Capa do livro: PESQUISAS SOBRE DIVERSIDADE HISTÓRIA<BR> DA EDUCAÇÃO E LINGUAGEM

PESQUISAS SOBRE DIVERSIDADE HISTÓRIA
DA EDUCAÇÃO E LINGUAGEM

Autores: Cleyde Nunes Pereira de Carvalho - Doracina Aparecida de Castro Araújo - Estela Natalina Mantovani Bertoletti

livro impresso
de R$ 52,53 por
livro digital
de R$ 52,53 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Esta Coletânea reúne textos de autores que estão debutando na publicação dos resultados de seus trabalhos científicos. Os discentes do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba e os docentes orientadores dos textos, mostram possibilidades que vão da perspectiva do pesquisador iniciante à do pesquisador experiente, que apresenta em seu currículo vasta experiência em publicações na área de Educação, História e Linguagem. Os autores compreendem ser um momento relevante para divulgar o que se pesquisa no Mestrado em Educação, de modo a buscar, por meio dos debates, compreender e aprofundar os temas apresentados e manter um elo com outras Universidades, pois o leitor de qualquer local e tempo poderá contribuir, ampliando a reflexão sobre temas sociais relevantes. Os quatro temas, Educação e Diversidade, Educação e História, Educação e Linguagem e Educação em diferentes temas, espaços e tempos, que sistematizam esta Coletânea se entrelaçam em diferentes enfoques que o olhar criterioso do leitor poderá perceber. São textos introdutórios que poderão contribuir com docentes da Educação Básica, discentes e docentes do Ensino Superior e de Pós-Graduação. Os autores fazem o convite à leitura. Cabe a cada um, leitor crítico, estudioso do assunto, curioso, buscar nos dezessete textos aqui apresentados, possibilidades para novas propostas, quiçá, novas pesquisas em prol da emancipação do sujeito e da transformação social.

 

 

 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-816-2
DOI: 10.24824/978858042816.2
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 190
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PESQUISAS SOBRE DIVERSIDADE HISTÓRIA<BR> DA EDUCAÇÃO E LINGUAGEM

Autores

Autores discentes do programa de pós-

graduação em educação da UEM

Amanda Carolina Martins de Oliveira

Especialista em Direito Público pela Faculdade de Ilha Solteira (FIU). Coor­denadora Adjunta do Curso de Serviço Social e docente da Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS).

 

Cleyde Nunes Pereira de Carvalho

Especialista em Educação Ambiental pela Associação Juinense de Ensino Supe-rior do Vale do Juruena. Professora do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Alternativo de Juina. Bolsista de Demanda Social da CAPES.

 

Danilo Morais Lima

Estudante do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira (GEPHEB). Bolsista de Demanda Social da CAPES. Professor da Rede Pública de Ensino da Bahia. 

Dirlaine Beatriz França de Souza

Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela REDEFOR/UNESP e em Meto­dologia de Ensino de Espanhol pela Universidade de Brasília (UNB). Professora Co­ordenadora do Núcleo Pedagógico de Línguas Estrangeiras Modernas na Diretoria de Ensino-Região de Jales. Tutora presencial do curso de Letras/Espanhol pela Universi­dade Federal de Santa Maria, no pólo de Jales/SP. 

 

Elaine Cristina Luiz

Especialista em Fundamentado a Prática de Ensino do Professor de Matemáti­ca pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Ilha Sol­teira). Bolsista de Demanda Social da CAPES.

 

Emerson André de Godoy

Docente na Rede Estadual do Estado de São Paulo em Filosofia e Sociologia e no Serviço Social da Indústria (SESI).

 

Gilberto Abreu de Oliveira

Especialista em Estudos de História e Historiografia pela Faculdade Vale do Aporé. Bolsista de Demanda Social da CAPES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira (GEPHEB). 

 

Joana D’arc Moreira Alves

Psicopedagoga pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC); Espe­cialista em Gestão Escolar e Orientação Educacional. Docente da Universidade de Goiás (UFG). 

 

Kátia Cristina Martins

Especialista em Direito Constitucional pela Universidade do Sul de Santa Ca­tarina (UNISUL); Especialista em Direito Tributário pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL); Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera/Uniderp e MBA em Gestão de Pessoas pela Universida­de Anhanguera/Uniderp. Coordenadora Acadêmica EAD da Universidade Anhan­guera/Uniderp, onde também é Tutora Presencial do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Docente nos cursos de Direito, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Secretariado Executivo e Tecnologia em Análise e Desenvol­vimento de Sistemas das Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS).

 

Kênia Guimarães Furquim Camargo

Especialista em Educação Infantil pela Fundação do Ensino Superior de Rio Verde (FESURV). Coordenadora das bibliotecas escolas da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer e Docente do Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues (ISEAR).

 

Leandra Salustiana da Silva Oliveira

Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Estadual de Mato Gros­so do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba. Funcionária Pública Estadual de Mato Grosso do Sul. 

 

Lucinéia Silva de Freitas

Especialista em Docência para o Ensino Superior. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Tutora de Sala da Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR). 

 

Renato Barbosa Queiroz

Graduação em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Fun­cionário Público Estadual de Mato Grosso do Sul. 


Sheyla Cristina Araujo Matoso Silva

Especialista em Educação Especial pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação (ESAP). Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

 

Silvana Cosmo Dias

Especialista em Estudos linguísticos e Literários pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul (FUNEC). Docente da Rede Municipal de Santa Fé do Sul. 

 

Simone Silveira dos Santos

Especialista em Neuropedagogia pela Universidade de Jales-SP. Coordena­dora Pedagógica na Legião da Boa Vontade (LBV). 


Wagner Silvestre de Oliveira Albiol Garcia

Especialista em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Professor da Rede Pública Estadual de Mato Grosso do Sul e da Rede Municipal de Chapadão do Sul. 

 

Wilciene Nunes do Vale

Especialista em Metodologia Aplicada ao Ensino de Línguas: Português e Literatura pela Universidade de Rio Verde. Docente do Instituto Federal Goiano, campus de Rio Verde. 

 

Autores docentes do programa de pós-graduação

em educação da UEMS

 

Ademilson Batista Paes

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Araraquara). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira (GEPHEB). Coordenador do Projeto Pró­-equipamentos (CAPES). 

 

Celi Corrêa Neres

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Especial. Pesquisadora do Observatório de Educação Especial-MS (CAPES). 

 

Doracina Aparecida de Castro Araujo

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE). Coorde­nadora de Área do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Coordenadora do Projeto Pró-Infra (FINEP). 


Eliane Greice Davanço Nogueira

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em narrativas formativas (GEPENAF). Coor­denadora de Área do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). 


Elson Luiz de Araujo

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE). Co­ordenador do Observatório de Educação (OBEDUC/CAPES) na UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba. 

 

Estela Natalina Mantovani Bertoletti

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesqui­ta Filho” (UNESP/Marília). Pós-doutorado em Educação pela UNESP/Araraquara. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educa­ção Brasileira (GEPHEB). 

 

José Antonio de Souza

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE) e do Grupo de Pesquisa Linguística e Ensino. Pesquisador do Observatório de Educação (OBEDUC/CAPES) na UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba. 


Léia Teixeira Lacerda

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Líder do Grupo de Pesquisas Educação Cultura e Diversidade. Coordenadora de Área do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). 


Lucélia Tavares Guimarães

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/São Paulo). Pesquisador do Observatório de Educação (OBEDUC/CAPES) na UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba. 


Maria José de Jesus Alves Cordeiro

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/São Paulo). Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero, Raça e Et­nia. 

 

Samira Saad Pulchério Lancillotti

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sociedade História e Educação (GEPSE). 

 

Silvane Aparecida de Freitas

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Assis). Pós-doutorado em Linguística pela UNICAMP. Líder do Grupo de Pesquisa em Linguística e Ensino. Coordenadora de Área do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Capes).