Capa do livro: POLÍTICAS PÚBLICAS NA CONTEMPORANEIDADE

POLÍTICAS PÚBLICAS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores: Doracina Aparecida de Castro Araujo
Ailton de Souza

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Sinopse

O trabalho coletivo tem sido objetivo constante dos docentes e discentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), especialmente da equipe da Unidade Universitária de Paranaíba. Tal afirmação pode ser constatada nas publicações em periódicos, livros, artigos publicados em eventos; na organização de eventos; em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão; enfim, nas ações que se entrelaçam em diferentes momentos educacionais.

Esta Coletânea - Políticas Públicas na Contemporaneidade - é resultado do envolvimento entre docentes e discentes de três cursos de graduação, dois de especialização e um de mestrado em Educação, que convidaram conferencistas, minicursistas e simposistas para contribuir com o X Simpósio Científico-Cultural (SCIENCULT), IX Seminário de Educação, IV Ciclo de Debates em Ciências Sociais e II Simpósio Nacional de Pesquisadores das Ciências Sociais (SINPECS), eventos que foram reunidos neste ano de 2013.

Para a organização buscou-se a definição por temas – Ciências Sociais e Política, Direito e Política e Educação e Política –, que articulados compõem a Coletânea. O primeiro tema Ciências Sociais e Política é composto por oito textos; segundo, Direito e Política, é composto por seis; e, o terceiro, Educação e Política, por cinco textos, todos com o critério de discutir a temática em diferentes contextos e abordagens, como temas desafiadores na contemporaneidade.

 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-817-9
DOI: 10.24824/978858042817.9
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 258
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

POLÍTICAS PÚBLICAS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

Ademilson Batista Paes

Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Araraquara. Docente dos cursos de Pedagogia, Especialização em Educação e Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira (GEPHEB). Coordenador do Centro de Documentação e Memória da Educação Sul-mato-grossense e Brasileira (CEDOCMS).

 

Ailton de Souza

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UNB). Professor da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba.

Alessandro Martins Prado

Mestre em Direito pela Instituição Toledo de Ensino. Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba.

 

Angela Aparecida da Cruz Duran

Doutora em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (FD/USP). Professora dos Cursos de Direito e Especialização em Direitos Humanos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Líder do Grupo de Estudos Cultura Jurídica. Associada junto à ANDHEP - Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação.

 

 

Calixto Júnior de Souza

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Servidor público do Instituto Federal de Goiás.

 

 

 

Carina Maciel de Oliveira Silva

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora da Rede Pública Estadual de MS; colaboradora junto aos cursos de Ciências Sociais, Direito e à Pós-Graduação Lato Sensu em Educação da Universidade Estadu­al de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba.

 

Carlos Augusto de Oliveira Diniz

Doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestre em Direito pelo Centro Universitário Toledo (UNITOLEDO). Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba.

 

 

Carlos Eduardo França

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Marília. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba e do curso de Ciências Sociais na UEMS/Paranaíba.

 

 

Célia Maria Foster Silvestre

Doutora e mestre em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Araraquara. Professora da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Amambai.

 

Dabel Cristina Maria Salviano

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Docente dos Cursos de Direito e Especialização em Direitos Humanos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba.

 

 

 

Dagoberto José Fonseca

Doutor e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professor de Antropologia, Política e Filosofia, da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Araraquara. E-mail: dagobertojose@gmail.com

 

Doracina Aparecida de Castro Araujo

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba e dos Cursos de Pedagogia e Especialização em Educação da UEMS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE/UEMS). Coordenadora de Área do PIBID/CAPES.

 

 

Elson Luiz de Araujo

Doutor em Educação pela UNICAMP. Professor adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), no Programa de Pós-Graduação em Educação e nos cursos de Pós-Graduação em Educação e em Direitos Humanos e de Pedagogia e Ciências Sociais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE). Coordenador do Observatório da Educação/Observatório da violência escolar  (OBEDUC/CAPES). 

Estefânia Naiara da Silva Lino

Doutoranda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestre em Direito pelo Centro Universitário Toledo (UNITOLEDO). Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. E-mail: estefanialino@msn.com

 

Estela Natalina Mantovani Bertoletti

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília), com estágio de pós-doutorado em Educação (UNESP/Araraquara). Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação/UEMS/Paranaíba. Vice-líder do GEPHEB, coordenadora do CEDOCMS

 

Fabrício Antonio Deffacci

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Araraquara. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba e do curso de Ciências Sociais na UEMS, Unidade Universitária de Amambai.

 

 

Fagner Firmo de Souza Santos

Doutorando em Sociologia Pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Araraquara-SP.       

 

 

 

Giseli Marques Bianchini

Doutoranda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestre em Direito pelo Centro Universitário Toledo (UNITOLEDO). Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba.

 

 

Isael José Santana

Doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Direito pelo Universidade de Marília (UNIVEM). Professor do curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba.

 

 

Izolda Maria Carvalho Baldo e Guimarães Resende

Especialista em Direito Penal e Processual Penal. Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Paranaíba) e da UNIESP – Ilha Solteira/SP. E-mail: izoldaresende@yahoo.com.br

 

João Paulo Aprígio Moreira

Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Docente do Curso de Ciências Sociais na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Paranaíba).

José Antonio de Souza

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e aos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais/UEMS/Paranaíba; e ao Programa de Pós-Graduação em Letras/UEMS/Campo Grande. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educa­cional (GEPPE) e do Grupo de Pesquisa “Linguística e Ensino”; colaborador junto ao projeto de pesquisa “Imagens dos idosos em discursos midiáticos”, financiado pelo CNPq.

 

 

Leandro de Castro

Especialista em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e em Terapia Sexual e Orientação pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP (FAMERP). Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba.   

 

 

               Léia Comar Riva

Doutora em Direito Civil pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (FD-USP). Docente dos cursos de Direito e de Especialização em Direitos Humanos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa GREDIFAMS. Associada do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).

 

Leiliane Rodrigues da Silva Emoto

Mestranda em Direito pela Instituição Toledo de Ensino, Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e pós – graduada em Docência para o Ensino Superior pela Estadual de Mato Grosso do Sul. Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS e das Faculdades Integradas de Paranaíba - FIPAR.

 

 

Ligia Cristina Carvalho

Doutoranda e Mestre em História Medieval pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

 

Lisandra Moreira Martins

Doutoranda em Direito pela PUC-SP. Mestre em Direito pela UNITOLEDO. Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Naviraí. E-mail: lisandramm.adv@hotmail.com

 

Marcos Lübeck

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Rio Claro/SP. Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Foz do Iguaçu/PR.

 

 

Maria Raquel da Cruz Duran

Doutoranda em Antropologia Social na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

 

 

Mário Lúcio Garcez Calil

Doutorando em Direito pela ITE-Bauru (SP). Mestre em Direito pela UNITOLEDO. Professor da Faculdade de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Paranaíba.

 

 

Melina Ferracini de Moraes

Especialista em Direito Constitucional. Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. E-mail: melina_ferracini@hotmail.com

 

Muriel Amaral Jacob

Mestranda em Direito no Programa de Mestrado da Fundação de Ensino “Eurípedes Soares da Rocha” (UNIVEM). Docente do curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba.

 

 

 

Patrícia Benedita Aparecida Braga

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS/Paranaíba).

 

Patrícia Cristina Amorim de Carvalho

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Supervisora de Ensino na Diretoria e Ensino da Região de Andradina - Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

 

 

 

Raquel Rosan Christino Gitahy

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba e da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Formadora da Universidade Aberta do Brasil.

 

 

Roberta Alessandra Pantoni

Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Paranaíba). E-mail: ro_pantoni@uems.br

 

Rodrigo Bianchini Cracco

Doutorando em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em história pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Bolsista da CAPES. E-mail: cracco2011@gmail.com

 

Rodrigo Cogo

Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Líder do Grupo de Estudos sobre Violência, Criminalidade e Direitos Humanos.

 

Rubens Pinto Lyra

Doutor em Direito pela Universidade de Nancy - França, Pós-doutor pela Université de Picardie - França. Mestre em Ciência Política. Fundador e atual Presidente do Centro Brasileiro de Estudos Sociais e Políticos (2011-2014). Professor do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Curso de Direito da UNP (RN).

 

 

Sinomar Ferreira do Rio

Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).  Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS/Paranaíba).

 

 

Silvane Aparecida de Freitas

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com estágio de pós-doutorado em Linguística Aplica­da (IEL/UNICAMP). Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação/UEMS/Paranaíba e ao Programa de Pós-Graduação em Letras/UEMS/Campo Grande. Líder do Grupo de Pesquisa Linguística e Ensino; coordena o projeto de pesquisa “Imagens dos idosos em discursos midiáticos”, financiado pelo CNPq.   

 

 

Tania Regina Zimmermann

Doutora e mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS/Amambai). 

 

 

Thiago Donda Rodrigues

Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Rio Claro/SP. Docente na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Paranaíba/MS.

 

 

Viviane Scalon Fachin

Doutoranda em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Amambaí.

 

 

Washington Cesar Shoiti Nozu

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente e Coordenador do Curso de Pedagogia da Faculdade de Mirandópolis (FAM). Docente colaborador do Curso de Especialização em Educação e do Curso de Especialização em Direitos Humanos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Paranaíba).