN ZEPELLINI LIMA FERNANDES

Mestranda em Educação, Linguagem e Psicologia na Faculdade de Educação da USP, com pesquisa para a formação de professores em competências éticas e digitais através de metodologias inovadoras. Membro do grupo Lab-Educare (Laboratório de Educação em valores e socioemocional) e pesquisadora das Novas Arquiteturas Pedagógicas. Licenciada em Artes e especialização em Tecnologias na Educação, Design Gráfico e Design Instrucional. Atua há 23 anos no Ensino Básico, como coordenadora e professora nas áreas de arte, design e tecnologias educacionais, com experiência desde a educação infantil ao ensino médio, em escolas públicas e particulares de São Paulo.

VIVIANE POTENZA GUIMARÃES PINHEIRO

Prof. Dra. na Faculdade de Educação da USP e orientadora de pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado. Mestre e doutora em Psicologia e Educação. Coordenadora do Laboratório de Educação Socioemocional e em valores, é membro do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas. Atuou como professora, coordenadora pedagógica e diretora escolar na educação básica por 20 anos.